Página 3 de 5
Re: Outlander PHEV Algarve
Enviado: sexta mai 15, 2015 4:14 pm
por t3lmo
Caso tenham facebook e queiram juntar-se ao grupo de discução e partilha do Outlander PHEV, este está por aqui:
https://www.facebook.com/groups/outlanderphev/
Re: Outlander PHEV Algarve
Enviado: sábado mai 16, 2015 10:30 pm
por RuFuS
Volt Escreveu:Temos de combinar um encontro algarvio. Desafio os restantes a um encontro de Verão em pleno Algarve. A FuelFree bem que podia organizar isto.
.
Só agora li isto...
Há interesse num mini-encontro (digo mini porque no reino dos Algarves somos muito poucos ainda que esteja por cá outra malta no Verão)...?
Re: Outlander PHEV Algarve
Enviado: domingo mai 17, 2015 10:08 am
por jrochate
RuFuS Escreveu:Há interesse num mini-encontro (digo mini porque no reino dos Algarves somos muito poucos ainda que esteja por cá outra malta no Verão)...?
Imagino que a maioria dos V.E. algarvios dispostos a mini-encontro sejam de duas rodas.
Eu não sou grande adepto de bicicletas / motos, pelo que não tenho grande interesse nessa concentração.
Na semana passada houve um mini-encontro no mobi.e de Gambelas: o meu e um i3 (sem extensor)!! Nunca tinha visto tantos VE juntos.
Quebras no carregamento
Enviado: segunda mai 25, 2015 6:24 pm
por jrochate
Viva.
Vinha partilhar um "problema" que verifico desde os primeiros carregamentos mobi.e até hoje:
- Chegada ao posto com a bateria vazia
- PHEV a carregar sem problemas, a luz fica azul.
- Passado algum tempo (pouco), o carro deixa de carregar e o posto fica vermelho.
Isso já me aconteceu nos seguintes locais:
- Faro, Portalegre, Guarda, Viseu (todos efacec)
O que me leva a crer que o problema ou está no carro ou no tipo de posto de carregamento.
Só existem dois postos MagnuCap em Faro e ainda não experimentei com a bateria toda vazia, nem deixei a carregar tempo suficiente (ficam fora do centro).
No entanto,
já encontrei um padrão e uma
receita:
- O carregamento é interrompido nos cerca de 1kWh carregados! (cerca de 10 a 15 mins)
- Voltar a carregar, após a interrupção, não é preciso tirar os cabos
- Agora já carrega até ao fim
Junto envio o log dos carregamentos, num posto que está ligado à rede.
O mesmo acontece noutros postos, mas que não possuem ligação.
Já aconteceu a alguém?
Re: Outlander PHEV Algarve
Enviado: segunda mai 25, 2015 6:46 pm
por rdias1
Já aconteceu com um zoe e um model S .... Alguns problemas com alguns efacec.... Mudam para outro posto... Mesmo efacec e funciona bem..... Eventualmente rede ultrapassada.....
Re: Outlander PHEV Algarve
Enviado: segunda mai 25, 2015 11:35 pm
por serges
Acontece o mesmo com o Ampera em alguns efacec e nenhuns magnumcap...
Enfim a regra do insiste...
Re: Outlander PHEV Algarve
Enviado: terça mai 26, 2015 6:28 pm
por jrochate
O posto (ou o carro) ficaram com medo, depois de fazer queixas aqui no fórum
Hoje carregou sem problemas.
A temperatura exterior foi +/- a mesma. O local e hora também.
O padrão que vejo é: quando desliga é até 1kW de carga. Se passar isso, vai até ao fim.
Re: Outlander PHEV Algarve
Enviado: terça mai 26, 2015 7:18 pm
por andreferreira
jrochate Escreveu:
Update de Mapas e MMCS:
Como o carro é de 06-2014 tinha apenas os mapas de 2013 e versão O de software, com alguns bugs demasiado evidentes.
Neste momento tenho os mapas de 2014 (2º semestre) e versão W (10.41.20)
[ ]'s
Como foi que fizeste a atualização? Foi no concessionário? Quanto custou?
Re: Outlander PHEV Algarve
Enviado: terça mai 26, 2015 11:21 pm
por jrochate
andreferreira Escreveu:jrochate Escreveu:
Update de Mapas e MMCS:
Como foi que fizeste a atualização? Foi no concessionário? Quanto custou?
Para além de um cartão SDHC de 16Gb, custou horas de tentativas e leituras diversas facilitadas pelo amigo google.
Re: Outlander PHEV Algarve
Enviado: terça mai 26, 2015 11:46 pm
por andreferreira
Irei procurar então. Obrigado
Re: Outlander PHEV Algarve
Enviado: quarta jun 03, 2015 10:45 am
por jrochate
Isto é que foi encher a barriga
Será que o PHEV aumenta a capacidade em vez de reduzir? Faz um ano de vida em junho.
Re: Outlander PHEV Algarve
Enviado: quarta jun 03, 2015 11:13 am
por t3lmo
Esse foi o máximo que também já 'dei a comer'.
É possível ainda dar mais se esgotares os 30% de reserva elétrica (usando 4WD por exemplo).
Re: Outlander PHEV Algarve
Enviado: sexta jul 10, 2015 12:12 pm
por jrochate
Flash update ao nível da utilização e consumos: ~
10 mil km
Total de kWh em casa: 949,5
Total de kWh sem custo: 409,1
Total de kWh consumidos: 1358,6
Média aproximada: 1359 / 10000 x 100 ~= 13,6 kWh por 100km
Total de litros 95: 189,8
Media aproximada: 190 / 10000 x 100 ~= 1,9 l por 100km
Custo total de energia e combustível: 949,5 x 0,19 + 189,8 x 1,55 = 475 EUR
Custo por cada 100km = 4,75 EUR
Para comparar com um MCI, é preciso considerar um modelo equivalente e em percurso semelhante:
- Caixa auto, 4wd
- Espaço interior equivalente a um 7 lugares (embora só tenha 5)
- Condução maioritariamente em estrada com pára-arranca, semáforos e rotundas (EN125)
- Conforto e dimensões de um SUV
Acho razoável considerar um consumo de 7,5 l / 100 de gasóleo para um modelo equivalente (x-trail, X3, outlander diesel)
Custo de energia de um diesel equivalente, por cada 100km: 7,5 x 1,3 = 9,75 EUR
Poupança em combustível em 4 meses:
500 EUR
Dá que pensar....
... ainda mais porque se trata de uma viatura espaçosa, confortável, segura e sem limite de alcance (gasolina se necessário).
Re: Outlander PHEV Algarve
Enviado: sábado ago 29, 2015 9:03 am
por jrochate
Isto tem andado pouco frequentado, esta parte do N.E.
Bom, primeira carga rápida ao PHEV efetuada em Aveiras sul-norte, sem problemas de qualquer tipo.
Em 23 mins carregou 5,5 kW, e deu por terminada a carga normalmente.
Se tivesse feito 30 mins carregaria 7,2 kW, o que corresponderia aos 80% em 30 mins anunciados.
Só não percebi é porque desligou aos 23. Cansou-se
Valeu pela experiência e para testar o conector.
Neste tipo de carros com baterias tão pequenas,
não justifica a carga rápida:
- 7,2 kW nem dá para chegar à próxima estação de serviço, mesmo que houvesse PCR de 50 em 50 km
- 30 mins para 7,2 kW corresponde a +/- 15kWh, o que não se pode considerar rápido. Há V.E. que carregam 11kWh em casa com 3x16A
Fica o reporte e o heads-up para quem achar que o CHAdeMO é uma grande vantagem no PHEV.
Re: Outlander PHEV Algarve
Enviado: sábado ago 29, 2015 9:22 am
por jmlflorencio
Bom relato.
Estive a ler também o post anterior, e conclui-se que não se pode desprezar o custo da energia em casa (ou na rua, quando for paga).
Ainda assim, com algum cuidado consegue-se uma boa poupança face ao diesel, e tendo em conta que o pvp é semelhante, o phev fica claramente a ganhar
Continuação de bons Km!
Re: Outlander PHEV Algarve
Enviado: sábado ago 29, 2015 1:27 pm
por zeuz
jmlflorencio Escreveu:
Ainda assim, com algum cuidado consegue-se uma boa poupança face ao diesel, e tendo em conta que o pvp é semelhante, o phev fica claramente a ganhar
Isso é verdade se fizermos muito uso do modo EV, porque já sabemos que este carro facilmente faz médias acima de 7l/100km, exclusivamente a gasolina.
Re: Outlander PHEV Algarve
Enviado: sábado ago 29, 2015 1:30 pm
por jmlflorencio
Sim, essa é a parte do 'cuidado'
Os EV, sejam plug in ou não, ainda não são para todos os usos... :-/
Já agora, alguém já experimentou fazer 100 km em AE a uma velocidade média mais alta? Tipo 130km/h? Mas 100 km mesmo, para ter uma 'amostragem' mais significativa...
Re: Outlander PHEV Algarve
Enviado: sábado ago 29, 2015 3:47 pm
por jasmim
Tive oportunidade de falar com um proprietário de PHEV que faz muitas vezes porto lisboa a 130-140 km-h e falou-me em 11 l/100
Re: Outlander PHEV Algarve
Enviado: sábado ago 29, 2015 5:10 pm
por jmlflorencio
Ouch...
Re: Outlander PHEV Algarve
Enviado: sábado ago 29, 2015 9:51 pm
por jrochate
jmlflorencio Escreveu:
Já agora, alguém já experimentou fazer 100 km em AE a uma velocidade média mais alta? Tipo 130km/h? Mas 100 km mesmo, para ter uma 'amostragem' mais significativa...
Numa resposta anterior, mostrei os seguintes dados:
jrochate Escreveu:Uma condução calma, mas sem impor limites de poupança. Poucas acelerações e ritmo constante, dentro dos limites legais.
Lotação esgotada (5 passageiros) e mala cheia com material de viagem.
Estradas nacionais, com climatização:
Distância: 598 km
Um depósito: 39,49 litros de 95
Consumo: 6,60 l/ 100
Auto-estrada, com climatização:
Distância: 537 km
Um depósito: 39,48 litros de 95
Consumo: 7,35 l/100
Na mais recente viagem, foi um pouco mais rápida nos tais 130-140km/h:
- 660km, partindo com bateria a 100% e com uma carga rápida pelo meio:
8,4 l/100
Porém há que ser objetivos na análise dos dados e considerar o seguinte:
- Qualquer SUV destas dimensões, 5 pessoas e carregado, não consome muito menos.
- Qualquer carro pequeno de 4 pessoas gastará menos, mas sem o espaço que este oferece
- Qualquer EV, mesmo que existissem todas as cargas rápidas, não faria a distância percorrida no mesmo tempo
Tirando (muito) partido do EV no resto do tempo - que é o meu caso - e com os referidos "cuidados" temos uma opção bastante racional.