Página 1 de 5

Outlander PHEV Algarve

Enviado: segunda mar 16, 2015 12:24 am
por jrochate
Como prometido, aqui vão alguns dados sobre o meu Mitsubishi Outlander PHEV Instyle Navi+ (MY14 S65)

Para saber mais detalhes técnicos sobre a viatura, deixo alguns recursos que eu próprio usei para estudar o caso: Outros recursos mais genéricos: Motivações que levaram à escolha, por ordem decrescente de importância:
  1. Vantagens fiscalidade verde 2015 no patamar <35.000€
  2. Viaturas atuais, a gasóleo, com mais de 10 anos cada
  3. Tecnologia de ponta, nomeadamente a elétrica-híbrida
  4. Silêncio / suavidade / simplicidade na condução
  5. Perfil de utilização adequado às capacidades da viatura
Garantidos os pressupostos, já passeia com frequência pela EN125, e até vai à praia pois o tempo já pede:

Imagem

Depois de um pouco mais de 1200 km, ainda só levou 20 EUR de gasolina, sobretudo devido a deslizes: esquecer de carregar, um pouco mais de pressa, etc.

Consigo fazer, consecutivamente, 50 km com uma carga completa.
Contas feitas: 50km = 10kWh x 0,1543 €/kWh = 1,55 € + IVA = 1,90 €
O que resulta em aproximadamente 4 € / 100km

Pensando em termos de carros a gasóleo, teremos um consumo elétrico equivalente ao gasóleo a rondar os 3,5 litros / 100 km.

É possível reduzir ainda mais os custos acumulando duas situações:
  • Carregar em tarifa biohorária (0,098 € / kWh)
  • Carregar nos postos MOBI.e
Acontece que, para o meu perfil de utilização é difícil atingir com regularidade tanto uma como outra condição, pelo que as contas são as acima representadas.

Uma nota relevante para a questão do consumo elétrico:
Só é possível chegar aos 50km por carga da seguinte forma:
  • Poucas subidas e, quando as há, não ultrapassar os 55km/h
  • Velocidade máxima de 70km/h em retas
  • Velocidade máxima até 100km/h quando embalado devido a alguma descida
  • Travagem suave apenas com regeneração, mesmo usando o pé
  • Climatização desligada, e janelas / teto pouco abertos
  • Modo Eco, obviamente
  • Olhos sempre em cima do ponteiro do consumo, evitando que ultrapasse o "O" de Eco (de preferência sempre abaixo)
Uma condução sem preocupações de consumo e com climatização ligada, e não passa dos 25km-30km de autonomia.
E, se pensarmos em contas novamente, com a condução sem preocupações salta-se para a fasquia equivalente ao gasóleo de 5,5 a 6 litros / 100km.

Não estou aqui a considerar o consumo de gasolina, pois a ideia é que o motor de combustão interna sirva apenas para os casos excecionais. Tanto mais que nem tenho experiência / dados para partilhar sobre o consumo do mesmo. Ainda bem...


Mudando de tema, e também de perfil:

Imagem

Os pontos fortes que corresponderam / superaram as minhas expetativas:
  • Conforto: nas reviews lê-se muitas vezes que o carro é duro. Para mim está muito bom, pois absorve bem as irregularidades, não adorna em demasia, e dá sensação de segurança. Talvez o termo de comparação não seja o melhor e a área é bastante subjetiva, mas superou.
    O silêncio do motor e a caixa automática tornam a condução diária muito mais agradável.
  • Multimedia: mais uma área em que as reviews diziam que era lento, não ligava com os telefones, etc, etc. Não tive qualquer problema, a qualidade do audio bluetooth é muito boa no telefone (iphone) mas fraquinha num tablet de gama baixa (insys). A navegação funciona muito bem.
  • Exclusividade: são muitas as opiniões negativas sobre o aspeto pouco moderno do phev. A minha experiência na rua é que não deixa as pessoas indiferentes: não é um modelo muito visto, dá a sensação de ser um carro grande, e os conhecedores (EV) reconhecem as letras azuis. Isto é tudo muito subjetivo, mas não fica atrás dos já muito vistos Q's, X's e afins.
  • Tecnologia: sem dúvida uma montra entusiasmante para se tirar partido: desde a gestão da energia aos radares de proximidade e velocidade de cruzeiro, todas as funcionalidades são surpresas a descobrir todos os dias.
Os pontos fracos a apontar são:
  • Qualidade: os materiais, a construção, os ruídos, os acabamentos, deixam muito a desejar no pacote global. Cabeças de parafusos por tapar, cabos elétricos coloridos debaixo dos tapetes, cabos dobrados prontos a descarnar, plásticos duros que se riscam à primeira pisadela. Certamente que o ambiente tecnológico e os bancos em pele disfarçam, mas infelizmente está bem presente a contenção de custos.
  • Consumos: se houver desleixo com os carregamentos e/ou pouco cuidado na condução, os consumos serão facilmente superiores à versão diesel. O peso é a principal razão, mas cabe ao perfil do condutor tirar o melhor partido.
  • Rede de carregamento: embora não seja "culpa" do phev, nesta zona do país a rede é praticamente nula e tenho tido más experiências com os locais onde existe. Isto é um claro entrave para quem considera este tipo de viatura.
  • Remote wifi: Esta funcionalidade tem muito pouca aplicabilidade. Se estamos em casa e com alcance, não precisamos de aceder remotamente, pois já se programou ou deixou a carro a carregar. Se o carro ficou a carregar na rua, não temos acesso devido ao curto alcance da rede.

Para terminar, e olhando para o horizonte que o PHEV observava nas imagens anteriores:

Imagem

Com um valor abaixo dos 35.000 + IVA, e adaptando um perfil de utilização adequado, é uma aposta ganha.

Proponho-me a atualizar este DB sempre que se justificar (report de consumos, problemas, descobertas, etc.), e responder a todas as questões a quem tenha dúvidas ou curiosidades sobre o modelo.

Tenho como projeto em curso juntar as ferramentas necessárias para o login remoto na rede Wifi do veículo e, dessa forma, poder consultar o estado da carga onde quer que esteja.


t+

Re: Outlander PHEV Algarve

Enviado: segunda mar 16, 2015 10:10 am
por Emanuel Couto
Magnífico DB bem documentado e com fotos lindas :)
Boa sorte com essa máquina... Parabéns.

Re: Outlander PHEV Algarve

Enviado: segunda mar 16, 2015 11:26 am
por lmmr74
Parabéns pela compra e acima de tudo pela honestidade e detalhe nos comentários.
Partilho a tua opinião, o importante é que o carro se adapte ao perfil de quem o compra.

Felicidades e muitos km's, a electricidade de preferência :D

Enviado: segunda mar 16, 2015 12:23 pm
por jmlflorencio
Parabéns pela máquina, e votos de muitos Km movidos a electrões ;-)

Re: Outlander PHEV Algarve

Enviado: segunda mar 16, 2015 12:54 pm
por Mumia
Parabéns pela apresentação do dito e claro parabéns pela compra do dito ;) agora muitooosss e bons Km's ;)

Quanto à condução é normal.... vamos habituando e gerindo muito melhor com alguns Km's a conduzir eléctrico, todos nós no inicio temos autonomias muito menores até nos habituarmos a conduzir bem um VE e a desfrutar dele e de o conhecer melhor ;) daqui a uns tempos faz muitos mais Km's em modo eléctrico vai ver ;)

Venham de lá mais fotos e mais relatos ;)

Re: Outlander PHEV Algarve

Enviado: segunda mar 16, 2015 1:06 pm
por lmmr74
Mumia Escreveu: Quanto à condução é normal.... vamos habituando e gerindo muito melhor com alguns Km's a conduzir eléctrico, todos nós no inicio temos autonomias muito menores até nos habituarmos a conduzir bem um VE e a desfrutar dele e de o conhecer melhor ;) daqui a uns tempos faz muitos mais Km's em modo eléctrico vai ver ;)
É isso mesmo, eu no inicio fazia 65 km´s com o meu, agora passados 2 meses, faço quase, quase 80 :D

Re: Outlander PHEV Algarve

Enviado: terça mar 24, 2015 9:39 pm
por jrochate
Cá por baixo a mobilidade elétrica ainda é estranha.
Comentários FB à porta da Universidade do Algarve na página de alguém
Não tenho qualquer ligação com esta pessoa, por isso apago os nomes para privacidade dos envolvidos.

Imagem

Re: Outlander PHEV Algarve

Enviado: terça mar 24, 2015 9:54 pm
por karamelo
Infelizmente o único comentario que poderia receber era "pacovio!"

Re: Outlander PHEV Algarve

Enviado: terça mar 24, 2015 10:13 pm
por Emanuel Couto
Também acho que o carro nem é elétrico nem está a carregar...!

Se calhar está amarrado ao poste para ninguém o roubar... :shock:

Re: Outlander PHEV Algarve

Enviado: terça mar 24, 2015 10:27 pm
por MRider
OMG


É incrível como as pessoas são bem atrasadas....

Enviado: terça mar 24, 2015 10:42 pm
por RJSC
Que pacóvios...
Só não há mais no Algarve porque tirando Faro é um deserto de postos.
E o Alentejo excetuando as 2 capitais de distrito também.

Re: Outlander PHEV Algarve

Enviado: terça mar 24, 2015 10:54 pm
por tavares
Como Alentejano sinto-me ofendido :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Desde quando é que o Alentejo só tem duas capitais de distrito? ;) ;) ;)

Que eu saiba são 3 : Portalegre , Évora e Beja

Os postos em Portalegre estão praticamente todos inutilizados ( são 3 , duplos )

Re: Outlander PHEV Algarve

Enviado: quarta mar 25, 2015 12:27 am
por RuFuS
Parabéns jrochate pela voiture! :D

Esse posto nas gambelas esteve sempre inactivo, nunca o consegui usar! Admiro-me teres conseguido...é sinal que as reclamações surtiram efeito (não sei bem quando fiz a última)! :lol: :P

Temos que marcar um mini-encontro...tou aqui na zona de Vilamoura...estás para os lados de Olhão?

Re: Outlander PHEV Algarve

Enviado: quarta mar 25, 2015 11:33 am
por jrochate
Também acho que o carro nem é elétrico nem está a carregar...!

Se calhar está amarrado ao poste para ninguém o roubar... :shock:
Hhehe. Calma :) Eu penso que é apenas sarcasmo e boa disposição.
Que pacóvios...
Só não há mais no Algarve porque tirando Faro é um deserto de postos.
O problema é esse mesmo: a região sul, como sempre, não tem o mesmo nível de oportunidades que as restantes regiões (deserto... ??).
Desde saúde, educação, cultura, tecnologia, etc.

A sociedade em geral, e os políticos em particular, vê o Algarve como o sítio para ir descansar e não promovem o devido investimento noutras áreas.

O resultado é exemplificado através da (falta de) mobilidade elétrica e, com isso, do desconhecimento / espanto generalizado das pessoas.

Temos que marcar um mini-encontro...tou aqui na zona de Vilamoura...estás para os lados de Olhão?
Mais para os lados de Faro, mas faço a 125 de uma forma generalizada.
Sim, podemos pensar nisso à volta de um mobi.e qq :)

Re: Outlander PHEV Algarve

Enviado: quarta mar 25, 2015 12:07 pm
por lmmr74
O que é preocupante nem é tanto os comentários mas sim quem os faz...pelo que percebo a página do facebook é da Universidade do Algarve...pergunto serão estes "trambolhos" estudantes universitários? São estes os futuros líderes do país? Que "terceiro mundismo" :(

Re: Outlander PHEV Algarve

Enviado: quarta mar 25, 2015 12:15 pm
por jmal
É uma questão de cultura e conhecimento, pelas conversas de café, perguntas que me fazem entre outras surpresas que apanho, presumo que não mais de 25% da população acredite que os veículos eléctricos andam ai e não são apenas para simbolismos e campanhas. Ainda assim levou muito tempo a convencê-las disso, agora imaginem o tempo que irá ser necessário de que carros com escapes também ser eléctricos e chegar a 100 % da população, não quero ser pessimista, mas penso que só a necessidade irá tratar do assunto....

Enviado: quarta mar 25, 2015 1:46 pm
por cuttysark76
No caso lisboeta basta proibir a circulação de veículos de combustão interna no centro da cidade, em vez da norma cretina dos veículos pré 97 ou 98... A área de implantação já está definida...

Re: Outlander PHEV Algarve

Enviado: quarta mar 25, 2015 10:29 pm
por RuFuS
jrochate Escreveu:
Temos que marcar um mini-encontro...tou aqui na zona de Vilamoura...estás para os lados de Olhão?
Mais para os lados de Faro, mas faço a 125 de uma forma generalizada.
Sim, podemos pensar nisso à volta de um mobi.e qq :)
Se estás para os lados de Faro é como quiseres...posso dar aí um saltinho ou vens aqui para os meus lados: ambos temos autonomia sem Mobi-e... :lol:

Preferes durante a semana ou FDS? Só queria espreitar a viatura... :P

Re: Outlander PHEV Algarve

Enviado: quinta mar 26, 2015 10:58 am
por jrochate
Tomara eu ter tempo para atualizar este DB :)
Nos próximos tempos não tenho chances de fugir da rotina.

No verão combinamos uma concentração de PHEVs do fórum, quando os restantes vieram cá passar férias, e aí vemos as viaturas da malta.

Sim, isto é para vocês,
t3lmo Escreveu:t3lmo
e
pescarigo Escreveu:pescarigo

Re: Outlander PHEV Algarve

Enviado: quinta mar 26, 2015 12:15 pm
por t3lmo
Heheh... está combinado :D
No verão estarei por ai algures no Carvoeiro!

E já agora... parabéns pela opção. Espero que disfrutes de muitos km's de preferência sempre em elétrico ;)