Passenger test drive Tesla X 100D

Local indicado para dar o testemunho sobre o test drive num veículo eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Passenger test drive Tesla X 100D

Mensagem por pemifer »

Desta vez não fiz um test drive, apenas acompanhei uma pessoa que fez um test drive a um Tesla X 100D de 6 lugares.
Mesmo assim fiquei a saber coisas que não sabia e que achei interessante partilhar.

O Tesla X tem 3 lotações à escolha. Pode-se optar pela lotação de 5 pessoas, 6 ou 7.
Entre a lotação de 5 pessoas e a lotação de 7 a diferença é ter a 3ª fila de bancos.
A lotação de 6 é diferente. A fila de bancos do meio, que nas outras lotações senta 3 pessoas, é substituída por 2 bancos individuais controlados elétricamente. Fica um espaço entre os 2 bancos, eu senti, imediatamente a falta de um apoio de braço.

Fiquei a saber que, tal como o meu Leaf, tem opção de carregar até 80%, ao que eles chamam "Daily", ou carregar até 100% ao que eles chamam "trip". A percentagem de carga, apesar de estes 2 patamares pode ser a que se escolher. Quem quiser carregar só até 69% também pode... ou outra...

A suspensão pneumática tem 5 níveis de altitude. Very high, high, standard, low e very low.
Para as 2 posições mais altas o carro limita a velocidade automaticamente embora se possa desligar este automatismo.
Para Very high, o carro avisa aos 80km/h e se quiser manter, ou aumentar, a velocidade, ele baixa para high (pode-se desligar este automatismo).
Para High, o carro avisa aos 120km/h e se quiser manter, ou aumentar, a velocidade, ele baixa para Standard (pode-se desligar este automatismo).
A definição de altura tem mais uma característica interessante. Pode ser guardada a posição GPS em que se elevou o carro (ou baixou) e ele na próxima vez que estiver naquele local eleva-se (ou baixa-se) automaticamente.

O mesmo se pode fazer com os comandos de portão. É só gravar uma vez e ele abre o portão automaticamente sempre que chegamos à pé dele.

É possível guardar 6 posições de condução diferentes.

Existe um modo de condução "Valet". Indicado para quem usa "valet parking". Este modo impede o carro de passar, salvo erro de 50km/h, bem como limita a potência dos motores. Coitadinhos dos "valet" não podem andar a fazer piões com Teslas...

No fim do teste o demonstrador pôs o carro em posição e disse-lhe para ele estacionar... e ele lá estacionou sozinho...

Foi demonstrado o modo "summon" que eu pensava que era com o comando mas afinal é com o telemóvel.
Aconteceu uma situação caricata: quando pedi para testar o "summon" o demonstrador abriu todas as portas sem querer. Eu vi que ele se assustou... é que o carro tinha ficado demasiado perto de um pilar... parece que apesar de andar de Tesla à 2 anos ele esqueceu-se que a porta deteta obstáculos e não abre totalmente. Por momentos ele pensou que ia lixar a porta contra o pilar!

Ah! A pessoa que foi comigo, antes de entrar falava em como adorava esticar mudanças, sentir o motor do seu BM, etc... no final já não se lembrava do prazer de esticar mudanças nem de sentir o motor nem nada... até tentou fazer arranques à Tesla com o BM... coitadinho do BM... :lol:
PHOTO_20190207_140824.jpg


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Passenger test drive Tesla X 100D

Mensagem por Freddy_krueger »

Nada como um testdride para convencer pessoas - vale mais que 1000 palavras....

Acho que segundo ouvi, iam retirar uma dessas 3 opções de bancos, salvoerro a de 6 lugares mas pode ter sido só um rumor acerca de optimização de produção...

Pessoalmente gosto do layout 6 lugares mas tem de ter obrigatoriamente um poisa cotovelos...sem isso não faz sentido (para mim).

Cada vez mais (NÃO) quero fazer um test drive dum Tesla...ainda gosto mesmo a sério e me meto em problemas|!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Test Drive”