Kia Soul EV

Local indicado para dar o testemunho sobre o test drive num veículo eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Kia Soul EV

Mensagem por visitante1 »

sergiomms Escreveu:
visitante1 Escreveu:...
outa curiosidade é que os tecnicos da hyunday/kia andam ás turras com a norma chademo, lançaram o carro e agora nõa o conseguem carregar em sistema rápido :o , nem mesmo vizinhos deles, os fabricantes de carregadores rapidos Delta, aliás cada vez que o ligavam a um ficava fora de serviço, os da Abb estouravam e os fabricados em PT só carregavam 50% das vezes... vai se lá saber como os gajos intrepretaram a norma!!!!
...
Alguma vez encontraste carregadores da EATON?
Vi um numa feira acho eu,
mas eles acho que só tem CHAdeMO, e quem só tem essa norma está a ser "banido"...
carregadores Dual DC ou Triple não existem muitas empresas a fazer, ainda!, a Portuguesa Efacec foi a primeira e logo a seguir foi a ABB, não conheço mais ninguém que os faça.
Algumas empresas estão inscritas nas associações, mas so lá colocaram o nome.
Por exemplo em PT estão na associação CHAdeMO a EDP, Magnum, Efacec, e Petrotec, só a Magnum e a Efacec produzem, sendo que a primeira diz que produz mas na realidade ninguém sabe onde estão!!!!!!!!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Kia Soul EV

Mensagem por mcarneiro »

visitante1 Escreveu:no lançamento na Noruega foram vendidos 450!
quem encomendar agora só o vai ter em maio!

outa curiosidade é que os tecnicos da hyunday/kia andam ás turras com a norma chademo, lançaram o carro e agora nõa o conseguem carregar em sistema rápido :o , nem mesmo vizinhos deles, os fabricantes de carregadores rapidos Delta, aliás cada vez que o ligavam a um ficava fora de serviço, os da Abb estouravam e os fabricados em PT só carregavam 50% das vezes... vai se lá saber como os gajos intrepretaram a norma!!!!

Também foram os unicos até hoje que ignoraram os fabricantes de carregadores, nunca apareceram com um carro para testar, ao contrario dos outros que quiseram garantir funcionalidade sempre presencialmente.
Boas,

os Noruegueses compraram 450 carros bomba (como são chamados pelos meus colegas suecos) . é que a rede na Noruega tem uma grande percentagem de estações de carregamento com tres letrinhas vermelhas, carrega-los não vai ser facil , porque o carro não respeita norma nenhuma , mas é bonito ...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Kia Soul EV

Mensagem por visitante1 »

mcarneiro Escreveu:
visitante1 Escreveu:no lançamento na Noruega foram vendidos 450!
quem encomendar agora só o vai ter em maio!

outa curiosidade é que os tecnicos da hyunday/kia andam ás turras com a norma chademo, lançaram o carro e agora nõa o conseguem carregar em sistema rápido :o , nem mesmo vizinhos deles, os fabricantes de carregadores rapidos Delta, aliás cada vez que o ligavam a um ficava fora de serviço, os da Abb estouravam e os fabricados em PT só carregavam 50% das vezes... vai se lá saber como os gajos intrepretaram a norma!!!!

Também foram os unicos até hoje que ignoraram os fabricantes de carregadores, nunca apareceram com um carro para testar, ao contrario dos outros que quiseram garantir funcionalidade sempre presencialmente.
Boas,

os Noruegueses compraram 450 carros bomba (como são chamados pelos meus colegas suecos) . é que a rede na Noruega tem uma grande percentagem de estações de carregamento com tres letrinhas vermelhas, carrega-los não vai ser facil , porque o carro não respeita norma nenhuma , mas é bonito ...
por causa disso eles vem cá a Portugal testar o carro á empresa concorrente dos teus colegas ;)
devem estar a aparecer...

estes senhores da kia ~so os mesmos que anunciam o carro a carregar a 100kw :lol: quando a norma só permite até 65kw... deve ser por isso :lol:
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Kia Soul EV

Mensagem por Celestino »

visitante1 Escreveu:...por causa disso eles vem cá a Portugal testar o carro á empresa concorrente dos teus colegas ;)
devem estar a aparecer...

estes senhores da kia ~so os mesmos que anunciam o carro a carregar a 100kw :lol: quando a norma só permite até 65kw... deve ser por isso :lol:
visitante1: eu levantei essa questão numa discussão do face. Eu também só encontrava isto (máx 62,5Kw):
http://es.wikipedia.org/wiki/CHAdeMO

No entanto, apareceu um fabricante de carregadores na discussão dizendo:
CHAdeMO 1.0 pode ir a 100kW. Os que existem são normalmente rev 0.9. Mais para esclarecer as questões de funciona ou não funciona - os fabricantes de carregadores são obrigados a certificar os equipamentos de acordo com as normas standard existentes, já os fabricantes de automóveis, não o são. Daí que por vezes funciona outras vezes não (neste último caso para novos modelos). Normalmente os fabricantes de automóveis, depois de implementarem os protocolos de carga, testam os veículos com alguns fornecedores de equipamentos para averiguar compatibilidade, mas nunca fazem uma certificação formal.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Kia Soul EV

Mensagem por mcarneiro »

visitante1 Escreveu:
mcarneiro Escreveu:
visitante1 Escreveu:no lançamento na Noruega foram vendidos 450!
quem encomendar agora só o vai ter em maio!

outa curiosidade é que os tecnicos da hyunday/kia andam ás turras com a norma chademo, lançaram o carro e agora nõa o conseguem carregar em sistema rápido :o , nem mesmo vizinhos deles, os fabricantes de carregadores rapidos Delta, aliás cada vez que o ligavam a um ficava fora de serviço, os da Abb estouravam e os fabricados em PT só carregavam 50% das vezes... vai se lá saber como os gajos intrepretaram a norma!!!!

Também foram os unicos até hoje que ignoraram os fabricantes de carregadores, nunca apareceram com um carro para testar, ao contrario dos outros que quiseram garantir funcionalidade sempre presencialmente.
Boas,

os Noruegueses compraram 450 carros bomba (como são chamados pelos meus colegas suecos) . é que a rede na Noruega tem uma grande percentagem de estações de carregamento com tres letrinhas vermelhas, carrega-los não vai ser facil , porque o carro não respeita norma nenhuma , mas é bonito ...
por causa disso eles vem cá a Portugal testar o carro á empresa concorrente dos teus colegas ;)
devem estar a aparecer...

estes senhores da kia ~so os mesmos que anunciam o carro a carregar a 100kw :lol: quando a norma só permite até 65kw... deve ser por isso :lol:

Boas,

É mais quase parceira doque concorrente..., fartam-se de montar e renovar sub-estações em parceria , comando e controle das 3letras vermelhas e transformadores da empresa tuga..., que diga-se são tão bons como os nossos e um bocado mais baratos, boa sorte para os testes porque vão precisar , segundo os suecos dizem, os gajos leram as especificações da norma de tras para frente e aquilo correu mal... :lol: :lol:

eu quando estive lá na fabrica na suecia, tinham´lá uma garagem cheia de carros electricos para testes , o que mais gostei foi o Tesla modelo S, mas só pude dar uma voltinha à fabrica ,porque nevava sem parar, e a minha experiencia a conduzir com neve e gelo é zero...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Kia Soul EV

Mensagem por visitante1 »

Celestino Escreveu:
visitante1 Escreveu:...por causa disso eles vem cá a Portugal testar o carro á empresa concorrente dos teus colegas ;)
devem estar a aparecer...

estes senhores da kia ~so os mesmos que anunciam o carro a carregar a 100kw :lol: quando a norma só permite até 65kw... deve ser por isso :lol:
visitante1: eu levantei essa questão numa discussão do face. Eu também só encontrava isto (máx 62,5Kw):
http://es.wikipedia.org/wiki/CHAdeMO

No entanto, apareceu um fabricante de carregadores na discussão dizendo:
CHAdeMO 1.0 pode ir a 100kW. Os que existem são normalmente rev 0.9. Mais para esclarecer as questões de funciona ou não funciona - os fabricantes de carregadores são obrigados a certificar os equipamentos de acordo com as normas standard existentes, já os fabricantes de automóveis, não o são. Daí que por vezes funciona outras vezes não (neste último caso para novos modelos). Normalmente os fabricantes de automóveis, depois de implementarem os protocolos de carga, testam os veículos com alguns fornecedores de equipamentos para averiguar compatibilidade, mas nunca fazem uma certificação formal.
Já existem carregadores CHAdeMO 1.0 no mercado, no entanto todos continuam com max de potencia 60XXkw, não tem a ver com isso.
No entanto na revisão da norma parece que se está a prever aumentar a potencia, não sei para que valores, o que não está previsto é o aumento de tensão que continua max 500V, portanto só aumentando a corrente é que se lá chega.
Há o problema dos cabos que estão instalados e que estão certificados para o max de potencia 60XXKw, assim como os carregadores instalados das varias marcas, como está limitado pela potencia do CHAdeMO por arrasto o CCS fica-se pela mesma potencia, no entanto a norma CCS vai até aos 150KW, 700 e tal Volt.

Os fabricantes de carregadores são obrigados a certificar mas os fabricantes dos carros também, caso contrario ninguém se entendia...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Kia Soul EV

Mensagem por visitante1 »

Na próxima semana estará um Kia em ensaios cá em PT, no norte...claro!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Kia Soul EV

Mensagem por Celestino »

É dá para lhe colocar as unhas?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Kia Soul EV

Mensagem por t3lmo »

Já em dezembro teremos um KIA em Lisboa para 'colocar as unhas' :)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Kia Soul EV

Mensagem por visitante1 »

Fixe, é que este é só para testes de carregamento e não vai sair fora do perímetro
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Kia Soul EV

Mensagem por O_volt »

visitante1 Escreveu:Fixe, é que este é só para testes de carregamento e não vai sair fora do perímetro
Testes de carregamento, então mas o que carro sai e não tem isso feito?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Kia Soul EV

Mensagem por visitante1 »

O_volt Escreveu:
visitante1 Escreveu:Fixe, é que este é só para testes de carregamento e não vai sair fora do perímetro
Testes de carregamento, então mas o que carro sai e não tem isso feito?
isso já tens que perguntar a quem fez o carro! mas que é verdade é!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Kia Soul EV

Mensagem por t3lmo »

Lá fora já fez muitos, e até a 100kWh na sede deles, mas agora vai percorrer as capelinhas todas para limar arestas no firmware do protocolo implementado.
Já temos testes de autonomia (https://www.youtube.com/watch?v=AR3NCObaPW0) com 170km em auto-estrada a 100km/h, mas não existe nenhuma review com carga rápida :)

Fica um dos videos mais detalhados a nível técnico...


Link
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Kia Soul EV

Mensagem por visitante1 »

mas! lá fora onde? talvez na sede deles!
a 100Kw Chademo é impossível, pelo menos por agora, ou ate agora, 500Vx120A é fácil fazer as contas, e nunca vai a esse valor de tensão á potencia maxima, porque quando a bateria está descarregada é quando a tensão é mais baixa... pode é carregar com outra coisa qualquer, depois claro não funciona standard.
Fazes ideia quantos fabricantes de carregadores existem a dar cartas? olha que não são muitos, e todos eles em principio cumprem a norma e em todos eles deu grelada ao carregar! ABB, Efacec; DBT (este ultimo tem sido substituído massivamente em toda a europa), menos em frança claro, mas frança é um caso á parte!!! são franceses e está tudo dito...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Edu_Rod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 634
Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm
Localização: Ovar

Re: Kia Soul EV

Mensagem por Edu_Rod »

estou muito curioso em relação a este carro, gostava de "lhe por as unhas"

quando e onde é que vai estar?
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi

BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Kia Soul EV

Mensagem por t3lmo »

Edu_Rod Escreveu:quando e onde é que vai estar?
Dezembro, Lisboa, ZEEV.
Quando souber mais aviso :) (... mas só depois de ter "metido as unhas") :D
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Kia Soul EV

Mensagem por O_volt »

Vamos esperar para ver, mas eu não iria já para o Kia, até saber essa cena mesmo a sério.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Kia Soul EV

Mensagem por visitante1 »

Já veio e já foi...
Anexos
ksf.jpg
ksf.jpg (26.32 KiB) Visto 12058 vezes
kst.jpg
kst.jpg (33.38 KiB) Visto 12058 vezes
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Kia Soul EV

Mensagem por t3lmo »

E ficou testado com sucesso a carga chademo por cá?
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Kia Soul EV

Mensagem por visitante1 »

Nim...
Os fabricantes de carregadores (todos) vão dar uma mãozinha para eles se safarem da triste figura que andam a fazer...
Ambas as partes ganham com isso...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Test Drive”