Mega test-drive Leaf 2013

Local indicado para dar o testemunho sobre o test drive num veículo eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por t3lmo »

Ora viva!

No primeiro fim de semana de abril irei realizar um mega test-drive ao Leaf 2013.
Agradeço desde já a cortesia da Nissan Portugal de me emprestar um veículo por alguns dias, e principalmente ao Seal ZEVTech por proporcionar o contacto para tal.

Já realizei os testes chamados 'normais' ao Zoe, Leaf e i3, e sempre ficou a dúvida principal: autonomia real, fator este relevante para fazer algumas das viagens regulares da família, que neste caso específico rondam os 160km.
Como tenho 3 crianças pequenas, torna-se difícil fazer viagens com carga 'lenta' a meio do percurso, e quem tem filhos nestas idades no banco de trás, deve compreender o que eu digo :)
Sendo assim, conto poder tirar a limpo esta dúvida que nem os vendedores Nissan (com quem lidei) souberam responder com segurança.
Espero/quero fazer os 160km com uma única carga, sendo o percurso constituído por 80km em AE (A2) e 80km em nacional (IC1).

Imagem

Acham possível com os melhoramentos da versão 2013?
Velocidades médias para o fazer?... sem 'cansar' os passageiros menores.
Gostaria de ouvir opiniões de quem já tem alguns km's de Leaf.

Vou tentar deixar aqui o relato dos pormenores da viagem com tracking GPS, valores OBD, fotos, etc.
Obrigado!
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


aljesus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 105
Registado: domingo fev 13, 2011 11:23 pm

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por aljesus »

Para começar, dos três carros que mencionas, apenas o Leaf te poderá servir por ter maior espaço no banco traseiro e na bagageira.

Quanto a autonomia, qualquer um deles consegue fazer esse percurso, desde que sejas moderado na velocidade, ou seja, evitando passar dos noventa km/h.

A solução mais fácil, embora onerosa, seria passar por Setúbal e apanhar o ferry! ;-)

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por galt »

O maximo que normalmente faço sao 130kms, em percursos com serras. Em algumas subidas a velocidade é reduzida para 60 ou mesmo 50 kms/h.

O percurso que referes deves conseguir realizar. Mas nao podes ultrapassar 80kms/h. Para norte se existir vento, a autonomia pode nao ser suficiente. Se fizeres a viagem de ferry conseguirás em ambos os sentidos.
Outro aspeto importante é a degradaçao e o frio, que faz diminuir a autonomia e dificilmente será possivel realizar a viagem sem carregar pelo menos 1 hora a 16A em setubal.

Esta é a minha experiencia num modelo de 2012.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por sugarstorm »

160 kms parece-me abusar um pouco. Talvez se fores muito devagar (nunca acima de 80kms/h) chegues ao destino.
O volt recentemente fez um teste de autonomia e fez 146 kms:

http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 9&start=60" onclick="window.open(this.href);return false;

Eu quero um VE que faça 110 kms sem preocupação (e muita AE) e ando a pensar, a pensar, a pensar, pois se um novo, hoje, o faz sem grandes problemas (i3, Leaf, i-Miev, e-up, Zoe), com a degradação futura posso ficar agarrado ao pau. :D
Assim espero pacientemente por um que tenha 200kms de autonomia no mundo real (sem estar sempre a retirar o pé). Talvez o Mercedez B VE com pack de 27kw?
Ou o Tesla model E? ;)

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por visitante1 »

Está para sair o novo Leaf com o dobro da autonomia!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por t3lmo »

pnunes Escreveu:Está para sair o novo Leaf com o dobro da autonomia!!
Isso parece-me utópico :D Existe previsão de data?
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por galt »

pnunes Escreveu:Está para sair o novo Leaf com o dobro da autonomia!!
Também acredito no incremente de autonomia para breve.
A nissan se quer continuar a ser pioneira tem de dar este passo. No minimo 40kw.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por MRider »

pnunes Escreveu:Está para sair o novo Leaf com o dobro da autonomia!!
Porreiro assim o mais antigos ficam mais barato hehe
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por visitante1 »

Havia um zum zum que possa sair um modelo com bateria de 36kw!
não é o dobro, mas 250km dará!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por serges »

Vou ver con muita atenção este testemunho obrigado telmo...

Depois roubo te os contactos...

Obrigado pela partilha...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por sergiomms »

Eu iria sem pestanejar, lembro-me que o Rui Megas fazia várias vezes à semana Lisboa -> Evora -> Lisboa no seu Leaf v2010.

Utilizei a app em http://www.jurassictest.ch/GR/ para medir a performance do Leaf, e apenas aparece a opção para o Leaf v2010, não o v2013.

Tens apenas uma "montanha" em Grandola, e eu também não sei qual é o trajecto efectivo, fiz por aproximação das imagens que postaste.

Este foi o resultado com 4 pessoas (75kg) a bordo à velocidade de 80km/h:
Anexos
stoandre.JPG
stoandre.JPG (88.34 KiB) Visto 13311 vezes
sergiomms


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por sugarstorm »

sergiomms Escreveu:Eu iria sem pestanejar, lembro-me que o Rui Megas fazia várias vezes à semana Lisboa -> Evora -> Lisboa no seu Leaf v2010.
De Lisboa a Évora são 125kms por AE, ainda menos por EN.
O Telmo quer fazer 160kms...
sergiomms Escreveu:Este foi o resultado com 4 pessoas (75kg) a bordo à velocidade de 80km/h:
Tem a favor dele o facto dos 3 filhos juntos não pesarem 150 kgs :lol: :lol: :lol:

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por sergiomms »

sugarstorm Escreveu: De Lisboa a Évora são 125kms por AE, ainda menos por EN.
O Telmo quer fazer 160kms...
Tudo certissimo concordo plenamente, mas.... O Rui tem um Leaf com 160kms aut, e o telmo vai com um de 199kms....
Está tudo proporcional, certo? :)
sergiomms

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por Volt »

Não sei se ajuda, mas este fim-de-semana fomos passá-lo a Tróia e fiz parte desse caminho com o Leaf (de 2012) por duas vezes:
Untitled2.png
Untitled2.png (93.55 KiB) Visto 13173 vezes
Explicando:
- A primeira viagem foi de Ferry. Saí de casa com 19284 KM no Leaf; Apanhei o Ferry em Setúbal e cheguei ao hotel depois de 35 KM feitos; Gastei 4 barras das 12; Era dia 21 de Março; Carreguei o Leaf completamente, até às 12 barras, na garagem do hotel; Foram 7,22 kWh.
- A segunda viagem foi pelas estradas nacionais; Saí do hotel com 19319 KM no Leaf; O almoço foi na Quinta do Alcube em Azeitão, onde recarreguei; Fiz 106 KM e gastei 10 barras; Carreguei 3 barras durante o almoço (até às 5 barras); Foram 5,53 kWh; Fui apanhar o Ferry para regressar, mas como ainda faltava muito tempo para a travessia, meti o carro a carregar num dos Mobi.E da Avenida Luísa Todi em Setúbal; Gastei 2 barras nos 13 KM e carreguei uma; Foram 1,20 kWh; Depois de apanhar o Ferry, fiz mais 8 KM até ao hotel, gastando outra barra; Carreguei no hotel o restante, visto que o Mobi.E de Tróia estar com o ecrã negro; Foram 13,48 kWh pelas 9 barras que restavam;
- A terceira viagem, de regresso a casa, foi novamente pelas estradas nacionais; Saí do hotel com 19542 KM no Leaf; Fiz 96 KM gastando 9 barras até Setúbal e tive de parar porque o puto queria mamar :-); Assim, parei no Bonfim e coloquei-o à carga; Carreguei duas barras; Foram 3,31 kWh; Depois fomos passear até ao Barreiro e só depois fomos para casa (Quinta do Conde); Fizemos mais 46 KM gastando 4 das 5 barras que ainda restavam.

Não andei a pastelar, mas também não andei depressa. Foi condução normal de passeio. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por visitante1 »

Volt Escreveu:Não sei se ajuda, mas este fim-de-semana fomos passá-lo a Tróia e fiz parte desse caminho com o Leaf (de 2012) por duas vezes:
Untitled2.png
Explicando:
- A primeira viagem foi de Ferry. Saí de casa com 19284 KM no Leaf; Apanhei o Ferry em Setúbal e cheguei ao hotel depois de 35 KM feitos; Gastei 4 barras das 12; Era dia 21 de Março; Carreguei o Leaf completamente, até às 12 barras, na garagem do hotel; Foram 7,22 kWh.
- A segunda viagem foi pelas estradas nacionais; Saí do hotel com 19319 KM no Leaf; O almoço foi na Quinta do Alcube em Azeitão, onde recarreguei; Fiz 106 KM e gastei 10 barras; Carreguei 3 barras durante o almoço (até às 5 barras); Foram 5,53 kWh; Fui apanhar o Ferry para regressar, mas como ainda faltava muito tempo para a travessia, meti o carro a carregar num dos Mobi.E da Avenida Luísa Todi em Setúbal; Gastei 2 barras nos 13 KM e carreguei uma; Foram 1,20 kWh; Depois de apanhar o Ferry, fiz mais 8 KM até ao hotel, gastando outra barra; Carreguei no hotel o restante, visto que o Mobi.E de Tróia estar com o ecrã negro; Foram 13,48 kWh pelas 9 barras que restavam;
- A terceira viagem, de regresso a casa, foi novamente pelas estradas nacionais; Saí do hotel com 19542 KM no Leaf; Fiz 96 KM gastando 9 barras até Setúbal e tive de parar porque o puto queria mamar :-); Assim, parei no Bonfim e coloquei-o à carga; Carreguei duas barras; Foram 3,31 kWh; Depois fomos passear até ao Barreiro e só depois fomos para casa (Quinta do Conde); Fizemos mais 46 KM gastando 4 das 5 barras que ainda restavam.

Não andei a pastelar, mas também não andei depressa. Foi condução normal de passeio. :-).

Muito bem Volt, parece que estás mto bem servido com o veiculo.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por visitante1 »

Hoje tive uma conversa longa com um proprietário de um leaf 2013.
Comprou o carro para fazer diariamente cerca de 130km para cada lado, o carro faz 80 a 100 e borra-se todo, fui quase de proposito "desenrascar" este homem que tem obrigatóriamente que fazer uma carga rápida (autoestrada) antes de chegar ao trabalho e vice versa, chegou a demorar mais de 7 horas para fazer o percurso de volta a casa, carregar num carga normal.

Resumindo diz que foi enganado pela marca e já os colocou na justiça para lhe resolverem os problemas. Não é alguem que não perceba nada do assunto, pelo contrario está bem informado e tem bons contactos.

Está a lidar directamente com o pessoal R&D na California, no entanto não lhe resolvem o problema, apenas estão a camuflar via SW, foi facil dar conta disso porque rapidamente reparei que o interface dele só mandou parar a carga quando o carregador estava em 90%, como sabemos isso não é possivel num CHAdeMO, o carro apenas estava ligeiramente a picar os 80%, ainda por cima a limitar a corrente de carga!

Uma coisa que fizeram foi alterar-lhe a garantia da bateria para 5 anos, mas retiraram a possibilidade de a carregar e descarregar totalmente!, logicamente não está satisfeito e o dado que conseguiu hoje com um carregador rapido foi mais um trunfo para ele.

Pedi-lhe os logs do veiculo e posso deixa-los aqui se alguem quiser gastar tempo a analisar...
(fiquei mais intusiasmado ao ver os graficos no iphone dele com o app dedicado
Anexos
BatLog.csv
(980.18 KiB) Transferido 624 vezes
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por t3lmo »

Antes de mais queria agradecer a todos pelas dicas e concelhos ;)
Foram valiosas opiniões, principalmente as experiências semelhantes relatadas.

Imagem

Sábado foi dia de test-drive e ao contrário da agenda prevista, o bom senso da cara-metade levou-nos a fazer a viagem pela zona, aproveitando a gastronomia e as paisagens da Serra, costa de Sintra e arredores.
Depois de partilhar a carga com outra branquinha, mas de 2 rodas, saímos com uma autonomia estimada de 141 km a caminho de almoço na Ericeira. Seguiu-se o Magoito, Praia Grande e de volta à Várzea de Sintra já só tinha 41 km.

Imagem

Percurso da viagem:
Imagem

Gráfico velocidade/relevo:
Imagem

Sempre com modo ECO ativo, fizemos a viagem em regime normal com 2 adultos e 3 crianças a 40-80km/h.

Dica: um bom veículo elétrico é excelentes para boas sestas no banco de trás :)

Colares, Sintra:
Imagem

Fui contando as barras, mas depois deixei de o fazer:
1ª - 10,6 km
2ª - 29,7 km
3ª - 41,5 km

Vázea de Sintra:
Imagem

Ao fim de 100 percorridos deixei os restantes ocupantes em casa e fui fazer a fazer a fase final da viagem: Queluz, Amadora, IC17, IC16.
Na conhecida subida da IC16 deu o 1º aviso de falta de bateria (131km percorridos, 30km autonomia anunciada). Subindo a 40-50km/h perdia 1 km de autonomia a cada ~300m.
Ainda ponderei meter à carga do Dolce Vita Tejo e liguei ao Volt para me aconselhar (Obrigado!). Como estava a 15km de casa resolvi arriscar. Anunciava 18km de autonomia.
Meti pela nacional a caminho de Belas e segue-se o 2º aviso de bateria (144 km percorridos). Num andamento mais moderado rumei até casa sem ter chegado ao modo tartagura.
Em suma fiz um total de 150 km (149,8), indicava 6% de bateria (1 barra) e já sem autonomia anunciada. Quando estacionei deixei de ter % de bateria no painel.

Imagem

Durante a noite carregou 20kW em 12h a 10A.

Para concluir, deixo o registo resumido que fiz em video com todos estes eventos relatados:

https://www.youtube.com/watch?v=8j5-EN5Sof0" onclick="window.open(this.href);return false;


Link

Renovo o agradecimento à Nissan Portugal e ao Seal ZEVTEch pela disponibilidade ;)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por galt »

estou curioso... comentários?

Deixa-me perguntar-te, se fosse a Diesel fazias os mesmos quilómetros?
Normalmente a autonomia parece curta... porque as viagens aumentam... :lol:
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por pafi »

galt Escreveu:estou curioso... comentários?(...)
Certamente! Copy paste do outro forum:

Bom ensaio! E assim vai aumentando esta "enciclopédia diária" de utilização de VE. Sublinhe-se, para aqueles que vêem mais para além das recorrentes frases "... e se quiser ir para o Algarve ou para Lisboa?" :)
O dia a dia é isto. Carregar, andar e repetir vezes e vezes sem conta. O meu contador já ultrapassou os 500 carregamentos.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 200
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por david_neves »

Em suma fiz um total de 150 km
Durante a noite carregou 20kW em 12h a 10A.
galt Escreveu:estou curioso... comentários?

Deixa-me perguntar-te, se fosse a Diesel fazias os mesmos quilómetros?
Normalmente a autonomia parece curta... porque as viagens aumentam... :lol:
20kw x 0.3e (electricidade valor final) =6e para fazer os 150km.
100km=4e no leaf
Pingo Doce de Torres Novas (1,239 euros)
No diesel se conseguires fazer 3.22L/100km, fazes os mesmos 150km, ve se bem a cargas fiscal sobre a electricidade.

Estes valores seriam se compra se um leaf actualmente.
Última edição por david_neves em quarta mai 14, 2014 1:43 pm, editado 1 vez no total.
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$

Responder

Voltar para “Test Drive”