Página 2 de 3

Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)

Enviado: terça dez 18, 2018 11:15 pm
por civic
Freddy_krueger Escreveu: terça dez 18, 2018 5:24 pm Elementos poderão (eventualmente) esar melhor acomodados que nos legacy makers que metem ao centro do veiculo... nos tesla por exemplo ara chegar à bateria não é processo mais rápido do mundo... mas conseguiram oferecer uma frunk waterproof... Até o Bjorn ficou à nora para encontrar bateria num dos recentes vídeos dele onde ajuda alguém ...

São tudo opções dos fabrcantes... mas o que é certo é que em espaço disponível, tesla e rivian oferecem muito mais apra mesmo espaços... no caso do nissan leaf (completamente desaproveitado no 2), e do mercedes eqc... no audi tem frunk mas ao mesmo tempo fácil acesso a bateria...acho que bem pensado mesmo sacrificando parte da bateria.

No caso do TT, o que pode eventualmente ser mais danoso é se protecções não forem suficientemente fortes (pedras) na bateria e motor... e sua estanquecidade... ao que ouvi por exemplo do leaf é top para atravessar "rios" hihihi...
Sim, o facto do LEAF não ter TMS leva a que a bateria seja completamente estanque, até mesmo a Tesla ou a Rivian ocultaram toda a cablagem e tubagem de arrefecimento nesses desenhos, os carros não são nada disso, falta aí muita coisa nessas fotos, que aproveitam melhor o espaço? Estou de acordo, que isso seja uma melhor tecnologia? Discordo completamente, apenas tiveram essa preocupação.
Foi precisamente a primeira coisa que reparei da primeira vez que abri o capot do LEAF foi esse espaço tão mal aproveitado. Mas prefiro a parte tecnologica mais elevada do que rente à estrada, a Tesla já teve dissabores com isso, por isso teve que revestir a bateria por baixo a titânio.

Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)

Enviado: quarta dez 19, 2018 10:08 am
por pemifer
Não percebi muito bem esta recente "psicose" da água...

Também não percebo muito bem esta referência à Tesla ter tido necessidade de proteger a bateria porque se encontra no "fundo" do carro.
As baterias em TODOS os carros elétricos estão no fundo do carro.


Link

Link

Link

Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)

Enviado: quarta dez 19, 2018 10:28 am
por pemifer
Comparação de especificações entre o veiculo mais vendido nos EUA e a Rivian.
Também é referida a travessia de água...


Link

Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)

Enviado: quinta dez 20, 2018 11:34 am
por civic
A Tesla teve um Recall dos primeiros S a serem vendidos devido a perfurações do pack das baterias, colocou por baixo do pack uma chapa de titânio para a proteger melhor. E sim, todas as marcas têm a bateria no fundo e todas as protegeram desde o inicio da comercialização, foi uma falha da Tesla nesse capitulo.
Quanto a atravessar rios é obvio que todos passam, mas daí a ser uma boa opção andares com motores eletricos debaixo de água, como pode acontecer num TT... De qualquer das formas tanto a Tesla com o a Rivian de certeza que colocaram a electrónica mais acima, ao contrário do que mostram essas tuas imagens vê bem onde fica o motor da frente do Tesla, sinceramente, não sei qual fica mais baixo, o do Tesla ou o do LEAF.

Imagem
Imagem

Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)

Enviado: quinta dez 20, 2018 11:36 am
por civic
Repara na confusão que aqui vai, não se parece nada com essas imagens, certo?

Imagem

Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)

Enviado: quinta dez 20, 2018 12:03 pm
por Freddy_krueger
Aqui a questão parece-me mais e que está bem mais bem "arranjadinho" para caber a tal frunk...

O acesso a esses componentes (em caso de avaria/etc) é que poderá não ser o mais fácil... (a tal situação de que falei uns posts acima de chegar à bateria de um tesla)... no caso da bateria, vai ser algo que vai ter de ser SEMPRE mudada...tem uma duração relativamente limitada..

Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)

Enviado: quinta dez 20, 2018 12:04 pm
por Freddy_krueger
Podiam era tirar de vez as baterias usando apenas baterias principais... e ter apenas uns locais com bornes para ligar uma 12V em caso de emergência... parece-me bem mais prático/útil do que ainda depender destas baterias..

Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)

Enviado: quinta dez 20, 2018 12:20 pm
por civic
Não é tão fácil assim, precisas sempre de um buffer para os auxiliares do carro.

Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)

Enviado: quinta dez 20, 2018 3:13 pm
por pemifer
Li algures, lamento não ter tempo para procurar, que o Tesla está construído de forma a que a bateria principal seja trocada em poucos minutos.
Em relação ao acesso aos componentes do carro, parece-me que retirando a caixa do frunck fica tudo facilmente acessível.
Aliás, apesar de não identificadas parece-me que as 2 ultimas imagens publicadas serão de Teslas, a ultima um Tesla S sem frunck e a penúltima um Tesla 3 sem carroçaria.
Em ambas se vê a quantidade de espaço deixada disponível pela colocação, a meu ver, inteligente dos componentes.

Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)

Enviado: sexta dez 21, 2018 8:24 am
por Freddy_krueger
Em termos de organização de espaço parecem mais bem pensados...ou talvez pensados de origem com esse intuito enquanto legacy makers nem se lembraram disso sequer... nos últimos modelos isso nem é desculpa...model S já cá anda ( e já foi reversed engineered) há muito...

Em relação ao Buffer, acho que percebo...mas não daria para alocar parte da bateria principal para isso...assim tipo nos PC's antigos em que alocávamos parte do disco como cache para optimizar tarefas que precisavam de muita memória (que na altura não havia)... ou então melhorar as próprias baterias...tipo serem de lítio como as outras... acho que não faz sentido este tipo de baterias (de usar e deitar fora passados poucos anos) nos dias de hoje...

Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)

Enviado: sexta dez 21, 2018 9:25 am
por civic
Não Freddy, pois todo o sistema funciona a 12 volts, se usasses parte da bateria principal para essa função, essa parte ficaria desequilibrada das células restantes e olha que tu não irias querer isso.
Quanto à arrumação/organização de componentes, que tem isso a ver com melhor ou pior tecnologia? O facto é que nas primeiras imagens que colocaram da estrutura do carro, tanto no Tesla como no Rivian tem umas fotos muito limpas sem cablagens, tubos e componentes, enquanto os restantes tem tudo, aliás, até é difícil encontrar fotos destas bases completas tanto para a Tesla como a Rivian, obviamente que o marketing a funcionar a tentar passar a ideia de arrumação, mas não é tão básico como essas imagens tentam passar.

Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)

Enviado: sexta dez 21, 2018 11:38 am
por pemifer
Tem tudo a ver com melhor tecnologia. Mostra que as coisas foram pensadas, desenvolvidas.
Enquanto nos outros dá a sensação que se limitaram a por lá o que já existia, como cabe...
Aliás, o mercedes EQC até dá a sensação que quiseram intencionalmente encher completamente a frente do carro.
Assim sempre podem dizer que "está cheio de tecnologia".
Acho que ficou perfeitamente claro com a foto do Tesla S sem frunck que a diferença para a plataforma limpa não é assim tão grande em termos de ocupação de espaço.

Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)

Enviado: sexta dez 21, 2018 11:44 am
por pedrosilva
Será que um supercondensador alimentado pela bateria principal não faria as vezes da bateria 12v? Mas deve ficar caro... há baterias 12v "de competição" de lítio que custam (injustificadamente) uma fortuna, se alguém as podia fazer mais baratas seria a própria tesla, por algum motivo, certamente relacionado com custo, não fizeram.

Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)

Enviado: sexta dez 21, 2018 2:01 pm
por civic
pemifer Escreveu: sexta dez 21, 2018 11:38 am Tem tudo a ver com melhor tecnologia. Mostra que as coisas foram pensadas, desenvolvidas.
Enquanto nos outros dá a sensação que se limitaram a por lá o que já existia, como cabe...
Aliás, o mercedes EQC até dá a sensação que quiseram intencionalmente encher completamente a frente do carro.
Assim sempre podem dizer que "está cheio de tecnologia".
Acho que ficou perfeitamente claro com a foto do Tesla S sem frunck que a diferença para a plataforma limpa não é assim tão grande em termos de ocupação de espaço.
Antes pelo contrário, nota-se que a diferença é abismal.

Sem o motor no sitio mas com os diversos componentes.
Imagem

Com motor e sem componentes.
Imagem

A tua primeira foto, sem quase nada.
Imagem

Resume-se numa palavra, marketing. Se reparares todas as fotos oficiais têm a coisa limpinha, a foto com tudo é de um particular. ;)
É obvio que o porta bagagens tem utilidade, mas fazer disso uma tecnologia muito à frente... vai lá vai.

Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)

Enviado: sexta dez 21, 2018 3:39 pm
por pemifer
Isto é o frunk!

Imagem


Isto é uma imagem que eu deduzo que seja o Tesla sem o frunk.

Imagem


Nos meus olhos coincide, não vejo mãos do marketing aqui em lado nenhum...

Nesta foto, a parte mais próxima é a traseira.

Imagem

O que coincide com esta foto.

Imagem

Vou tentar explicar de forma que todos entendam: o que considero tecnologia superior é o aproveitamento de espaço, a redução do tamanho dos diversos componentes.
Eu seria muito estúpido se considerasse que um porta bagagens suplementar é uma tecnologia muito à frente.
Mas, aparentemente, será esta a minha imagem publica... de alguém muito estúpido... :(

Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)

Enviado: sexta dez 21, 2018 11:57 pm
por jmlflorencio
Não me parece que se passe qualquer imagem associada a estupidez, neste tópico.

Mas acho que se está a dar demasiada importância a este assunto ;-)

Pessoalmente não me choca dizer-se que é mais inteligente aproveitar o espaço na frente do veículo para o frunk. E também não me parece que tenha sido por contenção de custos que mais fabricantes não o tenham feito.

Acreditaria mais na diferenciação de segmentos de mercado, mas atualmente não faz grande sentido também (os modelos são muito poucos para isso, por enquanto)...

Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)

Enviado: sábado dez 22, 2018 1:19 pm
por civic
Pois, pode ter muito aproveitamento de espaço, mas o facto é que um S que é muito maior que um LEAF por exemplo, tem uma mala idêntica. O 3 que será mais parecido com o LEAF nem com a conjugação das 2.
O que é obvio é que as marcas têm que lá colocar os equipamentos, e não duvido que tenha tudo a ver com contenção de custos, uma plataforma pensada de raiz para EV é diferente de uma que tenha derivado de uma linha de montagem de um CI, basta ver a configuração do Tesla Roadster que partilhava a carroceria da Lotus. O LEAF, por exemplo, nasceu para ser elétrico mas não deixa de partilhar a linha de montagem e algumas peças com os seus irmãos CI, isto tem a ver com custos, tal como a Hyundai com o Ioniq que não existe apenas numa versão entre outros, não acho que tenha a ver com tecnologia, mas sim com custos.
E não acho, também, que ter esta discussão seja algo de estúpido, com estas discussões aprende-se, o pessoal é que costuma achar porque se tem opiniões diferentes que não podemos discutir o assunto e leva logo isso para uma guerra de palavras, não é essa a minha intenção. ;)

Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)

Enviado: segunda jan 21, 2019 10:47 am
por pedrosilva
Ford e GM estavam a dormir, e estão a acordar agora (graças à Tesla e Rivian):

Ford commits to electric F-150 pickup truck as legacy auto buckles under EV pressure
https://www.teslarati.com/ford-f-150-el ... ck-rivian/

GM CEO Mary Barra says ‘stay tuned’ about something to compete with Tesla Pickup truck
https://electrek.co/2019/01/18/gm-elect ... kup-truck/

Os "SUV"s são só o mercado mais rentável para as companhias americanas e o F-150 é só o carro mais vendido desse segmento.
Da maneira que a Tesla comeu o segmento de luxo... a Ford já estava a ver o melhor mercado deles ir a seguir.

Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)

Enviado: segunda jan 21, 2019 12:13 pm
por civic
A GM não estava a dormir estava e está com problemas financeiros, daí o Bolt ter emperrado.
Alem disso a Tesla teve uma abordagem pelo segmento de luxo, o que torna mais fácil a penetração destes carros num mercado onde o dinheiro não é problema, com as pickups existe a vantagem do tipo de carro ser alto, o que torna fácil albergar baterias de grande dimensão. Nos states as pickups têm muita adesão devido ao grande incentivo do estado nos impostos, o que não tornará muito fácil a penetração destas em modo EV no mercado, pois não são propriamente quem tem muito dinheiro que as compra, mas vamos aguardar para ver.

Re: Finalmente algo ao nível da Tesla (Rivian)

Enviado: segunda jan 21, 2019 2:42 pm
por pedrosilva
Os carros nos EUA têm poucos impostos, são relativamente baratos comparados com Portugal, mesmo esquecendo questões salariais.

"The F-150 has a myriad of trim levels, body styles, and option packages to fit every budget. The base trim starts at $28,115. However, don't get too carried away with your package selections, as a top-tier F-150 can easily exceed $60,000, which is expensive for the segment."

https://cars.usnews.com/cars-trucks/ford/f-150/prices

30 mil base é barato para Portugal, mas caro nos EUA. Têm lá carros com 200 cavalos (gasolina) por pouco mais de 15 mil USD.