Aquisição de carro elétrico

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Makoto
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Aquisição de carro elétrico

Mensagem por Makoto »

Boas malta

Estou na eminência de comprar um carro elétrico e gostava de esclarecer algumas dúvidas.
Estou inclinado para o Renault Zoe ou Nissan Leaf, usado, sem contracto de aluguer de bateria.
Eu não tenho disponibilidade de instalar uma wallbox em casa e por esse motivo conto com um carregador público que se encontra a escassos metros da minha casa.
O carro será para fazer uns 20km por dia e talvez um pouco mais ao fim de semana.

Antes de mais, acham a compra de carro elétrico com bateria incluída, uma boa opção?

Fazer vários carregamentos rápidos é prejudicial ao carro? Uma vez que não o carregarei em casa, será mais difícil colocá-lo em carregamento lento.

Será seguro confiar unicamente nos postos de carregamento públicos?

Tenho de ter em atenção que tipo de cabos usar num posto de carregamento?
Onde me informo sobre tal?
Em anúncios do Reanult Zoe geralmente mostram uma foto da bagageira com cabos lá dentro, mas do Leaf não.

Ao usar uma aplicação móvel para me informar sobre postos de carregamento, convém sempre ligar antes de ir?
Li algures neste fórum que muitos postos estavam vandalizados.
Não sei se essa situação se continua a verificar.

O que, em geral, procuravam saber, num carro elétrico antes de o comprar?

Obrigado malta

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Última edição por Makoto em sábado fev 23, 2019 5:19 pm, editado 1 vez no total.

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Emanuel Couto
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Re: Aquisição de carro elétrico

Mensagem por Emanuel Couto »

Vamos mover o tópico para a secção das dúvidas.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


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Makoto
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Re: Aquisição de carro elétrico

Mensagem por Makoto »

Obrigado !

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cuttysark76
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Re: Aquisição de carro elétrico

Mensagem por cuttysark76 »

Olá,
Nem todos os Leaf ou Zoe têm carregamentos rápidos.

Os postos Mobie não são fiáveis, quanto muito, apenas 10% estão operacionais.

Para 20kms dia, basta carregar uma vez por semana os carros mais recentes.

Não é necessária uma walbox para carregar o carro eléctrico, qualquer tomada dá, no entanto, o Zero é mais esquisito nesse aspecto, obrigando a uma instalação eléctrica de qualidade, sem ruído e boa terra. A carregar a 6A*220v, carrega o carro a 1,2kWh ou 12Kw em 10 horas, suficiente para fazer quase 100Kms.

Sem aluguer tem a vantagem de não ter custos.

Quanto aos cabos... Todos trazem de origem, mas convém confirmar se vêm mesmo, são caros.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

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pemifer
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Re: Aquisição de carro elétrico

Mensagem por pemifer »

Ainda não estamos no ponto de se poder confiar nos postos de carregamento públicos.
Mesmo que faça a maioria dos carregamentos em postos públicos convém ter uma maneira de ultimo recurso para carregar caso os postos públicos falhem.
Porque razão não tem forma de carregar em casa? Não tem garagem ou estacionamento?
Leia os meus posts em resposta a outra pessoa com duvidas semelhantes...
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11281139

Em relação ao carro, considero os clones e o Leaf com um nível de fiabilidade muito superior ao Zoe.
Antes de mais, acham a compra de carro elétrico com bateria incluída, uma boa opção?
Para mim, não só é boa como é a única opção.
Fazer vários carregamentos rápidos é prejudicial ao carro?
O que é prejudicial é o aquecimento que os carregamentos rápidos provocam.
Uma vez que não o carregarei em casa, será mais difícil colocá-lo em carregamento lento.
Nem todo os postos de carregamento publico são rápidos.
Utilize https://www.electromaps.com/puntos-de-recarga/mapa
Será seguro confiar unicamente nos postos de carregamento públicos?
Não!
Tenho de ter em atenção que tipo de cabos usar num posto de carregamento?
Para os PCR (Posto de Carregamento Rápido) não precisa de cabos, os cabos fazem parte do posto.
Para os PCN (Posto de Carregamento Normal) precisa de um cabo chamado cabo menekes.
Para carregar em tomadas precisa de um cabo denominado EVSE.
Não precisa de mais cabos.
Onde me informo sobre tal?
Aqui!
Em anúncios do Reanult Zoe geralmente mostram uma foto da bagageira com cabos lá dentro, mas do Leaf não.
Qualquer carro elétrico tem de trazer o cabo EVSE com ele. Muitos trazem um segundo cabo, o cabo menekes.
Ao usar uma aplicação móvel para me informar sobre postos de carregamento, convém sempre ligar antes de ir?
Li algures neste fórum que muitos postos estavam vandalizados.
Não sei se essa situação se continua a verificar.
A fiabilidade da rede de carregamentos é baixa pelo que telefonar antes para saber se o posto está a funcionar não parece ser má ideia.
O pior é que a entidade gestora da rede, a Mobi.e, não é de confiança.
É provável que fique mais bem servido com o Electromaps.
O que, em geral, procuravam saber, num carro elétrico antes de o comprar?
O Leaf é um carro extremamente fiável e honesto.
Olhe bem para ele e dê uma volta com ele. Se lhe parecer que o carro está estimado, está direito, não tem folgas nem barulhos estranhos, não tem com que se preocupar.
Verifique o estado de saúde da bateria.
O Leaf tem um indicador de estado de saúde da bateria no tablier.
É o que na imagem indicam como "Capacity bars".
Imagem
Se quiser ser mais minucioso verifique o carro com o Leaf Spy (uma app para telemovel que faz diagnósticos ao carro e à bateria; para renault CANZE; para clones CANION).
A saúde da bateria é o SOH (71,85%).
Imagem


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Makoto
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Re: Aquisição de carro elétrico

Mensagem por Makoto »

Antes de mais obrigado pelas respostas!
Existe uma garagem mas o lugar está sempre ocupado.

Mas a verdade é que para a utilização que eu pretendo dar ao carro, um carregamento a 100% por semana, é suficiente.

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Makoto
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Re: Aquisição de carro elétrico

Mensagem por Makoto »

O que são os "clones"?
Já varias vezes li no fórum tal palavra sem perceber o significado, neste contexto.

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jmlflorencio
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Re: Aquisição de carro elétrico

Mensagem por jmlflorencio »

Os clones são três modelos que partilham a mesma plataforma de veículo eléctrico:
- Citroen c-zero e o Peugeot ion (clones);
- Mitsubishi i-miev (original).

São carros citadinos, que encaixam bem na utilização que quer fazer do seu ev.

Têm uma bateria de 14 kWh (ou 12.5 na versão mais recente, com uma química melhorada), e uma autonomia à volta dos 100 km...


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Makoto
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Re: Aquisição de carro elétrico

Mensagem por Makoto »

Obrigado!
Como é que eu sei se um determinado leaf pode ser carregado por carregamentos rápido?
Pelo que eu percebi, o cabo EVSE vem com o carro e permite carregar o carro numa tomada doméstica. Estou correcto?
E É seguro faze-lo?
Pensava que era mandatório ter uma wallbox para carregar o carro em casa.

OBrigado

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pemifer
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Re: Aquisição de carro elétrico

Mensagem por pemifer »

Este é um carro com carregamento rápido, tem 2 portas de carregamento, a da esquerda de carregamento normal, a da direita a porta de carregamento rápido.
Imagem

Este é um carro sem carregamento rápido. Tem só uma porta de carregamento à esquerda.
Imagem

Link


Freddy_krueger
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Re: Aquisição de carro elétrico

Mensagem por Freddy_krueger »

Mesmo nem sempre se podendo contar com rede pública pode sempre fazer assim:

- Se conseguir carregar em PCN (posto público carga normal ou lenta) - carrega...
- Em emergência, e se disponível no carro pode sempre carregar em PCR (Posto Carga Rápida) - um bocado concorridos em Lisboa e Porto, mas questão de esperar 1 pouco... ficam caros, mas como disse para usar em caso de emergência apenas.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

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