Tentado em comprar um Opel Ampera de 2012

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ralexandre
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta mar 07, 2018 3:40 pm
Localização: Setúbal

Tentado em comprar um Opel Ampera de 2012

Mensagem por ralexandre »

Olá ao Fórum.

Gostava de ter a vossa opinião sobre esta minha tentação de comprar um Opel Ampera de 2012 em 2ª mão.

Tenho algumas dúvidas que gostava que me pudessem esclarecer face à vossa experiência:

1. Diariamente percorro um mínimo de 110Km (Setúbal-Lisboa-Setúbal) 95% em AE. O Ampera será solução face aos +/-80Km de autonomia eléctrica?
2. O carro em questão é importado, é de 2012 e tem cerca de 100.000 Km. Ao que sei a marca dá 8 anos de garantia à bateria ou 160.000 Km. Ou seja, teria carro com baterias para mais 2 anos. Será arriscado?
3. Em termos de assistância técnica, quais os problemas que têm notado neste modelo e onde me aconselham a ir caso seja necessário (zonaSetúbal / Lisboa)?

Esta minha tentação vem pelo facto de querer poupar um pouco mais nas minhas deslocações diárias e estar apaixonado pelo carro em si... :D

Obrigado pela vossa disponibilidade e ajuda.
Raul Alexandre
Última edição por ralexandre em quarta mar 07, 2018 4:39 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Tentado em comprar um Opel Ampera de 2012

Mensagem por serges »

Boas antes de mais bem vindo, peço que te apresentes na area correcta, seria sempre bom.

Quanto as duvidas, existe muitos testemunhos por aqui basta procurares um pouco!
1- no verão com cuidados fazes os 80kms já se fores o mais poupado temos testemunhos de 100kms no entanto atenção tudo ajuda, declives e planos no trajecto!
2- correcto a garantia é isso mesmo o que é perfeito pois se procurares em todos os veiculos vendidos de houve mais de uma dezena de baterias ou celulas trocadas é muito, a nivel mundial...
3-Zona de setubal tens de te dirigires a lisboa a Autoindustrial, lisboa ou alfragide pois são os unicos credenciados para tal!

Realmente o carro é giro que se farta!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ralexandre
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta mar 07, 2018 3:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Tentado em comprar um Opel Ampera de 2012

Mensagem por ralexandre »

Obrigado!!!


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Tentado em comprar um Opel Ampera de 2012

Mensagem por accoelho »

Tambem ando com a mesma tentação, mas desesperado com a obrigação de ter de ir do centro ao norte ou Lisboa por causa das revisões.
So iria estragar a poupança entre as outras contrapartidas...
Faço 65km por dia, logo autonomia 100% electrico nao era problema.
Teria de carregar sempre em casa, pois postos de carregamento...é um autentico deserto.

Avatar do Utilizador

PetrolEd
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: quarta nov 22, 2017 10:06 am
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Tentado em comprar um Opel Ampera de 2012

Mensagem por PetrolEd »

Eu em auto-estrada a 140 não consigo fazer muito mais que 40km em modo eléctrico e a gasolina à mesma velocidade faz perto dos 7 litros aos 100.

Dependendo do andamento, para esse tipo de utilização pode não ser a melhor escolha em termos monetários.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ralexandre
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta mar 07, 2018 3:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Tentado em comprar um Opel Ampera de 2012

Mensagem por ralexandre »

Mas então depreendo que não me aconselham a avançar com a aquisição deste modelo em particular para o tipo de utilização que tenho diariamente. Querem dar alguma alternativa?


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Tentado em comprar um Opel Ampera de 2012

Mensagem por marcopns »

ralexandre Escreveu:Mas então depreendo que não me aconselham a avançar com a aquisição deste modelo em particular para o tipo de utilização que tenho diariamente. Querem dar alguma alternativa?
Mais caro há BMW I3 Rex, Nissan Leaf 30kwh. Se cumprir os limites de velocidade penso que fica satisfeito com o Ampera, até o Leaf 24kwh lhe servia.


Avatar do Utilizador

PetrolEd
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: quarta nov 22, 2017 10:06 am
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Tentado em comprar um Opel Ampera de 2012

Mensagem por PetrolEd »

Vamos fazer contas com base no meu caso com os dados que tenho e andamento que costumo ter com o carro (indicado acima), primeiro obtemos o custo por quilómetro:

Se em auto-estrada faz 40kms e gasta 10kW (potência útil da bateria) e carregar em bi-horário com o plano Mobilidade Eléctrica da EDP (preço kW de €0.107 com IVA) temos um custo de €1.07 para 40km, ou seja, ~ €0.027 por cada quilómetro.

Se for para abastecer no posto mais barato de Setúbal (https://www.maisgasolina.com/posto/1104/) temos a gasolina a €1.429 e o gasóleo a €1.219.

E se a gasolina nas mesmas velocidades faz 7 litros aos 100 (números redondos), temos um custo de ~ €0.100 por cada quilómetro.

Então com base num valor por quilómetro de €0.027 a electricidade e €0.100 a gasolina para os 110km de viagem temos:

Apenas um carregamento
Custo electricidade (40km) - €1.08
Custo gasolina (70km) - €7
Total - €8.08

Carregamento em casa e trabalho
Custo electricidade (80km) - €2.16
Custo gasolina (30km) - €3
Total - €5.16

Carregamento em casa e trabalho, sem custos de carregamento no trabalho
Custo electricidade (80km) - €1.08
Custo gasolina (30km) - €3
Total - €4.08

Um carro a gasóleo que faça também 7 litros para a mesma viagem custa €9.39, mas se fizer 6 que é o mais normal já custa €8,04. Desconheço carros a gasóleo que a 140 façam menos de 6.

A diferença é mínima se o carro for apenas para essas deslocações carregando apenas em casa (menos de 10 Eur por ano), portanto a meu ver compensa porque a manutenção de um carro a gasóleo é muito superior. Se der para carregar no trabalho então compensa sem sombra de dúvidas.

Agora, o pressuposto destas contas é que aderes à Mobilidade Eléctrica para ter o tarifário mais baixo e que o carro que tens actualmente não tem um custo inferior a €8 para fazer esses 110km. O mesmo para o custo do carro, porque se vendes o carro actual por 10k e compras um Ampera por 15k tens ai 5 mil Eur que não vais conseguir amortizar. Para falar em custos de manutenção já é mais difícil e depende da fiabilidade do carro actual e custos com revisões e possíveis avarias.

TL;DR
Compensa se o preço por kW for de €0.107 com IVA e o carro actual for a gasóleo e gastar 6 litros no mínimo e conseguir troca por troca ou com uma diferença relativamente baixa de valores ao comprar o Ampera e vender o carro actual.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ralexandre
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta mar 07, 2018 3:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Tentado em comprar um Opel Ampera de 2012

Mensagem por ralexandre »

Excelente análise!!!
Muito obrigado!


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Tentado em comprar um Opel Ampera de 2012

Mensagem por accoelho »

Após carga total da bateria, em que se fundamenta a suposta autonomia?
No estado da bateria ou na ultima média feita.

Obrigado a quem poder ajudar.

Avatar do Utilizador

PetrolEd
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: quarta nov 22, 2017 10:06 am
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Tentado em comprar um Opel Ampera de 2012

Mensagem por PetrolEd »

Pelo que tenho lido por aí tem em conta as últimas médias e a temperatura. Temperaturas mais baixas equivalem a menos autonomia.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Tentado em comprar um Opel Ampera de 2012

Mensagem por serges »

Ora tudo dito, foi uma analise muito completa...

Obrigado pela partilha!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”