Depois de ter comprado uma Passat GTE e ter um gosto do que é a mobilidade elétrica (semanas dentro de lisboa sem gota de gasolina gasta), estou a pensar alocar um Leaf 30 à minha equipa remota por forma a flexibilizar os turnos de operação.
Este carro faria diariamente o percurso Castelo Branco - Proença a Nova (50 km para cada lado) com pontos de carregamento em ambos os extremos. Tudo perfeito ... venha frio calor, etc.
Problema, a minha equipa desloca-se periodicamente a Lisboa (mensalmente ou de 2 em 2 meses) e preciso de algum que conheça o carro para validar o seguinte cenário:
Castelo Branco - Aveiras: 173 km (100 kph - 120 kph)
30 minutos carga rápida: Problema posto estar ocupado ....
Aveiras - Escritório Lisboa: 60 km (sem restrições)
Carregamentos escritório assegurado.... voltar no percusro inverso ..
Perguntas concretas:
173 km em autoestrada é possível ? Se sim quais os pressupostos (AC, aquecimento velocidades)
Posto carregamento Aveiras: Horas de maior probabilidade de disponibilidade (podem vir mais cedo ou mais tarde). Fiabilidade que o posto vai estar operacional....
Assumindo que é possivel este cenário, 4 anos depois a bateria consegue continuar a fazer este percurso (150 a 170 mil km)
Obrigado.
Nissan Leaf 30Kw - Validar cenários de utilização
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Autor do tópico - Membro
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Re: Nissan Leaf 30Kw - Validar cenários de utilização
Do que leio no fórum NissanLeafPT, o Leaf de 30kWh faz ~160km a velocidade de AE. Ou seja, para fazer esses 173km será necessário fazê-los com calma e sabedoria sobre gestão de autonomia num VE, principalmente com o avançar da degradação da bateria.
No entanto, está previsto instalar PCRs no Fundão, Abrantes e Santarém, pelo que quando a degradação começar a pesar na autonomia, certamente já estarão operacionais, obrigando apenas a mais paragens. Até lá apenas poderá contar com os pontos de carregamento da Mobi.e em Santarém ou, de acordo com o Electromaps, num restaurante em Abrantes, em alternativa ao PCR de Aveiras.
No centro comercial de Torres Novas, mesmo no início/final da A23, não deixam carregar, pelo que não é alternativa.
Tenha também em atenção que as entregas de Nissan Leaf 30kWh já só estão previstas para o final do ano, pois a procura tem superado as entregas para PT, a não ser que opte por importar usado ( com possibilidade de deduzir IVA ).
Por fim, aconselho a fazer esta questão no fórum NissanLeafPT, por razões óbvias.
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No entanto, está previsto instalar PCRs no Fundão, Abrantes e Santarém, pelo que quando a degradação começar a pesar na autonomia, certamente já estarão operacionais, obrigando apenas a mais paragens. Até lá apenas poderá contar com os pontos de carregamento da Mobi.e em Santarém ou, de acordo com o Electromaps, num restaurante em Abrantes, em alternativa ao PCR de Aveiras.
No centro comercial de Torres Novas, mesmo no início/final da A23, não deixam carregar, pelo que não é alternativa.
Tenha também em atenção que as entregas de Nissan Leaf 30kWh já só estão previstas para o final do ano, pois a procura tem superado as entregas para PT, a não ser que opte por importar usado ( com possibilidade de deduzir IVA ).
Por fim, aconselho a fazer esta questão no fórum NissanLeafPT, por razões óbvias.
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Re: Nissan Leaf 30Kw - Validar cenários de utilização
viva,não querendo desanima-lo mas .........
não me parece ser viável fazer os 170 kms por vários motivos,
1 - nota-se uma diferença de autonomia consoante um ou mais passageiros dentro do carro, no meu caso entre eu sozinho , e com mais três ocupantes estamos a falar numa diferença de mais ou menos 10 kms de autonomia. Calculo que seria para levar mais do que um colaborador.
2- Em diferenças consideráveis de altitudes a autonomia desce muito, e o A23 têm umas valentes subidas até castelo branco.
3-Apenas seria possível esse trajecto , com apenas uma pessoa,e nas subidas a 50-60 km/h e o restante a 90-100 kms/h , ou então apenas por estradas nacionais (ai sim seria viável).
4- Mesmo arranjando uma tomada convencional no caminho ,teria sempre de pensar em 1-2 horas de espera para carregar o suficiente para completar essa viagem.
No entanto espera-se um pcr para a área de serviço de Abrantes e Santarem , e ai sim seria bem viável.
Falo por experiencia própria de um kia de 27kw .
não me parece ser viável fazer os 170 kms por vários motivos,
1 - nota-se uma diferença de autonomia consoante um ou mais passageiros dentro do carro, no meu caso entre eu sozinho , e com mais três ocupantes estamos a falar numa diferença de mais ou menos 10 kms de autonomia. Calculo que seria para levar mais do que um colaborador.
2- Em diferenças consideráveis de altitudes a autonomia desce muito, e o A23 têm umas valentes subidas até castelo branco.
3-Apenas seria possível esse trajecto , com apenas uma pessoa,e nas subidas a 50-60 km/h e o restante a 90-100 kms/h , ou então apenas por estradas nacionais (ai sim seria viável).
4- Mesmo arranjando uma tomada convencional no caminho ,teria sempre de pensar em 1-2 horas de espera para carregar o suficiente para completar essa viagem.
No entanto espera-se um pcr para a área de serviço de Abrantes e Santarem , e ai sim seria bem viável.
Falo por experiencia própria de um kia de 27kw .