Vectrix + pendura

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Responder

Autor do tópico
pbara
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça mai 17, 2016 2:31 pm

Vectrix + pendura

Mensagem por pbara »

Boas

Sou leitor assíduo deste fórum desde que "despertei" para o mundo dos VE a 2 rodas, já lá vai algum tempo. Desde então posso dizer que já aprendi muito por aqui :P :P
Estou a ponderar seriamente a aquisição de uma scooter elétrica, mais exatamente uma Vectrix, só que, como todos sabem, e bem melhor do que eu pois já andam nisto á mais tempo, o investimento é grande e para compensar terá de ser duradouro, pelo que tenho de ponderar todos os aspetos, daí este meu tópico.
Embora a mota seja essencialmente para utilização casa/trabalho/casa na sua grande maioria (digamos, uns 90%), altura em que andarei sozinho, a ideia é, de vez em quando, dar uma volta/fazer uma viagem com a cara metade. Ora a minha questão é esta e mais dirigida aos (muitos) detentores de Vectrix que há por aqui: quais as vossas experiências com Vectrix+pendura? Gostam, não gostam? Queixam-se? Apontam alguma falha? Cansam-se com o passar dos quilómetros? Será importante o apoio lombar para o pendura ou nem por isso? Já agora, nota-se muita diminuição da autonomia?
Todos os comentários sobre esta questão são bem vindos.
Já tive a oportunidade de obter algum feedback em particular, mas acho importante dirigir-me também ao fórum no global.
Aguardo as vossas ajudas.
Obrigado.

Pedro

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Vectrix + pendura

Mensagem por Mumia »

Boas,

Bom claro que cada um terá a sua opinião,eu poderei dizer que serei um dos que (infelizmente na altura) andei mais km's seguidos como pendura de uma Vx :oops: :lol: :lol:

Quanto à comodidade para o pendura, aquilo é um autentico sofá... mas como sofá que é o banco do pendura é enorme!!! Ora existem 2 posições que se podem adoptar junto do condutor (como qualquer outra mota) ou caso tenhas mala encostado à mala e agarrado à pega que existe para o efeito (vai ficar bastante distante do condutor, mas há quem ande e goste).

Nos dias mais frescos (noites, etc), o pendura convém levar nem que seja umas calças de "chuva" para fazer de "corta-vento" na zona dos joelhos, que vai ser onde mais vai sentir frio...

Como condutor, já andei com muitos penduras e como tal, apenas vai depender se o pendura é bom ou mau pendura... para mim prefiro que o pendura venha agarrado a mim, mas também não tive nenhum que gostasse de andar "lá atrás" encostado à mala (fica um bocado distante).

A Vx é sem duvida uma mota muito cómoda para condutor e pendura, claro está que tudo o que seja graaaannnddeeesss viagens, seja que veiculo for a uma certa altura "já custa" ;) mas isso nada tem a ver com a Vx.

Quanto à autonomia, bom isso claro que se perde, mas isso é como em qualquer veículo, se lhe pões mais peso em cima é normal que gaste mais para andar (seja combustível ou electricidade).
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Vectrix + pendura

Mensagem por cuttysark76 »

É um sofá! Para o condutor e pendura!
Autonomia? Depende do vosso tamanho, peso, gestão do acelerador e pack... As com Pack Nissan Leaf já dão para mais de 100 kms a boas velocidades, mesmo com pendura! Há soluções chave na mão bem interessantes, depende sempre do orçamento.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Vectrix + pendura

Mensagem por serges »

Ui temos conversa para umas boas dezenas de post's...

Para mim vale mas melhor que as palavras e testemunhos é experimentares!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
pbara
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça mai 17, 2016 2:31 pm

Re: Vectrix + pendura

Mensagem por pbara »

Boas
Obrigado pelos vossos contributos.
Mais alguém pode relatar a sua experiência?


freitasnuno
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: sexta nov 23, 2012 1:43 pm

Re: Vectrix + pendura

Mensagem por freitasnuno »

Boa noite.
Depois de muitas idas à Marina de Oeriras, ( encontro semanal as sextas), e de alguns esclarecimentos dos utilizadores mais assíduos, conclui que: não queria uma scooter desccontinuada.
Sem dúvida que a Vectrix é a melhor scooter eléctrica no mercado, mas não era para o meu bolso.
Em segunda mão pode valer 3500€ , mas temos um pack de baterias 43 células que fica muito caro em renovar. Acho que fica por volta dos 4000€.
Acabei por comprar uma que tem 24 células de 60 Ah.
Resumindo, faço 150km de autonomia, verdade seja dita que não passo dos 60kmh.
A qualidade é inferior à Vectrix, mas serve perfeitamente, e é de km 0, novilhas em folha.
Tenho 2200km feitos e sem qualquer tipo de problemas.
Acho inconcebível comprar uma Mota que provevelmente dentro de alguns anos não existem peças.
Testei a Vectrix, e achei que era muito confortável, segura, e atinge uma velocidade em qualquer tipo de subidas,
A subida de Monsanto é um brinquedo para está scooter, pois é capaz de chegar ao topo da mesma a 100/ 120 kmh.
Preocupava me era as peças que podiam ser difíceis de encontrar.
A minha atinge os 115kmh e não existe erro no velocimetro como diziam.
Acho que a tolerância São uns 3 kmh.
Já passei por muitos carros
Que tem os conta quilômetros digitais e não existe qualquer tipo erro.
Espero esclarecer algumas dúvidas.
Está é a minha opinião pessoal, vale o que vale.
Resumindo, estou contente e voltava a comprar a mesma scooter.
Peço desculpa aos utilizadores que frequentam os encontros na Marina, mas ainda não tive oportunidade de ir fazer uma visita com a minha nova aquisição
Abraço a todos


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Vectrix + pendura

Mensagem por gbento »

Afinal, qual foi o veículo que adquiriu? Pode colocar algumas fotos


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Vectrix + pendura

Mensagem por jasmim »

Está na altura de abrir um diário de bordo ;)
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo


coldp
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: sábado dez 14, 2013 10:10 pm

Re: Vectrix + pendura

Mensagem por coldp »

gbento Escreveu:Afinal, qual foi o veículo que adquiriu? Pode colocar algumas fotos
Certamente adquiriu o veículo que representa. ;)


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Vectrix + pendura

Mensagem por gbento »

Ginga??

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Vectrix + pendura

Mensagem por Jorge Rocha »

Muitos parabéns pela compra. Pode ser veiculo fantástico para uns e menos bom para outros, mas é sempre um veiculo que não queima combustível, e isso é maravilhoso.

Em relação a peças, isso de ser (ou não ser) descontinuado tem muito que se lhe diga... Eu prefiro um veiculo que teve muita saída, onde se encontram peças usadas, ou novas ainda, tais como a Vectrix, com o suporte que tem na Polonia, a um modelo que se vendeu aqui na Europa pouco mais de 10 unidades (felizmente foram mais vendidas em Portugal)
Quanto ao velocímetro, seu erro nada tem a ver com o facto de ser digital ou analógico, mas deverá sempre ser feito um teste comparativo com um GPS, numa boa média de quilómetros para então podermos afirmar o que quer que seja. Por eu ser tão perfeccionista, já tenho envergonhado de boca alguns VE, por dizer que apenas dão determinada velocidade. Mas quando depois comparada com as velocidades de outros veículos, verificam que afinal anda mais do que eu referi, e eu apenas fui preciso como o GPS.

Uma grande parte destes veículos eléctricos que chegam a Portugal, vindos do continente Asiatico sem que lhes seja feito nada por cá, ficam muito a desejar no que respeita a fiabilidade, segurança e acabamentos. Já muito se tem melhorado por tantas criticas termos feito, mas ainda assim falham muito.

Trabalho com todas as marcas e fico sempre muito mais descansado ao trabalhar com bons materiais, mesmo sabendo que nenhum está livre de avaria.

Em relação a preços, não se pode comparar um pack de 8KWh com o preço de um de 4,6KWh, e a Vectrix não tem 43 células de lítio, mas sim 36; 37; 38; ou 40.

Agora com as produção em grande escala de baterias de lítio, seu preço já está mais baixo, e a tendência até 2020 é baixar muito mais (aqui talvez até 2025, já que sempre sofremos algum atraso nos preços).

Seja como for, muitos parabéns por ter optado por um VE, e por seus relatos, que tanto gostamos!
Muito e bons Kms
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Vectrix + pendura

Mensagem por Mumia »

freitasnuno Escreveu: Acho inconcebível comprar uma Mota que provevelmente dentro de alguns anos não existem peças.
Adoro a minha "falida" e em "vias de extinção"...(está como o dono) :roll: :lol: :lol: :lol:

Como costumo dizer, seja a mota de marca A ou de marca X, importante é ser útil ao seu dono a 200%!!

Eu digo que a minha em vias de extinção serve-me na perfeição e mais além... :roll: :lol: :lol:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Vectrix + pendura

Mensagem por serges »

idem idem

Mas voltando ao tema, já estive a analisar uns estofadores, como sabem já fiz ao meu banco um restauro da espuma e converti para viscoelastico pois já estava a perder o conforto...
O banco do pendura o rapaz deu me umas ideias de fazer algo parecido com o que existe no banco do condutor, um pequeno encosto no pendura para não fugir de ao pé de mim...
A Mala serve de encosto mas não suficiente e o espaço entre nós aumenta não sendo seguro nem confortável!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Vectrix + pendura

Mensagem por zeuz »

serges Escreveu: O banco do pendura o rapaz deu me umas ideias de fazer algo parecido com o que existe no banco do condutor, um pequeno encosto no pendura para não fugir de ao pé de mim...
O que tu queres fazer é isto! :mrgreen:

Imagem
http://www.bagster.com/catalogsearch/result/?q=vectrix
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Vectrix + pendura

Mensagem por serges »

Exactamente... Sem aquele cobertor a frente lol...

Mas é isso mesmo fica perfeito
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


freitasnuno
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: sexta nov 23, 2012 1:43 pm

Re: Vectrix + pendura

Mensagem por freitasnuno »

A minha scooter é uma Puma chinesa.
Motor de 9000w com baterias de 60Ah.
Tenho 2200 km, e sem problemas. Mas vou abrir um diário de bordo com respetivas fotos.
Sim é um modelo igual a da ginga, mas mandei vir diretamente da china.
Resumindo, estou contente, mas todos sabemos que não é uma Vectrix.

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Vectrix + pendura

Mensagem por zeuz »

serges Escreveu:Exactamente... Sem aquele cobertor a frente lol...

Mas é isso mesmo fica perfeito
O cobertor é da Bagster, reconhecido fabricante de bancos aftermarket para motas. ;)

Eles têm um configurador online, mas não inclui a VX-1.
Mas como nessa foto mostram um banco personalizado, imagino que seja possível pedir um.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Vectrix + pendura

Mensagem por serges »

Ou fazer um...

Pois creio que fica mais em conta... upa upa...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”