Baterias, aluguer e carregadores
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Baterias, aluguer e carregadores
Desculpem misturar três temas, mas para mim estão relacionados, e acredito haver neste fórum muito conhecimento.
Tenho lido em muitos posts opiniões que as baterias é sempre melhor comprar que alugar.
Ora esta não é claramente uma questão técnica. Tenho lido que o "tempo de vida" normal de uma bateria seriam 150.000 km.
Já o aluguer de baterias prevê por exemplo um custo de 85€/mês para 15.000 km / ano.
Ou seja, para conseguir os 150.000 km, em 10 anos, o custo total de aluguer seria ~ 12 * 85 * 10 ~= 10.000€
Estes número fazem sentido? Ou percebi alguma coisa mal?
Eu recordo-me sempre de um colega que só faz leasings de carros novos, por 12 meses. Já discuti com ele que ao fim de 3 anos ele gasta uma pipa de massa e fica sem nada. Ele argumenta que em 3 anos nunca falou com um mecânico ou trocou de pneus, e carro sempre que precisa tem um novo. Parece-me que vamos mais para o domínio da filosofia...
Qual é então a tal "enorme vantagem" de comprar um veículo eléctrico com bateria? É "apenas" económica? Que me parece de facto existir.
Também já argumentos sobre que no aluguer, qualquer coisa que aconteça à bateria é trocada, mas que se comprada a garantia acaba por valer o mesmo... Qual é a experiência de quem já precisou de trocar de baterias?
Outra dúvida enorme que tenho é sobre o carregamento.
Monofásico, trifásico, wallbox, mennekes, "cabo extra" , "carregamento AC".
Desculpem a minha enorme ignorância, mas:
A tomada do carro é "mennekes", é isso?
A wallbox é o que se monta em casa, e que existe nos Mobi-e. E liga-se Menneke - Menneke. É isso?
As wallbox de montar em casa são trifásicas? É preciso um quadro eléctrico especial?
O carregamento em tomada "AC monofásica" é normalmente um extra? Percebo que seja o carregamento mais lento (220V - 16A), mas mesmo os cabos para o efeito são "extras" que não estão incluídos, é isso?
E quanto a carregar num shopping, IKEA, estacionamento, etc? O que é preciso? Que tomadas vai haver?
Estou a tentar perceber que fracção da mala tem que ficar alocada a cabos, carregadores, extensões, adaptadores... Pelas fotos dos test-drives fico assustado.
Obrigado desde já pela partilha, experiências e ajuda!
Tenho lido em muitos posts opiniões que as baterias é sempre melhor comprar que alugar.
Ora esta não é claramente uma questão técnica. Tenho lido que o "tempo de vida" normal de uma bateria seriam 150.000 km.
Já o aluguer de baterias prevê por exemplo um custo de 85€/mês para 15.000 km / ano.
Ou seja, para conseguir os 150.000 km, em 10 anos, o custo total de aluguer seria ~ 12 * 85 * 10 ~= 10.000€
Estes número fazem sentido? Ou percebi alguma coisa mal?
Eu recordo-me sempre de um colega que só faz leasings de carros novos, por 12 meses. Já discuti com ele que ao fim de 3 anos ele gasta uma pipa de massa e fica sem nada. Ele argumenta que em 3 anos nunca falou com um mecânico ou trocou de pneus, e carro sempre que precisa tem um novo. Parece-me que vamos mais para o domínio da filosofia...
Qual é então a tal "enorme vantagem" de comprar um veículo eléctrico com bateria? É "apenas" económica? Que me parece de facto existir.
Também já argumentos sobre que no aluguer, qualquer coisa que aconteça à bateria é trocada, mas que se comprada a garantia acaba por valer o mesmo... Qual é a experiência de quem já precisou de trocar de baterias?
Outra dúvida enorme que tenho é sobre o carregamento.
Monofásico, trifásico, wallbox, mennekes, "cabo extra" , "carregamento AC".
Desculpem a minha enorme ignorância, mas:
A tomada do carro é "mennekes", é isso?
A wallbox é o que se monta em casa, e que existe nos Mobi-e. E liga-se Menneke - Menneke. É isso?
As wallbox de montar em casa são trifásicas? É preciso um quadro eléctrico especial?
O carregamento em tomada "AC monofásica" é normalmente um extra? Percebo que seja o carregamento mais lento (220V - 16A), mas mesmo os cabos para o efeito são "extras" que não estão incluídos, é isso?
E quanto a carregar num shopping, IKEA, estacionamento, etc? O que é preciso? Que tomadas vai haver?
Estou a tentar perceber que fracção da mala tem que ficar alocada a cabos, carregadores, extensões, adaptadores... Pelas fotos dos test-drives fico assustado.
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Re: Baterias, aluguer e carregadores
Viva,
Sao sempre questoes pertinentes.
Faz o seguinte, varios utilizadores fazem 20.000km ou ate mais por ano. Eu de mota fiz 18.000 imagina de carro.
Faz as contas com os stands para 20 ou 30 mil e depois voltas a fazer as contas. Para poucos km se calhar compensa o aluguer provavelmente.
Mas também vai muito da mentalidade dos compradores. Eu prefiro um bmw 320D de 2010 do que um renault megane de 2015 pelo mesmo preco.
Quem está correcto neste negocio??
Sao sempre questoes pertinentes.
Faz o seguinte, varios utilizadores fazem 20.000km ou ate mais por ano. Eu de mota fiz 18.000 imagina de carro.
Faz as contas com os stands para 20 ou 30 mil e depois voltas a fazer as contas. Para poucos km se calhar compensa o aluguer provavelmente.
Mas também vai muito da mentalidade dos compradores. Eu prefiro um bmw 320D de 2010 do que um renault megane de 2015 pelo mesmo preco.
Quem está correcto neste negocio??
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Re: Baterias, aluguer e carregadores
Tens de ser muito mais especifico, onde está isso das baterias só durarem 150.000? Esse valor deve depender muito de carro para carro. Quanto as fichas também dependem de carro para carro.
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
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Re: Baterias, aluguer e carregadores
Esse preço não inclui o prémio do seguro que obrigam a fazer a favor da marca... E não é barato.CarlosManta Escreveu:Desculpem misturar três temas, mas para mim estão relacionados, e acredito haver neste fórum muito conhecimento.
Tenho lido em muitos posts opiniões que as baterias é sempre melhor comprar que alugar.
Ora esta não é claramente uma questão técnica. Tenho lido que o "tempo de vida" normal de uma bateria seriam 150.000 km.
Já o aluguer de baterias prevê por exemplo um custo de 85€/mês para 15.000 km / ano.
Ou seja, para conseguir os 150.000 km, em 10 anos, o custo total de aluguer seria ~ 12 * 85 * 10 ~= 10.000€
Vou fugir desse tema.CarlosManta Escreveu: Estes número fazem sentido? Ou percebi alguma coisa mal?
Eu recordo-me sempre de um colega que só faz leasings de carros novos, por 12 meses. Já discuti com ele que ao fim de 3 anos ele gasta uma pipa de massa e fica sem nada. Ele argumenta que em 3 anos nunca falou com um mecânico ou trocou de pneus, e carro sempre que precisa tem um novo. Parece-me que vamos mais para o domínio da filosofia...
Há várias vantagens. A bateria tem a mesma garantia alugada ou comprada. Dura o mesmo. A diferença é que quando precisares trocar, uma custou mais dinheiro e não te pertence, ao passo que a outra é tua, ficou mais barata que o aluguer e ainda dão-te um valor pela troca pois ela te pertence. Há outra coisa... Não sei se já disse, mas se ela for tua, não precisas fazer um seguro que cubra a "perda" dela.CarlosManta Escreveu: Qual é então a tal "enorme vantagem" de comprar um veículo eléctrico com bateria? É "apenas" económica? Que me parece de facto existir.
Também já argumentos sobre que no aluguer, qualquer coisa que aconteça à bateria é trocada, mas que se comprada a garantia acaba por valer o mesmo... Qual é a experiência de quem já precisou de trocar de baterias?
Uma fase ou três fases. A três fases podes carregar ao triplo da velocidade.CarlosManta Escreveu: Outra dúvida enorme que tenho é sobre o carregamento.
Monofásico, trifásico, wallbox, mennekes, "cabo extra" , "carregamento AC".
A 16A * 230V monofásicos colocas cerca de 3100Wh (inclui ligeiras perdas) por hora no carro. Em 6 horas tens um carro que estava quase sem carga praticamente todo carregado. Metade desse tempo se puder carregar a 32A. Três vezes menos se for trifásico (uma hora a 32A e 2 horas a 16A).
Mennekes é uma marca mas ficou conhecida e retratada como a tomada de 7 pinos preta que se vê nos postos Mobi.e. Há carros (europeus) que também adoptaram essa ficha para a ligação do carro. Ou seja, num BMW por exemplo, a ficha que liga ao carro é igual à que liga ao posto (com a diferença do "sexo" [Macho/Femea]).CarlosManta Escreveu: Desculpem a minha enorme ignorância, mas:
A tomada do carro é "mennekes", é isso?
A wallbox é o que se monta em casa, e que existe nos Mobi-e. E liga-se Menneke - Menneke. É isso?
As wallbox de montar em casa são trifásicas? É preciso um quadro eléctrico especial?
A Wallbox é um carregador privado. É igual a qualquer outro carregador, com a diferença que podes instalar na tua garagem. Podes comprar monofásica, trifásica, a 10A, 13A, 16A, 32A. Escolhes tu e a tua carteira...
É preciso, obviamente, uma instalação eléctrica condizente...
Não. Raramente poderá ser extra. Esse é o carregamento normal em tomada doméstica.CarlosManta Escreveu: O carregamento em tomada "AC monofásica" é normalmente um extra? Percebo que seja o carregamento mais lento (220V - 16A), mas mesmo os cabos para o efeito são "extras" que não estão incluídos, é isso?
Para carregar nos postos de carga rápida e em Wallbox privadas, não é preciso cabo nenhum pois ele já está em forma de mangueira no próprio posto.
Para carregar nos Mobi.e (postos públicos) é preciso ter um cabo "Mennekes". São vendidos por cerca de 300 euros.
Para carregar em casa e em qualquer tomada doméstica normal (há muitos centros comerciais a permitir usar as suas) é preciso um carregador portátil doméstico, também conhecido por EVSE ou mais carinhosamente conhecido por sabonete.
Há excepção do carregamento rápido DC, todos os carregamentos são AC. O carregamento rápido DC está presente em quase todos os carros (menos os Renault e mais uma ou outra marca que preferiram ter carregamento rápido AC).
CarlosManta Escreveu: E quanto a carregar num shopping, IKEA, estacionamento, etc? O que é preciso? Que tomadas vai haver?
Estou a tentar perceber que fracção da mala tem que ficar alocada a cabos, carregadores, extensões, adaptadores... Pelas fotos dos test-drives fico assustado.
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Re: Baterias, aluguer e carregadores
Ia iniciar um tópico novo, mas o tema está aqui presente.
No caso de um Bmw i3, que soluções de carregamento (além da vulgar tomada) estão disponíveis no mercado?
Só conheço as da EDP (chargers da Efacec) e da BMW (Wallbox). Há alternativas?
Acho estranho estes aparelhos serem tão caros, mas admito que possa haver alguma complexidade técnica que desconheça
No caso de um Bmw i3, que soluções de carregamento (além da vulgar tomada) estão disponíveis no mercado?
Só conheço as da EDP (chargers da Efacec) e da BMW (Wallbox). Há alternativas?
Acho estranho estes aparelhos serem tão caros, mas admito que possa haver alguma complexidade técnica que desconheça
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Re: Baterias, aluguer e carregadores
Continuo a minha odisseia com os carregadores.
Estava convencido de que seria sempre preferível uma ligação trifásica com 32A, mas hoje baralharam-me por completo.
Um técnico que se deslocou ao local disse-me que a velocidade de carregamento é exatamente igual se tivermos uma ligação monofásica ou trifásica com 32A.
Isso parece contrariar o que acima foi escrito:
Estava convencido de que seria sempre preferível uma ligação trifásica com 32A, mas hoje baralharam-me por completo.
Um técnico que se deslocou ao local disse-me que a velocidade de carregamento é exatamente igual se tivermos uma ligação monofásica ou trifásica com 32A.
Isso parece contrariar o que acima foi escrito:
Ou será que percebi mal e o exemplo seria cada uma das fases suportar 32A? (ie 96A no total)Uma fase ou três fases. A três fases podes carregar ao triplo da velocidade.
A 16A * 230V monofásicos colocas cerca de 3100Wh (inclui ligeiras perdas) por hora no carro. Em 6 horas tens um carro que estava quase sem carga praticamente todo carregado. Metade desse tempo se puder carregar a 32A. Três vezes menos se for trifásico (uma hora a 32A e 2 horas a 16A).
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Re: Baterias, aluguer e carregadores
Depende do carro.
Em AC, há carros com carregamento trifásico e carros com carregamento monofásico.
O Tesla e o ZOE têm trifásico.
Os outros não...
Em AC, há carros com carregamento trifásico e carros com carregamento monofásico.
O Tesla e o ZOE têm trifásico.
Os outros não...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
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Re: Baterias, aluguer e carregadores
Obrigado.
Realmente estava completamente a leste
Percebi agora que o i3 não suporta carregamento trifásico. Bom, sempre fica a instalação um pouco mais barata, pois preciso de quase 60 metros de cabo
Realmente estava completamente a leste
Percebi agora que o i3 não suporta carregamento trifásico. Bom, sempre fica a instalação um pouco mais barata, pois preciso de quase 60 metros de cabo
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Re: Baterias, aluguer e carregadores
Mas suportando monofasica 32A, seu cabo com 60 metros deverá ser no mínimo de 2 X 6mm + terra, em cobre. Ou de 4mm para 16A.acorreiajr Escreveu:Obrigado.
Realmente estava completamente a leste
Percebi agora que o i3 não suporta carregamento trifásico. Bom, sempre fica a instalação um pouco mais barata, pois preciso de quase 60 metros de cabo
Tudo por um mundo mais limpo!
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Re: Baterias, aluguer e carregadores
Só para agradecer o comentário
Estou desejoso de ter isto pronto!
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Re: Baterias, aluguer e carregadores
Boa noite!
Para não abrir um novo tópico, aproveito o tópico do Carlos e coloco aqui umas questões relacionadas com o carregamento. Estou a pensar em adquirir uma mota eléctrica e ando agora a estudar o assunto e reparei que alguns postos Mobi.e (pelo menos nos sítios onde pretendo carregar futuramente) têm um carregamento com os 7 pinos (Menekee acho!).
Questões:
1) Que conversor necessito para conseguir carregar a moto em qualquer posto Mobie? qual é o custo aproximado desses conversores? podem indicar-me algum produto?
2) Uma vez que poderei ter a mota a carregar enquanto trabalho durante +- 9 horas, há possibilidade (ou fará sentido) limitar o carregamento a menos amperes para dar mais longevidade às baterias?
Obrigado!
Para não abrir um novo tópico, aproveito o tópico do Carlos e coloco aqui umas questões relacionadas com o carregamento. Estou a pensar em adquirir uma mota eléctrica e ando agora a estudar o assunto e reparei que alguns postos Mobi.e (pelo menos nos sítios onde pretendo carregar futuramente) têm um carregamento com os 7 pinos (Menekee acho!).
Questões:
1) Que conversor necessito para conseguir carregar a moto em qualquer posto Mobie? qual é o custo aproximado desses conversores? podem indicar-me algum produto?
2) Uma vez que poderei ter a mota a carregar enquanto trabalho durante +- 9 horas, há possibilidade (ou fará sentido) limitar o carregamento a menos amperes para dar mais longevidade às baterias?
Obrigado!
EcoMan
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Re: Baterias, aluguer e carregadores
Existe algures por cá um topico que fala nisso, certamente algum utilizador desses adaptadores vira cá dar uma ajuda.
De qq forma relativamente a esses adaptadores que foram feitos para utilizar nas tomadas mennekes, vão deixar de funcionar logo que seja feito o upgrade dos actuais postos de carreamento. Deixa de ser possivel arrancar diretamente no estado C, somente arranca em estado B e depois passar para C. Vai ser necessário fazer alterações aos adaptadores. mais tarde pode-se explicar melhor como proceder.
De qq forma relativamente a esses adaptadores que foram feitos para utilizar nas tomadas mennekes, vão deixar de funcionar logo que seja feito o upgrade dos actuais postos de carreamento. Deixa de ser possivel arrancar diretamente no estado C, somente arranca em estado B e depois passar para C. Vai ser necessário fazer alterações aos adaptadores. mais tarde pode-se explicar melhor como proceder.
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Micro-produção 5kWp+4kWp
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Baterias, aluguer e carregadores
1 - Depende da ficha que a mota tem. Teoricamente deverá ter uma ficha doméstica macho e é necessário um cabo com ficha doméstica fêmea de um lado e com Mennekes fêmea do outro. O mais barato é o da Gingabike, custa 92€ com portes incluídos. Se souberes fazer as ligações pode custar cerca de 70/80€ comprando lá fora apenas as fichas... Fiz essa pesquisa e comprei o da Ginga há 1 mês. Desconhecia a alteração futura de que fala o Visitante1.ecoman Escreveu: Questões:
1) Que conversor necessito para conseguir carregar a moto em qualquer posto Mobie? qual é o custo aproximado desses conversores? podem indicar-me algum produto?
2) Uma vez que poderei ter a mota a carregar enquanto trabalho durante +- 9 horas, há possibilidade (ou fará sentido) limitar o carregamento a menos amperes para dar mais longevidade às baterias?
Obrigado!
2. A potência do carregamento depende do carregador interno da mota. Na maior parte das motas não existe a possibilidade de gerir a potência do carregamento. Só conheço as Vectrix e com firmwares que não os originais. A generalidade das motas carrega apenas a 220v/16A. Os carregadores das motas, são como os dos telemóveis... Há de 500W, 800W, 1500W, etc... Se pensares na capacidade do Pack de baterias da tua futura mota, se este tiver, por exemplo 6000W, demorará cerca de 4 horas a carregar com um carregador de 1500W. Excluindo perdas e as diferentes fases de carregamento. Nas baterias de lítio, a fase final de carregamento é feita a uma potência muito mais baixa, para garantir que todas as células ficam com a mesma tensão, o chamado top balance.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
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Re: Baterias, aluguer e carregadores
Obrigado a ambos pelo esclarecimento.
Já vi as fichas na gingabike (com novo preço PVP 86,60€).
Quando é que está previsto esse upgrade? ainda este ano 2016?
Já vi as fichas na gingabike (com novo preço PVP 86,60€).
Quando é que está previsto esse upgrade? ainda este ano 2016?
EcoMan
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Re: Baterias, aluguer e carregadores
As Vectrix de Lítio, como a minha, permitem configurar a potência do carregamento com o firmware original. Só as antigas de NiMH não o permitem.cuttysark76 Escreveu: 2. A potência do carregamento depende do carregador interno da mota. Na maior parte das motas não existe a possibilidade de gerir a potência do carregamento. Só conheço as Vectrix e com firmwares que não os originais.
As BMW também o permitem.
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Re: Baterias, aluguer e carregadores
Boas
"Para carregar em casa e em qualquer tomada doméstica normal (há muitos centros comerciais a permitir usar as suas) é preciso um carregador portátil doméstico, também conhecido por EVSE ou mais carinhosamente conhecido por sabonete."
Tambem estava a pensar comprar um carro electrico mas quanto mais leio mais baralhado fico , ainda a dias pareceu-me haver 14 tipos de fichas diferentes para carregar os VE, pensava que pelo menos as fichas "normais" schuko 2p+T vinham nos VE, visto ser o mais comum, mas pelo que parece nem isso acontece.
esperemos que algum dia os fabricantes de VE cheguem todos a acordo, porque se as autonomias já não são grandes ainda com estes condicionalismos ainda mais difícil será carregar um VE.
"Para carregar em casa e em qualquer tomada doméstica normal (há muitos centros comerciais a permitir usar as suas) é preciso um carregador portátil doméstico, também conhecido por EVSE ou mais carinhosamente conhecido por sabonete."
Tambem estava a pensar comprar um carro electrico mas quanto mais leio mais baralhado fico , ainda a dias pareceu-me haver 14 tipos de fichas diferentes para carregar os VE, pensava que pelo menos as fichas "normais" schuko 2p+T vinham nos VE, visto ser o mais comum, mas pelo que parece nem isso acontece.
esperemos que algum dia os fabricantes de VE cheguem todos a acordo, porque se as autonomias já não são grandes ainda com estes condicionalismos ainda mais difícil será carregar um VE.
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Re: Baterias, aluguer e carregadores
Só há 2 tipos de tomadas para carregar VE , tipo 1 e tipo 2 isto em carregamento AC normal.
Para carregamento rápido existem também 2 normas, CCS europeu e CHAdeMO japonês ,
Todos os veículos vem equipados com um evse de baixa potencia, tipicamente 10A com.uma ficha schuko universal para poder ser ligado em QQ sitio
Para carregamento rápido existem também 2 normas, CCS europeu e CHAdeMO japonês ,
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Re: Baterias, aluguer e carregadores
Por acaso enganei-me não são 14 são pelo menos 32 fichas supostamente diferentes para carregar VE, vê neste site http://www.electromaps.com/puntos-de-recarga/listado e depois no Tipo de enchufe, estão lá pelo menos 32 nomes de fichas agora se algumas são iguais e só muda o nome não sei.visitante1 Escreveu:Só há 2 tipos de tomadas para carregar VE , tipo 1 e tipo 2 isto em carregamento AC normal.
Para carregamento rápido existem também 2 normas, CCS europeu e CHAdeMO japonês ,
Todos os veículos vem equipados com um evse de baixa potencia, tipicamente 10A com.uma ficha schuko universal para poder ser ligado em QQ sitio
è que estava a pensar trazer um carro electrico de Espanha (Barcelona) a andar e já mudei (parcialmente) de ideias de o fazer porque teoricamente consegue-se fazer, há pontos de recarga que dá para o fazer só que com tanta ficha diferente já deve dar um pouco mais de trabalho.
Se não for pedir muito tens fotos das 4 fichas que falas? cá em Portugal quais são as mais usadas?
Obrigado!
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Re: Baterias, aluguer e carregadores
Não sou nenhum expert na matéria mas parece-me que tomando por exemplo as nossas tomadas "caseiras" de onde se podem debitar 10 ou 16 amperes, se fores para Inglaterra as mesmas têm conectores diferentes, assim como se fores para US, Suiça, Japão, etc. Rapidamente consegues 32 tipos/normas...
Relativamente ao carregamento rápido achei este link interessante:
http://longtailpipe.com/ebooks/green-tr ... arger-etc/
Relativamente ao carregamento rápido achei este link interessante:
http://longtailpipe.com/ebooks/green-tr ... arger-etc/
EcoMan
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Re: Baterias, aluguer e carregadores
Ó alexjp4, nesse campo estamos a anos luz um do outroalexjp4 Escreveu:Por acaso enganei-me não são 14 são pelo menos 32 fichas supostamente diferentes para carregar VE, vê neste site http://www.electromaps.com/puntos-de-recarga/listado e depois no Tipo de enchufe, estão lá pelo menos 32 nomes de fichas agora se algumas são iguais e só muda o nome não sei.visitante1 Escreveu:Só há 2 tipos de tomadas para carregar VE , tipo 1 e tipo 2 isto em carregamento AC normal.
Para carregamento rápido existem também 2 normas, CCS europeu e CHAdeMO japonês ,
Todos os veículos vem equipados com um evse de baixa potencia, tipicamente 10A com.uma ficha schuko universal para poder ser ligado em QQ sitio
è que estava a pensar trazer um carro electrico de Espanha (Barcelona) a andar e já mudei (parcialmente) de ideias de o fazer porque teoricamente consegue-se fazer, há pontos de recarga que dá para o fazer só que com tanta ficha diferente já deve dar um pouco mais de trabalho.
Se não for pedir muito tens fotos das 4 fichas que falas? cá em Portugal quais são as mais usadas?
Obrigado!
Compra o carro se para aí estiveres inclinado , dependendo do perfil de uso que lhe possas dar pode ser uma das melhores opcoes que possas tomar.
Não te preocupes com as fichas de carregamento, em AC normal (lento) ou vai ser Tipo 1 ou Tipo 2, em carregamento rápido ou vai ser CCS ou chademo , como vês será simples .
Estou no tlm, senão colocava umas fotos para te mostrar o que realmente interessa. Há tópicos cá que falam nosso ao pormenor.
Cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E