Baterias, aluguer e carregadores

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

Autor do tópico
CarlosManta
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça abr 06, 2010 11:08 pm
Localização: Vila Nova de Gaia
Contacto:

Baterias, aluguer e carregadores

Mensagem por CarlosManta »

Desculpem misturar três temas, mas para mim estão relacionados, e acredito haver neste fórum muito conhecimento.

Tenho lido em muitos posts opiniões que as baterias é sempre melhor comprar que alugar.
Ora esta não é claramente uma questão técnica. Tenho lido que o "tempo de vida" normal de uma bateria seriam 150.000 km.
Já o aluguer de baterias prevê por exemplo um custo de 85€/mês para 15.000 km / ano.
Ou seja, para conseguir os 150.000 km, em 10 anos, o custo total de aluguer seria ~ 12 * 85 * 10 ~= 10.000€

Estes número fazem sentido? Ou percebi alguma coisa mal?
Eu recordo-me sempre de um colega que só faz leasings de carros novos, por 12 meses. Já discuti com ele que ao fim de 3 anos ele gasta uma pipa de massa e fica sem nada. Ele argumenta que em 3 anos nunca falou com um mecânico ou trocou de pneus, e carro sempre que precisa tem um novo. Parece-me que vamos mais para o domínio da filosofia...

Qual é então a tal "enorme vantagem" de comprar um veículo eléctrico com bateria? É "apenas" económica? Que me parece de facto existir.
Também já argumentos sobre que no aluguer, qualquer coisa que aconteça à bateria é trocada, mas que se comprada a garantia acaba por valer o mesmo... Qual é a experiência de quem já precisou de trocar de baterias?

Outra dúvida enorme que tenho é sobre o carregamento.
Monofásico, trifásico, wallbox, mennekes, "cabo extra" , "carregamento AC".

Desculpem a minha enorme ignorância, mas:
A tomada do carro é "mennekes", é isso?
A wallbox é o que se monta em casa, e que existe nos Mobi-e. E liga-se Menneke - Menneke. É isso?
As wallbox de montar em casa são trifásicas? É preciso um quadro eléctrico especial?

O carregamento em tomada "AC monofásica" é normalmente um extra? Percebo que seja o carregamento mais lento (220V - 16A), mas mesmo os cabos para o efeito são "extras" que não estão incluídos, é isso?

E quanto a carregar num shopping, IKEA, estacionamento, etc? O que é preciso? Que tomadas vai haver?
Estou a tentar perceber que fracção da mala tem que ficar alocada a cabos, carregadores, extensões, adaptadores... Pelas fotos dos test-drives fico assustado.

Obrigado desde já pela partilha, experiências e ajuda!

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: Baterias, aluguer e carregadores

Mensagem por ICEM4N »

Viva,
Sao sempre questoes pertinentes.
Faz o seguinte, varios utilizadores fazem 20.000km ou ate mais por ano. Eu de mota fiz 18.000 imagina de carro.
Faz as contas com os stands para 20 ou 30 mil e depois voltas a fazer as contas. Para poucos km se calhar compensa o aluguer provavelmente.

Mas também vai muito da mentalidade dos compradores. Eu prefiro um bmw 320D de 2010 do que um renault megane de 2015 pelo mesmo preco.
Quem está correcto neste negocio??
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Baterias, aluguer e carregadores

Mensagem por Fidel »

Tens de ser muito mais especifico, onde está isso das baterias só durarem 150.000? Esse valor deve depender muito de carro para carro. Quanto as fichas também dependem de carro para carro.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Baterias, aluguer e carregadores

Mensagem por Volt »

CarlosManta Escreveu:Desculpem misturar três temas, mas para mim estão relacionados, e acredito haver neste fórum muito conhecimento.

Tenho lido em muitos posts opiniões que as baterias é sempre melhor comprar que alugar.
Ora esta não é claramente uma questão técnica. Tenho lido que o "tempo de vida" normal de uma bateria seriam 150.000 km.
Já o aluguer de baterias prevê por exemplo um custo de 85€/mês para 15.000 km / ano.
Ou seja, para conseguir os 150.000 km, em 10 anos, o custo total de aluguer seria ~ 12 * 85 * 10 ~= 10.000€
Esse preço não inclui o prémio do seguro que obrigam a fazer a favor da marca... E não é barato.
CarlosManta Escreveu: Estes número fazem sentido? Ou percebi alguma coisa mal?
Eu recordo-me sempre de um colega que só faz leasings de carros novos, por 12 meses. Já discuti com ele que ao fim de 3 anos ele gasta uma pipa de massa e fica sem nada. Ele argumenta que em 3 anos nunca falou com um mecânico ou trocou de pneus, e carro sempre que precisa tem um novo. Parece-me que vamos mais para o domínio da filosofia...
Vou fugir desse tema.
CarlosManta Escreveu: Qual é então a tal "enorme vantagem" de comprar um veículo eléctrico com bateria? É "apenas" económica? Que me parece de facto existir.
Também já argumentos sobre que no aluguer, qualquer coisa que aconteça à bateria é trocada, mas que se comprada a garantia acaba por valer o mesmo... Qual é a experiência de quem já precisou de trocar de baterias?
Há várias vantagens. A bateria tem a mesma garantia alugada ou comprada. Dura o mesmo. A diferença é que quando precisares trocar, uma custou mais dinheiro e não te pertence, ao passo que a outra é tua, ficou mais barata que o aluguer e ainda dão-te um valor pela troca pois ela te pertence. Há outra coisa... Não sei se já disse, mas se ela for tua, não precisas fazer um seguro que cubra a "perda" dela.
CarlosManta Escreveu: Outra dúvida enorme que tenho é sobre o carregamento.
Monofásico, trifásico, wallbox, mennekes, "cabo extra" , "carregamento AC".
Uma fase ou três fases. A três fases podes carregar ao triplo da velocidade.

A 16A * 230V monofásicos colocas cerca de 3100Wh (inclui ligeiras perdas) por hora no carro. Em 6 horas tens um carro que estava quase sem carga praticamente todo carregado. Metade desse tempo se puder carregar a 32A. Três vezes menos se for trifásico (uma hora a 32A e 2 horas a 16A).
CarlosManta Escreveu: Desculpem a minha enorme ignorância, mas:
A tomada do carro é "mennekes", é isso?
A wallbox é o que se monta em casa, e que existe nos Mobi-e. E liga-se Menneke - Menneke. É isso?
As wallbox de montar em casa são trifásicas? É preciso um quadro eléctrico especial?
Mennekes é uma marca mas ficou conhecida e retratada como a tomada de 7 pinos preta que se vê nos postos Mobi.e. Há carros (europeus) que também adoptaram essa ficha para a ligação do carro. Ou seja, num BMW por exemplo, a ficha que liga ao carro é igual à que liga ao posto (com a diferença do "sexo" [Macho/Femea]).

A Wallbox é um carregador privado. É igual a qualquer outro carregador, com a diferença que podes instalar na tua garagem. Podes comprar monofásica, trifásica, a 10A, 13A, 16A, 32A. Escolhes tu e a tua carteira...

É preciso, obviamente, uma instalação eléctrica condizente...
CarlosManta Escreveu: O carregamento em tomada "AC monofásica" é normalmente um extra? Percebo que seja o carregamento mais lento (220V - 16A), mas mesmo os cabos para o efeito são "extras" que não estão incluídos, é isso?
Não. Raramente poderá ser extra. Esse é o carregamento normal em tomada doméstica.

Para carregar nos postos de carga rápida e em Wallbox privadas, não é preciso cabo nenhum pois ele já está em forma de mangueira no próprio posto.

Para carregar nos Mobi.e (postos públicos) é preciso ter um cabo "Mennekes". São vendidos por cerca de 300 euros.

Para carregar em casa e em qualquer tomada doméstica normal (há muitos centros comerciais a permitir usar as suas) é preciso um carregador portátil doméstico, também conhecido por EVSE ou mais carinhosamente conhecido por sabonete.

Há excepção do carregamento rápido DC, todos os carregamentos são AC. O carregamento rápido DC está presente em quase todos os carros (menos os Renault e mais uma ou outra marca que preferiram ter carregamento rápido AC).
CarlosManta Escreveu: E quanto a carregar num shopping, IKEA, estacionamento, etc? O que é preciso? Que tomadas vai haver?
Estou a tentar perceber que fracção da mala tem que ficar alocada a cabos, carregadores, extensões, adaptadores... Pelas fotos dos test-drives fico assustado.

Obrigado desde já pela partilha, experiências e ajuda!
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


acorreiajr
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta set 09, 2015 10:40 pm
Localização: Lisboa

Re: Baterias, aluguer e carregadores

Mensagem por acorreiajr »

Ia iniciar um tópico novo, mas o tema está aqui presente.

No caso de um Bmw i3, que soluções de carregamento (além da vulgar tomada) estão disponíveis no mercado?
Só conheço as da EDP (chargers da Efacec) e da BMW (Wallbox). Há alternativas?

Acho estranho estes aparelhos serem tão caros, mas admito que possa haver alguma complexidade técnica que desconheça :roll:


acorreiajr
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta set 09, 2015 10:40 pm
Localização: Lisboa

Re: Baterias, aluguer e carregadores

Mensagem por acorreiajr »

Continuo a minha odisseia com os carregadores.

Estava convencido de que seria sempre preferível uma ligação trifásica com 32A, mas hoje baralharam-me por completo.
Um técnico que se deslocou ao local disse-me que a velocidade de carregamento é exatamente igual se tivermos uma ligação monofásica ou trifásica com 32A.

Isso parece contrariar o que acima foi escrito:
Uma fase ou três fases. A três fases podes carregar ao triplo da velocidade.
A 16A * 230V monofásicos colocas cerca de 3100Wh (inclui ligeiras perdas) por hora no carro. Em 6 horas tens um carro que estava quase sem carga praticamente todo carregado. Metade desse tempo se puder carregar a 32A. Três vezes menos se for trifásico (uma hora a 32A e 2 horas a 16A).
Ou será que percebi mal e o exemplo seria cada uma das fases suportar 32A? (ie 96A no total)

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Baterias, aluguer e carregadores

Mensagem por Celestino »

Depende do carro.
Em AC, há carros com carregamento trifásico e carros com carregamento monofásico.
O Tesla e o ZOE têm trifásico.
Os outros não...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


acorreiajr
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta set 09, 2015 10:40 pm
Localização: Lisboa

Re: Baterias, aluguer e carregadores

Mensagem por acorreiajr »

Obrigado.
Realmente estava completamente a leste :?

Percebi agora que o i3 não suporta carregamento trifásico. Bom, sempre fica a instalação um pouco mais barata, pois preciso de quase 60 metros de cabo :twisted:

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Baterias, aluguer e carregadores

Mensagem por Jorge Rocha »

acorreiajr Escreveu:Obrigado.
Realmente estava completamente a leste :?

Percebi agora que o i3 não suporta carregamento trifásico. Bom, sempre fica a instalação um pouco mais barata, pois preciso de quase 60 metros de cabo :twisted:
Mas suportando monofasica 32A, seu cabo com 60 metros deverá ser no mínimo de 2 X 6mm + terra, em cobre. Ou de 4mm para 16A.
Tudo por um mundo mais limpo!


acorreiajr
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta set 09, 2015 10:40 pm
Localização: Lisboa

Re: Baterias, aluguer e carregadores

Mensagem por acorreiajr »

Só para agradecer o comentário :)
Estou desejoso de ter isto pronto!


ecoman
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: segunda mai 21, 2007 8:25 pm

Re: Baterias, aluguer e carregadores

Mensagem por ecoman »

Boa noite!
Para não abrir um novo tópico, aproveito o tópico do Carlos e coloco aqui umas questões relacionadas com o carregamento. Estou a pensar em adquirir uma mota eléctrica e ando agora a estudar o assunto e reparei que alguns postos Mobi.e (pelo menos nos sítios onde pretendo carregar futuramente) têm um carregamento com os 7 pinos (Menekee acho!).
Questões:
1) Que conversor necessito para conseguir carregar a moto em qualquer posto Mobie? qual é o custo aproximado desses conversores? podem indicar-me algum produto?
2) Uma vez que poderei ter a mota a carregar enquanto trabalho durante +- 9 horas, há possibilidade (ou fará sentido) limitar o carregamento a menos amperes para dar mais longevidade às baterias?
Obrigado!
EcoMan

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Baterias, aluguer e carregadores

Mensagem por visitante1 »

Existe algures por cá um topico que fala nisso, certamente algum utilizador desses adaptadores vira cá dar uma ajuda.
De qq forma relativamente a esses adaptadores que foram feitos para utilizar nas tomadas mennekes, vão deixar de funcionar logo que seja feito o upgrade dos actuais postos de carreamento. Deixa de ser possivel arrancar diretamente no estado C, somente arranca em estado B e depois passar para C. Vai ser necessário fazer alterações aos adaptadores. mais tarde pode-se explicar melhor como proceder.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1473
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Baterias, aluguer e carregadores

Mensagem por cuttysark76 »

ecoman Escreveu: Questões:
1) Que conversor necessito para conseguir carregar a moto em qualquer posto Mobie? qual é o custo aproximado desses conversores? podem indicar-me algum produto?
2) Uma vez que poderei ter a mota a carregar enquanto trabalho durante +- 9 horas, há possibilidade (ou fará sentido) limitar o carregamento a menos amperes para dar mais longevidade às baterias?
Obrigado!
1 - Depende da ficha que a mota tem. Teoricamente deverá ter uma ficha doméstica macho e é necessário um cabo com ficha doméstica fêmea de um lado e com Mennekes fêmea do outro. O mais barato é o da Gingabike, custa 92€ com portes incluídos. Se souberes fazer as ligações pode custar cerca de 70/80€ comprando lá fora apenas as fichas... Fiz essa pesquisa e comprei o da Ginga há 1 mês. Desconhecia a alteração futura de que fala o Visitante1.

2. A potência do carregamento depende do carregador interno da mota. Na maior parte das motas não existe a possibilidade de gerir a potência do carregamento. Só conheço as Vectrix e com firmwares que não os originais. A generalidade das motas carrega apenas a 220v/16A. Os carregadores das motas, são como os dos telemóveis... Há de 500W, 800W, 1500W, etc... Se pensares na capacidade do Pack de baterias da tua futura mota, se este tiver, por exemplo 6000W, demorará cerca de 4 horas a carregar com um carregador de 1500W. Excluindo perdas e as diferentes fases de carregamento. Nas baterias de lítio, a fase final de carregamento é feita a uma potência muito mais baixa, para garantir que todas as células ficam com a mesma tensão, o chamado top balance.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


ecoman
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: segunda mai 21, 2007 8:25 pm

Re: Baterias, aluguer e carregadores

Mensagem por ecoman »

Obrigado a ambos pelo esclarecimento.
Já vi as fichas na gingabike (com novo preço PVP 86,60€).
Quando é que está previsto esse upgrade? ainda este ano 2016?
EcoMan

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Baterias, aluguer e carregadores

Mensagem por Volt »

cuttysark76 Escreveu: 2. A potência do carregamento depende do carregador interno da mota. Na maior parte das motas não existe a possibilidade de gerir a potência do carregamento. Só conheço as Vectrix e com firmwares que não os originais.
As Vectrix de Lítio, como a minha, permitem configurar a potência do carregamento com o firmware original. Só as antigas de NiMH não o permitem.
As BMW também o permitem.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Baterias, aluguer e carregadores

Mensagem por alexjp4 »

Boas


"Para carregar em casa e em qualquer tomada doméstica normal (há muitos centros comerciais a permitir usar as suas) é preciso um carregador portátil doméstico, também conhecido por EVSE ou mais carinhosamente conhecido por sabonete."

Tambem estava a pensar comprar um carro electrico mas quanto mais leio mais baralhado fico :roll: , ainda a dias pareceu-me haver 14 tipos de fichas diferentes para carregar os VE, pensava que pelo menos as fichas "normais" schuko 2p+T vinham nos VE, visto ser o mais comum, mas pelo que parece nem isso acontece.
esperemos que algum dia os fabricantes de VE cheguem todos a acordo, porque se as autonomias já não são grandes ainda com estes condicionalismos ainda mais difícil será carregar um VE.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Baterias, aluguer e carregadores

Mensagem por visitante1 »

Só há 2 tipos de tomadas para carregar VE , tipo 1 e tipo 2 isto em carregamento AC normal.
Para carregamento rápido existem também 2 normas, CCS europeu e CHAdeMO japonês ,
Todos os veículos vem equipados com um evse de baixa potencia, tipicamente 10A com.uma ficha schuko universal para poder ser ligado em QQ sitio
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Baterias, aluguer e carregadores

Mensagem por alexjp4 »

visitante1 Escreveu:Só há 2 tipos de tomadas para carregar VE , tipo 1 e tipo 2 isto em carregamento AC normal.
Para carregamento rápido existem também 2 normas, CCS europeu e CHAdeMO japonês ,
Todos os veículos vem equipados com um evse de baixa potencia, tipicamente 10A com.uma ficha schuko universal para poder ser ligado em QQ sitio
Por acaso enganei-me não são 14 são pelo menos 32 fichas supostamente diferentes para carregar VE, vê neste site http://www.electromaps.com/puntos-de-recarga/listado e depois no Tipo de enchufe, estão lá pelo menos 32 nomes de fichas agora se algumas são iguais e só muda o nome não sei.
è que estava a pensar trazer um carro electrico de Espanha (Barcelona) a andar e já mudei (parcialmente) de ideias de o fazer porque teoricamente consegue-se fazer, há pontos de recarga que dá para o fazer só que com tanta ficha diferente já deve dar um pouco mais de trabalho. :roll:
Se não for pedir muito tens fotos das 4 fichas que falas? cá em Portugal quais são as mais usadas?
Obrigado!


ecoman
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: segunda mai 21, 2007 8:25 pm

Re: Baterias, aluguer e carregadores

Mensagem por ecoman »

Não sou nenhum expert na matéria mas parece-me que tomando por exemplo as nossas tomadas "caseiras" de onde se podem debitar 10 ou 16 amperes, se fores para Inglaterra as mesmas têm conectores diferentes, assim como se fores para US, Suiça, Japão, etc. Rapidamente consegues 32 tipos/normas...

Relativamente ao carregamento rápido achei este link interessante:
http://longtailpipe.com/ebooks/green-tr ... arger-etc/
EcoMan

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Baterias, aluguer e carregadores

Mensagem por visitante1 »

alexjp4 Escreveu:
visitante1 Escreveu:Só há 2 tipos de tomadas para carregar VE , tipo 1 e tipo 2 isto em carregamento AC normal.
Para carregamento rápido existem também 2 normas, CCS europeu e CHAdeMO japonês ,
Todos os veículos vem equipados com um evse de baixa potencia, tipicamente 10A com.uma ficha schuko universal para poder ser ligado em QQ sitio
Por acaso enganei-me não são 14 são pelo menos 32 fichas supostamente diferentes para carregar VE, vê neste site http://www.electromaps.com/puntos-de-recarga/listado e depois no Tipo de enchufe, estão lá pelo menos 32 nomes de fichas agora se algumas são iguais e só muda o nome não sei.
è que estava a pensar trazer um carro electrico de Espanha (Barcelona) a andar e já mudei (parcialmente) de ideias de o fazer porque teoricamente consegue-se fazer, há pontos de recarga que dá para o fazer só que com tanta ficha diferente já deve dar um pouco mais de trabalho. :roll:
Se não for pedir muito tens fotos das 4 fichas que falas? cá em Portugal quais são as mais usadas?
Obrigado!
Ó alexjp4, nesse campo estamos a anos luz um do outro ;)
Compra o carro se para aí estiveres inclinado , dependendo do perfil de uso que lhe possas dar pode ser uma das melhores opcoes que possas tomar.
Não te preocupes com as fichas de carregamento, em AC normal (lento) ou vai ser Tipo 1 ou Tipo 2, em carregamento rápido ou vai ser CCS ou chademo , como vês será simples .
Estou no tlm, senão colocava umas fotos para te mostrar o que realmente interessa. Há tópicos cá que falam nosso ao pormenor.
Cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”