Comprar bicicleta elétrica
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Re: Comprar bicicleta elétrica
não acho que seja só para aqueles que têm boa forma fisica, qualquer um que de aos pedais não vai gostar da inercia.
se for usada como moto aí tudo bem, mesmo assim não sei se tras grande benificio num veiculo tão leve como uma bicicleta, mas sobre isso outros que se pronunciem.
vi uma entrevista a uma empresa americana em que o RP dizia que as deles não tinha regenerativa porque não compensava e passaram a adoptar o motor central usando as mudanças porque era o mais eficiente, comparou os hub com as bicicletas antigas single speed.
ter peso extra nas rodas tambem afecta o comportamento de qualquer veiculo ,
se for usada como moto aí tudo bem, mesmo assim não sei se tras grande benificio num veiculo tão leve como uma bicicleta, mas sobre isso outros que se pronunciem.
vi uma entrevista a uma empresa americana em que o RP dizia que as deles não tinha regenerativa porque não compensava e passaram a adoptar o motor central usando as mudanças porque era o mais eficiente, comparou os hub com as bicicletas antigas single speed.
ter peso extra nas rodas tambem afecta o comportamento de qualquer veiculo ,
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Na minha opinião meramente pessoal qualquer tipo de arrasto que impeça a bicicleta eléctrica de deslizar livremente retira-lhe a elevada eficiência que a caracteriza e a agradabilidade do uso.
No caso de falta de bateria o arrasto de um motor "direct-drive" (s/ roda livre e redutor) torna o regresso a casa um sarilho.
No caso de falta de bateria o arrasto de um motor "direct-drive" (s/ roda livre e redutor) torna o regresso a casa um sarilho.
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Re: Comprar bicicleta elétrica
O objectivo de muita gente não é andar a carregar com peso extra do equipamento de ajuda eléctrico (por falta de bateria), mas sim te-lo sempre com carga suficiente para os percursos pretendidos.
Para isso as baterias de lítio servem na perfeição, podendo ser carregadas sempre que possível, sem qualquer risco de efeito de memoria.
Para uma pessoa mais debilitada fisicamente, poderá arranjar solução para suas pequenas utilizações (sem ter que recorrer ao seu carro) com uma simples bicicleta eléctrica (com motor "direct-drive"), utilizando, se lhe apetecer, apenas o acelerador e o travão. Se o travão for regenerativo, irá tornar muito mais segura a bicicleta (especialmente em percurso de grande relevo, como tinha referido anteriormente).
Não estou com isto a dizer que este sistema é melhor ou pior, apenas acho que cada sistema pode ser o mais correto dependendo do fim a que se destina.
Muito dificilmente se consegue um sistema que tenha todas as vantagens e só apenas vantagens. Como tal, cada um terá que escolher o que mais e melhor se adapta ao seu ideal. Todos os sistemas são bons.
(duvidas quanto a isto?)
Para isso as baterias de lítio servem na perfeição, podendo ser carregadas sempre que possível, sem qualquer risco de efeito de memoria.
Para uma pessoa mais debilitada fisicamente, poderá arranjar solução para suas pequenas utilizações (sem ter que recorrer ao seu carro) com uma simples bicicleta eléctrica (com motor "direct-drive"), utilizando, se lhe apetecer, apenas o acelerador e o travão. Se o travão for regenerativo, irá tornar muito mais segura a bicicleta (especialmente em percurso de grande relevo, como tinha referido anteriormente).
Não estou com isto a dizer que este sistema é melhor ou pior, apenas acho que cada sistema pode ser o mais correto dependendo do fim a que se destina.
Muito dificilmente se consegue um sistema que tenha todas as vantagens e só apenas vantagens. Como tal, cada um terá que escolher o que mais e melhor se adapta ao seu ideal. Todos os sistemas são bons.
(duvidas quanto a isto?)
Tudo por um mundo mais limpo!
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Re: Comprar bicicleta elétrica
A minha opinião sobre a inéria do motor tendo em conta a minha experiência com a minha bike em concreto é a seguite:
Se há inércia? Provavelmente sim.
É muita? Não, porque se eu levantar a bike do chão e der uma pedalada a roda não para imediatamente. Segue com o balanço e vai abrandando ligeiramente. Se não tivesse o motor, deveria dar mais umas voltas.
Em andamento quando desligo o motor a bike torna-se pesada? Sim, mas isso já é outra conversa.
Passo a explicar:
Com o auxilio do motor, ando sempre em 5ª ou 6ª mudança o que equivale à minha outra bike 6ª tripla ou 7ª tripla tendo em conta o tamanho da roda 26 polegadas nas duas e o número de dentes, 40 na roda pedaleira e 16 ou 14 na cassete respectivamente.
Como é evidente eu não vou a lado nenhum em 6ª tripla ou 7ª tripla. Muito menos em arranques e em subidas como deve ser. É pesadissima.
Se colocar uma mudança mais baixa, ando com relativa facilidade com a bike elétrica sem auxilio do motor. Identico à outra bike convencional. Deve haver diferença, mas não consigo notar.
Se há inércia? Provavelmente sim.
É muita? Não, porque se eu levantar a bike do chão e der uma pedalada a roda não para imediatamente. Segue com o balanço e vai abrandando ligeiramente. Se não tivesse o motor, deveria dar mais umas voltas.
Em andamento quando desligo o motor a bike torna-se pesada? Sim, mas isso já é outra conversa.
Passo a explicar:
Com o auxilio do motor, ando sempre em 5ª ou 6ª mudança o que equivale à minha outra bike 6ª tripla ou 7ª tripla tendo em conta o tamanho da roda 26 polegadas nas duas e o número de dentes, 40 na roda pedaleira e 16 ou 14 na cassete respectivamente.
Como é evidente eu não vou a lado nenhum em 6ª tripla ou 7ª tripla. Muito menos em arranques e em subidas como deve ser. É pesadissima.
Se colocar uma mudança mais baixa, ando com relativa facilidade com a bike elétrica sem auxilio do motor. Identico à outra bike convencional. Deve haver diferença, mas não consigo notar.
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Re: Comprar bicicleta elétrica
A experiência prática conta muito Nunio
Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
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Re: Comprar bicicleta elétrica
se for um hub pequeno talvez a diferença seja pouca para se notar.
no ES algumas ebikes têm hubs com 10kg, isso nota se e muito.
deixo um video que expressa bem o que eu penso sobre travagem regenerativa numa ebike
https://www.youtube.com/watch?v=ZTaJn7shHes" onclick="window.open(this.href);return false;
no ES algumas ebikes têm hubs com 10kg, isso nota se e muito.
deixo um video que expressa bem o que eu penso sobre travagem regenerativa numa ebike
https://www.youtube.com/watch?v=ZTaJn7shHes" onclick="window.open(this.href);return false;
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Re: Comprar bicicleta elétrica
A inércia que se tem falado não tem nada a ver com travagem regenerativa ou recuperação de energia.
O que se tem falado é em motor desligado ou sem uso.
Qualquer recuperação de energia trava a bike e quanto mais se recupera mais trava.
O que se tem falado é em motor desligado ou sem uso.
Qualquer recuperação de energia trava a bike e quanto mais se recupera mais trava.
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Para mim a regeneração é fundamental:
- recupera 10-15% de energia num ebike equilibrada
Ou
- fornece a travagem necessária numa ebike desiquilibrada
pedalar contra o hub não é fácil, mas se é para fazer exercicio é uma vantagem. Eu faço nos regresso do trabalho ~7km assim.
- recupera 10-15% de energia num ebike equilibrada
Ou
- fornece a travagem necessária numa ebike desiquilibrada
pedalar contra o hub não é fácil, mas se é para fazer exercicio é uma vantagem. Eu faço nos regresso do trabalho ~7km assim.
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Autor do tópico - Membro
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Meus Caros,
Andei algo desaparecido depois de prometer que faria um video sobre a e-bike da Gingabike, mas como o Afreitas já o publicou... devo estar perdoado.
A minha escolha foi para e-bike da Sportzone (passo a pub), se bem que gostei muito do sistema da Gingabike, mas em termos de acabamento, e porque os olhos e a carteira também mandam, acabei por fazer essa opção. O ideal era o sistema da Gingabike na corpo da e-bike da Sportzone...
Entretanto a Sportzone está com uma campanha de 20% de desconto em cartão na compra da sua e-bike (pelo site), pelo que neste momento estou outra vez sem e-bike, porque apesar de estar muito satisfeito com a bicicleta, não estou satisfeito com o preço e fiz a devolução da e-bike para assim adquirir outra com o referido desconto!
E como já não me imagino a ir para o trabalho sem e-bike e a que comprei agora no site só me será entregue para a semana, tenho que conseguir uma e-bike para amanhã, ainda por cima amanhã é o dia europeu da mobilidade...
Bem, aproveito para dar a conhecer um outro meu projeto (uma das razões que também me afastaram do forum): http://www.soueco.net" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;, uma tentativa de contágio de valores e práticas mais ecológicas, vejam... SouEco! E tu?
Abraço,
JG
Andei algo desaparecido depois de prometer que faria um video sobre a e-bike da Gingabike, mas como o Afreitas já o publicou... devo estar perdoado.
A minha escolha foi para e-bike da Sportzone (passo a pub), se bem que gostei muito do sistema da Gingabike, mas em termos de acabamento, e porque os olhos e a carteira também mandam, acabei por fazer essa opção. O ideal era o sistema da Gingabike na corpo da e-bike da Sportzone...
Entretanto a Sportzone está com uma campanha de 20% de desconto em cartão na compra da sua e-bike (pelo site), pelo que neste momento estou outra vez sem e-bike, porque apesar de estar muito satisfeito com a bicicleta, não estou satisfeito com o preço e fiz a devolução da e-bike para assim adquirir outra com o referido desconto!
E como já não me imagino a ir para o trabalho sem e-bike e a que comprei agora no site só me será entregue para a semana, tenho que conseguir uma e-bike para amanhã, ainda por cima amanhã é o dia europeu da mobilidade...
Bem, aproveito para dar a conhecer um outro meu projeto (uma das razões que também me afastaram do forum): http://www.soueco.net" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;, uma tentativa de contágio de valores e práticas mais ecológicas, vejam... SouEco! E tu?
Abraço,
JG
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Muito bem...
Ficamos a aguardar novidades do soueco... aqui no forum!
Abraços e por favor conta nos como está a correr a coisa!
Ficamos a aguardar novidades do soueco... aqui no forum!
Abraços e por favor conta nos como está a correr a coisa!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
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Autor do tópico - Membro
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Obrigado.
Está a correr bem, mas podia estar melhor se tivesse a e-bike que escolhi, mas como a comprei pelo site tenho que aguardar a entrega...
Esta semana (até chegar a nova) estou a circular com a e-bike da decathlon, mas realmente é muito diferente, só o fato de ser roda 26 (ao contrário da outra com roda 28), nota-se bem! Outra diferença substancial é a bateria ser de 24V, o que em termos de velocidade a torna mais lenta, mesmo o selim não é tão confortável, mas é o que tenho...
Espero em breve dar mais novidades.
Está a correr bem, mas podia estar melhor se tivesse a e-bike que escolhi, mas como a comprei pelo site tenho que aguardar a entrega...
Esta semana (até chegar a nova) estou a circular com a e-bike da decathlon, mas realmente é muito diferente, só o fato de ser roda 26 (ao contrário da outra com roda 28), nota-se bem! Outra diferença substancial é a bateria ser de 24V, o que em termos de velocidade a torna mais lenta, mesmo o selim não é tão confortável, mas é o que tenho...
Espero em breve dar mais novidades.
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- Localização: Carcavelos
Re: Comprar bicicleta elétrica
ora ora venha de lá depois um Diário de Bordo e fotos fotos e relatos e opinião do produto!!
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
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Autor do tópico - Membro
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Boas!
A e-bike têm-se portado lindamente, apenas ando com um ruído estranho no guiador, um estalar que não entendo... já apertei, já meti massa consistente, mas mantém-se...
Entretanto partilho abaixo novidades da e-bike:
http://www.soueco.net/index.php/eco-pra ... m-ciclista
Abraço,
JG
A e-bike têm-se portado lindamente, apenas ando com um ruído estranho no guiador, um estalar que não entendo... já apertei, já meti massa consistente, mas mantém-se...
Entretanto partilho abaixo novidades da e-bike:
http://www.soueco.net/index.php/eco-pra ... m-ciclista
Abraço,
JG
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- Moderador
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- Localização: Carcavelos
Re: Comprar bicicleta elétrica
jose2004, venha de lá esse DB a contar mais sobre essa e-bike e as tuas experiências e fotooosss
Queimo, mas apenas electrões....
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Autor do tópico - Membro
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Ontem tive o meu primeiro furo... Quando procurei uma câmara de ar para substituir a atual, na Sportzone para a medida que pretendia (700x38C) só tinham com válvula "presta", que na minha opinião "não presta", mas dizem que é a evolução (será?).
Acabei por comprar na Decathlon a câmara abaixo:
http://www.decathlon.pt/26x175-2125-aut ... _container
Será boa opção?
Outra coisa que pretendia saber é a forma correta de utilização da bateria! Tenho carregado a minha uma vez por dia, dado estar a fazer diariamente 40km num percurso com subidas.
Estre outras coisas, os "técnicos" da Decathlon e da Sportzone, já me disseram:
- que devia descarregar totalmente a bateria pelo menos uma vez por mês(?);
- que não devia deixar a bateria baixar abaixo de um nível de 20% (?);
- que não devia carregar a bateria quando estivesse com mais de 60% de capacidade, devia apenas carregar quando a capacidade rondasse os 20%, uma vez que qualquer carga conta para o limite de ciclos que a bateria tem(?);
Estas são algumas das dúvidas, sendo que algumas se contradizem...
Quem pode ajudar?
Acabei por comprar na Decathlon a câmara abaixo:
http://www.decathlon.pt/26x175-2125-aut ... _container
Será boa opção?
Outra coisa que pretendia saber é a forma correta de utilização da bateria! Tenho carregado a minha uma vez por dia, dado estar a fazer diariamente 40km num percurso com subidas.
Estre outras coisas, os "técnicos" da Decathlon e da Sportzone, já me disseram:
- que devia descarregar totalmente a bateria pelo menos uma vez por mês(?);
- que não devia deixar a bateria baixar abaixo de um nível de 20% (?);
- que não devia carregar a bateria quando estivesse com mais de 60% de capacidade, devia apenas carregar quando a capacidade rondasse os 20%, uma vez que qualquer carga conta para o limite de ciclos que a bateria tem(?);
Estas são algumas das dúvidas, sendo que algumas se contradizem...
Quem pode ajudar?
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Por acaso ate gosto mais do sistema presta.
Quanto as perguntas.
- que devia descarregar totalmente a bateria pelo menos uma vez por mês(?); Nao vejo porque. Descarrega o numero de vezes que tenhas de descarregar, nem que seja 0.
- que não devia deixar a bateria baixar abaixo de um nível de 20% (?); Ate posso concordar.
- que não devia carregar a bateria quando estivesse com mais de 60% de capacidade, devia apenas carregar quando a capacidade rondasse os 20%, uma vez que qualquer carga conta para o limite de ciclos que a bateria tem(?); Nao é bem assim, meia carga conta como meio ciclo, ou quase... afinal de contas submete a bateria a menos stress.
Quanto as perguntas.
- que devia descarregar totalmente a bateria pelo menos uma vez por mês(?); Nao vejo porque. Descarrega o numero de vezes que tenhas de descarregar, nem que seja 0.
- que não devia deixar a bateria baixar abaixo de um nível de 20% (?); Ate posso concordar.
- que não devia carregar a bateria quando estivesse com mais de 60% de capacidade, devia apenas carregar quando a capacidade rondasse os 20%, uma vez que qualquer carga conta para o limite de ciclos que a bateria tem(?); Nao é bem assim, meia carga conta como meio ciclo, ou quase... afinal de contas submete a bateria a menos stress.
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
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Re: Comprar bicicleta elétrica
jose2004 Escreveu:Ontem tive o meu primeiro furo... Quando procurei uma câmara de ar para substituir a atual, na Sportzone para a medida que pretendia (700x38C) só tinham com válvula "presta", que na minha opinião "não presta", mas dizem que é a evolução (será?).
Acabei por comprar na Decathlon a câmara abaixo:
http://www.decathlon.pt/26x175-2125-aut ... _container
Será boa opção?
Outra coisa que pretendia saber é a forma correta de utilização da bateria! Tenho carregado a minha uma vez por dia, dado estar a fazer diariamente 40km num percurso com subidas.
Estre outras coisas, os "técnicos" da Decathlon e da Sportzone, já me disseram:
- que devia descarregar totalmente a bateria pelo menos uma vez por mês(?);
- que não devia deixar a bateria baixar abaixo de um nível de 20% (?);
- que não devia carregar a bateria quando estivesse com mais de 60% de capacidade, devia apenas carregar quando a capacidade rondasse os 20%, uma vez que qualquer carga conta para o limite de ciclos que a bateria tem(?);
Estas são algumas das dúvidas, sendo que algumas se contradizem...
Quem pode ajudar?
Trata-se de um pouco de um "desenterranço" mas só agora entrei no forum e o assunto interessa-me. Só esta semana comecei a andar com uma elétrica e do que tenho lido e das recomendações recebidas com a bateria a resposta a estas questões são as seguintes (se as baterias são Li-Ion):
- que devia descarregar totalmente a bateria pelo menos uma vez por mês(?);
nunca que se deve descarregar a bateria
- que não devia deixar a bateria baixar abaixo de um nível de 20% (?);
correcto
- que não devia carregar a bateria quando estivesse com mais de 60% de capacidade, devia apenas carregar quando a capacidade rondasse os 20%, uma vez que qualquer carga conta para o limite de ciclos que a bateria tem(?);
provavelmente já que, para além do tempo, o que determina a sua longevidade é o numero de ciclos de carga
Será realmente assim ?
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Pergunta 1 - correcto
Pergunta 2 - O valor 20% é um bocado relativo. Normalmente as proteções das baterias LiFePO4 em VEs aplicam-se a uma certa voltagem limite, tipo 2.7 ou 2.5V. Mas de uma forma geral podemos considerar correcto.
Pergunta 3 - Incorrecto, carregar 40% da bateria não faz com que se tenha usado 1 ciclo de carga. Só corresponde a 0.4 ciclos de carga. Fazer 100 carregamentos de 30% ou 50 carregamentos de 60% é sensivelmente idêntico nesse nível.
Pergunta 2 - O valor 20% é um bocado relativo. Normalmente as proteções das baterias LiFePO4 em VEs aplicam-se a uma certa voltagem limite, tipo 2.7 ou 2.5V. Mas de uma forma geral podemos considerar correcto.
Pergunta 3 - Incorrecto, carregar 40% da bateria não faz com que se tenha usado 1 ciclo de carga. Só corresponde a 0.4 ciclos de carga. Fazer 100 carregamentos de 30% ou 50 carregamentos de 60% é sensivelmente idêntico nesse nível.
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- Membro Silver
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Re: Comprar bicicleta elétrica
Concordo com o Fidel.
Só mais uma coisa, quanto a mim também importante. Evitar a exposição da bicicleta ao sol. Isto não é para deixar de andar com ela em dias de sol mas sim para ter cuidado de não a deixar parada muito tempo ao sol para a bateria não aquecer isso sim pode afectar a longevidade da mesma.
Só mais uma coisa, quanto a mim também importante. Evitar a exposição da bicicleta ao sol. Isto não é para deixar de andar com ela em dias de sol mas sim para ter cuidado de não a deixar parada muito tempo ao sol para a bateria não aquecer isso sim pode afectar a longevidade da mesma.
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Re: Comprar bicicleta elétrica
100 % errado, a não ser que as baterias sejam de NiCD, o que duvido, e mesmo assim não existe necessidade de um intervalo tão pequeno.- que devia descarregar totalmente a bateria pelo menos uma vez por mês(?);
Espera, agora não percebi, primeiro deve-se descarregar totalmente e depois já não se deve baixar dos 20 % ??????????????????????????????????- que não devia deixar a bateria baixar abaixo de um nível de 20% (?);
Portanto, já podemos verificar o que pr ali vai.
?????? se não se deve descarregar a menos 20 % e mais de 60% quer dizer que se utiliza apenas 40 % da bateria ????- que não devia carregar a bateria quando estivesse com mais de 60% de capacidade, devia apenas carregar quando a capacidade rondasse os 20%, uma vez que qualquer carga conta para o limite de ciclos que a bateria tem(?);
Depois era necessário uma grande apontaria para essa utilização, presumo que o veiculo tenha um contador energético altamente rigoroso.
A ultima parte não faz sentido, a bateria não tem um contador de ciclos...... (o ciclo de vida, ou o numero de ciclos é uma estimativa dada pelo fabricante dentro dos parâmetros ideais de uso).
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
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