Janelas :: O Isolamento Perfeito

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
brunojsn
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: sexta jan 23, 2009 6:55 pm

Janelas :: O Isolamento Perfeito

Mensagem por brunojsn »

caros membros,

provavelmente não vou dizer nada que já não saibam, mas só no caso.

descubri agora que a utilização de janelas de vidro duplo são uma piada quando se instalam com caixilhos de aluminio e janelas de correr. mais vale poupar o dinheiro e por vidro normal. a minha casa é um gelo!

por outro lado um amigo meu tem caixinhos de pvc, janela dupla, e todas as janelas e portas são de abrir para dentro. resultado: ele diz que é rarissimo ligar o aquecimento.

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Janelas :: O Isolamento Perfeito

Mensagem por Nunio »

brunojsn Escreveu:por outro lado um amigo meu tem caixinhos de pvc, janela dupla, e todas as janelas e portas são de abrir para dentro. resultado: ele diz que é rarissimo ligar o aquecimento.
boas,

eu penso que querias dizer janelas com vidro duplo, em vez de dizer janelas duplas. mas também há quem tenha posto janelas duplas (duas janelas).

tens razão quando dizes que as janelas de correr em aluminio não são a melhor opção, especialmente quando comparadas com janelas de abrir para dentro (não sei o termo técnico), especialmente em pvc. mas também têm preços diferentes.

mas não te esqueças que as janelas não são tudo na questão das temperaturas dentro de casa.
o isolamento das paredes também conta. e a orientação solar da casa conta e de que maneira. (virada a sul tens mais sol, virada a norte apanhas mais vento)

eu tenho janelas de correr e de aluminio, mas a minha casa é virada para sul.
eu chego a aquecer a sala mais de 10ºc no inverno apenas com o sol.

bons comenários e bons kms
nunio

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: Janelas :: O Isolamento Perfeito

Mensagem por pseudominus »

brunojsn Escreveu:caros membros,

provavelmente não vou dizer nada que já não saibam, mas só no caso.

descubri agora que a utilização de janelas de vidro duplo são uma piada quando se instalam com caixilhos de aluminio e janelas de correr. mais vale poupar o dinheiro e por vidro normal. a minha casa é um gelo!

por outro lado um amigo meu tem caixinhos de pvc, janela dupla, e todas as janelas e portas são de abrir para dentro. resultado: ele diz que é rarissimo ligar o aquecimento.

uma coisa é o vidro duplo, outra é aquela coisinha á volta que se chama caixilho.

as de correr são menos vedadas que as de abrir para séries de aluminio equivalentes, mas muito vedadas em relação a outras que se utilizavam á uns bons anos atrás.
existem de aluminio com roptura térmica mas para mim não são boa escolha ( o que estou a dizer!!! ).
relativamente ao vidro duplo, existem muitos espaçamentos, tipos de vidro e espessuras, mas todas as mais utilizadas andam próximas, e com um "certo equilibrio", na minha percepção.
quanto ao resto muito se pode falar, nas paredes nos tectos no chão, e no arejamento. é aqui que está o busílis da questão de aquecimento.
as fugas nas janelas são para mim fundamentais, desde que se construa bem a casa, utilize um sistema de insuflação que mantanha a casa arejada(fundamental). de inverno deve utilizar-se um permutador ou resistências nesta insuflação de ar na casa. sem aquecimento, arejar nas horas de sol.

na minha casa (beira-litoral/beira alta, aos pés da serra da estrela), uso aluminio normal, de uma série mais "fraca", que além de ser mais barata, tem espessura mais baixa o que melhora o isolamento, e tem todas as vedações das outras séries.lacado igual ás das séries acima.
têm rigidez mais que suficiente, práticamente igual ás outras séries, acima das de pvc.

é o tipo de caixilho que aconselho, espessuras menores, menos consumo de energia no fabrico e utilização.


cumts


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Janelas :: O Isolamento Perfeito

Mensagem por Ferra »

pseudominus Escreveu:
brunojsn Escreveu:existem de aluminio com roptura térmica mas para mim não são boa escolha ( o que estou a dizer!!! ).
posso perguntar porquê?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm
Localização: Almada

Re: Janelas :: O Isolamento Perfeito

Mensagem por NunoNeiva75 »

pseudominus Escreveu:
uso aluminio normal, de uma série mais "fraca", que além de ser mais barata, tem espessura mais baixa o que melhora o isolamento,
é o tipo de caixilho que aconselho, espessuras menores, menos consumo de energia no fabrico e utilização.

cumts
boas,

essa é uma solução de recurso, que na minha opinião, actualmente, nem é solução. em vez de reduzir a espessura do material condutor (alumínio), que tal instalar em material isolante (pvc)?

agora é claro que quem manda é a carteira, mas não me parece que uma solução em pvc seja mais cara que uma em alumínio. é claro que o alumínio, visto ser um metal, é mais resistente ao embate, perfuração, etc que o pvc... depende da utilização que se pretende dar à caixilharia. para uma utilização normal e racional, sem exageros nas espessuras do envidraçado, parece-me que a solução pvc, em termos de resistência, é suficiente qb, quanto ao isolamento térmico nem há comparação possível.

boas escolhas.
A pensar em juntar-me ao clube das predator...

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: Janelas :: O Isolamento Perfeito

Mensagem por pseudominus »

ferra, claro que podes perguntar porquê.


janelas com roptura-térmica

- primeiro é preciso ter a noção da quantidade de energia que é transmitida pelas ligações de energia entre a parte exterior e a parte interior, que é muito pequena relativamente a outras.
- è preciso ver que se paga o dobro ou mais para uma pequena porção (área) de janela, relativamente a janelas normais.
- estamos a falar apenas de uns aros em alumínio, não na parte da janela ou porta feita em vidro.
- comparem a área em causa (aros),com a área da parede, e do vidro.
- a economia que muito se apregoa, é comercial e não real.
- se as pessoas gastassem 10 ou 20% da diferença de custo uma janela normal para uma de rotura térmica, e com esses 10% aumentassem a espessura do isolamento das paredes, iriam ter um ganho muitas vezes superior.
- isto para não falar noutras coisas em poderiam investir esse dinheiro com retornos muitíssimo mais significativos.

em resumo, nas janelas com ruptura térmica , poupa-se pouca energia com elevados custos, custos esses que em muitos casos nunca serão amortizados pelo ganho na vida útil das janelas ou portas.

há que aplicar os euros onde de facto estão as grandes permutas de energia, e não onde elas estão por “colocação comercial“.
se no fim tivermos todo o resto bem aplicado e quisermos ser mais “picuinhas”, então viremo-nos para os aros das janelas ou portas.


nunoneiva75

utilizar uma série de aluminio mais “fraca” não é uma solução de recurso, é uma opção mediante o que o mercado oferece.
não sou contra as janelas de pvc , ás quais reconheço vantagens e desvantagens.
haverá locais onde serão até das mais duradouras e noutros não ou simplesmente perdem para as outras. como desvantagem fundamentalmente rigidez e resistência, resistência a uv´s/ envelhecimento, perda de côr.
em termos térmicos, e ecológicos, podia-mos falar da tradicional madeira, mas lá está, tb têm desvantagens.

logo, soluções á muitas, como em tudo, temos de ponderar para cada caso.

cumpts.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Janelas :: O Isolamento Perfeito

Mensagem por Ferra »

pseudominus Escreveu:ferra, claro que podes perguntar porquê.


janelas com roptura-térmica

- primeiro é preciso ter a noção da quantidade de energia que é transmitida pelas ligações de energia entre a parte exterior e a parte interior, que é muito pequena relativamente a outras.
- è preciso ver que se paga o dobro ou mais para uma pequena porção (área) de janela, relativamente a janelas normais.
- estamos a falar apenas de uns aros em alumínio, não na parte da janela ou porta feita em vidro.
- comparem a área em causa (aros),com a área da parede, e do vidro.
- a economia que muito se apregoa, é comercial e não real.
- se as pessoas gastassem 10 ou 20% da diferença de custo uma janela normal para uma de rotura térmica, e com esses 10% aumentassem a espessura do isolamento das paredes, iriam ter um ganho muitas vezes superior.
- isto para não falar noutras coisas em poderiam investir esse dinheiro com retornos muitíssimo mais significativos.

em resumo, nas janelas com ruptura térmica , poupa-se pouca energia com elevados custos, custos esses que em muitos casos nunca serão amortizados pelo ganho na vida útil das janelas ou portas.

há que aplicar os euros onde de facto estão as grandes permutas de energia, e não onde elas estão por “colocação comercial“.
se no fim tivermos todo o resto bem aplicado e quisermos ser mais “picuinhas”, então viremo-nos para os aros das janelas ou portas.



cumpts.
compreendo a teoria! e não está mal pensada, mas falharam alguns promenores que passo a explicar.
efectivamente a área dos caixilhos é pequena em relação à área total da janela ou porta, mas existe um promenor que se calhar passou-lhe ao lado e explico numa porta por ser de mais facil entendimento. se tiver uma porta sem roptura nos caixilhos, o painel que lhe for inserido vai estar em contacto com os ditos, e por condução vai uniformizar a temperatura com eles! mesmo que haja poliestireno no interior do painel a chapa vai estar toda á mesma temperatura! com roptura, a condução vai deixar de se fazer do exterior para o interior. o interior a uma temperatura e o exterior a outra!
o que acontece com o painel tambem acontece com o vidro! se aquecer um vidro numa ponta é só uma questão de tempo para a outra ponta também estar quente... percebe? assim a pequena área passa a ser uma área consideravel! salvo erro são 15% das perdas termicas de um edificio.
quanto a pagar o dobro.. não sei, mas penso que será 30% mais caro que o aluminio normal! mas, este caixilho permite montar vidros com uma caixa de ar superior logo, menos perdas nos vidros!
concordo que gastando os tais 10% no isolamento das paredes ia obter mais resultados, mas veja a superficie de uma parede e a de uma janela!
realmente o retorno... não é visivel! porque só se aperceberia se tivesse uma casa com aluminio normal e mudasse para roptura! e ao fim de uns anos fazia contas, antes e depois! não faço ideia dos resultados que surgiriam, mas adorava saber!
concordo com as grandes permutas, mas quando estas são eliminadas (felizmente hoje em dia já se olha isto com outros olhos) temos de se virar para as pequenas! pilares, vigas, cantaria, janelas.... a das janelas custa caro diminuir!
ps: existe um ponto em que meter mais isolamento nas paredes não vai trazer retorno pois a partir desse ponto não se vai melhorar muito o isolamento, pois os calculos são feitos tendo em conta as amplitudes termicas!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: Janelas :: O Isolamento Perfeito

Mensagem por pseudominus »

boas ferra

não me passaram ao lado, poderia ter acontecido, mas para um homem de térmicas ...

quero dizer que não estamos a falar de coisas empíricas, mas de coisas reais, como tal, podem ser comprovadas através de testes.

no entanto devido à sua simplicidade, basta aplicar-mos os conhecimentos, tabelas e fórmulas de transmissão de calor.

qualquer um pode assim calcular por si ou recorrer a algoritmos de cálculo num computador, e calcular a transmissão de calor para um determinada situação, com determinados materiais ( tal e qual como um programa de cálculo de civil, electricidade, eléctronica, ou outra)
.




passo a explicar
ferra Escreveu: compreendo a teoria! e não está mal pensada, mas falharam alguns promenores que passo a explicar.
efectivamente a área dos caixilhos é pequena em relação à área total da janela ou porta, mas existe um promenor que se calhar passou-lhe ao lado e explico numa porta por ser de mais facil entendimento. se tiver uma porta sem roptura nos caixilhos, o painel que lhe for inserido vai estar em contacto com os ditos, e por condução vai uniformizar a temperatura com eles! mesmo que haja poliestireno no interior do painel a chapa vai estar toda á mesma temperatura! com roptura, a condução vai deixar de se fazer do exterior para o interior. o interior a uma temperatura e o exterior a outra!
o que acontece com o painel tambem acontece com o vidro! se aquecer um vidro numa ponta é só uma questão de tempo para a outra ponta também estar quente... percebe? assim a pequena área passa a ser uma área consideravel! salvo erro são 15% das perdas termicas de um edificio.
1.1 - as areas de contacto dos paineis e dos vidros são mínimas, isoladas pelo lacado, e ainda que geralmente mais isolado pois não tem contacto efectivo, devido a perfil de borracha que faz a vedação. logo a resistência térmica contacto é alta.
1.2 - a condutibilidade no absoluto depende da área de contacto, que no caso é pequena. logo a resistência térmica contacto é alta.
1.3 - dada a condutibilidade térmica do aluminio (k, alto), se aquecermos ou arrefecermos uma ponta, o calor vai propagar-se ou esgotar-se, mas depende da espessura, que no caso de paineis é muito pequena, logo apesar de condutibilidade térmica do aluminio alta com espessura pequena, a resistência é alta, logo a energia térmica tem dificuldade em deslocar-se. (se percebes de electricidade, os principios são idênticos).
1.4 - a condutibilidade térmica do vidro, é baixa, logo aqui nem é presiso dizer mais nada.
1.5 - se as aberturas forem responáveis por 15%, o que parece razoável ( mas depende da construção, do tipo de janelas e portas, aplicação e materiais, etc), qual o peso dos aros? note que fugas de ar, isolamento dos vidros ou paineis etc. são os grandes papões nestes 15%.

podemos concluir sem grande imprecisão, que as temperaturas dos paineis e dos vidros dependem muito mais do isolamento térmico entre eles (do painel ou vidro interior do exterior), do que aquilo que lhe é transmitido pelo aro.
quanto a pagar o dobro.. não sei, mas penso que será 30% mais caro que o aluminio normal! mas, este caixilho permite montar vidros com uma caixa de ar superior logo, menos perdas nos vidros!
2.1 - existem muitas séries, sem roptura térmica, para levar vidros com caixa de ar superior, ou vidro triplo com caixa normal entre cada dois.
2.2 - quanto a pagar o dobro, aí depende. já à algum tempo que não comparo, mas pode ser menos ou mais, depende tb da marca e do vendedor.
admito que encontre apenas por mais 30%.
pode tb acontecer que sejam os 30%, mas o valor do simples está inflacionado, para levar o cliente a escolher o de roptura.quando compara com outros fornecedores, o de roptura está no mesmo patamar. para a semana pergunto e deixo valor de referência.
concordo que gastando os tais 10% no isolamento das paredes ia obter mais resultados, mas veja a superficie de uma parede e a de uma janela!
realmente o retorno... não é visivel! porque só se aperceberia se tivesse uma casa com aluminio normal e mudasse para roptura! e ao fim de uns anos fazia contas, antes e depois! não faço ideia dos resultados que surgiriam, mas adorava saber!
concordo com as grandes permutas, mas quando estas são eliminadas (felizmente hoje em dia já se olha isto com outros olhos) temos de se virar para as pequenas! pilares, vigas, cantaria, janelas.... a das janelas custa caro diminuir!

3.1 - pois o problema neste caso, é que tem de ser por cálculo técnico estimativo, pois na prática, as condições interiores e exteriores cada ano são diferentes, e implicava medir cientificamente. como tal basta cálcular.
3.2 - de forma empírica, no caso do isolamento com poliestireno extrudido, walmate da dow ou projecção de poliuretano por exemplo, cada cm de espessura a mais custa cerca de um euro. numa placa normal de 3 ou 4 cm, 1 cm representa 33 ou 25% a mais em resistência térmica. numa parede de 10 m2, cerca de 11 euros para este aumento de isolamento. agora compare com a área dos aros e o acréscimo de preço e respectivos ganhos no caso de roptura.

ps: existe um ponto em que meter mais isolamento nas paredes não vai trazer retorno pois a partir desse ponto não se vai melhorar muito o isolamento, pois os calculos são feitos tendo em conta as amplitudes termicas!
4.1 - muito bem observado. para mim, empirícamente, arrisco que anda pelos valores entre 50 e 60mm no caso dos que considero indicados, poliuretano e poliestireno extrudido.


um abraço


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Janelas :: O Isolamento Perfeito

Mensagem por Ferra »

boas!
pseudominus Escreveu:boas ferra

não me passaram ao lado, poderia ter acontecido, mas para um homem de térmicas ...

quero dizer que não estamos a falar de coisas empíricas, mas de coisas reais, como tal, podem ser comprovadas através de testes.

no entanto devido à sua simplicidade, basta aplicar-mos os conhecimentos, tabelas e fórmulas de transmissão de calor.

qualquer um pode assim calcular por si ou recorrer a algoritmos de cálculo num computador, e calcular a transmissão de calor para um determinada situação, com determinados materiais ( tal e qual como um programa de cálculo de civil, electricidade, eléctronica, ou outra)
.




passo a explicar
ferra Escreveu: compreendo a teoria! e não está mal pensada, mas falharam alguns promenores que passo a explicar.
efectivamente a área dos caixilhos é pequena em relação à área total da janela ou porta, mas existe um promenor que se calhar passou-lhe ao lado e explico numa porta por ser de mais facil entendimento. se tiver uma porta sem roptura nos caixilhos, o painel que lhe for inserido vai estar em contacto com os ditos, e por condução vai uniformizar a temperatura com eles! mesmo que haja poliestireno no interior do painel a chapa vai estar toda á mesma temperatura! com roptura, a condução vai deixar de se fazer do exterior para o interior. o interior a uma temperatura e o exterior a outra!
o que acontece com o painel tambem acontece com o vidro! se aquecer um vidro numa ponta é só uma questão de tempo para a outra ponta também estar quente... percebe? assim a pequena área passa a ser uma área consideravel! salvo erro são 15% das perdas termicas de um edificio.
1.1 - as areas de contacto dos paineis e dos vidros são mínimas, isoladas pelo lacado, e ainda que geralmente mais isolado pois não tem contacto efectivo, devido a perfil de borracha que faz a vedação. logo a resistência térmica contacto é alta. nem sempre! já vi cada montagem...
1.2 - a condutibilidade no absoluto depende da área de contacto verdade, que no caso é pequena se fizer-mos contas à area total dessa superficie ainda deve ser consideravel.... logo a resistência térmica contacto é alta se o diz, quem sou eu para dizer o contrario....
1.3 - dada a condutibilidade térmica do aluminio (k, alto) verdade, se aquecermos ou arrefecermos uma ponta, o calor vai propagar-se ou esgotar-se verdade, mas depende da espessura, que no caso de paineis é muito pequena, numa porta dá 2mm*1830*2+700*2*2 = 10120mm2, logo apesar de condutibilidade térmica do aluminio alta com espessura pequena, a resistência é alta, logo a energia térmica tem dificuldade em deslocar-se. (se percebes de electricidade, os principios são idênticos) sim, tenho umas luzes.
1.4 - a condutibilidade térmica do vidro, é baixa, logo aqui nem é presiso dizer mais nada concordo.
1.5 - se as aberturas forem responáveis por 15%, o que parece razoável estatisticas( mas depende da construção, do tipo de janelas e portas, aplicação e materiais, etc)certo, qual o peso dos aros? não faço ideia, mas adorava saber note que fugas de ar certo, isolamento dos vidros? ou paineis etc. são os grandes papões nestes 15%.

podemos concluir sem grande imprecisão, que as temperaturas dos paineis e dos vidros dependem muito mais do isolamento térmico entre eles (do painel ou vidro interior do exterior então temos de ir advertir os fabricantes de vidro duplo para substuir o perfil de aluminio inserido no interior e cheio com silica ), do que aquilo que lhe é transmitido pelo aro.
quanto a pagar o dobro.. não sei, mas penso que será 30% mais caro que o aluminio normal! mas, este caixilho permite montar vidros com uma caixa de ar superior logo, menos perdas nos vidros!
2.1 - existem muitas séries, sem roptura térmica, para levar vidros com caixa de ar superior, ou vidro triplo com caixa normal entre cada dois. correto
2.2 - quanto a pagar o dobro, aí depende. já à algum tempo que não comparo, mas pode ser menos ou mais, depende tb da marca e do vendedor.
admito que encontre apenas por mais 30%.
pode tb acontecer que sejam os 30%, mas o valor do simples está inflacionado, para levar o cliente a escolher o de roptura.quando compara com outros fornecedores, o de roptura está no mesmo patamar. para a semana pergunto e deixo valor de referência. agradeço
concordo que gastando os tais 10% no isolamento das paredes ia obter mais resultados, mas veja a superficie de uma parede e a de uma janela!
realmente o retorno... não é visivel! porque só se aperceberia se tivesse uma casa com aluminio normal e mudasse para roptura! e ao fim de uns anos fazia contas, antes e depois! não faço ideia dos resultados que surgiriam, mas adorava saber!
concordo com as grandes permutas, mas quando estas são eliminadas (felizmente hoje em dia já se olha isto com outros olhos) temos de se virar para as pequenas! pilares, vigas, cantaria, janelas.... a das janelas custa caro diminuir!

3.1 - pois o problema neste caso, é que tem de ser por cálculo técnico estimativo, pois na prática, as condições interiores e exteriores cada ano são diferentes, e implicava medir cientificamente. como tal basta cálcular.
3.2 - de forma empírica, no caso do isolamento com poliestireno extrudido, walmate da dow ou projecção de poliuretano por exemplo, cada cm de espessura a mais custa cerca de um euro. numa placa normal de 3 ou 4 cm, 1 cm representa 33 ou 25% a mais em resistência térmica. numa parede de 10 m2, cerca de 11 euros para este aumento de isolamento. agora compare com a área dos aros e o acréscimo de preço e respectivos ganhos no caso de roptura. inquestionavel! agora compare a quantidade de material e mão de obra a mais num perfil de roptura em relação a um simples.

ps: existe um ponto em que meter mais isolamento nas paredes não vai trazer retorno pois a partir desse ponto não se vai melhorar muito o isolamento, pois os calculos são feitos tendo em conta as amplitudes termicas!
4.1 - muito bem observado. para mim, empirícamente, arrisco que anda pelos valores entre 50 e 60mm no caso dos que considero indicados, poliuretano e poliestireno extrudido. teria de consultar o manual de materiais de construção, que neste momento está emprestado a uma colega...

um abraço, e por favor não considere que estou contra sí, apenas estou a questionar pois acho interessante este debate porque estou no meio embora sem interesses de qualquer especie, exepto aprender!
um abraço
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


k__x
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 217
Registado: quarta dez 20, 2006 12:01 pm

Re: Janelas :: O Isolamento Perfeito

Mensagem por k__x »

ola
vou dar uma ajuda, colocando a condutibilidade termica de parte( na minha opiniao o pvc ganha em muito, comparado com o aluminio), vamos estudar as caixilharias.

comparando os varios tipos e segundo "diversos" testes acusticos, conclui que as portadas de fecho unico são as melhores.
o que acontece é que as portas sao comprimidas em borracha em todo o perimetro, vedando e enclausurando o interior da habitação, restando apenas o problema de condutividade termica.

comparando com janelas de correr, estas têm folga em todo o perimetro, nas calhas de correr e nos encaixes, havendo muitas fugas , por consequancia, correntes de ar...

cumprimentos


miguelanjosousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda fev 23, 2009 8:38 am

Re: Janelas :: O Isolamento Perfeito

Mensagem por miguelanjosousa »

boas dou o meu exemplo:

janelas de alumínio com corte térmico, anodizado à cor natural - hydro manuel ferreira - domall

vidros duplos 6mm interior, 8mm caixa de ár e 4mm vidro exterior laminado.

exterior do vão - estores de alumínio com corte térmico, no interior das laminas com poliuretano

interior do vão - portadas em madeira.

gasto..... muito pouco de inverno e no verão. tenho o auxilio de um sistema domótico, que por exemplo quando a sul o sol começa a bater nas vidraças, automáticamente dece os estores exteriores para não haver um consumo exessivo de gasgtos energeticos do ar condicionado. no inverno o contrário, abre os estores para o sol aquecer o espaço interior. tudo só com a central ligada e sem ninguem em casa. é o meu mordomo!

miguel


miguelanjosousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda fev 23, 2009 8:38 am

Re: Janelas :: O Isolamento Perfeito

Mensagem por miguelanjosousa »

faltou dizer que todos os vãos exteriores são oxilo-bantentes, muito mais crediveis em segurança e isolamento.

miguel


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Janelas :: O Isolamento Perfeito

Mensagem por Ferra »

simsr, quando eu for grande e puder, tambem quero uma casa assim.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


zl7
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta dez 11, 2009 7:52 pm

Re: Janelas :: O Isolamento Perfeito

Mensagem por zl7 »

boas comprei agoa uma moradia em sines e deparo-me que de manha as janelas viradas a norte tem muita humidade da parte de dentro e por fora estao secas,isto com a persiana fechada a noite toda, sera normal? a casa tem apenas dois meses, tambem me disseram que podia ser humidade devido ao facto de eu de noite ter uma salamandra de pellets ligada e a casa ficava com essa humidade ca dentro será !!!!
se me puderem ajudar obrigado.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Janelas :: O Isolamento Perfeito

Mensagem por Ferra »

se for vidro duplo e este tambem tiver condensação é humidade interior que provavelmente vem do cimento que ainda não secou completamente. as actividades practicadas nessas divisões também tem influencia. se a condensação só ocorrer nos caixilhos a coisa é um pouco diferente e para isso preciso de mais dados como o tipo de caixilharia e sua constituição...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


miguelanjosousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda fev 23, 2009 8:38 am

Re: Janelas :: O Isolamento Perfeito

Mensagem por miguelanjosousa »

carissimo,

cada vez mais as nossas casas estão a ficar estanques, isolando o frio, calor e som.

como são janelas de vidro duplo, pergunto se as janelas são em pvc ou em aluminio.
se em caso de alumínio, tem correcção do ponto térmico?

espero resposta, para uma ajudinha.

miguel

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Janelas :: O Isolamento Perfeito

Mensagem por Master »

sim, realmente as casas estão a ficar cada vez mais estanques, se calhar até estanques de mais.
pelo que depois existe condensação da própria transpiração, vapor da cozinha, wc, etc...
o próprio ar não deve andar muito bem, tendo em conta uma familia a respirar e sem ar a entrar em quantidade suficiente.
já aconteceram vários casos de acidentes e até mortes por excessos de co2 por falta de ventilação.
Dos Fracos Não Reza a História...


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Janelas :: O Isolamento Perfeito

Mensagem por lrds »

k__x Escreveu:ola
vou dar uma ajuda, colocando a condutibilidade termica de parte( na minha opiniao o pvc ganha em muito, comparado com o aluminio), vamos estudar as caixilharias.

comparando os varios tipos e segundo "diversos" testes acusticos, conclui que as portadas de fecho unico são as melhores.
o que acontece é que as portas sao comprimidas em borracha em todo o perimetro, vedando e enclausurando o interior da habitação, restando apenas o problema de condutividade termica.

comparando com janelas de correr, estas têm folga em todo o perimetro, nas calhas de correr e nos encaixes, havendo muitas fugas , por consequancia, correntes de ar...

cumprimentos
boas
eu tenho janelas em série de correr e não existe a minima folga ou entrada de correntes de ar. tudo depende dos acessórios que o fabricante aplica, é por isso que existem muitas diferenças nos orçamentos, e quando se vai ao barato....
tenho alguma experiência em caixilharia de aluminio e na minha casa, tive a grande ajuda de um amigo que estava establecido no ramo, apliquei aluminio mais fino, mas os acessórios, principalmente vedantes e escovas são do melhor que havia na altura, está tudo bem vedadinho. até amigos que por vezes vão a minha casa, em dias de temporal, já me falaram que nas casas deles até as cortinas abanam enquanto na minha não. em algum lado está a diferença.
Inté

Avatar do Utilizador

Leinad1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: segunda dez 28, 2009 3:27 am

Re: Janelas :: O Isolamento Perfeito

Mensagem por Leinad1 »

lrds Escreveu:até amigos que por vezes vão a minha casa, em dias de temporal, já me falaram que nas casas deles até as cortinas abanam enquanto na minha não. em algum lado está a diferença.
onde é que eu já vi isso...

aqui as caixilharias são originais (30 anos), são de correr, alumínio em bruto, vidro simples. neste domingo apliquei silicone na caixa da persiana, porque tinha frinchas, fazendo o ar passar de fora para dentro.

agora tenho de esperar pelo vento, para ver o resultado.


correiars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: terça nov 18, 2008 11:25 am

Re: Janelas :: O Isolamento Perfeito

Mensagem por correiars »

master Escreveu:sim, realmente as casas estão a ficar cada vez mais estanques, se calhar até estanques de mais.
o único sitio onde notei isto, foi na faculdade. as janelas sao estanques, de vidro duplo, mas por trás dos radiadores de aquecimento, tem orificios de ventilaçao.

no seguimento do que já foi dito, de modo a que quando o ar frio entra, seja logo aquecido.

já deve haver ai alguem que já tem uma casa que se auto ventila, de acordo com a análise que faz ao ar interior

Responder

Voltar para “Geral”