Placas de indução

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Placas de indução

Mensagem por itisix »

tens razão, tradicional.

em termos de custo, vitroceramico é mais caro que indução. em relação ao gás , penso que indução andará perto do gás de botija. o natural é mais barato.

em termos de performance, indução é a melhor de todas, não há dúvida, acrescendo ainda a limpeza e segurança.


paulojorgevl
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: domingo out 05, 2008 10:24 pm
Localização: sintra

Re: Placas de indução

Mensagem por paulojorgevl »

nos aqui por casa temos gás mas estamos com vontade de comprar uma placa.
sera que vai ficar mais em conta em relação ao consumo de luz/gaz?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Placas de indução

Mensagem por serges »

é melhor leres o que aqui já foi escrito aqui para trás!

vais fazer tu as contas de sumir e perceber!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Placas de indução

Mensagem por mafgod »

boas,

estive neste fds na intercasa na fil e..... numa "barraquinha" frente à media markt estava lá uma empresa jovem de nome cwj da figueira da foz que comercializa placas de indução de marca arts.....
não é que precise para já.... mas após ver as placas resolvi perguntar o preço.....
não estou por dentro dos preços mas.... a mais barata custava 400€ e a mais cara perto dos 700€.....
mas o que me levou a "reabrir" este tópico não é tanto o preço mas o seguinte:
- a empresa é portuguesa
- a tecnologia empregue nas placas é deles
- esta tecnologia está empregue noutras placas de marcas bem conhecidas sendo eles o fornecedor desta tecnologia
- a electrónica suporta altas temperaturas, o que quer isto dizer é que não é preciso um isolamento térmico entre o forno e a placa
- ....

fiquei deveras surpreendido.....
alguém daqui tem conhecimento desta empresa e seus produtos?
o site deles é www.cwj.pt


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Placas de indução

Mensagem por itisix »

boas,

não conhecia essa empresa, mas sendo portuguesa merece obviamente muita atenção.
os preços, parecem bem em conta, especialmente tendo em consideração as grandes marcas.
o isolamento, até pode nem ser preciso, mas eu tb não aconselho ninguém a colocar a placa por cima do forno. além de ser mais inestético, é tramado estar a fazer o assado e ir cozinhar os "bugalhos" sempre que tem de se mexer o arroz. até porque dá muito mais jeito ter os talheres logo ali, mas é a minha opinião.


NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm
Localização: Almada

Re: Placas de indução

Mensagem por NunoNeiva75 »

placas com muito boa apresentação... para mim os comandos a verde ficam a matar!
A pensar em juntar-me ao clube das predator...

Avatar do Utilizador

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 192
Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm
Localização: Porto

Re: Placas de indução

Mensagem por Filho da Natureza »

a energia que eles apresentam é o consumo que têm à hora?


ana abreu
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: domingo dez 21, 2008 12:59 am
Localização: Ilha da Madeira

Re: Placas de indução

Mensagem por ana abreu »

olá, adquiri recentemente um apartamento e comprei uma placa de indução após ter visto as mensagens deste forúm. acontece que ainda persistem algumas duvidas e penso que talvez me possam ajudar.
é verdade que se o forno ficar por baixo da placa existe o risco de queimar a placa? a minha cozinha é pequena e não tenho mesmo outro sítio onde pô-lo. em relação à instalação, se a loja onde comprei não a faz a que tipo de técnico tenho de recorrer? é que já me disseram que basta ligar a placa à tomada e não me parece que seja assim tão simples.
desde já agradeço qualquer ajuda que me possam dar.

obrigada


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Placas de indução

Mensagem por mafgod »

olá ana,

a necessidade ou não de se usar um isolador térmico entre a placa e o forno depende da electrónica que está na placa.
porque não perguntas ao fornecedor da placa da necessidade ou não de um isolador térmico para esse modelo?
ou então, indica o modelo em causa pode ser que alguém no forum te possa ajudar...
a saber que, as placas que suportam maior temperatura, são, regra geral, bem mais caras.
espero que te tenha esclarecido.


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Placas de indução

Mensagem por itisix »

ana abreu Escreveu:olá, adquiri recentemente um apartamento e comprei uma placa de indução após ter visto as mensagens deste forúm. acontece que ainda persistem algumas duvidas e penso que talvez me possam ajudar.
é verdade que se o forno ficar por baixo da placa existe o risco de queimar a placa? a minha cozinha é pequena e não tenho mesmo outro sítio onde pô-lo. em relação à instalação, se a loja onde comprei não a faz a que tipo de técnico tenho de recorrer? é que já me disseram que basta ligar a placa à tomada e não me parece que seja assim tão simples.
desde já agradeço qualquer ajuda que me possam dar.

obrigada
boas,

parabéns desde já pela compra da placa.
pode perfeitamente ficar por cima do forno, mas deve levar isolamento entre eles. o isolamento deve ficar de modo a que haja um espaço do isolamento para o forno e do isolamento para a placa e com saída para o ar circular. em casa dos meus sogros levou isolamento e até ver não houve mais problemas. foi aplicada uma placa de lâ de rocha.
é tudo muito relativo, mas os 2 casos que conheço em que a instalação estava assim deram problemas e os técnicos disseram que era do calor do forno na placa.

quanto a ligar, de facto pode-se ligar uma tomada e pronto, mas é sempre conveniente ligar a uma caixa de derivação eléctrica (melhor conexão) e de preferência ter uma linha directa do quadro eléctrico para a placa. não morre ninguém se não houver, desde que seja fio de 2,5 mm e não tenha mais nada de especial ligado (se estiver partilhado com a máquina da louça, p.e., convém não usar as 2 coisas ao mesmo tempo). além disso, o disjuntor deve ser de 16a no mínimo. não precisa ser nenhum técnico a ligar, mas se não perceberes nada disso arranja pelo menos um amigo que saiba o básico. mas é mesmo muito simples. preto e castanho podem-se ligar um ao outro. o resto é emparelhar cores iguais.
se houver uma tomada para a placa, em vez de ligar à tomada aconselho a retirar-la e colocar uma tampa e uns ligadores de electricidade (da wago, nao gosto dos torix que já nem se usam muito, e evitar os de "apertar").

ligadores wago (há transparente, branco, etc).

Imagem


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Placas de indução

Mensagem por itisix »

mafgod Escreveu:olá ana,

a necessidade ou não de se usar um isolador térmico entre a placa e o forno depende da electrónica que está na placa.
porque não perguntas ao fornecedor da placa da necessidade ou não de um isolador térmico para esse modelo?
ou então, indica o modelo em causa pode ser que alguém no forum te possa ajudar...
a saber que, as placas que suportam maior temperatura, são, regra geral, bem mais caras.
espero que te tenha esclarecido.
boas, mafgod

uma das placas podia levar altas temperaturas e era da de dietrich (e bem cara). queimou na mesma. o técnico da placa (da dietrich mesmo) aconselhou a aplicar sempre isolamento.


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Placas de indução

Mensagem por itisix »

a minha placa está, como já disse, por cima das gavetas, o que é optimo para secar os talheres. e não rouba espaço, porque as gavetas vão até cima. o forno está numa torre baixa juntamente com o micro ondas e zero problemas até já. especialmente porque o forno tem limpeza pirolitica (aquece a 800 graus e queima as gorduras todas reduzindo-as a pó que basta aspirar... adoro )


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Placas de indução

Mensagem por Oinq »

itisix Escreveu:quanto a ligar, de facto pode-se ligar uma tomada e pronto, mas é sempre conveniente ligar a uma caixa de derivação eléctrica (melhor conexão) e de preferência ter uma linha directa do quadro eléctrico para a placa.
realmente os ligadores wago são bons, mas melhores que a ficha para ligar numa tomada? ai já não tenho a certeza...
Cumprimentos
Nuno Leitão


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Placas de indução

Mensagem por itisix »

oinq Escreveu:
itisix Escreveu:quanto a ligar, de facto pode-se ligar uma tomada e pronto, mas é sempre conveniente ligar a uma caixa de derivação eléctrica (melhor conexão) e de preferência ter uma linha directa do quadro eléctrico para a placa.
realmente os ligadores wago são bons, mas melhores que a ficha para ligar numa tomada? ai já não tenho a certeza...
basta pensar nos pontos de contacto. com os wago tens 2 pontos de contacto (1 por fio). nas tomadas/fichas tens 3. ligação tomada, ligação tomada/ficha, ligação ficha. além disso, os ligadores têm muito menor tendência a oxidar, aquecem menos, etc.
e as placas normalmente até nem trazem ficha. trazem os cabos prontinhos a ligar um wago
e os melhores são os transparentes, porque se vê bem como estão as coisas lá dentro.

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: Placas de indução

Mensagem por pseudominus »



itisix

sou adepto de conectores rápidos para baixas intensidades.

os sistemas de conexão sem aperto utilizam uma area de contacto reduzida r sistema de mola.

para aplicações com intensidade elevada derivadores, bornes, contactores, etc, utilizo e aconselho sistemas de aperto.

o tempo vai dar-me razão, penso eu.


cumpts.


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Placas de indução

Mensagem por itisix »

pseudominus Escreveu::offtopic:

itisix

sou adepto de conectores rápidos para baixas intensidades.

os sistemas de conexão sem aperto utilizam uma area de contacto reduzida r sistema de mola.

para aplicações com intensidade elevada derivadores, bornes, contactores, etc, utilizo e aconselho sistemas de aperto.

o tempo vai dar-me razão, penso eu.


cumpts.
sim, pode levar uma coroa de bornes que se calhar até é o mais apropriado.

Avatar do Utilizador

MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 148
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am
Localização: Porto

Re: Placas de indução

Mensagem por MacSousa »

ana abreu Escreveu:
é verdade que se o forno ficar por baixo da placa existe o risco de queimar a placa? obrigada
ana, como já lhe disseram deve mesmo isolar entre o forno e a placa. estou a postar para lhe dizer que o material recomendado para esse isolamento é a vermiculite. faça algumas pesquisas.
http://dminas.ist.utl.pt/bi%20mineral/b ... culite.doc
cumprimentos


ana abreu
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: domingo dez 21, 2008 12:59 am
Localização: Ilha da Madeira

Re: Placas de indução

Mensagem por ana abreu »

olá, quero agradecer a todos a ajuda. realmente só amanhã sei a marca da placa, e entretanto tenho tentado arranjar quem me faça a instalação mas parece que aqui na madeira ninguém tem placa de indução. encontrei uma empresa que faz a instalação mas não o isolamento, nem conhecem os materias adequados para tal. nem sei bem se vale a pena fazer a instalação sem isolar 1º. alguém sabe a que tipo de técnico/empresa posso recorrer? obrigada e desculpem mais estas perguntas, é que tou quase, quase a desistir da placa e a comprar um fogão a gás

ana abreu


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Placas de indução

Mensagem por itisix »

ana abreu Escreveu:olá, quero agradecer a todos a ajuda. realmente só amanhã sei a marca da placa, e entretanto tenho tentado arranjar quem me faça a instalação mas parece que aqui na madeira ninguém tem placa de indução. encontrei uma empresa que faz a instalação mas não o isolamento, nem conhecem os materias adequados para tal. nem sei bem se vale a pena fazer a instalação sem isolar 1º. alguém sabe a que tipo de técnico/empresa posso recorrer? obrigada e desculpem mais estas perguntas, é que tou quase, quase a desistir da placa e a comprar um fogão a gás

ana abreu
boas,

a instalação, qualquer electricista faz, tirando o buraco no tampo. é realmente só ligar uns fios. 100% electricista. aliás, em minha casa o electricista ofereceu-se para ligar, mas eu deixei para os tipos da cozinha por causa das garantias. e ele nem sabia o que era placa de indução. é exactamente a mesma coisa que instalar uma placa vitro "normal" ou mesmo uma de discos eléctricos. até uma com uma tomada dava com já disseram.

o isolamento, vai a uma empresa de lareiras pedir umas informações que esses sim sabem trabalhar com calor. o meu sogro instalou ele próprio o isolamento. e depois, a mim mete muita confusão esse calor todo por baixo de uma placa a gás.

ps - fogões a gás são sujos, cheiram mal e ainda por cima são perigosos. garanto que depois de limpares uma placa de indução vais achar que limpar um fogão a gás era coisa do


ana abreu
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: domingo dez 21, 2008 12:59 am
Localização: Ilha da Madeira

Re: Placas de indução

Mensagem por ana abreu »

olá,
pois lá isso das limpezas é mesmo uma perda de tempo, ainda mais para uma mãe solteira de 4 filhos... conheço uma loja onde vendem lareiras não custa nada passar por lá, e quanto á eletricidade de certeza deve haver por aí uns poucos que façam o trabalho, apesar de como já referi anteriormente aqui na madeira praticamente não existem placas de indução e são muito poucas as alternativas até mesmo a nível das placas em si, comprei num revendedor que é amigo da família e ele teve de pedir ao seu fornecedor e nem sabe a marca, aliás dono de uma loja de electrodomésticos e nunca tinha ouvido falar de uma placa de indução, até tenho medo de ver as que arranjou
mas vou tentar fazer pelo melhor, sabem como é... mulheres a viver sozinhas... até tenho medo de trocar lâmpadas... não estou nada a ver fazer a instalação da placa por mais simples que possa parecer.
mas tenho de agradecer a ajuda dos colaboradores deste forúm que tem sido preciosa.
muito obrigada

ana abreu

Responder

Voltar para “Geral”