Placas de indução

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

vgomes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sexta set 24, 2010 5:35 pm

Re: Placas de indução

Mensagem por vgomes »

Eu acho que as pessoas têm o quadro com a potencia que normalmente utilizam.
Se uma pessoa tiver o seu quadro com 6,9, é porque usa quase 6,9. 3400KW é metade de 6,9 ou seja é uma grande diferença.
Para aumentar para a potencia seguinte, paga mais 5 euros por mes quer use quer nao use, e paga mais por cada kwh.

Acho muito bem que se faça as contas e se troque para indução, ainda por cima é a unica que de facto aproveita a area da base do tacho sem desperdicios. nunca se aquece mais que a base do tacho. É de facto muito eficiente.
Mas acho que se esquecem sempre de fazer as contas como deve ser. É que se somarmos a potencia do quadro normalmente deixa de compensar.

Como fica quese sempre ela por ela, de repente o preço da placa tb entra no jogo. E aí as de indução são mais caras.
O que realmente devia fazer a diferença é os outros confortos que cada tecnologia traz. Com indução ferver agua é muito mais rapido e por isso confortável, mais fácil limpar mais seguro para queimaduras etc. Com gas pode-se por qq tipo de tacho/panela, pode-se mecher a frigideira, levantar do fogo etc, não fica tudo riscado...

Como em tudo cada pesssoa tem que ver o seu caso em vez de se olhar para uma tabela, que como está está neste tópico, só mostra metade dos custos.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Placas de indução

Mensagem por serges »

Boas vgomes, levantas questões importantes...

Desafio fazer o reverso da medalha, que na tua opinião se esqueceram...
Seria interessante!

Obrigado

Sent from my MB526 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Placas de indução

Mensagem por rocker_pt »

itisix Escreveu:esses 7000w são potência máxima, incluindo modos "turbo". mas nesse modo a minha placa aquece 1 litro de água em menos de 2 minutos.
Cada minuto nestas placas à potência máxima ficam por 2centimos. Fazer uma almoçarada a cozinhar 1 hora fica por 1,2€ só em eletricidade. Agora junta-lhe com amortização dessa placa + custo do aumento da potência contratada...
Façam as contas comparativas com uma bilha de gás.
Eu uso gas para o fogão...com todas as refeições feitas em casa. E dura-me muitos meses.

Mas aceito todos as vossas vantagens/desvantagens pois nem tudo se traduz ao valor monetário.
Cada um escolhe o produto em função do que mais valoriza e até a estética conta.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Placas de indução

Mensagem por CrOhN »

rocker_pt Escreveu:
itisix Escreveu:esses 7000w são potência máxima, incluindo modos "turbo". mas nesse modo a minha placa aquece 1 litro de água em menos de 2 minutos.
Cada minuto nestas placas à potência máxima ficam por 2centimos. Fazer uma almoçarada a cozinhar 1 hora fica por 1,2€ só em eletricidade. Agora junta-lhe com amortização dessa placa + custo do aumento da potência contratada...
Façam as contas comparativas com uma bilha de gás.
Eu uso gas para o fogão...com todas as refeições feitas em casa. E dura-me muitos meses.

Mas aceito todos as vossas vantagens/desvantagens pois nem tudo se traduz ao valor monetário.
Cada um escolhe o produto em função do que mais valoriza e até a estética conta.
Rocker, o teu fogão é sempre usado à potência máxima?

Só a titulo de exemplo, comprei um placa de 2 bicos que serve às mil maravilhas para o uso lá de casa. Custou cerca de 130eur. A potência máxima são 3000W, mas, em uso normal, ronda os 1000-1200W, chagando a andar pelos 400-600W quando está a cozinhar alguma coisa com "lume" brando.

Concordo convosco, não é a custar 1000eur que as placas são compensatórias. Mas quando o preço justifica....
Última edição por CrOhN em quinta mai 09, 2013 4:25 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: Placas de indução

Mensagem por ICEM4N »

Se toda a gente fosse como eu só compravam BMW.
Todos gostamos de vantagens que nem sempre são monetárias.
Quanto à placa é limpa em 10segundos após cozinhar. Alguém faz isto com placas de gas com bicos?? Cozinho massa para 8 pessoas em 7minutos, o gás faz isto??
Mas é caro e a electricidade fica mais cara. Paciência pois gosto das outras vantagens

ICEM4N - Ricardo
Predator 40Ah - 22.000km
Tapatalk
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011


Aligattor
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta mai 16, 2013 2:50 pm

Re: Placas de indução

Mensagem por Aligattor »

itisix Escreveu:
mafgod Escreveu:olá ana,

a necessidade ou não de se usar um isolador térmico entre a placa e o forno depende da electrónica que está na placa.
porque não perguntas ao fornecedor da placa da necessidade ou não de um isolador térmico para esse modelo?
ou então, indica o modelo em causa pode ser que alguém no forum te possa ajudar...
a saber que, as placas que suportam maior temperatura, são, regra geral, bem mais caras.
espero que te tenha esclarecido.
boas, mafgod

uma das placas podia levar altas temperaturas e era da de dietrich (e bem cara). queimou na mesma. o técnico da placa (da dietrich mesmo) aconselhou a aplicar sempre isolamento.

Boa tarde a todos!

Tenho uma placa de indução que adquiri por cerca de 400€ à cerca de ano e meio, e estou neste momento com o segundo problema na mesma. Ao que constato é mesmo essencial o isolamento térmico entre a placa e o forno certo? E porque estou insatisfeito com a minha placa exclusivamente por causa de módulos avariarem, porque será que a marca apenas confirma que existe a ventilação como especificação de garantia? Será para lucrar com reparações depois da garantia? Quem me ajuda? Muito obrigado
Alligator


Aligattor
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta mai 16, 2013 2:50 pm

Re: Placas de indução

Mensagem por Aligattor »

itisix Escreveu:
mafgod Escreveu:olá ana,

a necessidade ou não de se usar um isolador térmico entre a placa e o forno depende da electrónica que está na placa.
porque não perguntas ao fornecedor da placa da necessidade ou não de um isolador térmico para esse modelo?
ou então, indica o modelo em causa pode ser que alguém no forum te possa ajudar...
a saber que, as placas que suportam maior temperatura, são, regra geral, bem mais caras.
espero que te tenha esclarecido.
boas, mafgod

uma das placas podia levar altas temperaturas e era da de dietrich (e bem cara). queimou na mesma. o técnico da placa (da dietrich mesmo) aconselhou a aplicar sempre isolamento.
Boa tarde! Adquiri uma placa de indução a cerca de ano e meio por 400 euros, e neste momento encontro-me com o segundo problema na mesma. Se é mesmo essencial o isolador térmico que falam, porque será que as marcas não têm essa norma nas especificações de montagem e garantia? Obrigado.
Alligator


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Placas de indução

Mensagem por itisix »

Isso é sempre uma de duas coisas (ou as duas juntas). Ou falta de formação adequada, ou interesse que elas queimem mesmo. Já me queimou uma, e duas aos meus sogros, sempre pela mesma razão.
Agora tenho o forno longe da placa e aproveito e seco os talheres que ficam por baixo da placa ;)

É como tudo. Quem vende não sabe. Quem instala também não. Resultado: ou quem compra sabe, ou tá lixado. E claro, no meio disto tudo quem compra não tem obrigação de saber, mas é quem depois fica sempre com o prejuízo. Infelizmente temos de andar sempre bem informados sobre tudo. Agora, mesmo fora da garantia, deveria ser apurado se é defeito de concepção da placa ou se é má montagem e, a ser provado algum destes aspectos, o cliente ser indemnizado convenientemente.

A placa e o forno foram comprados ao mesmo tempo, instalados pelo mesmo técnico?


Aligattor
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta mai 16, 2013 2:50 pm

Re: Placas de indução

Mensagem por Aligattor »

itisix Escreveu:Isso é sempre uma de duas coisas (ou as duas juntas). Ou falta de formação adequada, ou interesse que elas queimem mesmo. Já me queimou uma, e duas aos meus sogros, sempre pela mesma razão.
Agora tenho o forno longe da placa e aproveito e seco os talheres que ficam por baixo da placa ;)

É como tudo. Quem vende não sabe. Quem instala também não. Resultado: ou quem compra sabe, ou tá lixado. E claro, no meio disto tudo quem compra não tem obrigação de saber, mas é quem depois fica sempre com o prejuízo. Infelizmente temos de andar sempre bem informados sobre tudo. Agora, mesmo fora da garantia, deveria ser apurado se é defeito de concepção da placa ou se é má montagem e, a ser provado algum destes aspectos, o cliente ser indemnizado convenientemente.

A placa e o forno foram comprados ao mesmo tempo, instalados pelo mesmo técnico?
Boas,

É bem verdade tudo o que disseste, e um dia vou aproveitar essa dica, de colocar a placa por cima da gaveta dos talheres, mas só quando mudar de casa...
A questão fulcral é se a falta desse isolamento, é determinante ou não, para as avarias recorrentes, e se encontra ou não, nas especificações do manual de garantia e montagem do produto e é por aí que tanto o vendedor, como a assistência se seguem, ou seja, na montagem pelo vendedor, é verificado se existe ventilação, e a mesma condição aquando de reparações,e tal como disseste com a falta de formação ou interesse que elas queimem, e apesar de se poder deduzir que não é obrigatório por lei, e que só algumas marcas fazem o aconselhamento para a instalação do isolamento térmico, é o realmente o cliente nestes casos, que se lixa à força toda. E devia ser como disseste, apurar as responsabilidades para não deixar os clientes a levar com reparações caras ao fim de dois anos, para mim isso é inadmissível,e eu não estou disposto a isso, porque eu não me vou calar, até perceber como são as leis, os testes do produto e etc..

Não, a placa foi comprada depois do forno e não foi o mesmo técnico.
Obrigado 8-)
Alligator

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Placas de indução

Mensagem por visitante1 »

Essas placas precisam de uma bos dissipação de calor, a minha que tenho a cerca de 10 anos tem uns ventiladores por baixo que quando está a carburar ligam ao maximo, nunca avariou.
Está situada por cima dos talheres e as vezes quando o cozinhado é mais prolongado até lhe abrimos a gaveta para deixar sair calor.
É mais que natural que o estar instalada por cima do forno estando os 2 a funcionar encurte bastante o tempo de vida.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Placas de indução

Mensagem por itisix »

Em cerca de 10 anos de conhecimento de placas de indução, queimou-me uma e duas aos meus sogros, e todas por causa do forno por baixo. Se uma delas foi instalada por cima de um forno já existente, as outras duas foram instaladas de raiz juntamente com o respectivo forno e avariaram ao fim de menos de 3 anos. Após reparação e após levarem isolamento, nunca mais aconteceu nada.

Quanto muito, os manuais técnicos dizem que tem de ter saídas de ar XYZ... dúvido que algum dia que o forno não pode estar por baixo, mas por experiência própria posso afirmar que as bruxas andam por aí.


Aligattor
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta mai 16, 2013 2:50 pm

Re: Placas de indução

Mensagem por Aligattor »

pnunes Escreveu:Essas placas precisam de uma bos dissipação de calor, a minha que tenho a cerca de 10 anos tem uns ventiladores por baixo que quando está a carburar ligam ao maximo, nunca avariou.
Está situada por cima dos talheres e as vezes quando o cozinhado é mais prolongado até lhe abrimos a gaveta para deixar sair calor.
É mais que natural que o estar instalada por cima do forno estando os 2 a funcionar encurte bastante o tempo de vida.
Obrigado Pnunes!

A sua opinião reflecte sem dúvida, o óbvio que está acontecer na minha: excesso de calor acumulado e consequente avaria. Na altura da compra foram verificadas as condições existentes, e o cliente fica com a ideia que a grelha de separação da placa e do forno, é suficiente para a ventilação necessária, o que pelos vistos não é, e por isso, o cliente que utilize o forno e placa ao mesmo tempo, arrisca-se facilmente a ter problemas e é o que está acontecer..

Agradeço a disponibilidade 8-)

Cumprimentos,
Alligator


Aligattor
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta mai 16, 2013 2:50 pm

Re: Placas de indução

Mensagem por Aligattor »

itisix Escreveu:Em cerca de 10 anos de conhecimento de placas de indução, queimou-me uma e duas aos meus sogros, e todas por causa do forno por baixo. Se uma delas foi instalada por cima de um forno já existente, as outras duas foram instaladas de raiz juntamente com o respectivo forno e avariaram ao fim de menos de 3 anos. Após reparação e após levarem isolamento, nunca mais aconteceu nada.

Quanto muito, os manuais técnicos dizem que tem de ter saídas de ar XYZ... dúvido que algum dia que o forno não pode estar por baixo, mas por experiência própria posso afirmar que as bruxas andam por aí.
Obrigado Itisix!

Mais uma opinião, que sugere que alguém está a falhar e bem, mesmo que a lei não obrigue ao isolamento térmico que o Itisix e outros participantes do fórum falaram, parece a meu ver falta de zelo por parte de quem vende, fornece e assiste! Mesmo que sejam poucos casos, o que eu analiso é que ninguém se interessa por responder o porquê das avarias constantes, e eu próprio fiz já questão de colocar ao vendedor total disponibilidade para a marca realizar os testes que quisessem, de modo a perceber exactamente o problema...mas eles devem saber muito bem o que se passa e certamente as reparações devem continuar a dar lucro à marca e à assistência, portanto, eles não se querem importar...

Agradeço a disponibilidade 8-)

Cumprimentos :mrgreen:
Alligator


zribeiro
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: domingo mai 26, 2013 1:46 am

Re: Placas de indução

Mensagem por zribeiro »

Boa noite,

aluguei agora uma casa e ela está preparada para utilizar placa a gás mas eu queria usar placa eléctrica. Uma das razões é que a casa está preparada para gás natural, mas na minha localidade ainda não existe canalização de gás. Para além disso, existe local na rua para guardar a botija de gás, mas não tem nenhuma ligação por tudo, nem sequer um buraco para passar um tudo de gás para a botija.

Adiante, como faço para ligar a placa e o forno, dado que nesse local apenas existe uma tomada para o forno? Ligo os dois no mesmo local ficando limitado por exemplo a só usar dois bicos de cada vez, ou enquanto uso o forno só usar um dos bicos da placa? Dado que a cada é alugada, penso que seja a melhor forma...


zribeiro
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: domingo mai 26, 2013 1:46 am

Re: Placas de indução

Mensagem por zribeiro »

Boa tarde,

recentemente aluguei uma casa com instalação para gás natural numa localidade onde ainda não há gás natural para as casas. Também tem local para as bilhas de gás, mas apenas o local, não tem nenhuma ligação para a canalização do gás. Mas eu queria era colocar tudo eléctrico.

O problema é que apenas tem um circuito para o forno, não tem nenhum para a placa. Será um problema ligar os dois no mesmo circuito? Estarei apenas limitado a usar uma coisa de cada vez? É que sendo a casa alugada, não posso estar a criar outro circuito a partir do quadro até à cozinha. Como faço isto, qual será a melhor maneira?


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Placas de indução

Mensagem por itisix »

Isso depende muito das potências dos equipamentos, mas um forno consome bem até perto dos habituais 16A, logo não é de todo aconselhável.Uma alternativa será "roubar" corrente a uma tomada próxima.

EDIT: Desde que a tomada esteja numa "linha" diferente.


Azevedo 59
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta nov 25, 2015 9:49 pm

Re: Placas de indução

Mensagem por Azevedo 59 »

Boa noite,

Estou com dúvida se compro uma placa de indução com 4600w ou 7200w?
Cá em casa tenho ligação trifásica e penso que não terei problemas de quadro eléctrico.


O que é melhor?

Obrigado


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1473
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Placas de indução

Mensagem por cuttysark76 »

Eu tenho placa de indução e sem dúvida 7200W. 7200w são 2 focos de aproximadamente 2500W + 2 de +/- 1000W. Quando é preciso ferver 2 litros de água em 1 ou 2 minutos está lá a potência! Já o de 4600W. Não dá!

Nem é preciso trifasica... 7200W são os 4 focos no máximo e isso não acontece no dia a dia!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Placas de indução

Mensagem por CrOhN »

Azevedo 59 Escreveu:Boa noite,

Estou com dúvida se compro uma placa de indução com 4600w ou 7200w?
Cá em casa tenho ligação trifásica e penso que não terei problemas de quadro eléctrico.


O que é melhor?

Obrigado

Precisamente por teres trifásica é que podes ter problemas com a placa. Qual é a potência contratada? Se a placa for a 220V, complica e bastante com baixa potência contratada (45A).

cuttysark76 Escreveu:Eu tenho placa de indução e sem dúvida 7200W. 7200w são 2 focos de aproximadamente 2500W + 2 de +/- 1000W. Quando é preciso ferver 2 litros de água em 1 ou 2 minutos está lá a potência! Já o de 4600W. Não dá!

Nem é preciso trifasica... 7200W são os 4 focos no máximo e isso não acontece no dia a dia!

Não dá! É estranho! A lá de casa com bicos de 1800 + 1400 dá perfeitamente. Salvo se fazem sempre grandes cozinhados, dificilmente usas mais que 2 bicos simultaneamente. E não é pelo facto de aquecer mais depressa 2L de água que vai cozinhar mais depressa. Existem coisas na vida que simplesmente têm que demorar o seu tempo. Alem disso um fervedor eléctrico acaba por ser mais adequado e eficiente para ferveres água.

Se bem que estive a fazer as contas, e acho duvidoso que fervas 2L de água em 2min com 2500W de indução. Há aì qualquer coisa que não bate certo.

Para aqueceres 2L de água dos 15 aos 100º necessitas de ~200W. Ora um bico de 2500W em indução, com uma eficiência de 85%, debita 35W/min. 200/35 dá à volta de 5.7min. Muito mais que os tais 2min que dizes.


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1473
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Placas de indução

Mensagem por cuttysark76 »

Foram valores médios de que falei e a título de exemplo. Não o faço e raramente tenho mais do que 2 bicos em simultâneo e nunca na potência máxima. Lembro- de à 3 ou 4 anos de esterilizar biberões e afins de urgência com a função boost (3500W) num dos focos, obviamente com menos de 2l de água... E nunca contei o tempo, mas as tuas contas devem estar certas!

É a tecnologia mais eficiente de cozinha doméstica e não tem sentido investir nesta tecnologia se não for utilizada a potência com moderação!

Recomendo vivamente!
A minha placa tem uma escala de 1 a 10. 10=Boost.

Ferver, cozer - 6
Estufar, guisar - 3/4
Manter temperatura, engrossar molhos-1/2.

Importante. Utilizar um disjuntor distinto do forno, se eléctrico.
Os instaladores recomendaram de 32A.

É essencial permitir a circulação de ar entre o forno e a placa, através de grelhas, por exemplo. A placa tem arrefecimento activo, através de ventoinhas.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Responder

Voltar para “Geral”