Página 1 de 4

Conselhos para poupar energia

Enviado: quarta jul 18, 2007 11:21 pm
por luimio
- desligar as luzes que não precisa de utilizar

- ver televisão apenas quando necessário e desliga-la sempre, não a deixando em “stand-by”

- desligar o monitor do seu pc sempre que ficar vários minutos sem o utilizar

- desligar totalmente o seu computador sempre que não o utilizar

- comprar apenas lâmpadas e aparelhos electrónicos de baixo consumo energético, pois são mais económicos, eficientes, duráveis e amigos do ambiente

- poupar gás o mais possível, não ligar bicos de forma desnecessária e reduzir a intensidade das chamas

- desligar da tomada os carregadores, transformadores e outros aparelhos de consumo continuo (sem botão de desligar).

Enviado: sexta ago 24, 2007 2:56 am
por Skorzen
* altere o seu comportamento relativamente ao transporte, pense mais em termos de transporte público, se for possível, caminhe ou vá de bicicleta em vez de utilizar o carro.
* diminua 1º c o aquecimento em casa, mantenha as janelas fechadas enquanto aquece, vista roupa mais quente.
* escolha produtos com embalagens mais leves.
* desligue as luzes e aparelhos quando não estão a ser utilizados, use lâmpadas de baixo consumo.
* reutilize os sacos de plástico para ir e guardar as compras.
* use o micro-ondas em vez do fogão para aquecer a comida.
* utilize baterias recarregáveis em vez das descartáveis.

Enviado: sexta ago 24, 2007 10:45 am
por orbis
cuidado, que o microondas só é vantajoso para pequenas quantidades. só transforma em microondas cerca de metade da energia absorvida.

Enviado: sexta out 26, 2007 12:36 am
por Bluesky
leia livros ... muitos e desligue a tv.

Enviado: sábado nov 24, 2007 12:32 am
por mnunespt
uma coisa que sempre me faz confusão é o gasto estúpido de agua que se faz desde que se abre a torneira da agua quente, até que o esquentador faz realmente chegar a agua quente à torneira.

as vezes ponho a agua que ainda sai fria para um garrafão e uso-a para regar as plantas.
é que nos dias mais frios de manhã, ainda são uns bons minutos de agua fria a correr. enche-se bem mais de um garrafão.

Enviado: sábado nov 24, 2007 12:44 am
por d_A_n_G
bem visto figueirense..

sao as aguas frias do mondego

abraços

Enviado: domingo nov 25, 2007 8:23 pm
por ventoinhas
se o garrafao é de 5 litros e da para o encher é porque a instalacao ou a lon
gura nao sao as mais adequadas (julgo)

Enviado: segunda dez 10, 2007 10:14 pm
por Njay
eu tenho sempre um balde na banheira, que encho com essa água, e depois uso essa água na sanita. as casas novas já deviam vir com sistemas para reaproveitar essa água. devia ser obrigatório.

Enviado: segunda dez 10, 2007 11:20 pm
por serges
boas, fazes o mesmo que eu!

tem muita aproveitação pelo menos 2 descargas poupadas!

Enviado: segunda dez 10, 2007 11:36 pm
por Njay
serges Escreveu:boas, fazes o mesmo que eu!

tem muita aproveitação pelo menos 2 descargas poupadas!
é verdade, pelo menos 2! e já deu para perceber também que uma pequena descarga mais "do alto" é tão eficiente como uma grande descarga do auto-clismo (eh pah, não sei como se escreve esta coisa). o que prova que há muitas melhorias a serem efectuadas nos nossos wcs actuais...

e para complementar também troquei os filtros da água das torneiras por filtros mais curtos, que aumentam a pressão e reduzem o fluxo de água. apesar de tudo acho que ainda deixa muito a desejar. se já experimentaram lavar as mãos com a descarga de uma daquelas caixas de limpa vidros cheios de água, percebem o que quero dizer!

Enviado: segunda dez 10, 2007 11:37 pm
por orbis
isto não era sobre poupança de energia?
claro que para obter água é preciso gastar energia, está bem.

Enviado: segunda dez 10, 2007 11:48 pm
por Ferra
mnunespt Escreveu:uma coisa que sempre me faz confusão é o gasto estúpido de agua que se faz desde que se abre a torneira da agua quente, até que o esquentador faz realmente chegar a agua quente à torneira.

as vezes ponho a agua que ainda sai fria para um garrafão e uso-a para regar as plantas.
é que nos dias mais frios de manhã, ainda são uns bons minutos de agua fria a correr. enche-se bem mais de um garrafão.
nos esquentadores não sei, mas em caldeiras existe a re-circulação. o problema é que no que se poupa de água, gasta-se em perdas de temperatura na re-circulação. mas como essas perdas passam para o ambiente, no inverno até que vêm a calhar!

Enviado: sábado dez 29, 2007 8:17 pm
por celsomenaia
existe sempre os "esquentadores electricos" que podem se colocados junto ao local de uso, junto da banheira, em londres é muito comum este tipo de aquecimento, muito simples de instalar e usar, o que torna chato deste tipo de solução é que o aquecimento é local, é necessário em cada ponto de utilização, já que o esquentador electrico instalado na casa de banho, não dá agua quente para a cozinha. é como tudo tem vantagens e desvantagens !!!!

Enviado: sábado dez 29, 2007 9:29 pm
por orbis
pois no reino unido, têm poucas coisas a gás. ainda se lembram quando eles morriam em grande quantidade há uns anos, no algarve por causa dos esquentadores? simplesmente não sabiam como aquilo funcionava. por causa deles, hoje no algarve é quase tudo eléctrico.

Re: Conselhos para poupar energia

Enviado: domingo jan 13, 2008 4:57 pm
por MariaD
olá a todos e bom ano!
venho pedir um esclarecimento e por isso se houver alguém que mo possa dar agradeço desde já.
não percebo nada destas coisas de energias a não ser que cada vez mais temos que economizá-las para que o mundo não se transforme numa fritadeira gigante daqui a uns anos. por issoe nesse sentido já faço muitas das coisas que aqui vi ditas (revi-me particularmente na questão dos litros infinitosa de água até que esta saia quente do esquentador ... as minhas plantas também agradecem...).
o que vos queria perguntar é o seguinte: resolvemos proceder á isntalação de aquecimento central a gás natural. já cá veio o técnico da gasfomento fazer o orçamento. acontece que o prédio é antigo e apesar de ter sido aprovada na última reunião de condomínio a limpeza das chaminés, o sr. administrador, omnipotente e omnisciente, achou que e passo a citar: "não é preciso (ou possível, não percebi bem...) limpar as chaminés porque as pessoas têm exaustores ".e por essa razão as chaminés não foram limpas.
quando cá vieram os senhores da lisboagás abrir o gás disseram-nos que a cozinha tinha pouca ventilação e aconselharam-nos a fazer-mos um buraco nos vidros adequado a essa ventilação. ainda não o fizemos, é verdade, vamos optando por abrir a janela.
ora, isto a juntar ao facto de as chaminés deverem estar cheias de porcaria leva-me a colocar a seguinte questão: não existirá o perigo de, depois de instalado o aquecimento central a sujidade da chaminé compromenter o funcionamento do mesmo e não deixar sair o gás ou o que quer que seja, podendo dar lugar à acumulação de monoxido de carbono ou semelhante ?
perguntei isto ao senhor que cá esteve e ele disse-me que não, porque a caldeira já tinha ventilação, um sistema semelhante ao de um exaustor" que impediria que isso acontecesse e que, em caso de acumulação de gases desligava automaticamente.
a isso respondi-lhe que então, dependendo do tamanho da sujidade da chaminé 8que se pressupõe grande) posso estar a instalar uma coisa que vai estar sempre desligada ... ao que ele me respondeu que não, só se a passagem da chaminé estivesse praticamente obstruída.
não sei se está ou não. mas o meu medo -porque tenho uma filha de 3 anos em casa - é este: será que esse sistema de fecho ou desligamento em caso de acumulação de gases é seguro? se por alguma razão ele não funcionar, alguém me sabe explicar o que poderá acontecer ?
obrigada desde já,

mariad

Re: Conselhos para poupar energia

Enviado: domingo jan 13, 2008 5:40 pm
por orbis
legalmente todas as instalações de gás natural têm de ser verificadas tecnicamente por uma entidade independente antes de poderem funcionar. portanto, das duas uma: se a instalação está aprovada é porque está em condições, se está aprovada sem condições...... a coisa tem outro nome.

Re: Conselhos para poupar energia

Enviado: domingo jan 13, 2008 8:03 pm
por MariaD
desde já obrigada pelo esclarecimento.
o senhor que cá veio (da gasfomento) só me disse que não havia qualquer problema em fazer a instalação na minha casa. mas não me falou nessa verificação por outra entidade. apenas me disse que, uma vez concluida a instalação, tenho que comunicar à lisboagás que passo a ter aquecimento central para ficar com o tarifário correspondente.então serei eu que terei que procurar uma entidade que possa fazer essa verificação, presumo. sabem onde devo dirigir-me ? !e se depois de feita a instalação essa entidade concluir que não está em condições de funcionar? se calhar acabo num tribunal com toda a gente ....
mais uma vez obrigada !

Re: Conselhos para poupar energia

Enviado: domingo jan 13, 2008 8:08 pm
por orbis
o que lhe sei dizer é que no meu caso a lusitâniagás tratou disso tudo.

Re: Conselhos para poupar energia

Enviado: domingo jan 13, 2008 10:56 pm
por subrisum
viva!

mariad, conto-lhe o meu caso. tire as ilações que achar mais convenientes para o seu.

moro num apartamento que comprei já usado com cerca de 5 anos. já estava convertido para gás natural. depois de vendido nunca foi feita a inspecção mesmo depois de mandar ligar o gás. na semana antes do natal cheirou-me muito a gás no local do esquentador, coloquei água e sabão nas tubagens e nada. resolvi trocar o tubo de alimentação de gás do esquentador com todos os cuidados. no dia seguinte de manhã não me cheirava a gás, mas à hora do almoço o cheiro era alarmante. desliguei o gás nas válvulas da cozinha (esquentador e fogão) e abri as janelas. mesmo assim cheirava-me a gás e fui ver o contador, o qual continuava a contar mesmo com as válvulas desligadas. liguei de imediato para a linha de emergências da lusitâniagás e em alguns minutos tinha o piquete à porta a fazer os testes. verificou que havia fuga, a situação era perigosa, cortou-me o gás e lacrou o contador. como o gás é a única fonte de energia para água quente e fogão tratei logo de contactar alguém que me resolvesse o problema. arranjei os contactos e passado um bocado tinha um sr a fazer mais uns testes. ligou ao empregado para vir desmontar as válvulas e verificar a causa da fuga (entre o espelho da válvula e o azulejo), e ligou ao responsável pela inspecção do gás para mais tarde lá passar em hora a combinar. o empregado desmontou tudo, encontrou um o-ring trilhado e cortado da válvula (origem da fuga, sei lá desde quando), e então ao fim da tarde lá chegou o inspector para fazer os testes. aqui é a parte que lhe interessa. com o exaustor da cozinha no máximo ligou-se o esquentador no máximo com todas as janelas e portas fechadas. chumbou. com uma fresta aberta das janelas já ventilava melhor. lá se abriu um buraco para o exterior e novo teste. melhorou bastante mas mesmo assim ao fim de algum tempo mais poderia ultrapassar o valor permitido. conclusão: uma vez que chaminé da cozinha é partilhada pelos tubos do esquentador e do exaustor devo ter o cuidado de não ter ambos a trabalhar ao mesmo tempo. o melhor mesmo era ter 2 chaminés. mas há claramente um erro de construção.

o técnico da inspecção do gás era da sgs.

no meio disto tudo tive a sorte de apanhar pessoas jovens e com vontade de me resolver o problema. o técnico da sgs ligou ao piquete da lusitãniagás (pelos vistos conhecem-se todos) e em cerca de 5-6h detectei a fuga de gás, vi ser cortado o gás, ser reparado o problema, inspeccionado a instalação e ligação, resolvida a acumulação de gases e religação final do contador.

até mais!

Re: Conselhos para poupar energia

Enviado: domingo jan 13, 2008 10:59 pm
por orbis
pois...é assim.