Biodiesel-óleo de palma

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Biodiesel-óleo de palma

Mensagem por pedrosilva »

Em Portugal, durante o ano de 2017 de um total de 327 mil metros cúbicos de matérias-primas utilizadas para a produção de biodiesel, 42% corresponderam a óleos vegetais (de colza, soja e palma), sendo os restantes 57% materiais residuais, como óleos alimentares usados ou gorduras animais.
https://www.tsf.pt/sociedade/ambiente/i ... 09675.html

Usar óleos vegetais "frescos" alimentares na produção de biodiesel é um erro a diversos níveis e completamente insustentável. É de salutar os 57% de materiais residuais como óleos usados e gorduras animais para produzir biodiesel, mas os óleos frescos deviam ser eliminados desse combustível.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Biodiesel-óleo de palma

Mensagem por serges »

Concordo e sempre fui a favor de usar os residuos para esse fim já os novos criados com o fim de não a alimentação é uma burrice de todo o tamanho!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Biodiesel-óleo de palma

Mensagem por pemifer »

É assim que se transforma uma coisa menos má numa porcaria tão má...
Portugal poderia aproveitar muitos campos agrícolas abandonados para cultivar por exemplo colza para diminuir a sua dependência das importações de petróleo.
Em vez de importarmos petróleo importamos óleo vegetal de palma cuja a produção tem sido feita à custa de desflorestação selvagem.
Enfim, não há limites para a estupidez humana motivada pela ganância...


Autor do tópico
pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Biodiesel-óleo de palma

Mensagem por pedrosilva »

Apesar da notícia da campanha da zero ser do ano passado:
https://zero.ong/zero-contra-o-aumento- ... u-em-2018/

hoje temos uma situação interessante nos tabloids:

https://www.dn.pt/edicao-do-dia/04-jan- ... do_fechado
O autocolante diz: "Eu sou obrigado a abastecer com óleo de palma". E o protesto dirige-se à Galp que utiliza este óleo na refinaria de Sines e que os ambientalistas querem levar a alterar os procedimentos - por iniciativa própria e sem estar à espera de uma lei que a isso obrigue.
https://www.publico.pt/2020/01/06/econo ... ro-1898789
Usar mais biocombustível vai aumentar factura até dois cêntimos por litro

Lei obriga Portugal a incorporar 10% de biocombustíveis. A taxa actual está nos 7% e para cumprir meta este ano o preço dos combustíveis terá de subir.

Adivinhem onde é que a GALP gasta mais dinheiro em publicidade!


Entretanto a UE já começa a alterar, e bem, a visão sobre os biocombustíveis, estando já em vigor uma taxa sobre o óleo alimentar importado para esse fim, um limite máximo para óleo alimentar em 7% do biodiesel (se a GALP usa só óleo de palma não sei como podem continuar com esta nova lei) e um objectivo de eliminar completamente o óleo de palma até 2030 (peca por tardio):

https://www.spglobal.com/platts/en/mark ... r-blenders
A key difference to the previous directive is the cap for crop-based biofuels at Member States' 2020 levels, with a maximum of 7%, as well as a freeze of palm oil use at current levels, phasing it out in transport by 2030. RED II also includes minimum targets for advanced biofuels at 0.2% in 2022, to reach 3.5% by 2030.
A Indonésia, maior produtor de óleo de palma à custa da contínua e massiva inceneração de floresta tropical e um Estado que invadiu e encetou uma limpeza étnica numa antiga parte de Portugal (Timor-Leste), já veio ameaçar a União Europeia:

https://industryeurope.com/indonesia-th ... el-tariff/


Autor do tópico
pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Biodiesel-óleo de palma

Mensagem por pedrosilva »

Algumas notícias positivas com a eliminação do óleo de palma antecipada em diversos países europeus, mas o caldo está entornado na Indonésia os cartéis do óleo de palma alimentados pelo crescimento do biodiesel têm grande poder junto do Estado e na fixação de preços especulativos, com graves repercursões internacionais no mercado alimentar especialmente dos países mais pobres.
E dá o exemplo dos Países Baixos, Áustria, Dinamarca e França como países que baniram o uso do óleo de palma para a produção de biocombustíveis. A Alemanha vai introduzir a proibição em 2023.

A segunda diretiva das energias renováveis (REDII), que deveria ter sido transposta até 1 de julho de 2021, vem desincentivar o uso do óleo de palma e soja, ao categorizá-los como tendo um elevado risco de provocar desflorestação e emitirem mais gases com efeito de estufa do que os combustíveis fósseis.
https://eco.sapo.pt/2022/05/03/portugal ... -de-palma/

The country is not experiencing chronic shortages: palm oil production has been steady, and is expected to rise 2.6 percent next year. Still, the price of palm oil mysteriously surged in Indonesia in the last quarter of last year, from about $1 per liter in October to roughly $1.50 per liter in March. And that inflation has recently begun to spill over into the global market.

That spillover is happening because palm oil prices are a powerful factor in Indonesian domestic politics.
https://www.npr.org/sections/money/2022 ... al-economy

Responder

Voltar para “Geral”