Aquecimento central

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
filipegomes33
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta mar 15, 2018 6:27 pm

Aquecimento central

Mensagem por filipegomes33 »

Boa tarde a todos os que possam ajudar, é o seguinte tenho uma habitação com cerca de 300m2 e é aquecida a caldeira a pellets, sendo o aquecimento em piso radiante.
O que acho que estou a gastar imenso em pellets e estava a pensar em trocar por uma caldeira a lenha será mais rentável a lenha ou será igual?


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Aquecimento central

Mensagem por accoelho »

Estaras a gastar cerca de 2 ton/ ano?


Autor do tópico
filipegomes33
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta mar 15, 2018 6:27 pm

Re: Aquecimento central

Mensagem por filipegomes33 »

Gasto cerca uma ton por mês, serve para aquecimento das aguas sanitárias e banhos mais piso radiante, deposito de 600lt mais um de 200lts. É normal gastar assim tanto?!


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Aquecimento central

Mensagem por marcopns »

filipegomes33 Escreveu:Gasto cerca uma ton por mês, serve para aquecimento das aguas sanitárias e banhos mais piso radiante, deposito de 600lt mais um de 200lts. É normal gastar assim tanto?!
1 tonelada por mês são cerca de 33kg por dia, 2 sacos. Não acho muito para 300m2

Há opções mistas, lenha e pellets, por exemplo a Centrometal Centroplus, mas, se tiver de comprar lenha, não irá poupar grande coisa face as pellets.


Autor do tópico
filipegomes33
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta mar 15, 2018 6:27 pm

Re: Aquecimento central

Mensagem por filipegomes33 »

A questão é que tenho um monte com lenha, tem eucalipatos com 3 anos começam a ficar grandes e como tenho de cortar aproveito para mim, assim sempre se poupa alguma coisa! A caldeira a lenha iria gastar o mesmo?! Uma ton por mês tambem?,

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Aquecimento central

Mensagem por serges »

Hum é uma questão interessante Pellets vs Lenha creio que a ultima é menor a eficiencia mas é um parecer meu...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Aquecimento central

Mensagem por marcopns »

filipegomes33 Escreveu: sexta mar 16, 2018 11:08 am A questão é que tenho um monte com lenha, tem eucalipatos com 3 anos começam a ficar grandes e como tenho de cortar aproveito para mim, assim sempre se poupa alguma coisa! A caldeira a lenha iria gastar o mesmo?! Uma ton por mês tambem?,
Então pode ser uma opção interessante. Vai sempre gastar mais kg de lenha, mas como é gratuita, é irrelevante. Veja a possibilidade de ligar a caldeira a lenha ao sistema existente, mantendo a caldeira a pellets. Penso ser a opção mais em conta, com a enorme vantagem de ter 2 fontes de energia. Nao esqueça que a lenha nao permite ligar automaticamente. Escolha uma que possa levar grandes troncos, pelo menos 70cm, dá menos trabalho a cortar e rachar.

As caldeiras a pellets têm eficiência próxima dos 90%, as caldeiras a lenha cerca de 70%-80%, as de chama invertida 80%-90%.


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Aquecimento central

Mensagem por accoelho »

Se poder €€€ venda essa e compre uma policombustivel (lenha e pellets) e fica bem servido pro resto da vida.
Comodidade total, acendimento auto,entre outras.
Preveja que pode ficar momentaneamente incapacitado fisicamente,
Meter um saco de pellets la pra dentro qualquer pessoa mete....ate acrescentar lenha...
Se tiver uma caldeira so a lenha, ninguém quer ir acender e repor lenha de x em x horas....


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Aquecimento central

Mensagem por jmlflorencio »

De certeza que isso vai compensar?

Essas mudanças todas 'só' para aproveitar a lenha de um terreno? E quem a vai cortar, e preparar para a caldeira? É que isso também custa dinheiro...

Não faço ideia dos números, mas a gastar apenas esse dinheiro (dois sacos de pellets por dia) para aquecer 300m2, eu nem pensava em mudar nada... ;-)


Autor do tópico
filipegomes33
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta mar 15, 2018 6:27 pm

Re: Aquecimento central

Mensagem por filipegomes33 »

Encontrei alguém que faça um "adaptador" e junta numa caldeira a pellets com lenha acham possível?!


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Aquecimento central

Mensagem por accoelho »

Poderá ser possível, comodidade funcional é que....


zemarinheiro
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda mar 26, 2018 1:32 pm

Re: Aquecimento central

Mensagem por zemarinheiro »

Bom dia
Tenho uma moradia com 370 m2 com 4 quartos, 2 salas e cozinha, alem de lavandaria, halls e anexos.
Tenho a pré instalação feita para aquecimento através de radiadores, além das águas sanitárias.
Pensei aplicar uma bomba de calor que desse para AQC E AQS. Será melhor opção ? ou em vez disso colocar uma caldeira condensação a gás natural? Penso ficaria mais económica esta solução. A diferença de preço compensaria ?
Qual a potencia da BC ? e da Caldeira ?
Obrigado pela ajuda

Responder

Voltar para “Geral”