rele para anemômetro

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: rele para anemômetro

Mensagem por Quintas2 »

Viste aqui (https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11242100) o relé do super.byke? Só não é do aliexpress. Mas talvez ele te possa ajudar com as caraterísticas e depois é só procurares idêntico (desde que tenha especificações que se adaptem ao teus parâmetros elétricos) no aliexpress. Também deve ser fácil veres isso no teu relé avariado, se não for daquelas coisas chinesas raspadas.

Não estando dentro destes assuntos, ideias que me vêm à cabeça:

Já determinaste de onde vem o problema? Tens a certeza que é do relé? Pode um relé dar falsos alarmes, sem ter tido corrente na bobina, por ex,º por ter os contactos danificados e meio colados dando passagem intermitente? Talvez, não sei, sei de casos em que cola mas a avaria não é intermitente, é contínua.

Será que a velocidade definida para o arduino dar output não está muito baixa?

Outras hipóteses: 1) má informação do sensor (anemómetro) para a placa do arduino; 2) má informação do arduino para o relé; 3) dos fios/ligações.

Se dizes que dá falso alarme, deduzo que o motor que põe os painéis na horizontal faz isso mesmo quando não está muito vento, certo? Se é isto, pode logo excluir-se o problema do motor, pois ele funciona, só que o faz também quando não deveria.

Estará o relé mesmo avariado? O motor só funciona se o relé deixar passar corrente e o relé só deixa passar corrente se a bobina receber corrente do arduino. Logo, se o motor funcionou é porque o relé recebeu corrente do arduino, não? Neste caso o relé pode estar bom.

Acho que também se pode excluir problemas dos fios/ligações entre o arduino e o relé, pois este não fabrica corrente sem a receber do arduino.

Se o problema fosse o motor não funcionar quando o arduino dava output ao relé, aí, para além de problema no motor, poderia ser do relé e dos fios/ligações. Já li que as ligações aos arduinos são muito sensíveis e que se deve usar barras de pinos machos com os fios soldados aos pinos e não ligados diretamente ao arduino, em especial se for fio trançado, mas se é falso alarme, isso também não deve ser problema aqui.

Resta o arduino e o sensor:
- Será que se consegue rodar o anemómetro manualmente a uma velocidade suficiente para o relé ser acionado? Bloquear os copos para não girarem (aqui tem que ser por muito tempo, sem vento) e ver se o arduino dá output => teste do anemómetro/arduino
- Mexer (puxar, esticar, torcer) nos fios do sensor → arduino e ver o que sucede. => problemas dos fios?
- Desligar (não sei se há inconveniente em não ter nenhum input; se houver, pôr uma resistência?) o sensor por um período longo de tempo (por segurança, quando não houver muito vento) e ver se, mesmo assim, o arduino ordena o movimento do motor => problemas do arduino?

Com problemas do arduino, não faço ideia. Boa sorte e comunica o resultado. E parabéns pela tua perseverança.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: rele para anemômetro

Mensagem por Quintas2 »

Tinha pensado que o teu problema era com o relé do arduino e por isso quererias trocar o relé. Se queres substituir todo o arduino, aí já não é um simples relé. É um relé que faça o trabalho que o arduino fazia. Parece-me que é precisamente isso que faz o do solar.byke (controlador Eltako LRW12D-UC); para além da parte mecânica/elétrica de um relé, tem a parte de software e controlo do arduino. Mas, mais uma vez não é do aliexpress. Há vários anemómetros da net que dizem só funcionar bem com os respetivos controladores, pelo que é preciso atenção na compra. Os do solar.byke encontram-se no ebay e podes sempre perguntar-lhe se funciona bem.

Em relação ao anemómetro em si, parece que há alguns que dão problema com altas temperaturas, não sei se é o teu caso.

De qualquer forma, boa sorte a resolver isso.
Cumprimentos,
Quintas2

Responder

Voltar para “Geral”