EDP - Promoção Lâmpada LED

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

EDP - Promoção Lâmpada LED

Mensagem por klinzter »

Olá a todos,

A EDP está fazer uma promoção na troca de lâmpadas halogénios por lâmpadas led.

A troca poderá ser feita numa loja ou irão alguém ir a casa fazer troca.

Imagem
Imagem

Para aderir Clica Aqui

Mais informação
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: EDP - Promoção Lâmpada LED

Mensagem por O_volt »

Qual potência da lâmpada?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Electric100
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta jun 05, 2013 12:33 pm

Re: EDP - Promoção Lâmpada LED

Mensagem por Electric100 »

O_volt Escreveu:Qual potência da lâmpada?
São lâmpadas GU10 Philips de 4,3W 355Lm 2700K equivalentes às de 50W halogéneo


Fil
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta ago 12, 2015 5:21 pm

Re: EDP - Promoção Lâmpada LED

Mensagem por Fil »

Não há brancas?


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: EDP - Promoção Lâmpada LED

Mensagem por CrOhN »

4.3W led equivalentes a uma de 50W halogenio! À lampada LED do demónio!


Electric100
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta jun 05, 2013 12:33 pm

Re: EDP - Promoção Lâmpada LED

Mensagem por Electric100 »

CrOhN Escreveu:4.3W led equivalentes a uma de 50W halogenio! À lampada LED do demónio!
??? Não percebi

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: EDP - Promoção Lâmpada LED

Mensagem por rnlcarlov »

Mas as lâmpadas de 50W de halogéneo não dão à volta de 800-900 Lúmens? Esses LEDs ficam um bocado aquém disso


Fil
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta ago 12, 2015 5:21 pm

Re: EDP - Promoção Lâmpada LED

Mensagem por Fil »

Em Gu10 duvido que tenham mais de 400 lumens. Eu tenho lampadas de 3w led com 350 lumens e dão muito mais luz que muitas de 50w que já vi. Depende de muita coisa, do ângulo de luminosidade, da côr da etc...


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: EDP - Promoção Lâmpada LED

Mensagem por CrOhN »

Dão mais luz? De certeza? A área iluminada é igual? Não ficas com zonas bem iluminadas e o resto à sombra?


Fil
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta ago 12, 2015 5:21 pm

Re: EDP - Promoção Lâmpada LED

Mensagem por Fil »

Dão muito mais luz, são melhores em tudo, até na côr da luz gosto mais. Há leds e leds ;) Quanto a estas que aqui referem não sei, não testei nenhuma.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: EDP - Promoção Lâmpada LED

Mensagem por CrOhN »

Há leds e leds, tens toda a razão.

Mas apenas posso dizer-te que na empresa onde trabalho, iniciámos a troca da iluminação por iluminação à base de leds à 3 anos. Nesse tempo, já substitui n tipos de lampadas, tubulares, E27, MR16, E40 Metal Halide, etc). Temos lampadas de led que vão desde os 0.5W a 150W.

Pegando nas E27, que são as mais similares ao que se está aqui a falar. NENHUMA com potência abaixo dos 8W deu a mesma luz que uma vulgar lampada incandescente de 60W! E não esquecer! Uma lampada de halogeneo é cerca de 20% mais eficiente que uma lampada incandescente para a mesma potência. Portanto, podemos dizer, grosso modo, que as de halogeno 50W são similares às de 60W incandescentes. Por isso é que me custa a acreditar em lamapdas led de 4.5W a darem a mesma luminosidade que lampadas de halogeneo de 50W.

Falaste na cor da luz, não terás colocado lampadas de cor fria? Alem de que para a mesma potencia um led de cor fria dá mais lumens do que o mesmo led de cor quente, a nossa percepção á que realmente a coisa está mais iluminada quando usamos luz fria.
Última edição por CrOhN em domingo nov 22, 2015 8:49 am, editado 1 vez no total.


Fil
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta ago 12, 2015 5:21 pm

Re: EDP - Promoção Lâmpada LED

Mensagem por Fil »

Vamos por partes, eu referi que as lâmpadas led gu10 de 3w dão mais luz que as de 50w (as que eu tenho) e disso não tenho qualquer dúvida, basta comparar ao vivo. Depois escolhi leds com 45 graus de ângulo porque tenho várias no espaço que quero iluminar, e isso é um dos grandes motivos para ter mais luz no geral, é que a maioria das pessoas compram leds, e depois iluminam a 110 graus e a luz fica toda no tecto, não projecta o suficiente onde andamos, que é o que interessa. Segundo ponto, claro que luz branca/fria tem mais 20 ou 30 lumens que a amarela/quente com a mesma potência, mas experimentei os dois tipos, aliás, tenho zonas da casa que tenho amarelas e noutras brancas, e as de halogéneo de 50w dão menos luz que ambas as de 3w de led que tenho.

Vamos agora às de rosca larga ou E27, aqui é que a coisa se complica e muito, porque há muito poucos leds que funcionem a 360 graus, o que é indispensável para quem coloca este tipo de lâmpadas, estas lâmpadas nada têm a ver com as gu10 que são de projecção/spots. Agora estão a aparecer leds de filamentos (os melhores leds da actualidade na minha opinião) que já dão 360 graus e com baixas potências, a bons preços. De qualquer das formas, não é comparável 60w halogéneo com 10w led se quiserem, são 6 vezes o consumo ou mais, visto que muitas lâmpadas de halogéneo ainda têm transformadores, e a iluminação é igual, com a diferença que os leds são frios (podem-se agarrar com a mão) e duram em média 30000 horas, e as de halogéneo 4000 horas.

Os leds são mais caros na aquisição, mas saiem muito mais baratos pelas razões óbvias já descritas.
Já não tenho uma única lâmpada de halogéneo em casa, nem no exaustor. Foi necessário estudar um bocado para perceber como as coisas funcionam, mas ficou tudo impecável e com pinta, mesmo com lâmpadas invulgares. Ah, e os consumos baixaram imenso ;)


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: EDP - Promoção Lâmpada LED

Mensagem por CrOhN »

Ok, já percebi. Os angulos das lampadas são diferentes. Deverias então comparar led vs halogeno com o mesmo angulo de incidencia.

Também temos lampadas led e27 de filamento. Sem duvida que dão uma luz muito agradável. Mas claro, pelo menos 6W para substituir as de 60W. O problema é que acima destas potências, no formato E27, o calor gerado é mais complicado dissipar, e a vida da lampada pode ser muito reduzida, especialmente se colocares a lampada numa luminaria fechada. A mim acontece-me com lampadas led >5W formato espiga. Deste tipo, já tenho algumas que forma destruidas pelo calor. O que me levou a optar por substituir a luminaria E27 or paineis led, ou outro tipo de formato menos compacto.


Fil
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta ago 12, 2015 5:21 pm

Re: EDP - Promoção Lâmpada LED

Mensagem por Fil »

Os ângulos das lâmpadas são iguais, as de halogéneo também eram de 45 graus (gu10).

As de filamento que me referia era no caso das E27, mas também já existe para outros modelos. Para as E27 é essencial darem 360 graus na grande maioria dos casos.

Tenho uma E27 de 270 graus em led, e sem ser de filamento, de 8w, não aquece quase nada, podemos lá colocar a mão mesmo que esteja acesa à 3 horas.

Não compro lâmpadas que não tenham garantia de pelo menos 2 anos de utilização. Não tenho transformadores como tinha nas de halogéneo (mais consumo ainda), e a qualidade da luminosidade melhorou e muito, não só em intensidade como na própria cor.

Os preços também melhoraram muito, há uns anos atrás era bem mais caro comprar leds equivalentes a halogéneo ou economizadoras.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: EDP - Promoção Lâmpada LED

Mensagem por rnlcarlov »

Realmente 360º em LED é complicado. Só mesmo as de filamento, que são mais caras para os lúmens que emitem e ainda não é fácil encontrar desses modelos com 800lúmens para cima. Tenho em minha casa algumas a 180º que foram das primeiras que comprei e outras mais recentes com 270º. Como nas minhas divisões a luz vêm essencialmente de um único candeeiro no tecto, tive de comprar LEDs com mais potência. Na cozinha tenho uma E27 de 12W (1050 lumens) branca que dá uma luz muito boa e ilumina uma grande area. Melhor do que a CFL que lá tinha dantes.


bdlourenco
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta jan 14, 2016 4:20 pm

Re: EDP - Promoção Lâmpada LED

Mensagem por bdlourenco »

Porreiro! É desta que troco as minhas lâmpadas. Já agora, alguém já experimentou este simulador? Será mesmo real? http://www.hamaisenergia.pt/simuladores ... -poupanca/

Responder

Voltar para “Geral”