Ajuda com alteração de iluminacao

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
Wishes
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sábado set 05, 2015 4:56 pm

Ajuda com alteração de iluminacao

Mensagem por Wishes »

Boa tarde,

Começo neste vosso fórum , com impedido de ajuda na alteração de iluminação lá de casa.

Parece mal dizer, mas estão bastantes spots no tecto com halogênio, gu5.3. Além dos spots tenho uns entalhes nos textos falsos onde estão lâmpadas t5 que reduzi ao máximo.
Na cozinha estão alguns que penso ser de lâmpadas Plc, aos quais já reduzi para metade.
Andei uns tempos com candeeiros de lâmpadas economizadoras, mas não é muito prático.

Dito isto precisava da vossa ajuda em relação à forma mais pratica de proceder às alterações.
1. Os spots são prioridade. Do que li seria preferível mudar de gu5.3 com transformador a 12v (ainda tenho de confirmar se eles lá estão, teoricamente se estiverem cada lâmpada terá de ter um e basta puxar o fio um pouco para ver se vem certo?) é pacífica a mudança para gu10 220v? Basta retirar o transformador e por casquilho para este? O spot propriamente dito pode ser o mm ou tenho de comprar tb a carcaça de fora e mais alguma coisa? O de me aconselhavam a comprar de acessórios e lâmpadas? preferia branco quente
Algumas destas seriam tb para casa de banho..qq uma da? As que estão não são mto diferentes...

2. Depois de pôr os spots eventualmente poderia tb por nos textos falsos em branco mais frio, para usar consoante as situações, mas aqui seria mais pacifico, pois seria só por as lâmpadas nas calhas e tirar as outras. Algum modelo em particular que aconselham? As que estão são t5 pois podem ir.se juntando e fazer o contorno da parede.

3. Em relação à cozinha, se os buracos dessem, mais valia substituir por painéis led não? Seria só troca por troca e ligar os cabos?
Sou um bocado leigo nestes assuntos, por isso agradeço toda a ajuda que puderem dispensar.

Muito obrigado.


Autor do tópico
Wishes
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sábado set 05, 2015 4:56 pm

Re: Ajuda com alteração de iluminacao

Mensagem por Wishes »

Alguem me consegue dar algumas dicas de como proceder? É que a minha experiência nesta área è muito pouca...

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Ajuda com alteração de iluminacao

Mensagem por rnlcarlov »

Não posso dizer que tenha muita experiência com esse tipo de casquilhos, já que a minha casa é antiga é toda a iluminação é feita com base em casquilhos E27 e E14.
No entanto, penso que, mais do que pensar em mudar de gu5.3 para gu10, seria melhor considerar substituir a iluminação em halogéneo por iluminação em LED. Hoje em dia já existem lâmpadas led para quase todos os casquilhos habituais, a preços acessíveis. Se está preocupado com as dimensões, leve uma das suas lâmapadas e compare com as soluções LED em lojas especializadas. Na zona de Lisboa costumo usar a virtualleds. Na zona norte conheço a loja watt.pt, em Fafe.


Autor do tópico
Wishes
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sábado set 05, 2015 4:56 pm

Re: Ajuda com alteração de iluminacao

Mensagem por Wishes »

Sim, a ideia é mm mudar para led, mas do que tenho lido é preferível gu10 led a gu5.3led tendo os trnasformadores no tecto falso das antigas lâmpadas de halogênio. O que perguntava em relação às gu10 vs gu5.3 é se era pacífico tirar os trnasformadores e se a carapaça dos spots serve para ambos, mudando apenas os casquilhos.


pena33
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 159
Registado: terça ago 14, 2012 7:36 pm

Re: Ajuda com alteração de iluminacao

Mensagem por pena33 »

Eu fiz isso na casa dos meus pais e deu, mudei as lâmpadas, tirei os transformadores e coloquei novos suportes pois o encaixe da lâmpada era diferente, os espelhos é que ficaram os mesmos.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Ajuda com alteração de iluminacao

Mensagem por rnlcarlov »

Não sei se tem instalado desta maneira, mas aqui está um slideshow de como passar de GU5.3 para GU10
http://e-lite.com.au/installing-gu10-lamp/

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Ajuda com alteração de iluminacao

Mensagem por t3lmo »

Tens uma resposta nos Classificados em https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11249102
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
Wishes
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sábado set 05, 2015 4:56 pm

Re: Ajuda com alteração de iluminacao

Mensagem por Wishes »

rnlcarlov Escreveu:Não sei se tem instalado desta maneira, mas aqui está um slideshow de como passar de GU5.3 para GU10
http://e-lite.com.au/installing-gu10-lamp/
Muito obrigado, da uma grande ajuda. Do que vi estão lá mesmo os transformadores. A partida deverá bastar desligar e tirar e ligar directamente o casquilho da lâmpada.


Autor do tópico
Wishes
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sábado set 05, 2015 4:56 pm

Re: Ajuda com alteração de iluminacao

Mensagem por Wishes »

t3lmo Escreveu:Tens uma resposta nos Classificados em https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11249102
Obrigado, não tinha reparado!

Responder

Voltar para “Geral”