((Pergunta pertinente))

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: ((Pergunta pertinente))

Mensagem por jasmim »

mafgod Escreveu: Também ponderei híbridos mas, tendo em conta a pouca autonomia em puro VE e o alto consumo após, não me convenceram.
Outro puramente VE só se fosse um Tesla.... pode ser daqui a uns 10 anitos :-)
Ponderaste o Prius PLUG-IN? De facto a autonomia em EV é de 20km, mas os consumos ficam-se facilmente nos 4-4.5 l/100.
Para o meu perfil, faço 1.5 l/100 ;)
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: ((Pergunta pertinente))

Mensagem por mafgod »

Não vi nenhum Plug-in a bom preço :-) além da pouquíssima autonomia a 100% VE, e depois, e o + importante, sendo para a mulher, duvido que ela não gastasse bem mais do que os 4,5L :-)
E creio que também é a gasolina... logo, ainda ficaria mais caro....


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: ((Pergunta pertinente))

Mensagem por mafgod »

Também tenho alguma iluminação no exterior de uns pequenos postes com painel solar incluído, alguns já se foram mas prontos.... :-)

Esqueci foi referi que pretendo fazer ainda:
- GRID tie por eólica ou com recurso a bateria, mas tenho de ver se estou servido de vento de qualidade, portanto, tenho de comprar um anemómetro :-)
- se não der.... por fotovoltaico....
- ensinar a mulher a conduzir o eléctrico lol.... já o tenho há um ano e só peguei nele uma vez..... enfim :-)

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: ((Pergunta pertinente))

Mensagem por rnlcarlov »

Tenho em casa para poupar o ambiente:
1 - Toda a iluminação em LED ou lâmpadas economizadoras. Depois da última revisão que fiz, acho que tirei mesmo todas as lâmpadas incandescentes de casa.
2 - Iluminação exterior em LEDs solares. Bomba do meu mini-lago também é alimentada por um pequeno painel solar.
3 - Isolamento térmico do telhado (não me lembro bem de quê)
4 - Painéis fotovoltaicos em regime de microprodução e painel solar térmico para águas sanitárias.
5 - Scooter elétrica Vortex RS para as minhas deslocações do dia-a-dia.
6 - Horta urbana com frutas e legumes, aproveitando todos os resíduos orgânicos da casa e do quintal para a compostagem.

Próximo passo é instalar um painel solar para autoconsumo.
Jà agora, alguém aqui falou que tinha o solar térmico a fornecer água quente às máquinas da loiça e roupa. Não há dúvida que isso é uma boa ideia, mas pode ser feito com qualquer máquina?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: ((Pergunta pertinente))

Mensagem por jmal »

As minhas motivações também são várias, gosto pela tecnologia, ecologia, liberdade energética, economia, e principalmente desde o dia em que uma secretária de um presidente andou a fazer "bicos" a este e eu tive de pagar mais nos derivados de petróleo, desde este dia, disse que ia fazer tudo para evitar este tipo de produto.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: ((Pergunta pertinente))

Mensagem por visitante1 »

rnlcarlov Escreveu: Jà agora, alguém aqui falou que tinha o solar térmico a fornecer água quente às máquinas da loiça e roupa. Não há dúvida que isso é uma boa ideia, mas pode ser feito com qualquer máquina?
Fui um dos que falei nisso porque tenho, penso que todas as maquinas dão para fazer isso. Digo isto porque na realidade a agua não entra a ferver mas sim com a temperatura regulada na termoestática, no meu caso está para menos de 50ºc. Ou seja segundo as especificações das maquinas admitem perfeitamente agua na entrada dentro desses valores.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: ((Pergunta pertinente))

Mensagem por rnlcarlov »

Interessante. Pena que a canalização da água dos meus painéis não esteja perfeitamente integrada na da casa. Para passar um cano para ligar às máquinas ia ser uma trabalheira dos diabos. Acaba por desincentivar.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: ((Pergunta pertinente))

Mensagem por Quintas2 »

visitante1 Escreveu:
rnlcarlov Escreveu: Jà agora, alguém aqui falou que tinha o solar térmico a fornecer água quente às máquinas da loiça e roupa. Não há dúvida que isso é uma boa ideia, mas pode ser feito com qualquer máquina?
Fui um dos que falei nisso porque tenho, penso que todas as maquinas dão para fazer isso. Digo isto porque na realidade a agua não entra a ferver mas sim com a temperatura regulada na termoestática, no meu caso está para menos de 50ºc. Ou seja segundo as especificações das maquinas admitem perfeitamente agua na entrada dentro desses valores.
Eu tenho máquina de roupa bi-térmica e a entrada de água quente diz máx. 60ºC.

A máquina de louça só tem uma entrada de água, em teoria seria fria, mas aquela engenhoca do "aqua stop" que liga à torneira tem lá escrito máx. 90ºC.

De qualquer maneira, o cilindro está regulado para 60ºC máximo. Como a água renova diariamente, tenho fé que não terei legionela; à cautela, de vez em quando dou-lhe um calorzito extra, pois o meu não é dos modernaços que já faz isso sózinho.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: ((Pergunta pertinente))

Mensagem por Quintas2 »

E agora o meu testamento, daquilo que já fiz:

- Construção com laje do telhado saliente (avançada cerca de 1 metro) para impedir entrada de sol no verão, nas horas de maior calor; isolamento térmico de paredes e telhado; janelas em alumínio com vidro duplo e rotura térmica (só parte). Disposição de quartos para sul/poente e cozinha, sala, arrumos para norte/nascente.
- Chaminés com registos para fechar no inverno quando não estão em uso, para evitar efeitos de exaustor.
- Serpentina de tubo no interior das chaminés de lareira com ar quente a sair para o sótão.
- Aquecimento central a lenha (produzo muita de podas) e AQS a lenha durante os cerca de 5 meses em que há aquecimento central. AQS a gasóleo no restante período, pela caldeira de back-up para o aquecimento central.
- Canalização de água quente com isolamento térmico.
- Máquina de roupa bi-térmica. Máquina de louça só com uma entrada ligada à água quente.
- Fazemos uma gestão cuidada das portadas exteriores para ajudar na climatização – faz uma grande diferença: fechadas se está calor e viradas para o sol com lâminas entreabertas para calor acumulado sair, e janelas interiores fechadas. Se está frio, lâminas das portadas viradas para o sol fechadas e janelas interiores abertas, para arejar e passar o calor que aquece as portadas, em alumínio, etc.. Mas também é mais fácil por haver sempre gente em casa.
- Iluminação led/economizadoras/incandescentes em locais de uso esporádico e por breves minutos.
- Programadores horários + sensores crepusculares + tomadas on/off.
- Jardim e lavagens de exteriores com água de poço/nascente, com tubagem de pvc secundária que instalei à superfície.
- Eliminação de espécies de jardim muito amigas da água e relvas em prol de arbustos melhor adaptados ao nosso clima.
- Compostagem de orgânicos da cozinha.
- Câmara separadora de gorduras dos esgotos da cozinha (tenho fossa sética).
- Reciclagem de tudo o que é possível. Pouco lixo comum produzo.
- Pilhas recarregáveis.
- Mudança de hábitos, desde luzes acesas, regulação de termostatos, desligar equipamentos desnecessários, secar roupa à lareira, não comprar o que é absolutamente supérfluo (já começam a chamar-me de forreta e eremita), etc.. Por incrível que pareça, uma mudança de hábitos e atitudes é um passo muito mais importante em prol do ambiente do que poderá parecer.

Próximo passo: autoconsumo fotovoltaico e agora que está quase decidido, veio esta cena das baterias Tesla Powerwall para me baralhar mais a cabeça.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: ((Pergunta pertinente))

Mensagem por Emanuel Couto »

Óptimos testemunhos ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: ((Pergunta pertinente))

Mensagem por RNM »

Quintas2, atenção ao autoconsumo, vê se vale mesmo a pena no teu caso...
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: ((Pergunta pertinente))

Mensagem por Quintas2 »

Em relação áquilo que já fiz, venho deixar mais uma dica de que me esqueci. Embora produza pouco óleo usado na cozinha, decanto-o e filtro-o e coloco no depósito de gasóleo da caldeira. Às vezes apetece-me trazer para casa uns garrafões que depositam ao lado dos oleões, mas a vergonha e receio de multas (?)...

Quanto às lâmpadas economizadores (fluorescentes compactas) parece que não são tão amigas do ambiente quanto isso. Em breve vou postar sobre o assunto e, à cautela, já retirei algumas e mudei para led.
Cumprimentos,
Quintas2

Responder

Voltar para “Geral”