Consumo excessivo de energia

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

Autor do tópico
Fulci
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta abr 24, 2015 11:03 am

Consumo excessivo de energia

Mensagem por Fulci »

Bom dia!

Mudei recentemente de casa, sendo o apartamento novo igual ao outro, no mesmo prédio, mas com instalação eléctrica nova. Os electrodomésticos são os mesmos, tem alguns que são novos e de classes energéticas mais eficientes, a utilização da habitação é praticamente a mesma. A única coisa que difere é o cilindro, que mantivemos o que já existia do antigo dono, pois o canalizador disse que sendo um Arierom era em cobre e que é bom material, apesar de não sabermos quantos anos tem.

O problema é que na outra casa fazíamos um consumo, em meses quentes de cerca de 250-300 kwh mensais e agora andamos a fazer 550-600kwh, praticamente o dobro. Inicialmente parti do principio que fosse do termoacumulador mas coloquei um contador de consumo e em 24 horas pouco passou os 6kwh. Penso ser elevado, mas muito inferior ao que esperaria que fosse. 6kwh em 30 dias dá 180kwh, não justifica os quase 300kwh de diferença de uma casa para outra.

Alguém tem ideia de que problemas poderá ter para justificar um consumo tão elevado. Ando a pagar €120-130 por mês de electricidade, é uma loucura. Na antiga pagava à volta de €50. Poderá haver alguma fuga? Qual a possibilidade do contador ter avaria? Anda algum vizinho a roubar luz? 300kwh a mais são 10khw por dia, e a maioria em período diurno (tenho bi-horário). Teria de ter um pequeno aquecedor ligado metade do dia para ter esta perda.

Vou continuar a medir o consumo do termoacumulador por mais uns dias a ver se há variações e pedir a amigos para medirem também para comparar. À partida estava com ideias de o trocar, mas se a diferença for de 2 ou 3 kwh por dia, não estou a ver se será necessário investir €300.

Agradeço desde já toda a ajuda disponibilizada!

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Consumo excessivo de energia

Mensagem por visitante1 »

não há fugas de energia dessa envergadura, ou estás a ser roubado ou qualquer coisa te está a escapar... tens de medir o consumo instantâneo á saída da caixa de fusíveis, e depois do geral do teu quadro, se fizeres varias medidas e não baterem certo algo está mal, se baterem certo tens que procurar o que está mal na tua instalação.

o melhor é pedir a um electricista que te ajude, um que saiba o que faz claro.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Consumo excessivo de energia

Mensagem por jmlflorencio »

Alguém (algum vizinho) está a aquecer/iluminar a casa de borla...
Ainda no outro dia ouvi um relato semelhante de uns amigos, na zona do Porto, e era esse o caso...

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Consumo excessivo de energia

Mensagem por Emanuel Couto »

Pode ser um caso idêntico ao que aconteceu há uns tempos atrás!

Um proprietário de um apartamento levou muitos anos a pagar contas de energia (que o próprio nem fazia ideia como eram tão elevadas...)

Por razões que agora não vem ao caso, ele teve que ausentar-se do apartamento por (30) dias, e não é que a conta a pagar era a mesma de sempre... :?

Foi reclamar com a EDP como era possível ter aquela quantia a pagar estando ele fora naquele mês...

O fornecedor mandou os técnicos ao prédio para verificar o que se passava, e não é que o contador dele estava trocado com um vizinho :shock:

Não sei como isso acabou.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
Fulci
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta abr 24, 2015 11:03 am

Re: Consumo excessivo de energia

Mensagem por Fulci »

Obrigado a todos pelas respostas.

Lembro-me perfeitamente de ter visto esse história, mas neste caso o contador está dentro de minha casa. Pode haver algum desvio, mas a instalação é nova, não estou a ver para onde poderia o electricista desviado.

Estive a fazer as contas ao consumo que deveria fazer actualmente e não deveria passar o 400kwh. Não estou a perceber para onde haverá uma perda tão grande de quase 200kwh num mês. Vou continuar a desligar disjuntores e ver o que me anda a consumir ou vou ter de chamar alguém para ver o que se passa.

Veio o tecnico da EDP esta semana e disse (obviamente) que estava tudo bem e que seria impossível o contador ter uma avaria e cobrar a mais. Eu perguntei depois se seria o outro da outra casa que contava a menos, aí sim já seria possível haver avarias... ai ai...

Como posso medir o consumo à saída do quadro?

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Consumo excessivo de energia

Mensagem por t3lmo »

Tens sistemas de medição por indução (campo magnético) à saída do quadro, com consolas de monitorização e alguns até online.
Já falámos deles por aqui, http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... lit=cloogy
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Consumo excessivo de energia

Mensagem por Emanuel Couto »

Fiquei curioso para saber para onde vai essa energia... :?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Consumo excessivo de energia

Mensagem por jmlflorencio »

Fulci, experimenta uma destas noites desligar o interruptor geral no quadro eléctrico, mas com a porta de casa aberta. Naquele caso que contei uns posts atrás fizeram isso e ficaram logo a saber quem era o vizinho... Foi o que abriu logo a porta para saber se a falha era dele ou geral ;)


Autor do tópico
Fulci
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta abr 24, 2015 11:03 am

Re: Consumo excessivo de energia

Mensagem por Fulci »

jmlflorencio Escreveu:Fulci, experimenta uma destas noites desligar o interruptor geral no quadro eléctrico, mas com a porta de casa aberta. Naquele caso que contei uns posts atrás fizeram isso e ficaram logo a saber quem era o vizinho... Foi o que abriu logo a porta para saber se a falha era dele ou geral ;)

:lol: É uma ideia, pelo menos será divertido...

Vou continuar a investigar. Hoje desliguei tudo excepto o cilindro e o frigorifico e deu uma diferença de 4kwh no contador e 2.6 no cilindro com o medidor, das 10h às 17h. Mas o contador faz o somatório do bihorario, e aquilo como arredonda, não consigo ter grande exatidão.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Consumo excessivo de energia

Mensagem por jmlflorencio »

Significa que o frigorífico gastou 1.4KWh? Não me parece muito, ou é?


Autor do tópico
Fulci
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta abr 24, 2015 11:03 am

Re: Consumo excessivo de energia

Mensagem por Fulci »

Não... O frigorifico não gasta isso num dia. A minha opinião será, como o contador não marca as decimas, arredonda. E como arredondou para o kwh seguinte no vazio e no cheio, o total deu mais do que a contagem. Ou então há mesmo uma perda nas secções daqueles dois disjuntores que ficaram ligados.


Autor do tópico
Fulci
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta abr 24, 2015 11:03 am

Re: Consumo excessivo de energia

Mensagem por Fulci »

A semana passada recebi um mail publicitário de uma nova rede de cá do Porto, eles fornecem o Cloogy por €5/mês. Se não tiver os €100 iniciais como a EDP, acham que valerá a pena? Aquila liga ao quadro e consegue dizer o consumo em cada um dos disjuntores ou só me diz no total?

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Consumo excessivo de energia

Mensagem por t3lmo »

O Cloogy mede o total (numa pagina web ou app smartphone, ou no monitor/display).
Pode-se é adicionar tomadas que lêm os consumos também.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Consumo excessivo de energia

Mensagem por MRider »

Por acaso já testou desligar o quadro geral da casa e verificar se o contador pára de contar ?
O problema pode estar também entre o contador e o quadro geral.

Já viu correntes de fuga para a terra ?
Live long and prosper!


Autor do tópico
Fulci
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta abr 24, 2015 11:03 am

Re: Consumo excessivo de energia

Mensagem por Fulci »

Já desliguei o quadro e o contador não pisca. O senhor da EDP fez o mesmo, disse que não era daí.

O meu medo é as fugas para a terra e as minhas suspeitas caem sobre isso. A casa originalmente não tinha terra, é um prédio com mais de 60 anos, não sei o que é que o electricista fez para fazer a ligação. Como posso ver se há alguma ligação à terra mal feita? E essa fuga consegue justificar 200-300kwh de perdas?

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Consumo excessivo de energia

Mensagem por t3lmo »

E porque não colocar um amperímetro (preferencialmente de 'garras') na saída de cada disjuntor (à vez) e desligar as cargas/consumos nas tomadas dessa linha e confirmar que a corrente vai a zero.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Consumo excessivo de energia

Mensagem por visitante1 »

Fugas para a terra...LOL quais fugas?????? essa é boa!!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: RE: Re: Consumo excessivo de energia

Mensagem por jmlflorencio »

Fulci Escreveu:Já desliguei o quadro e o contador não pisca. O senhor da EDP fez o mesmo, disse que não era daí.

(...)
E desligando os disjuntores apenas (mas todos), deixando o geral ligado?

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Consumo excessivo de energia

Mensagem por MRider »

visitante1 Escreveu:Fugas para a terra...LOL quais fugas?????? essa é boa!!!
Experimente criar uma terra independente e ligue a fase lá e diga me qualquer coisa
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Consumo excessivo de energia

Mensagem por t3lmo »

MRider Escreveu:Experimente criar uma terra independente e ligue a fase lá...
A corrente faria logo disparar o disjuntor principal.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Responder

Voltar para “Geral”