A electricidade gasta a produzir combustíveis

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
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jmal
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A electricidade gasta a produzir combustíveis

Mensagem por jmal »

Este assunto já aqui foi debatido, em tempos, mas não tínhamos números, vou procurar o tópico e coloco aqui.
refinery.jpg
refinery.jpg (38.67 KiB) Visto 2725 vezes
Quando se fala de automóveis eléctricos, invariavelmente se chega a um ponto em que os detractores deste tipo de tecnologia referem que se gastam combustíveis fósseis para produzir electricidade, e que se todos mudássemos para este tipo de veículos seria necessário continuar a poluir o ambiente. O que se esquecem de referir, é que a própria produção dos combustíveis gasta tremendas quantidades de electricidade.

Os dados que são apresentados no seguinte vídeo vêm de dados estatísticos oficiais das Nações Unidas, e revelam que as refinarias de petróleo são tão gastadoras que habitualmente necessitam de uma ligação directa da central de produção de energia mais próxima.
fuel.jpg
fuel.jpg (44.56 KiB) Visto 2725 vezes

No Reino Unido, em 2005, o consumo de electricidade das refinarias ascendeu a 5600gWh, sendo superior ao de múltiplas cidades, e fazendo com que a produção de 1 galão de gasolina (3.78 litros) tenha um consumo estimado de 4.5kWh. Ou seja, gasta-se mais de 1kWh para produzir um único litro de gasolina... o que dá que pensar, se tivermos em consideração que com 1kWh num veículo eléctrico também se percorrem muitos quilómetros.

Talvez a melhor forma de resumir tudo isto seja aquilo que Elon Musk, fundador da Tesla (e não só) diz:

Haveria electricidade mais que suficiente para recarregar os automóveis eléctricos, se se parasse de refinar petróleo.

Dá que pensar...


Link

Fonte: http://abertoatedemadrugada.com/2014/05 ... duzir.html
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Emanuel Couto
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Re: A electricidade gasta a produzir combustíveis

Mensagem por Emanuel Couto »

Dá mesmo que pensar... :roll:
((Um tema muito interessante a ser debatido))
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

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Jorge Rocha
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Re: A electricidade gasta a produzir combustíveis

Mensagem por Jorge Rocha »

Quanta energia é gasta, desde que sai das refinarias até chegar ao deposito de combustível dos veículos a combustão?
(transportada em camiões cisternas, bombagem entre todos os intermediários, todas as infraestruturas necessárias para as estações de serviço de abastecimento, as deslocações a essas estações, etc.)
Eu em 99% da casos não necessito de nada mais do que um simples tomada, que já tenho em casa às dezenas.
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fpereirainventor
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Re: A electricidade gasta a produzir combustíveis

Mensagem por fpereirainventor »

Está explicado porque é que o valor de KW de energia elétrica se mantém no limiar, e abaixo nalguns casos, dos custos de produção. Mais vale aumentar o roubo (IVA e outros impostos) para transferir a necessária compensação financeira para os particulares e algumas pequenas empresas.
O IVA é dedutível e o imposto especial sobre produtos petrolíferos não é pago pelas empresas de transporte e a fins.

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BondadeSua
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Re: A electricidade gasta a produzir combustíveis

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Parabénsao jmal por ter trazido aqui esta realidade. Há alguns anos já haviam sido referidos cá estes valores.
Só falta indicara estimativa do resto do consumo electrico. Não esquecer que o crude antes de chegar à refinaria, gasta muita energia na prospeção, perfuração e transporte de milhares de km.
Desta forma já se entende, porque há tanto interesse em por o cidadão a pagar novas hídricas eólicas e PPPs, que nós pagaremos.
Já agora quantos km em geral se faz com 4,5 KW em 2 e 4 rodas?
Já vi em algum lado que com o consumo "total" de elctrões da industria do petrólio. Se bem recordo, a produção de um galão equivalia a 30-40 km a electrões num 4 rodas. Será que entendi bem?

BondadeSua

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sergiomms
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Re: A electricidade gasta a produzir combustíveis

Mensagem por sergiomms »

BondadeSua Escreveu::...
Já agora quantos km em geral se faz com 4,5 KW em 2 e 4 rodas?
Já vi em algum lado que com o consumo "total" de elctrões da industria do petrólio. Se bem recordo, a produção de um galão equivalia a 30-40 km a electrões num 4 rodas. Será que entendi bem?

BondadeSua
Os consumos de 4 rodas rondam em média os 13 KWh/100 kms, assim:
13kw : 100kms = 0.13kw/km
4.5kw : 0.13kw = 34.6kms

mais coisa menos coisa; ou seja, estavas lá.!! :)
sergiomms

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BondadeSua
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Re: A electricidade gasta a produzir combustíveis

Mensagem por BondadeSua »

:cry:
sergiomms Escreveu:mais coisa menos coisa; ou seja, estavas lá.!!
Ou seja. Aos valores indicados pelas Nações Unidas há que acrescentar a electricidade gasta pelo menos em:
Prospecção
Perfuração
Bombagem
Reposição/Preenchimento do espaço donde o crude saiu
Transporte por mar ou terra até aos países de refinação
Transporte/bombagem até às refinarias.

Posteriormente à refinação:
Transporte/Bombagem até aos depósitos
Transporte/Bombagem para os camiões, ou por pipelines, barco
Bombagem para depósitos das distribuidores e revendedores
Bombagem para os veículos
Bombagem para os motores.

Tá bonito tá... :twisted:
Isto deve representar um acréscimo de consumo de energia, (mesmo que seja liquido teve que ser transformado, transportado e queimado), em valores, (4 a 5 vezes) mais que o "anunciado" 4,5 KW / galão para refinação....BBbrrrr

Depois ainda comemos a porcaria toda da combustão, mais as despesas dos desastres ambientais provocadas pelos derrames, mais a construção de novas barragens e linhas de transporte de elctricidade, só para garantir o funcionamento do "negócio". Por isso é que o cristiano ronaldo dos pacóvios tinha que se associar aos chineses. Grande teta! :o

BondadeSua

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Jorge Rocha
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Re: A electricidade gasta a produzir combustíveis

Mensagem por Jorge Rocha »

Quer dizer que quando um carro consome 5 litros de combustível aos 100Km, na verdade ele consome esses 5 litros + 6KWh de energia eléctrica para a produção do combustível + ??? outras energias para transportes e afins para que esses 5 litros cheguem ao deposito do carro.

Eu na minha utilitária eléctrica, faço 100Km com menos de 4KWh carregados durante a noite, quando existe excedente de energias limpas das eólicas.
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jmal
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Re: A electricidade gasta a produzir combustíveis

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:Quer dizer que quando um carro consome 5 litros de combustível aos 100Km, na verdade ele consome esses 5 litros + 6KWh de energia eléctrica para a produção do combustível + ??? outras energias para transportes e afins para que esses 5 litros cheguem ao deposito do carro.

Eu na minha utilitária eléctrica, faço 100Km com menos de 4KWh carregados durante a noite, quando existe excedente de energias limpas das eólicas.
Ora nem mais :) , entre outras mais que também pagas através de impostos, mesmo que andes na tua eléctrica, mas disso falamos depois se encontrar dados na minha pesquisa.
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david_neves
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Re: A electricidade gasta a produzir combustíveis

Mensagem por david_neves »

jmal Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:Quer dizer que quando um carro consome 5 litros de combustível aos 100Km, na verdade ele consome esses 5 litros + 6KWh de energia eléctrica para a produção do combustível + ??? outras energias para transportes e afins para que esses 5 litros cheguem ao deposito do carro.

Eu na minha utilitária eléctrica, faço 100Km com menos de 4KWh carregados durante a noite, quando existe excedente de energias limpas das eólicas.
Ora nem mais :) , entre outras mais que também pagas através de impostos, mesmo que andes na tua eléctrica, mas disso falamos depois se encontrar dados na minha pesquisa.
É giro que nos sites e forums dos Petrolheads, a conversa é a mesma em relaçao aos Ve's.
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$

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BondadeSua
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Re: A electricidade gasta a produzir combustíveis

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
A questão da energia deve ser encarada como um negócio. Como tal, variará, (sendo forçado a isso), conforme os interesses instalados. Recentemente uma "jornalista" insinuou-me que a referência a interesses "instalados" era despropositada. Uma ova! Continuou a não entender ou a fingir.
Tudo está condicionado pelos poderes instalados. Mesmo que seja no sentido legitimo do modelo de negócio seguido. Modelo esse que não aconteceu por acaso nem ao acaso.
Daí que os petrolheads tudo digam em contrário. Trata-se pois de manter o seu "modelo de negócio.
Vejam por exemplo o artigo "De Portugal à Finlândia, um mercado único de electricidade" da autoria de Jorge Vasconcelos, Ex-presidente da ERSE, público, 13-05-2014 pág 47.
Aí se pode ver como as coisas podem avançar (ou não) em função dos poderes já instalados ou a instalar-se.
Vem o artigo a propósito dum outro modelo de negócio já por cá falado e que tem os VE no epicentro. Isto é. Os VE podem até funcionar como rede "colectiva particular" de armazenamento de energia, à noite (portanto mais barata), libertando-a de dia. Como é que funciona? Vou tentar explicar com leigo que sou, mas os especialistas que me corrijam e ajudem se necessário.
Por um lado temos que ter, (e já existem) as redes inteligentes. Ver trabalhos do INESC e UP e muito mais:

http://www2.inescporto.pt/use/areas/des ... e-software
https://www.edpdistribuicao.pt/pt/rede/ ... ntes.aspx
http://www.espada.eti.br/redeintel.asp

http://automoveiseletricos.blogspot.pt/ ... grid.html
http://1.bp.blogspot.com/-BYovIzSPeGY/U ... Grid2.png

É só fazer uma pesquisa por "rede eléctrica inteligente".
Por outro lado deve considerar-se os movimentos e "necessidades populacionais". Bem como o seu investimento. É claro que a compra de um VE (4 rodas) é muito mais que um transporte. Pode e deve ser considerado um investimento. Tal como os painéis fotovoltaicos são um investimento que os particulares fizeram no equilíbrio da rede eléctrica nacional. Que a todos deve beneficiar. Neste caso do lado da produção, nos VE será do lado do armazenamento!
Já que é muito caro o investimento em baterias, que permita transferir a produção e o consumo da Noite para o Dia, porque não usar o pack dos VE (4 rodas) para esse negócio?
Imaginando que tinha-mos 1 milhão de automóveis eléctricos, e sabendo que mais de 500 mil não saem diariamente, (ou pelo menos não circulam nas "horas de ponta", e que os restantes 500 mil, só usam diariamente 30-40% da sua disponibilidade eléctrica, (e mesmo que andassem todos) ainda ficávamos com mais de 50% da energia acumulada nas baterias disponível. Podia vender-se à rede o excedente das nossas necessidades, acumulada durante a noite, que seria gasta durante o dia,... e voltávamos a carregar à Noite, para vender no dia seguinte, na quantidade que entendêssemos e ao preço determinado. Ganhávamos todos alguma coisa. Pelo menos em SAÚDE ganharíamos imenso.
Era preciso produzir mais electricidade do que aquela que já se produz?
Talvez não, pois o "volume de electricidade" que consome a industria poluente estaria disponível para carregar os VE. Estes funcionariam como "acumuladores" da rede eléctrica. Aproveitávamos para produzir mais e de forma ecológica em "baixa" transferindo-a para o consumo de dia em "alta".
Toda esta tecnologia já foi usada, testada e está disponível. Basta que os "interessados" deixem.
Assim nos deixassem!
Porque é que falei num milhão de VE e não 100 mil? Pela simples razão que nos andam a dizer que a rede eléctrica! não teria capacidade para abastecer nem 100 mil.
Cidadão não sabe disto. (Nem tem que saber)! Mas jornalista que se prese tem obrigação de saber!
Já agora se visitaram a edição impressa, vejam ao lado (pág 46) o artigo de João Caraça, físico e Professor universitário. Boas leituras só fazem bem!

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

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