Churrasqueira solar que funciona dia e noite!

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Churrasqueira solar que funciona dia e noite!

Mensagem por Esteves »

Imagem

David Wilson, um professor do Massachusetts Institute of Technology bolou essa belezura de churrasqueira que dispensa o uso de lenha, carvão, gás ou energia elétrica para funcionar e que já foi até batizada como a “Wilson Solar Grills”.

A engenhoca de aparência futurística, serve tanto para grelhar, cozinhar ou aquecer alimentos, como serve também como aquecedor de ambientes, utilizando-se para isso apenas a energia solar.

Imagem

A tecnologia usada no aparelho, que pode atingir 450º Celsius, é primorosa.

Ele vem equipado com uma bateria à base de nitrato de lítio, o que lhe rende uma autonomia de cerca de 25 horas entre cada recarga.

Isso significa que a energia armazenada num único dia de sol pode ser utilizada durante toda a noite e no dia seguinte também, favorecendo à agradável atividade de se cozinhar ao ar livre nas grandes cidades e atendendo especialmente as necessidades das comunidades situadas nas regiões rurais e longínquas.


Imagem

A capacidade e refinamento tecnológico do aparato não cessa aí.

Nele se utiliza uma lente Fresnel, invenção do físico francês Augustin-Jean Fresnel, criada inicialmente para ser usada em faróis marítimos, cujo desenho possibilita a confecção de lentes de grande abertura e de curta distância focal, sem ter o peso e volume do material de uma lente convencional.

Isso significa que quando comparadas a estas, as lentes Fresnel são muito mais finas, leves e permitem a passagem de muito mais luz.


Imagem

Mais do que versátil, o aparelho que serve como fogão, grill e até aquecedor apresenta zero emissão de CO2, bem como zero consumo e zero desperdício de qualquer outro tipo de energia, fazendo uso somente dessa inesgotável fonte luz proveniente do nosso amantíssimo Astro Rei!

Imagem

Agora, o desafio de um grupo de estudante do MIT sob a batuta do Professor Wilson está focado em desenvolver estratégias para a fabricação do aparelho em larga escala e para favorecer sua distribuição aos países em desenvolvimento e, porque não, dentro dos EUA também e demais nações desenvolvidas.

Fonte: lecycpicorelli-bioarquitetura
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Responder

Voltar para “Geral”