Ajuda - Solução de Aquecimento/humidade

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
skeves
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta fev 13, 2013 10:43 am

Ajuda - Solução de Aquecimento/humidade

Mensagem por skeves »

Boa Tarde Caríssimos,

Preciso da vossa ajuda/opinião.
Tenho um quarto, numa vivenda nova, com aproximadamente 25m2 (incluindo closet e WC) e vou ter um bebé daqui a +- 1mês mas ainda não encontrei a solução ideal para aquecer o nosso quarto onde o bebé vai estar durante os primeiros meses de vida.

Durante o dia, no inverno, o quarto apresenta temperatura a rondar os 15-17º com 60% de humidade (considerando que deixo sempre um pouco das janelas abertas pela circular o ar). Durante a noite a temperatura cai para os 14-15º e a humidade ronda os 80-90%.

Comprei um desumificador para testar e é verdade que retira a humidade do ar e a temperatura sobe muito ligeiramente. Mas aqui tenho um problema, para o deixar ligado durante o dia tenho que fechar as janelas, ou seja, deixo de ter ar a circular no quarto.
Por isso durante a noite, com o desumificador desligado, a percentagem de humidade volta a subir e a temperatura do quarto arrefece.

Considerando que a temperatura ideal para o bebé ronda os 20/21º, qual é que consideram ser a melhor solução para melhorar o aquecimento do quarto e também prevenir a humidade?

É normal estes níveis de humidade numa casa nova (já tem cerca de 1 ano e meio, e no inverno passado isto não aconteceu)? As ombreiras das portas já começaram a rachar e a sair bolor lá de dentro (em pouca quantidade), e também já tenho uma zona (pequena) localizada de uma parede em que o salitre começou a reagir à humidade :\

Peço desculpa pelo testamento mas queria explicar bem a situação.

Cumprimentos e obrigado.

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Ajuda - Solução de Aquecimento/humidade

Mensagem por Celestino »

Caríssimo: Estou a ver que ninguém o ajuda...
Quando a minha filha nasceu, ainda não tínhamos aquecimento central.
E ela sobreviveu um inverno numa moradia nova apenas com um aquecedor eléctrico a óleo no quarto.
De dia arejava-se um pouco - quando ela lá não estava.
A questão da humidade não se colocou... Aliás, até tivemos que colocar um recipiente com água em cima do aquecedor para poder vaporizar alguma, de forma a que o ar não ficasse excessivamente seco.
Se calhar, depois de aquecer essa divisão a humidade irá à sua vida...
Que dizem os entendidos?

Passe nas apresentações. Aqui a malta gosta dessa formalidade... Pode ser que venham ajudas.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Ajuda - Solução de Aquecimento/humidade

Mensagem por CrOhN »

Sempre que a temperatura desce, é natural que a percentagem de humidade suba, apesar de a quantidade de água existente no volume, ser igual.

A melhor prevenção para a humidade é, e sempre foi, ventilação (arejar).

Como disse o Celestino, um aquecedor a oleo servirá certamente para o que pretendes. Pode não ser o mais eficiente, mas será certamente o que te ficará mais barato.

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: Ajuda - Solução de Aquecimento/humidade

Mensagem por ICEM4N »

Boas,
Eu tenho desimudificador gasta 144w em funcionamento e tambem ar condicionado GREE inverter em todas as divisoes.
Queria saber o gasto em modo desumidificador do AC mas nao consigo saber atraves das especificacoes.
TEnho um medidor daqueles parecidos com os do LIDL porque tenho mota electrica e da jeito.

Eles nao estao ligados à tomada normal, de que forma posso saber quanto gasta o meu AC em modo desumidificador sem desmontar o ac?
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Ajuda - Solução de Aquecimento/humidade

Mensagem por Master »

Eu em caso de humidade e no inverno uso o desumidificador e resulta muito bem, quer na humidade, quer no aumento da temperatura da divisão, digo mesmo que chego a colocar em dias chuvosos o desumidificador a servir para secar a roupa num estendal interior e depois de 6-7 horas está tudo sequinho e a cozinha quente.
No verão o melhor é mesmo o Ar Condicionado, para além de tratar da humidade arrefece a casa...
Acho que deves falar com um Pediatra e tentar saber a temperatura ideal e principalmente a humidade ideal, pois tenho 3 filhos e sempre me aconselharam a não secar demasiado a casa, aliás até tive de comprar um Humidificador para colocar humidade em casa em um dos quartos.
Penso que no teu caso o melhor será um desumidificador que aqueça a casa e regulável em humidade (desliga e liga sozinho quando atinge o grau de humidade) e claro...aconchegar bem a criança.
Dos Fracos Não Reza a História...


a_cruz
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo dez 20, 2015 9:35 am

Re: Ajuda - Solução de Aquecimento/humidade

Mensagem por a_cruz »

Tendo como referência uma sala de 25 m2, acham melhor utilizar para a aquecer, um radiador de € 2000W ou, dois radiadores de € 1000W cada?

O fato de ter duas fontes de calor separadas no mesmo espaço não será mais benéfico?

E os consumos? Iguais?

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Ajuda - Solução de Aquecimento/humidade

Mensagem por visitante1 »

Com 2 distribui melhor o calor. Se a casa for bem isolada deve dar para ambientar de forma confortável. Os consumos serão aproximadamente a mesma coisa.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Geral”