Como passar da renovavel para a EDP ?

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por Esteves »

boas!

tenho um pequeno sistema híbrido e estou a fazer a comutação manualmente da alternativa para a rede, e vi algures pela net uma imagem que aparece um disjuntor que segundo o autor diz que o mesmo liga quando a tenção das baterias baixa liga automaticamente a rede sem que falha se note muito, segundo ele diz que e um pico muito rápido.

vou deixar aqui a imagem para que alguém me ajude a decifrar que disjuntores são.
disjuntor
disjuntor
disjuntor.jpg (89.53 KiB) Visto 9973 vezes
julgo que será uma forma mais em conta.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por tavares »

isso não é um disjuntor , é um contactor ,e é um dispositivo eletromecânico que permite, a partir de um circuito de comando, efetuar o controle de cargas num circuito de potência. essas cargas podem ser de qualquer tipo, desde tensões diferentes do circuito de comando, até conter multiplas fases, podem-lhe ser adicionados módulos de contactos adicionais , temporizadores e relés térmicos.

o disjuntor é o que está á esquerda ( abb ) e é um dispositivo de protecção que actua em caso de sobrecarga ou curto-circuito.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por Esteves »

boas!

amigo tavares obrigado pela informação, bem eu ate sei ligar uns fios mas esta situação me parece mais complicada se der para fazer um esquema de ligações era bom e qual o tipo de material que preciso.

mais uma vez obrigado.
tavares Escreveu:isso não é um disjuntor , é um contactor ,e é um dispositivo eletromecânico que permite, a partir de um circuito de comando, efetuar o controle de cargas num circuito de potência. essas cargas podem ser de qualquer tipo, desde tensões diferentes do circuito de comando, até conter multiplas fases, podem-lhe ser adicionados módulos de contactos adicionais , temporizadores e relés térmicos.

o disjuntor é o que está á esquerda ( abb ) e é um dispositivo de protecção que actua em caso de sobrecarga ou curto-circuito.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por visitante1 »

viva,
para fazer a comutação entre a energia alternativa e a edp tem pode utilizar varios processos, uns mais caros outros baratos.
o mais caro é colocar um bypass estático no circuito, assim quando a energia alternativa falhar este comuta para a edp sem qq tipo de corte, ou seja mesmo que as cargas sejam sensiveis estas não notam a comutação.
o processo mais barato é colocar um relé/contactor com a bobine alimentada pela energia alternativa, assim quando esta falhar a bobine deixa de ter alimentação e cai fazendo assim a comutação atravéz dos seus contactos. de salientar que este processo tem um ligeiro corte mas de fração de tempo tão curta que por exemplo numa lampada apenas se notará um insignificante piscar.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por Patalhetas »

pnunes Escreveu: o processo mais barato é colocar um relé/contactor com a bobine alimentada pela energia alternativa, assim quando esta falhar a bobine deixa de ter alimentação e cai fazendo assim a comutação atravéz dos seus contactos. de salientar que este processo tem um ligeiro corte mas de fração de tempo tão curta que por exemplo numa lampada apenas se notará um insignificante piscar.
cumprimentos
...pois mas o barato sai caro, por vezes, tudo o que é fontes comutadas, frigoríficos etc, levam uma "porrada" podendo mesmo ir desta para melhor

se calhar a mais cara será mesmo a melhor opção, digo eu
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por visitante1 »

viva,
não creio que seja problematico esse microcorte, não ira danificar nada.
o comportamento é apenas como se de um pequeno corte da edp se tratasse.
a opção mais cara nunca se fará por menos de 2000 euros (bypass estático), e só é normalmente utilizada para cargas sensiveis daquelas que não permitem microcortes.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por Esteves »

boas!

obg. pelas dicas, quanto ao que o patalhetas diz e verdade principalmente nos frigoríficos mas para o frigorífico eu já tenho uma solução que é meter um relógio de atraso com 7 minutos para que o mesmo ligue sem fazer estragos.

mas continue sem saber qual o material que deve usar, desde do relé e contactor ou melhor um esquema de ligações.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por RJSC »

as fontes comutadas não sofrem minimamente com esses pequenos cortes, a electricidade é retificada e armazenada em condensadores. eu com o meu computador de secretária até consigo muda-lo rapidamente para outra tomada sem que ele se desligue! as ups off-line (que são as mais comuns) trocam a alimentação com relés e causam esses micro-cortes sem estragar nada.
os motores têm inércia de movimento e também não param.
o que se queixa são as lâmpadas fluorescentes com balastro eletromecânico.


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por tavares »

esse sistema de comutação não é dificil de fazer , e até relativamente barato , é preciso um relé de minima tensão ( da carlo galvazzi por ex. ), um contactor como o da foto e respectivas protecções ( disjuntores ).

o relé de minima é regulável para a tensão minima que se quer , depois ele actua o contactor ou contactores que por sua vez comuta(m) a energia

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por Esteves »

Cá estou de volta a carga com o sistema pedido no primeiro post,

Bem a solução do bypass estático seria a melhor mas é muito graveto...

Então partindo para uma coisa mais barata, a ideia dos contatores acho que é a mais em conta, eu tenho por aqui 2 contatores com a bobine a 24 volts e 50 amperes nos contactos, o que eu preciso é um esquema para ligar estes contatores e o resto dos componentes que ade ser algo que active as bobines (24V) quando o sistema solar passar X voltes e voltar a ligar quando baixar os X volts para passar a rede de novo.

PS: É assim a fonte solar sai dos reguladores a 28 voltes o que muitas das vezes não estão a ser usados para nada visto que as baterias já estão carregadas.

Quanto ao que vou ligar ao sistema algo que consuma +/- 1500 Watts, tipo frigorifico televisões boxs TDT e ZON e outros mimos mais fracos.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por visitante1 »

Viva Esteves,
assim rapidinho e feito á mão pode implementar uma ligação tipo esta, neste caso contactores de 220vac pendurado na saída do inversor com a logica de se falhar os 220Vac da saida desse mesmo inversor o contactor cai e comuta para a rede automaticamente.

Se utilizar contactores de 24vdc também não será dificil, nesse caso terá que utilizar um relé adicional para detectar a falha de saida 220vac inversor passando em serie um contacto com a bobina.

Tem também a opção de separar ou juntar os neutros (rede edp e inversor) tudo depende da quantidade de contactos que cada contactor/relé tem.

Os contactos de minima tensão terõ que vir de um circuito calibrado para uma determinada tensão, por exemplo para 23Vdc (o tal automato que já lhe tinha falado).

Uma das saidas também tem um contacto temporizado, por exemplo para iluminação exterior.

fica então o esquema...
Anexos
Esquema REDE-SOLAR.pdf
Possivel esquema de comutação INV. Solar/Rede Edp
(123.61 KiB) Transferido 3348 vezes
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por Esteves »

Boas!

Já vi que a coisa vai ter pernas para andar claro que esta engenhoca não é para todas as cabeças visto que fazer uma engenhoca sem gastar grande graveto não é facíl, mas o grande pnunes já deitou mãos a obra.

pnunes eu já vi o esquema em PDF o outro não abre por aqui, no ficheiro tem estas 2 situações (Reproduzir ficheiro Quicktime e Esquema REDE-SOLAR.pdf)

Já estive a olhar para o esquema mas vou ter de olhar melhor para ver se começo a entender bem a coisa, quanto aos contatores de 24 se não se encaixam no circuito é esquecer eu arranjo com bobine a 220.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por visitante1 »

Está um circuito completo com contador e tudo no mercado livre, é indicado precisamente para comutar entre Solar/rede.
Em substituição do rele utiliza um contactor com dois contactos fechados e dois abertos.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por CrOhN »

Atenção ao uso de apenas um contactor para faxer a inversão!

Aconselho 2 contactores independentes, que tenham entre si pelo menos corte eléctrico Isto de forma que um não ligue sem o outro estar desligado.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por visitante1 »

CrOhN Escreveu:Atenção ao uso de apenas um contactor para faxer a inversão!

Aconselho 2 contactores independentes, que tenham entre si pelo menos corte eléctrico Isto de forma que um não ligue sem o outro estar desligado.
Viva,
o uso de dois contactores independentes pode acarreter uma situação grave, imagine que o contactor solar falha! este vai cair e juntar a fase/neutro do inversor com o da rede.
Se tiver um só com 2 contactos fechados e 2 abertos ora está por um lado ou por outro, nunca pelos 2 lados ao mesmo tempo. Mesmo quue a bobine se danifique este cai e automaticamente passa para a rede.
O custo neste caso vai ser metade e a eficacia melhor.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por CrOhN »

Tu é que sabes. Em máquinas industriais que reparo, vejo sempre esse tipo de segurança quando não se pretende que um circuito seja ligado em simultaneo com outro.

Se houver avaria de bobine, com 2 contactores separados, o que avariar, desliga sempre o circuito correspondente.

Pensa bem. Usando um unico contactor, o que te garante que quando o contactor fizer a inversão, este desliga primeiro os contactos que estiverem fechados, antes de fechar os que estão abertos?

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por visitante1 »

Viva,
Só se o dito contactor ou rele de potencia tenha os contactos empenados... porque senão o contacto comum ou está virado para o normalmente fechado ou aberto dependendo se a bobine esta energizada ou não...
De qq forma propunha que elaborasse um esquema para o pessoal que anda atrás disso implementar, não esquecer o promenor do encravamento eletromecanico que evita que os dois contactores estejam ao mesmo tempo ligados na mesma saída.
Já agora o acrescimo em € que acarreta o ter um só contactor/relé ou dois com encravamento...

Eu tenho isso implementado, o Esteves tem implementado, e é largamente utilizado, e garanto-lhe que que NUNCA as duas saidas (rede ou inversor) se juntam... claro a não ser que aquilo tudo arda e fique em curtocircuito, mas para isso também as bobines e a potencia são protegidas por fusivel/disjuntor adequado.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por CrOhN »

Não contesto que possa estar a funcionar bem com a instalação A, B ou C. Apenas adverti de como as coisas são feitas com segurança.

Não fui eu que inventei, apenas é o que constato nos diversos circuitos de comando que tenho visto.

O custo adicional será só o contactor extra. Quanto ao esquema, basta passar a alimentação da bobine da cada contactor por um contacto normalmente fechado do outro contactor.

Como disseste, no caso de haver contactos colados, pouco há a fazer. A não ser com um tipo de relé especial que previne isso. Estes existem, mas são dificeis de arranjar. Apenas os vi em componentes especificos de algumas máquinas.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por visitante1 »

Alias este mesmo assunto esta a ser implementado no projeto do Cabul, e passo a citar:

"No caso em apreço, é um relé duplo (ou seja de dois circuitos), corta fase e neutro.
O relé tem é um finder 40-52, tem os dois contactos centrais onde se liga a fase e o neutro para alimentar a instalação. Tem dois contactos que em repoudo esta "chantados" aos centrais onde se liga a fase e o neutro da rede. Neste caso como o relé não está alimentado, toda a carga da nossa instalação está pendurada na rede edp. Tem mais dois terminais onde se liga a fase e o neutro vindos do inversor.
A bobine do relé também é ligada ao inversor. Entre o inversor e o relé coloquei, por uma questão de segurança um diferencial de 30ma e para o meu caso um disjuntor de curto circuito de 6A, mais que suficiente para controlar o inversor de 1000W nominal..
Quando ligo o diferencial e o disjuntor, a bobine do relé é energizada, cortando a fase e o neutro que vinham da rede edp, e colando os contactos centrais aos contactos dos terminais ligados ao inversor, passando assim a instalação a ser alimentada pelo solar/eólico.
Se desligar-mos os disjuntores, o conversor fôr abaixo por qualquer motivo, a bobine deixa de ter energia, passando automaticamente à posição de repouso, ligando a rede edp. Assim que o conversor voltar a debitar, liga instantaneamente o relé, voltando tudo ao normal. Nem se dá pelas troca.
Qualquer loja digna desse nome de material eléctrico tem este tipo de material

Cumps"

Já agora complemento com um esquema de um simples rele de 2 inversores onde se pode fazer essa comutação sem complicações e relativamente barato...
e em que nunca as duas fases/neutros se encontram no mesmo ponto...
Anexos
Legendas:<br />NA- contacto normalmente aberto<br />NF- contacto normalmente fechado<br />C- comum
Legendas:
NA- contacto normalmente aberto
NF- contacto normalmente fechado
C- comum
Comutação Solar rede.png (9.49 KiB) Visto 8908 vezes
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


LZe
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quarta jan 23, 2013 1:08 am

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por LZe »

Boas

Tenho estes 2 contactores mas não sei como ligar ou se é necessário algo maiis:
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Alguem me pode dar uma ajuda?

Responder

Voltar para “Geral”