Como passar da renovavel para a EDP ?

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por ProjectSolar »

visitante2 Escreveu:Essa bobine é de 220v quantos estão a sair do inversor 230v ? ou mais ?

243.6v

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por MRider »

ProjectSolar Escreveu:
visitante2 Escreveu:Essa bobine é de 220v quantos estão a sair do inversor 230v ? ou mais ?

243.6v
Tens aí a explicação para o aquecimento da bobine.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por ProjectSolar »

Ainda falta perceber o porque de quando ele muda para o solar, estando em carga não consegue, vibra ou treme o rele as vezes faz faísca e a saída do rele tem uma tomada, basta ligar ai um transformador de 220v 60w ( 12v 5A ) que ele cai logo e treme o contato nesse relé , vou tentar trocar o mecanismo de troca de energia este fim de semana e aproveitar só o rele de baixa voltagem de 12v o resto vou ver outra solução ou reles com outras características .


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por accoelho »

O que te ta a contecer deve ser parecido com a minha situação.
Mas a mim tenho 2 reles diferentes na mesma linha da alternativa e só acontece com um relé.

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por ProjectSolar »

accoelho Escreveu:O que te ta a contecer deve ser parecido com a minha situação.
Mas a mim tenho 2 reles diferentes na mesma linha da alternativa e só acontece com um relé.

Nem é tarde nem é cedo, vou filmar, nada mais simples que isso . E já posto o vídeo.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por MRider »

Compra relés adequados
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por ProjectSolar »

visitante2 Escreveu:Compra relés adequados
Ora nem mais, este sábado vou me encarregar de fazer umas voltas pela zona em lojas e substituir tudo.

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por ProjectSolar »

ProjectSolar Escreveu:
accoelho Escreveu:O que te ta a contecer deve ser parecido com a minha situação.
Mas a mim tenho 2 reles diferentes na mesma linha da alternativa e só acontece com um relé.

Nem é tarde nem é cedo, vou filmar, nada mais simples que isso . E já posto o vídeo.
Segue Vídeo, desculpem qualidade mostra ele a funcionar sem cargas e depois acionando o outro rele que ativa o envio de corrente do inversor aa instalação http://youtu.be/NKqDqF_aQsI

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por MRider »

Eu só tenho um relé a fazer a comutação para quê tens tantos ?
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por ProjectSolar »

visitante2 Escreveu:Eu só tenho um relé a fazer a comutação para quê tens tantos ?
Mostra me fotos desse rele se faz favor. Se poderes claro.


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por accoelho »

Realmente seria bom que podessem diponibilizar :modelos,referências

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por Emanuel Couto »

Tenho montado no meu sistema (3) destes, (1) por fase, muito bons..

Depois vejo o vídeo!


Samsung PD
Anexos
Contactor.jpg
Contactor.jpg (133.28 KiB) Visto 4044 vezes
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por MRider »

Para fazer a comutação rede / renováveis uso um igual a este.

:arrow: http://www.ebay.co.uk/itm/CONTACTOR-TEL ... 3f35f24256" onclick="window.open(this.href);return false;
Live long and prosper!


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por Alves10 »

Boas,

Na minha maneira de ver o que está a acontecer é que o inversor não "gosta" muito de cargas indutivas e entra em auto oscilação, ou seja, ele envia energia para a carga e esta por ser indutiva (no inicio) comporta-se como se fosse um curto circuito para o inversor, este tende diminuir a energia enviada, ao acontecer isto o reles desliga-se e provoca as tais faiscas nos contactos (tão típicas de cargas indutivas), depois o inversor ao sentir que não tem mais carga, volta a enviar energia e o ciclo repete-se tipo pescadinha de rabo na boca. Por isso a minha sugestão é isolar a bobine do rele destas variações, a maneira mais fácil é alimenta-lo com energia da rede. ou então tem de criar uma maneira de ele se ligar e desligar mais lentamente (criar-lhe inercia), para que não oscile com as cargas.

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por ProjectSolar »

Alves10 Escreveu:Boas,

Na minha maneira de ver o que está a acontecer é que o inversor não "gosta" muito de cargas indutivas e entra em auto oscilação, ou seja, ele envia energia para a carga e esta por ser indutiva (no inicio) comporta-se como se fosse um curto circuito para o inversor, este tende diminuir a energia enviada, ao acontecer isto o reles desliga-se e provoca as tais faiscas nos contactos (tão típicas de cargas indutivas), depois o inversor ao sentir que não tem mais carga, volta a enviar energia e o ciclo repete-se tipo pescadinha de rabo na boca. Por isso a minha sugestão é isolar a bobine do rele destas variações, a maneira mais fácil é alimenta-lo com energia da rede. ou então tem de criar uma maneira de ele se ligar e desligar mais lentamente (criar-lhe inercia), para que não oscile com as cargas.

Estou a pensar mudar a forma de comutar, mudar de contatores mas deixar ficar o rele de baixa tensão para "apalpar" a carga das baterias .


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por Alves10 »

Penso que da forma que tem isto montado só precisa mudar a alimentação da bobine. Alimente-a com a electricidade da rede em vez de ser com a que sai do inversor, é trocar dois fios. Primeiro ir buscar o neutro da rede e no contacto do relé de 12V ir liga-lo à fase da rede eléctrica.
É uma mudança fácil de fazer e fica com este problema resolvido. De outra forma mesmo que troque de reles ou contactores o problema pode vir a aparecer, basta ligar uma carga mais pesada e indutiva no inversor.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por MRider »

Alves10 Escreveu:Penso que da forma que tem isto montado só precisa mudar a alimentação da bobine. Alimente-a com a electricidade da rede em vez de ser com a que sai do inversor, é trocar dois fios. Primeiro ir buscar o neutro da rede e no contacto do relé de 12V ir liga-lo à fase da rede eléctrica.
É uma mudança fácil de fazer e fica com este problema resolvido. De outra forma mesmo que troque de reles ou contactores o problema pode vir a aparecer, basta ligar uma carga mais pesada e indutiva no inversor.
Se ligar assim quando o inversor vai abaixo por qualquer razão as cargas ficam sem energia. Porque não comuta automaticamente.
Live long and prosper!


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por Alves10 »

OK. entendo o que diz, então a solução que me ocorre é mesmo alimentar o relé com a electricidade das renováveis, mas "limpando" a sua alimentação e fazendo com que demore mais nas suas comutações, tipo um delay.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por MRider »

Eu tenho o contactor que já indiquei em cima e faz um corte limpo.

Mas temos de comutar antes de desligar o inversor.

Não se pode.desligar o inversor primeiro antes de fazer a comutação.
Live long and prosper!


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Como passar da renovavel para a EDP ?

Mensagem por Alves10 »

Sugiro um esquema que penso que faz o pretendido, só temos de calcular o valor de R ao saber a corrente que a bobine consome a 230V e o valor do condensador vai depender do tempo que queremos que o contactor demore a desatracar.
Anexos
esquema.jpeg
esquema.jpeg (184.92 KiB) Visto 3947 vezes
Última edição por Alves10 em quinta jun 12, 2014 4:25 pm, editado 1 vez no total.

Responder

Voltar para “Geral”