Economizadores de Energia!!

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

Autor do tópico
rubenito
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça set 14, 2010 10:02 pm

Economizadores de Energia!!

Mensagem por rubenito »

olá pessoal tenho visto pela internet vários sites a vender aparelhos que se ligam ás tomadas de casa e que podem poupar até 25% um deles diz o seguinte:

"filtra toda energia antes de ser consumida"

alguém tem conhecimento destes aparelhos?será que não é banha da cobra, pois o preço deles anda entre os 30 e 40€, parece esmola a mais???comentem aqui a vossa opinião!
Anexos
exemp economizador.jpg
exemp economizador.jpg (21.44 KiB) Visto 9661 vezes

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Economizadores de Energia!!

Mensagem por rocker_pt »

isto deve ser algo como os rebobinadores de dvds.
Anexos
lol.jpg
lol.jpg (6.61 KiB) Visto 9654 vezes
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


Autor do tópico
rubenito
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça set 14, 2010 10:02 pm

Re: Economizadores de Energia!!

Mensagem por rubenito »

peço desculpa mas não entendi!!!


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Economizadores de Energia!!

Mensagem por RJSC »

isso é uma caixa com condensadores, que são ligados à linha automaticamente quando necessários, para corrigir o factor de potência.
só têm vantagem se tivermos em casa aparelhos com factor de potência muito baixo, que não tenham já no interior os condensadores para o corrigir.

claro que também pode ser uma caixa vazia, de resto com qualquer outro aparelho até o abrir-mos para confirmar.


brunozo
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quarta abr 04, 2012 10:23 pm

Re: Economizadores de Energia!!

Mensagem por brunozo »

Boas pessoal já sei que vou ganhar o prémio pelo desenterro deste tópico, mas como anda numa de descobrir formas de poupar energia dei com este tipo de coisas.

Tenho um conhecido que falou-me nisso e que tinha instalado na sua casa e que poupa 20€ por mês, e que o sogro colocou na empresa e está a poupar por mês cerca de 2000€ mensais (a empresa é de congelados e frios) e fiquei com a pulga e andei a procurar pela net.

Na altura achei muito estranho pois já andava a pensar em meter uma eólica e ai percebia que se poupava porque se produzia alguma coisa, quando ele veio com essa fiquei a desconfiar. Ainda disse que havia umas pastilhas para meter no carro e na procura pela net encontrei um site que fala disso.

Mas como milagres não acontecem peço a vossa opinião mais uma vez se é possível ou não, ainda por cima ele diz que está mesmo a poupar, que grande filme.

Ate ficava mais barato que instalar um sistema eólico ou solar para produção.

http://portugal.econoplusgroup.com/popfun.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Se alguém me puder ajudar a perceber onde anda o gato ficava agradecido.

A justificação de quem vende! Será verdade?!

Imagem

Obrigado

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Economizadores de Energia!!

Mensagem por g_card »

a unica coisa que te posso dizer é que no site que mostras, na parte do teste antes e depois é uma banhada enorme.
eles dizem que é com 4 fluorescentes de 20W, logo isso a 220V da 0.363A, eles no teste medem 1.306A!
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."


brunozo
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quarta abr 04, 2012 10:23 pm

Re: Economizadores de Energia!!

Mensagem por brunozo »

Pois milagres não existem estou mesmo a ver estou é curioso para saber como é que esse conhecido diz que poupa na conta da luz, muito estranho.

Eu não acredito em milagres, mas prontos.

Até já li que isso para quem tem contadores digitais pode se tornar num problema e não numa solução.

Mas obrigado a todos por partilharem a vossa experiência e conhecimento.

Obrigado


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Economizadores de Energia!!

Mensagem por CrOhN »

g_card Escreveu:a unica coisa que te posso dizer é que no site que mostras, na parte do teste antes e depois é uma banhada enorme.
eles dizem que é com 4 fluorescentes de 20W, logo isso a 220V da 0.363A, eles no teste medem 1.306A!
Não é verdade que 4 fluorescentes de 20W consumam só 0,363A. Especialmente se forem só instaladas com balastro normal e sem condensador que corrija o fator de potência. Nessas condições, os1,306A são mais prováveis.

O que estes supostos equipamento de poupançam poderão fazer é corrigir o fator de potência dos equipamentos a ele ligados. E isto apenas interessa a instalações onde seja faturada energia reactiva. No caso do consumidor doméstico, isso normalmente não acontece.

Resumindo, do ponto de vista de benefício para o consumidor doméstico, este produto é um pouco "banha da cobra".


Luis Dias
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta abr 05, 2012 12:05 pm

Re: Economizadores de Energia!!

Mensagem por Luis Dias »

Eu trabalho com este tipo de equipamento, é verdade que o que fazem é corrigir o factor de potência, estabilizar a tensão e absorver sobrecargas, não há milagres, realmente tenho uma gama "doméstica", mas para se tornar efectiva uma redução consideravél, é necessário reunir uma serie de factores que normalmente em ambientes domésticos não se consegue, e por isso perfiro não os comercializar, Agora para médios e grandes consumidores, a redução é muito significativa, tanto que a amortização do equipamento se prevê menor de um ano, e por vezes em 6 meses. De qualquer forma para ambientes domésticos, não acreditem em milagres.

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Economizadores de Energia!!

Mensagem por Master »

Luis dias
Tenho uma loja que para além da iluminação normal (Fluorescente e Leds) têm o seu maior consumo em 5 arcas frigoríficas (alimentares) e que são muito gulosas e ligadas 24H.
Se não dá para casa é possível que em empresas se poupe?
Tens algum site ou fotos com caracteristicas que me possas enviar?
A melhor economia de energia virá da poupança e já mudei mais de metade das lampadas fluorescentes para Leds, desliguei reclames, tenho Bi-horária, etc...mas na parte dos frigoríficos e arcas não posso fazer nada...
Dos Fracos Não Reza a História...


Luis Dias
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta abr 05, 2012 12:05 pm

Re: Economizadores de Energia!!

Mensagem por Luis Dias »

Caro Master,

Claro que para empresas se poupa, contudo é necssário ter alguns elementos para poder avaliar se no seu caso o equipamento é aconselhavél, se me poder enviar uma factura completa do seu fornecedor de energia, terei como fazer uma avaliação correcta e enviar toda a informação. Isto tem de ser desta forma porque para uma redução efectiva e desejada a avalição correcta do equipamento é fundamental, como disse milagres não se fazem.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Economizadores de Energia!!

Mensagem por mauri »

Luis Dias Escreveu:
se me poder enviar uma factura completa do seu fornecedor de energia, terei como fazer uma avaliação correcta e enviar toda a informação. Isto tem de ser desta forma
Quer dizer, para que cada um possa reduzir o consumo é necessário o envio duma fatura, ou seja, se forem 10 milhões de consumidores, há que avaliar a fatura de cada um. Não há avaliadores para tantos!
Aqui no fórum existe partilha de informação e que se dirija à maioria ou seja tópicos que seja para uma generalidade e não para um só em particular.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Economizadores de Energia!!

Mensagem por g_card »

CrOhN Escreveu:
g_card Escreveu:a unica coisa que te posso dizer é que no site que mostras, na parte do teste antes e depois é uma banhada enorme.
eles dizem que é com 4 fluorescentes de 20W, logo isso a 220V da 0.363A, eles no teste medem 1.306A!
Não é verdade que 4 fluorescentes de 20W consumam só 0,363A. Especialmente se forem só instaladas com balastro normal e sem condensador que corrija o fator de potência. Nessas condições, os1,306A são mais prováveis.

O que estes supostos equipamento de poupançam poderão fazer é corrigir o fator de potência dos equipamentos a ele ligados. E isto apenas interessa a instalações onde seja faturada energia reactiva. No caso do consumidor doméstico, isso normalmente não acontece.

Resumindo, do ponto de vista de benefício para o consumidor doméstico, este produto é um pouco "banha da cobra".
1.306A a 220V da por volta de 287W. simples lei de Ohm. ou seja a eficiençia delas para gastar isso (sao 4 logo sao 80W) era de 35% o que eu duvido.

como a minha area nao é essa nao afirmo, mas duvido muito mesmo.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Economizadores de Energia!!

Mensagem por RJSC »

brunozo Escreveu: Tenho um conhecido que falou-me nisso e que tinha instalado na sua casa e que poupa 20€ por mês, e que o sogro colocou na empresa e está a poupar por mês cerca de 2000€ mensais (a empresa é de congelados e frios) e fiquei com a pulga e andei a procurar pela net.
Na empresa acredito que seja verdade porque os grandes consumidores são obrigados a fazer correção do fator de potência e a pagar a energia "reativa" consumida.
O fator de potência é baixo em cargas como os motores trifásico que movimentam as máquinas e os compressores de refrigeração da empresa.
Em casa, normalmente os motores são monofásicos e se forem de indução têm mesmo que ter um condensador para funcionar, e quase todos os aparelhos domésticos têm um bom fator de potência, para além de que os contadores domésticos não conseguem contar a energia reativa e portanto não se é taxado pelo seu consumo.


Link
(som muito baixo, mas explicação do porquê ser banaha da cobra)


Link

Link

Conclusão: num cenário doméstico, não poupa nada.


afstoni
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: segunda ago 22, 2011 2:03 pm

Re: Economizadores de Energia!!

Mensagem por afstoni »

Luis Dias Escreveu:Caro Master,

Claro que para empresas se poupa, contudo é necssário ter alguns elementos para poder avaliar se no seu caso o equipamento é aconselhavél, se me poder enviar uma factura completa do seu fornecedor de energia, terei como fazer uma avaliação correcta e enviar toda a informação. Isto tem de ser desta forma porque para uma redução efectiva e desejada a avalição correcta do equipamento é fundamental, como disse milagres não se fazem.
Economizadores de energia = Banha da cobra.
As empresas que consumam energia reativa podem anular este valor e obter poupanças até 30% sim, mas com a instalação de Baterias de condensadores de escalões automática, comercializado pelas mais diversas marcas, entre as quais:

Schneider
Efacec
Siemens
Nokia
E muitas mais,
Estes equipamentos sim reduzem na fatura energética mas apenas se o coseno de FI da instalação for baixo ( fator de potência) caso contrário não ajudarão em nada, caso haja algum interessado em obter mais alguma informação acerca destes equipamentos terei todo o gosto em vos enviar.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Economizadores de Energia!!

Mensagem por mauri »

afstoni Escreveu: caso haja algum interessado em obter mais alguma informação acerca destes equipamentos terei todo o gosto em vos enviar.
É um fórum de partilha e não de enviar em particular a cada um!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Economizadores de Energia!!

Mensagem por Master »

Da minha parte agradeço a ambos pela informação e irei estar atento (como sempre) aos tópicos de economizar.
Obrigado
Dos Fracos Não Reza a História...


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Economizadores de Energia!!

Mensagem por CrOhN »

g_card Escreveu:
CrOhN Escreveu:
g_card Escreveu:a unica coisa que te posso dizer é que no site que mostras, na parte do teste antes e depois é uma banhada enorme.
eles dizem que é com 4 fluorescentes de 20W, logo isso a 220V da 0.363A, eles no teste medem 1.306A!
Não é verdade que 4 fluorescentes de 20W consumam só 0,363A. Especialmente se forem só instaladas com balastro normal e sem condensador que corrija o fator de potência. Nessas condições, os1,306A são mais prováveis.

O que estes supostos equipamento de poupançam poderão fazer é corrigir o fator de potência dos equipamentos a ele ligados. E isto apenas interessa a instalações onde seja faturada energia reactiva. No caso do consumidor doméstico, isso normalmente não acontece.

Resumindo, do ponto de vista de benefício para o consumidor doméstico, este produto é um pouco "banha da cobra".
1.306A a 220V da por volta de 287W. simples lei de Ohm. ou seja a eficiençia delas para gastar isso (sao 4 logo sao 80W) era de 35% o que eu duvido.

como a minha area nao é essa nao afirmo, mas duvido muito mesmo.
O problema é que em AC a lei de Ohm, no caso de cargas indutuvas, não é aplicada como em DC. Tens sempre que contar com o desfazamento entre tensão e intensidade, provocados pela reactancia da lampada.

Se puderes, testa uma lampada fluorescente de casa e vês qual é a intensidade que circula no circuito.


Luis Dias
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta abr 05, 2012 12:05 pm

Re: Economizadores de Energia!!

Mensagem por Luis Dias »

Por tudo o que li, vou generalizar o meu comentário, frizando que a minha unica intenção neste forum é partilhar/receber informação e conhecimentos.

Código: Selecionar todos

moderado, artº 4, mauri
Baterias de condensadores são equipamentos com 30 anos de tecnologia, os equipamentos que falo são equipamentos relativamente recentes e compostos por condensadores de baixa perda, fazem exactamente o mesmo que as baterias de consensadores,( como sempre disse não há milagres), mais efecazes porque as baterias perdem entre 30 a 90 segundos a cada "passagem de escalão" e este equipamento não, alem de estabilizar a tenção, fazer supressão de sobercargas até 40.000 volts e muito importante não pruduzir ruidos harmonicos.

Quanto aos 10 milhoes de consumidores, apesar de em Portugal não existirem, têm muitas outras opções, pois no mercado alem deste equipamento existem as baterias. Volto a aconselhar a não adquirem equipamentos ditos econiomizadores para ambientes domésticos, porque realmente eles só corrigem o factor de potencia," optimizam" o uso da energia reactiva .

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Economizadores de Energia!!

Mensagem por visitante1 »

Agora já existe equipamento melhor que as baterias de condensadores, chamam-se Filtros Activos Paralelo, (SINUS) consiste basicamente num sistema inversor que alem de corrigir o factor de potencia ainda compensa harmonicos, desiquilibrio de correntes etc de forma mais eficaz.
Foi um projeto da Universidade do Minho em conjunto com uma empresa nacional que tem a responsabilidade de o fabricar e comercializar.
Neste momento o maior cliente tem cerca de 17 equipamentos destes instalados no mesmo local e uma taxa de sucesso elevada pois no primeiro ano de funcionamento conseguiu anular grande parte da energia reactiva e assim poupar cerca de 80 mil euros.
Para residencias o melhor é estar quietinho ainda se estraga alguma coisa e ainda se podem magoar!!!
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Geral”