Projecto hibrido Hidrica + Solar

Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
Nunnos
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta fev 04, 2016 6:43 am

Projecto hibrido Hidrica + Solar

Mensagem por Nunnos »

Olá a todos.

Já alguns anos que tive esta ideia que vou explicar neste tópico, mas por motivos do preço dos equipamentos nunca a executei. Agora com mais oferta de mercado os preços estão mais em conta, penso que a minha ideia já seja rentavel a medio prazo, mas vocês é que me iram dizer se é mesmo assim ;)

A minha ideia passa por usar a agua de um poço que tenho no meu quintal e fazer girar uma nora, que por sua vez irá gerar energia. Como sabemos não há sistemas de gerar energia autonomos devido as perdas, então como tenho de bombear a agua para um deposito em altura, estava a pensar em usar a energia solar para alimentar a bomba que irá encher esse deposito.

Imagem

A ideia como podem ver é simples. Na teoria isto funciona e na pratica será que funciona?

Gostaria também que me indicassem que equipamentos (baterias, inversores geradores/alternadores (marca e modelos)) devo usar para por isto em pratica de maneira mas economica possivel.

Gostaria também de saber, caso isto funcione e eu avance com esta ideia tenho de dar a conhecer este projecto alguma entidade reguladora e submete-lo a aprovação?

Desde já o meu obrigado a todos os que me puderem ajudar.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Projecto hibrido Hidrica + Solar

Mensagem por jmlflorencio »

Creio que não vai funcionar...

Mesmo com uma eficiência óptima em todos os processos, a energia gerada pela nora era gasta a seguir a bombear a água para o ponto mais elevado...

Portanto sobrava a energia gerada pelos painéis solares (considerando uma eficiência óptima, o que na vida real nem acontece).

Por isso, mãos vale meter só os painéis ;-)


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Potencial Hidroelétrico

Mensagem por Quintas2 »

Não percebi bem a tua ideia. Elevas a água para depois regar com ela? Porque não usas a bomba diretamente para regar?

Deduzo que, se bombas para um reservatório a 4 m de altura será para depois ir regando aos poucos, por gravidade. Se fosse para gastar o reservatório todo de uma vez, mais valia bombar diretamente do poço para a rega, não?

1m3 de água para regar de forma intermitente não deve dar para produzir nada, a menos que o reservatório fosse constantemente cheio para dar um grande caudal que produzisse energia na nora. Mas a 4 m de altura seria preciso mesmo um grande caudal e a bomba de 650W não vai conseguir dar esse grande caudal, mesmo admitindo que tens um poço hiper-produtivo. E, mais uma vez, se fosse para tirar água em contínuo do poço, elevá-la e depois usar a nora para produzir energia, com as perdas do processo, mais valia bombar diretamente para rega.

Há uma fórmula que a Eletrobrás usa para avaliar o potencial hídrico de pequenos aproveitamentos:

P = 7,5 x Q x H

onde
P = potência, em kW
Q = caudal, em m3/s
H = altura de queda, em m
7,5 é uma constante que tem em conta perdas de carga e de rendimento da turbina/gerador

Para tirares 100W=0,1kW, com H=4m, precisarias de um caudal de 0,0033m3/s. São 3,3 l/s ou 12 m3/h. Ou, seja, para produzires 100Wh, precisarias de 12 reservatórios iguais ao teu.

“Ganda poço, meu!”

A intenção não é desmoralizar-te... mas mais valia dedicares-te ao negócio de venda de água.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Projecto hibrido Hidrica + Solar

Mensagem por visitante1 »

morreu á nascença lol
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Nunnos
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta fev 04, 2016 6:43 am

Re: Projecto hibrido Hidrica + Solar

Mensagem por Nunnos »

Obrigado a todos pelas respostas.

OK, não me expliquei bem.

A Agua é sempre a mesma.

A ideia é elevar a agua para o deposito com recurso a energia solar (um circuito totalmente indenpendente da parte que vai servir para gerar energia para induzir em casa). A agua que vai fazer mover a nora/gerador volta entrar no poço e é novamente bombeada para o deposito. Será um circuito fechado.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Projecto hibrido Hidrica + Solar

Mensagem por CrOhN »

Tu é que não percebeste. Qual é a ideia? Evitares as baterias?

O Quintas2 já te fez as contas: "Para tirares 100W=0,1kW, com H=4m, precisarias de um caudal de 0,0033m3/s. São 3,3 l/s ou 12 m3/h. Ou, seja, para produzires 100Wh, precisarias de 12 reservatórios iguais ao teu.""

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Projecto hibrido Hidrica + Solar

Mensagem por visitante1 »

Isto faz me lembrar um fulano que colocou uma questão cá, tinha tapetes rolantes a funcionar permanentemente e queria aproveitar para gerar energia com eles... Ou seja uma vez que estavam a rolar seria só acoplar um gerador!!?? Sera que conseguiu????? Lol
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Nunnos
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta fev 04, 2016 6:43 am

Re: Projecto hibrido Hidrica + Solar

Mensagem por Nunnos »

Quintas2,

Peço desculpa por não ter respondido as suas questões anteriormente.

Deduzo que, se bombas para um reservatório a 4 m de altura será para depois ir regando aos poucos, por gravidade. Se fosse para gastar o reservatório todo de uma vez, mais valia bombar diretamente do poço para a rega, não?
Exactamente. Assim evitava ter a bomba a trabalhar 24/24 o que em cada ciclo de paragem dava tempo de carregar as baterias. A bomba leva menos de 10 minutos a encher o deposito.

CrOhN,

Eu percebi tudo o que me foi explicado e fiquei com ideia que perceberam que a agua iria ser desperdiçada após mover a nora/gerador, o que não é o caso.
"A intenção não é desmoralizar-te... mas mais valia dedicares-te ao negócio de venda de água."
Dá a ideia que pensavam que tinha um fonte inesgotável de água
"Mesmo com uma eficiência óptima em todos os processos, a energia gerada pela nora era gasta a seguir a bombear a água para o ponto mais elevado..."
O que não é o caso porque são dois sistemas diferentes

visitante1,

Com todo o respeito e já li muitos dos seus comentários em vários tópicos, sei percebe do assunto. Mas...

Como eu disse anteriormente, sei que nenhum sistema é auto suficiente devido as perdas, sejam, elas mecânicas ou eléctricas. logo não sei onde é que as minhas dúvidas são idênticas as desse utilizador que mencionou. A minha ideia é ter um motor alimentado a energia solar totalmente independente do resto do circuito, esta parte, eu sei que funciona porque já vi. As minhas dúvidas (e por isso é que pedi a vossa ajuda) é na segunda parte da ideia.

Uma vez mais obrigado a todos os que me responderam.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projecto hibrido Hidrica + Solar

Mensagem por Quintas2 »

Nunnos Escreveu:Obrigado a todos pelas respostas.

OK, não me expliquei bem.

A Agua é sempre a mesma.

A ideia é elevar a agua para o deposito com recurso a energia solar (um circuito totalmente indenpendente da parte que vai servir para gerar energia para induzir em casa). A agua que vai fazer mover a nora/gerador volta entrar no poço e é novamente bombeada para o deposito. Será um circuito fechado.
Nesse caso, o teu depósito será uma bateria (só que com energia potencial gravítica, em vez de energia química). É tipo o que se faz com o aproveitamento das eólicas nas horas de vazio, bombando água turbinada numa barragem de novo para a albufeira, com energia eólica. Do ponto de vista energético, económico e ambiental é uma questão muito discutível, com defensores e opositores, e que só se justifica numa lógica de preços caros e subsidiados e por vezes com grandes negociatas por trás. Terás perdas nas duas partes, solar e hidráulica.

Todos os dias aparecem invenções novas por esse mundo fora, e é assim que o mundo pula e avança. Mas deve haver um motivo para se usar baterias nos sistemas fotovoltaicos (e mesmo assim não compensa) em vez de depósitos de água...
Cumprimentos,
Quintas2


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Projecto hibrido Hidrica + Solar

Mensagem por jmlflorencio »

Boas Nunnos. Eu tinha percebido bem, e precisamente por a água ser a mesma é que o teu projecto não tem grande propósito.

Ou tens sempre água nova a entrar no circuito, e aí montas uma micro-hídrica, ou então só estás a desperdiçar dinheiro em equipamentos.

Da energia que a água 'tem' quando desce do depósito, aproveitas uma parte (digamos 75%, e creio que é optimista), e depois gastas energia solar para a colocar de novo no depósito. Só que para essa subida já gastarás 150% da energia gerada anteriormente...

Ou seja, sem energia solar isso nem sequer funciona.

Como tal, mais vale poupar o investimento na parte hídrica, investir no solar e aproveitar 100% da energia aí gerada ;-)


Gabriel Theodoro
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado ago 26, 2017 2:50 pm

Re: Projecto hibrido Hidrica + Solar

Mensagem por Gabriel Theodoro »

Amigo, consegui entender 100% sua necessidade e projeto, darei minha humilde opinião pelo pouco que entendi ok ?

1 - Não vejo necessidade de você gastar energia para bombear a água do poço se poderá usar uma BOMBA DE AGUA MANUAL COM TUBO DE PVC - BOMBA DAGUA CASEIRA COM DUPLA IMPULSÃO( https://www.youtube.com/watch?v=tLrwVZXfrp4 ) e acoplar ela a algum cata vento caseiro e alterar o movimento dela para trabalhar com as rotações isso pode ser feito de diversas formas veja só

1- Utilize o projeto da bomba acima mas altere conforme o Daniel fez, (https://www.youtube.com/watch?v=NDa8rg-dajU)

2- Veja um modelo pronto do que lhe digo:Cata Vento Popular (https://www.youtube.com/watch?v=HBQstaa9AsI)

3- Utilize alguns pequenos itens de alumínio: BOMBA D'AGUA MANUAL COM ALAVANCA DE ARCHIMEDES PARA POÇO OU CATAVENTOS (https://www.youtube.com/watch?v=5q6L8eSSZ7k&t=90s)

4- Agora a questão de você gerar energia ai são outros 500, que também pode ser feita de diversas formas depende do quanto você possui de cascalho para investir !

5- Espero que minha humilde opinião seja de grande valia ! Grande abraço e boa sorte em teus projetos.

Responder

Voltar para “Energia hídrica”