Fotovoltaico para 4 pessoas.

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
blogmaster2003
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: terça abr 30, 2019 3:31 pm

Fotovoltaico para 4 pessoas.

Mensagem por blogmaster2003 »

Depois de muito ler deixo aqui os meus dados a ver se me podem ajudar.

Vou morar para uma nova casa.

Somos 3 adultos e uma criança.

Pretendo instalar painéis fotovoltaicos.

Já tenho 2 painéis solares+ depósito 300lt, apoiado por esquentador a gás natural para apoio ( reservatório também tem uma resistência ). Estes painéis solares são apenas para aqs. Prevejo 4 a 6 duches diários, divididos +- 2 de manhã entre as 8h30 e as 10h00. 2 perto das 18h30 e outros 2 perto das 23h30.

A casa tem unidades de ar condicionado nos 4 quartos, sala e cozinha.

Isto já vem com a casa que só vou habitar em Junho.

Pretendo medir os consumos "st by" Tipo frigorífico, arca congeladora, router, etc... Durante pelo menos um mês. Para assim poder decidir qual o número de painéis a instalar.

Um amigo alertou-me para o autoconsumo fotovoltaico. Instalou através de uma "promoção" da Iberdrola. Alguém que já tenha também este sistema? Como o meu amigo só instalou à uma semana não tenho ainda feedback dele. Se bem que no caso dele o consumo é diferente visto ter sempre gente em casa.

Pelo que já li por aqui:

Medindo os consumos e talvez alterando algumas coisas: como por exemplo deixar a máquina de lavar programada para lavar durante o dia, a máquina de secar e a da louça, poderia ser interessante colocar mais que um painel?

Também poderei deixar o ar condicionado ligado para manter a casa dentro de uma temperatura ideal, consoante a época do ano.

O meu plano será então contratar potência de 6.9 bi horário.

E medir todos os consumos.

Depois disso decidir o dimensionamento dos painéis.

Como a Iberdrola está a fazer a tal promoção de pagamento em 36 meses, achei interessante talvez aproveitar.

Estou a esquecer alguma coisa?

O que acham do plano?

Para medir, tenho 2 tomadas com medidor, mas acho que irei comprar um daqueles aparelhos que se colocam nos quadros.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Fotovoltaico para 4 pessoas.

Mensagem por Quintas2 »

Penso que o teu plano é adequado, pois vais "medir" primeiro. Não conheço o plano da Iberdrola, mas se for como o da EDP vai sair mais caro do que instalado por algumas empresas aqui faladas no fórum, com a vantagem para a EDP/Iberdrola de se poder pagar a prestações e de terem eventualmente períodos de garantia maiores.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
blogmaster2003
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: terça abr 30, 2019 3:31 pm

Re: Fotovoltaico para 4 pessoas.

Mensagem por blogmaster2003 »

A vantagem da Iberdrola é não haver investimento inicial.

Pedi por e-mail especificações dos aparelhos que eles montam. Que coloquei em anexo.

Garantia é de 10 anos e 2 anos para instalação.

O preço é de 20€ para um painel e 70€ para 5 painéis. Isto durante 36 meses.

Não me souberam dizer as marcas dos painéis nem inversores.

Mas pelo pouco que vi os painéis são policristalinos, o que será bom?
Anexos
Modulo 270W.pdf SMART SOLAR ESPECIFICACOES.pdf
(165.66 KiB) Transferido 105 vezes
BROCHURA_INTERIOR___.pdf
(3.94 MiB) Transferido 104 vezes


Autor do tópico
blogmaster2003
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: terça abr 30, 2019 3:31 pm

Re: Fotovoltaico para 4 pessoas.

Mensagem por blogmaster2003 »

Já mandei vir um destes também
Anexos
Screenshot_20190501-163103.jpg
Screenshot_20190501-163103.jpg (233.92 KiB) Visto 3883 vezes


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Fotovoltaico para 4 pessoas.

Mensagem por jmlflorencio »

Se é só para cobrir os consumos em períodos em que a casa está vazia, a escolha certa é um painel.

Para justificar meter mais painéis, só se for pela via da climatização da casa, o que até é capaz de ser bem pensado...

Alterar o horário de funcionamento das máquinas não me parece que seja uma medida eficaz (o seu funcionamento é por picos, ora não consomem quase nada e oferece-se tudo à EDP, ora consomem muito mais que a produção e pagamos electricidade na tarifa mais cara)...


Autor do tópico
blogmaster2003
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: terça abr 30, 2019 3:31 pm

Re: Fotovoltaico para 4 pessoas.

Mensagem por blogmaster2003 »

Pelo menos um painel devo colocar, mas só mesmo depois de medir me decido por um, 2 ou 3.

Com 3 painéis fico à volta de 810w de potência, e a pagar 45€ por mês. Penso que não justifica a não ser que coloque as Taís máquinas a lavar, secar e louça. Intercaladas.

Com 2 painéis fico com 540w e a pagar 33€ por mês.

Penso que os stby andarão a volta de 150 a 200w. Falta saber quanto é que cada máquina gasta nos ciclos de lavagem e secagem.

Já mandei vir um voltímetro digital e duas tomadas com medição para poder medir isso mais a sério.


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Fotovoltaico para 4 pessoas.

Mensagem por pedrosilva »

Se contratar os equipamentos e instalação das empresas mais competitivas e tendo ar condicionado para usar no Verão intuitivamente ia para os 1.5kWp de painéis (o limite sem taxas e taxinhas). Porquê ? Porque menos que isso e feitas as contas também não compensa o custo de instalação. Se for para meter um ou dois painéis só compensa auto-instalação (com um amigo electricista).
A máquina de lavar roupa e louça só consome muito se tiver que aquecer a água (resistência ~2kW vs motor ~100W). Se tiver entrada de água quente e tendo AQS solar vai poupar muita electricidade e eliminar os tais picos que vão além da capacidade do solar pv e manter só o consumo baixo e estável durante o ciclo de lavagem. Se conseguir automatizar o AC para aquecer ou arrefecer a casa (compensa se for bem isolada) quando há excesso de solar pv consegue maximizar o aproveitamento dos 1.5kWp conforme as condições. Mesmo valorizando a electricidade ao custo de bi-horário fora do vazio, com 1.5kW vai poupar no máximo cerca de 60 euros por mês.


Autor do tópico
blogmaster2003
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: terça abr 30, 2019 3:31 pm

Re: Fotovoltaico para 4 pessoas.

Mensagem por blogmaster2003 »

O ar condicionado pode ser automatizado.

A máquina acho que só permite entrada de água fria, apesar de ser recente.

Os preços da campanha da Iberdrola, incluem tudo, instalação e painéis. Vão desde os 20€/mês para um painel, aos 70€ para 5 painéis. Isto durante 36 meses.

A ideia é aproveitar a instalar alguns painéis sem estar a investir inicialmente. E se pelo menos a poupança que obtiver der para pagar os painéis instalados. Ao fim dos 3 anos estão pagos e é só lucro.


jpmp24
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: domingo abr 14, 2019 4:06 pm

Re: Fotovoltaico para 4 pessoas.

Mensagem por jpmp24 »

Está campanha é mais cara que vários prestadores de serviços. Já agora, o excedente à rede é pago pela rede?
Se é por causa do investimento inicial, faz um crédito a 3/4/5 anos no Santander e fica a pagar menos por mes....


jpmp24
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: domingo abr 14, 2019 4:06 pm

Re: Fotovoltaico para 4 pessoas.

Mensagem por jpmp24 »

E se tiver bomba de piscina também pode trabalhar durante as horas de sol...


Autor do tópico
blogmaster2003
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: terça abr 30, 2019 3:31 pm

Re: Fotovoltaico para 4 pessoas.

Mensagem por blogmaster2003 »

jpmp24 Escreveu: sábado mai 04, 2019 10:01 pm Está campanha é mais cara que vários prestadores de serviços. Já agora, o excedente à rede é pago pela rede?
Se é por causa do investimento inicial, faz um crédito a 3/4/5 anos no Santander e fica a pagar menos por mes....
Pode indicar algum bom prestador na zona do Grande Porto?


jpmp24
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: domingo abr 14, 2019 4:06 pm

Re: Fotovoltaico para 4 pessoas.

Mensagem por jpmp24 »

Os 2 orçamentos que tenho é da zona de Lisboa e andam por volta dos 2000€ com IVA e para 6 painéis de 275 wats cada (1,5kva). Da zona do porto não tenho conhecimento. Mas de certeza que deverá existir opções mais baratas que a iberdrola ou que a EDP.


Autor do tópico
blogmaster2003
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: terça abr 30, 2019 3:31 pm

Re: Fotovoltaico para 4 pessoas.

Mensagem por blogmaster2003 »

Agradeço se alguém souber que poste ou mande mp.

Já agora, jpmp24, pode detalhar esses 2 orçamentos a nível de equipamentos?


jpmp24
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: domingo abr 14, 2019 4:06 pm

Re: Fotovoltaico para 4 pessoas.

Mensagem por jpmp24 »

1 orçamento tem 6 painéis de 275 w + inversor 1,5 kva + material acessório + suporte em alumínio + instalação


Autor do tópico
blogmaster2003
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: terça abr 30, 2019 3:31 pm

Re: Fotovoltaico para 4 pessoas.

Mensagem por blogmaster2003 »

Isso é interessante. Vou ver se pesquiso alguma empresa aqui do Porto


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Fotovoltaico para 4 pessoas.

Mensagem por Quintas2 »

As empresas com preços mais interessantes que costumam ser faladas aqui no fórum enviam/instalam em todo o país.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
blogmaster2003
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: terça abr 30, 2019 3:31 pm

Re: Fotovoltaico para 4 pessoas.

Mensagem por blogmaster2003 »

Quintas2 Escreveu: domingo mai 05, 2019 8:39 pm As empresas com preços mais interessantes que costumam ser faladas aqui no fórum enviam/instalam em todo o país.

Sim já vi algumas. Mas penso que se existirem algumas perto, poderão fazer uma visita e aconselhar conforme as condições do que virem.


Autor do tópico
blogmaster2003
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: terça abr 30, 2019 3:31 pm

Re: Fotovoltaico para 4 pessoas.

Mensagem por blogmaster2003 »

Bem, já me decidi e vou mesmo colocar os 1500w.

Isto porque posso tenho hipótese de programar máquinas lavar, secar, ar condicionado, etc...

Agora preciso de arranjar um prestador que possa vender e instalar isso na zona de Ermesinde/porto.

A Iberdrola enviou-me isto:
Para garantir qualidade nas nossas instalações, só trabalhamos com marcas conceituadas.

Só trabalhamos com módulos fotovoltaicos com classificação TIER 1, como JA Solar, AstroEnergy.

As dimensões dos módulos fotovoltaicos variam de marca para marca, mas sempre dentro do standart 1650x1000mm.



Os microinversores são da marca Enphase e BeON.



Nas suas instalações a Iberdrola assegura as seguintes garantias:

- Módulos fotovoltaicos e Microinversores – 10 anos

- Inversores (potências superiores a 1,5kW) – 5 anos

- Restantes equipamentos fornecidos e trabalhos efetuados – 2 anos
Acham que este material é bom? Será que alguma empresa consegue fazer melhores preços e melhor serviço pós venda? Pois por eles a empresa é contratada e duvido muito que se der raia vão lá a correr arranjar.

Aguardo os vossos preciosos comentários.

Obrigado


jpmp24
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: domingo abr 14, 2019 4:06 pm

Re: Fotovoltaico para 4 pessoas.

Mensagem por jpmp24 »

Olá. Veja empresas da sua localização. Tenho quase a certeza que têm preços melhores com melhores equipamentos. :)


Autor do tópico
blogmaster2003
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: terça abr 30, 2019 3:31 pm

Re: Fotovoltaico para 4 pessoas.

Mensagem por blogmaster2003 »

Já encontrei algumas, gostava era de feedback do pessoal do Porto de quais recomenda ou não.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”