Passar cabo PV até quadro elétrico

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
d.pereira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: terça abr 02, 2019 9:13 pm

Passar cabo PV até quadro elétrico

Mensagem por d.pereira »

Boa noite,

Sou novo neste fórum, no entanto já sigo o mesmo há algum tempo e encontro aqui tópicos muito interessantes.

Tenho a seguinte dúvida: imaginem uma moradia, com r/ch, 1º andar e sótão, na qual iriam instalar um ou dois painéis fotovoltaicos. Será que alguém me consegue ajudar em como é que se consegue passar os cabos AC do inversor até ao quadro de entrada?

Obrigado.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Passar cabo PV até quadro elétrico

Mensagem por t3lmo »

No meu caso usei a tubagem do cabo de antena no sotão/telhado (antena que não tenho), e que vai dar a uma caixa de comunicações TV no hall de entrada e desta passei para o quadro geral (a um disjuntor especifico para o circuito de PV).
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Passar cabo PV até quadro elétrico

Mensagem por Quintas2 »

Se for uma moradia recente. penso que tem que ter um quadro parcial por piso. Mas, se perguntas, deduzo que não seja o caso.
Portanto, tens eletricidade no sótão? Dimensionada para tomadas ou iluminação?
Em último caso, será fácil, para não furar entre pisos, fazer uma conduta descendente pelo exterior da moradia, de preferência próximo de um ponto que ligue ao quadro (ex.: tomada de exterior).
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
d.pereira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: terça abr 02, 2019 9:13 pm

Re: Passar cabo PV até quadro elétrico

Mensagem por d.pereira »

Quintas2 Escreveu: quarta abr 03, 2019 9:09 am Se for uma moradia recente. penso que tem que ter um quadro parcial por piso. Mas, se perguntas, deduzo que não seja o caso.
Portanto, tens eletricidade no sótão? Dimensionada para tomadas ou iluminação?
Em último caso, será fácil, para não furar entre pisos, fazer uma conduta descendente pelo exterior da moradia, de preferência próximo de um ponto que ligue ao quadro (ex.: tomada de exterior).
A moradia não tem quadro por piso, apenas quadro principal localizado no r/ch. Neste caso, o sótão tem iluminação e tomadas e no quadro há um disjuntor que corta estes circuitos. Posso utilizar a canalização existente, por exemplo para uma tomada, para passar os cabos até ao quadro?

Obrigado.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Passar cabo PV até quadro elétrico

Mensagem por t3lmo »

Ou injetar diretamente nesse circuito (com um disjuntor prévio de proteção). A energia produzida vai parar toda ao mesmo local.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Passar cabo PV até quadro elétrico

Mensagem por Quintas2 »

Conforme o t3lmo disse, podes até ligar a uma das tomadas, pois já é um circuito dedicado ao sótão e protegido. Tens é que verificar o dimensionamento do circuito, também em função da potência FV a instalar e ter os necessários cuidados futuros na utilização desse circuito.
O que quero dizer com isto?
Passas a ter tomadas alimentadas por dois lados (rede e painéis) mas com o circuito protegido apenas do lado que vem da rede. Isso requer ponderação na utilização dessas tomadas, ou protecção adicional.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Passar cabo PV até quadro elétrico

Mensagem por Quintas2 »

Quanto a utilizar a canalização existente, do ponto de vista prático, depende do espaço na tubagem. Do ponto de vista do regulamento, não sei. Terás que lê-lo, ou perguntar a um electricista credenciado.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
d.pereira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: terça abr 02, 2019 9:13 pm

Re: Passar cabo PV até quadro elétrico

Mensagem por d.pereira »

Obrigado a todos pela ajuda.

Pelo que eu percebi poderei ligar os 3 cabos (L,N,P) a uma das tomadas e mesmo assim ficar com a tomada livre.

A potência a instalar será relativamente baixa: 500W (2 paineis). Cabo de 1,5mm2 será suficiente, no entanto irei colocar de 2,5 mm2 para uma eventual expansão no futuro.

@Quintas2: por acaso tens alguma imagem de uma instalação em que tenhas passado o cabo pelo exterior, e ligado ao quadro de entrada?


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Passar cabo PV até quadro elétrico

Mensagem por Quintas2 »

Não sou instalador, nem tenho fotos de tal situação. De qualquer forma, parece-me que cada caso é um caso.

De repente, vêm-me à cabeça alguns aspetos a considerar:
- Descida do telhado, por cabo próprio para exterior sobre o telhado e com braçadeiras nas paredes ou por cabo dentro de tubo?
- Curvando sobre a telha de beirado ou atravessando a cimalha com furação de uma telha e isolado à volta?
- No caso de haver uma empena vertical (tipo casa com duas águas), pela empena, para evitar ir sobre ou furar telhas?
- Ir ao quadro principal ou a uma tubagem já existente para tomada ou iluminação exterior, caso a tubagem tenha diâmetro suficiente?
- Se o diâmetro for insuficiente, pode alguma tomada ou ponto de luz exterior ser sacrificado para utilização da tubagem para o cabo do fotovoltaico?
- O quadro elétrico está numa parede que dê para o exterior ou próximo de uma, sendo fácil furá-la ou chegar até ele só com uma curta calha?
Cumprimentos,
Quintas2

Responder

Voltar para “Autoconsumo”