Painéis Solares ou Não?

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nuno_pt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: terça abr 17, 2018 2:10 pm
Localização: São Domingos de Rana - Cascais

Painéis Solares ou Não?

Mensagem por Nuno_pt »

Boas a todos,

Desde a aquisição do meu VE, tenho estado mais atento aos meus consumos elétricos (nada que já não tivesse antes), mas com a diferença de agora estar a ponderar montar um sistema de painéis solares para autoconsumo, a situação é a seguinte.

- Existe sempre gente em casa durante o dia.
- Além dos standby's de vários LCD/Plasma, Box's, Relógios, etc..., pelo menos dois LCD's estão ligados quase todo o dia
- A maquina de lavar lava quase sempre de dia.
- A partir das 18:00, que supostamente começa a hora de "parar" o sol, existe pouco consumo, apenas umas luzes de casa que foram todas mudadas para Led's, e dois LCD's que funcionam até o mais tardar 23:00.

Como já li que para se dimensionar os painéis tenho primeiro de ver o consumo que tenho, estou a pensar montar um ESP8266 com um PZEM para ver o consumo e enviar as leituras para um RPi, ou então optar por um sistema já feito como o IoTaWatt.

A minha casa fica com o telhado virado a Sul e Norte, vista desimpedida, visto que isto é uma zona de vivendas, apanho sol desde que nasce até ao por do sol, segundo o PVGIS 5, que usei para fazer os cálculos, deixando todo de "origem" só escolhendo a minha localização e a potencia dos painéis de 0.5kWp, deu- me os resultados em anexo.

Alguém pode dar ai umas ideias, sobre os resultados.
Anexos
PVGIS-5_GridConnectedPV_38.727_-9.324_CM_crystSi_0.5kWp_14_33 (opt)deg_0 (opt)deg.pdf
(289.15 KiB) Transferido 94 vezes

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Painéis Solares ou Não?

Mensagem por t3lmo »

1º passo: monitorizar, sem dúvida!
2º passo: em função do 1º, escolher a quantidade de paineis a instalar.

Se compensa? Quase sempre, desde que existam consumos rotineiros por casa.

A minha sugestão é começar com 2 paineis + micro-inversor. Estes vão anular o stanby durante o dia e atenuar algo como 10-20€ na fatura mensal (depende do coeficiente de auto-consumo).
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nuno_pt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: terça abr 17, 2018 2:10 pm
Localização: São Domingos de Rana - Cascais

Re: Painéis Solares ou Não?

Mensagem por Nuno_pt »

Sim, sem duvida vou monitorizar o consumo,pelo que o primeiro passo será escolher o melhor sistema para o monitorizar, que será para ficar a monitorizar para o futuro.

Como tenho um QE Principal dentro de casa, e vários Sub-QE (garagem, 1º andar, cozinha, anexo, Wallbox para o VE, painéis),estou a pensar ou em meter um ESP8266 com um PZEM-004 baseado no OpenEnergy, em cada QE a enviar dados para um RPi por Wifi, assim os QE's ficam menos "atafunhados".
Ou então meter um IoTaWatt só no QE Principal a monitorizar tudo, mas com o inconveniente de ficar o QE mais "atafunhado".

Alguma ideia sobre o melhor caminho a seguir aqui como primeiro passo.

Não estou a considerar o Efergy, Cloogy, etc..., porque estes não tem em conta o FP, e não detetam o autoconsumo.


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: Painéis Solares ou Não?

Mensagem por apmendes »

t3lmo Escreveu: quinta abr 19, 2018 3:02 pm 1º passo: monitorizar, sem dúvida!
2º passo: em função do 1º, escolher a quantidade de paineis a instalar.

Se compensa? Quase sempre, desde que existam consumos rotineiros por casa.

A minha sugestão é começar com 2 painéis + micro-inversor. Estes vão anular o stanby durante o dia e atenuar algo como 10-20€ na fatura mensal (depende do coeficiente de auto-consumo).
Com 2 painéis deduzo que te estejas a referir na totalidade 500W, agora tenho algumas duvidas é que consigas abater o valor mensal que dizes, é que esse valor nem os vendedores dizem que abates mensalmente. Pelas tuas contas em 4 a 5 anos estavam os painéis e restante instalação paga. Parece-me exagerado é que eu também tenho 2 painéis e não chego a esses valores. Não te esqueças que mesmo estando bem orientados os painéis nunca te vão produzir 500.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Painéis Solares ou Não?

Mensagem por t3lmo »

apmendes Escreveu: quinta abr 19, 2018 6:47 pm Com 2 painéis deduzo que te estejas a referir na totalidade 500W, agora tenho algumas duvidas é que consigas abater o valor mensal que dizes(...)
São os meus valores reais e só tenho com um coeficiente de auto-consumo a rondar os 65% de média pois não tenho ninguém em casa durante o dia, ou seja só anulo consumos standby da domótica.
Anexos
Capture.PNG
Capture.PNG
Capture.PNG
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Nivaldo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: domingo mar 26, 2017 12:34 am
Localização: Aveiro

Re: Painéis Solares ou Não?

Mensagem por Nivaldo »

T3lmo, estas 3 imagens são muito esclarecedoras!!
Estás de parabéns pela profundidade da tua análise!!

Dados muito impulsionadores para minhas novas pesquisas :)
Since Nov 2015 movido a electões e que orgulhosamente contabilizo:
Wayscrall315 3.440 Km :arrow: Govecs 6.000 km :arrow: Predator 1.000 km :arrow: Leaf 19.765 km :arrow: A minha menina 12.000 km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nuno_pt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: terça abr 17, 2018 2:10 pm
Localização: São Domingos de Rana - Cascais

Re: Painéis Solares ou Não?

Mensagem por Nuno_pt »

t3lmo, essas imagens são muito esclarecedoras, eu ainda posso consumir mais da produção, visto que tenho gente em casa durante o dia e a maquina de lavar trabalha sempre de dia, maioritariamente a partir das 09:00.

Esse Excel, está muito bom, para ser ver os consumos e ter uma ideia detalhada das faturas a pagar ao fim do mês, podes partilhar esse ficheiro?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nuno_pt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: terça abr 17, 2018 2:10 pm
Localização: São Domingos de Rana - Cascais

Re: Painéis Solares ou Não?

Mensagem por Nuno_pt »

Ainda estou á espera que chegue o material para ver os meus consumos diários, mandei vir uns ESP8266 e uns PZEM-004, para fazer uns medidores de energia.

Entretanto estou a fazer uma estimativa pela leitura do contador da EDP, das 21:00 ás 09:00, que a esta hora pouca ou nenhuma atividade em casa há, e das 09:00 ás 21:00 horas de maior atividade, não estou a poupar em nada, uso as mesmas coisas que usava.

Agora que li mais um bocado pelo fórum vi que podia estudar também um sistema de AQS, agora a minha duvida é se tiver 1500W para autoconsumo, posso meter mais painéis para o AQS, ou os 1500W já tem de incluir o autoconsumo e AQS?

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Painéis Solares ou Não?

Mensagem por t3lmo »

Não existem limites para AQS.
Eu tenho 2 em sistema de termocifão com 300L para 5 pessoas.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Painéis Solares ou Não?

Mensagem por Quintas2 »

Nuno_pt Escreveu: segunda abr 30, 2018 6:41 pm Ainda estou á espera que chegue o material para ver os meus consumos diários, mandei vir uns ESP8266 e uns PZEM-004, para fazer uns medidores de energia.

Entretanto estou a fazer uma estimativa pela leitura do contador da EDP, das 21:00 ás 09:00, que a esta hora pouca ou nenhuma atividade em casa há, e das 09:00 ás 21:00 horas de maior atividade, não estou a poupar em nada, uso as mesmas coisas que usava.

Agora que li mais um bocado pelo fórum vi que podia estudar também um sistema de AQS, agora a minha duvida é se tiver 1500W para autoconsumo, posso meter mais painéis para o AQS, ou os 1500W já tem de incluir o autoconsumo e AQS?
Os 1500W para a Mera Comunicação Prévia incluem a produção de eletricidade fotovoltaica (energia solar fotovoltaica) independentemente do seu destino no autoconsumo. Mas é possível ir além dos 1500 W, fazendo o registo. Agora se o objetivo é energia solar térmica (termossifão, circulação forçada), aí não há limites.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nuno_pt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: terça abr 17, 2018 2:10 pm
Localização: São Domingos de Rana - Cascais

Re: Painéis Solares ou Não?

Mensagem por Nuno_pt »

@t3lmo, obrigado pela explicação.

@Quintas2, a minha ideia é meter painéis para autoconsumo e se der uns para AQS.

Tenho uma água do telhado voltada a 0º (sul), e um anexo com placa plana em cima que dá para meter painéis orientados este e oeste ou tracking.

Estou a ver se vale a pena meter um sistema de tracking, horizontal vs dual vs fixo a sul + este e oeste.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Painéis Solares ou Não?

Mensagem por Quintas2 »

Nuno_pt Escreveu: terça mai 01, 2018 7:15 pm @t3lmo, obrigado pela explicação.

@Quintas2, a minha ideia é meter painéis para autoconsumo e se der uns para AQS.

Tenho uma água do telhado voltada a 0º (sul), e um anexo com placa plana em cima que dá para meter painéis orientados este e oeste ou tracking.

Estou a ver se vale a pena meter um sistema de tracking, horizontal vs dual vs fixo a sul + este e oeste.
t3lmo Escreveu: quinta abr 19, 2018 3:02 pm 1º passo: monitorizar, sem dúvida!
2º passo: em função do 1º, escolher a quantidade de paineis a instalar.
Havendo gente em casa todo o dia, LCD's e máquinas ligados de dia, havendo espaço nos telhados e não considerando objetivo de baterias, talvez fixo sul+este+oeste seja a melhor opção. Mas nada como medir primeiro.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nuno_pt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: terça abr 17, 2018 2:10 pm
Localização: São Domingos de Rana - Cascais

Re: Painéis Solares ou Não?

Mensagem por Nuno_pt »

Estive a ver pelo programa PVGIS5 e a diferença é muita entre um rotativo nos 180º, Este -> Sul -> Oeste, e um fixo a Sul.

O tracking Este -> Oeste não é complicado de fazer, seja com um actuador ou com um rotor.

Outra coisa que estive a ver também foi que para os painéis virados a 90º (Este) e -90º (Oeste) o angulo ótimo pelo programa é de 1º, isto é quase plano?!?

Resta esperar pela encomenda do ebay para medir os consumos, tenho estado a tirar a leitura do contador ás 21:00 e ás 09:00.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”