Medidor de produção fotovoltaica

Local para debater sobre o autoconsumo

vitocril
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: segunda set 19, 2016 1:00 am

Re: Medidor de produção fotovoltaica

Mensagem por vitocril »

webrangerpt Escreveu: domingo jun 11, 2017 3:18 pm Boas, pessoal

Existe alguma aplicação alternativa que funcione com os medidores da OWL?
Já agora, onde consigo comprar mais um transmissor para o OWL Intuition PV. As pinças encontro, mas o transmissor não encontro em lado nenhum.

obrigado
Boas, também gostava de ver uma resposta de preferência mais "frendling"


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Medidor de produção fotovoltaica

Mensagem por Quintas2 »

Cumprimentos,
Quintas2


webrangerpt
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: domingo jul 22, 2012 5:26 am
Localização: Abrantes

Re: Medidor de produção fotovoltaica

Mensagem por webrangerpt »

Quintas2 Escreveu: terça jun 13, 2017 8:24 am
Já agora, onde consigo comprar mais um transmissor para o OWL Intuition PV.
Será isto?
http://www.ebay.com/itm/OWL-3-Channel-E ... 2104497127
http://www.ebay.ie/itm/OWL-3-Channel-En ... 1911412632
http://www.123pricecheck.com/Product-39 ... y+Mon.html
Obrigado. Era mesmo isso.


tonisilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta abr 12, 2017 7:21 pm

Re: Medidor de produção fotovoltaica

Mensagem por tonisilva »

O epower.pt neste momento é a solução mais barata para as funcionalidades que tem.

Pode medir até 3 ramos da instalação (por ex. paineis, conumo da casa e outro q queiras).




Obr,
Toni

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Medidor de produção fotovoltaica

Mensagem por Celestino »

tonisilva Escreveu: quinta jun 29, 2017 2:16 pm O epower.pt neste momento é a solução mais barata para as funcionalidades que tem.

Pode medir até 3 ramos da instalação (por ex. paineis, conumo da casa e outro q queiras).




Obr,
Toni
Em relação a este: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11259529, não é mais barato e em termos de funcionalidades leva um baile...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


tonisilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta abr 12, 2017 7:21 pm

Re: Medidor de produção fotovoltaica

Mensagem por tonisilva »

Não é mais barato?

Para medir 1 canal no teu são 150 EUR?

Os dados são enviados para onde ? E chegam sempre? Ou às vezes perdem-se?

Perde dados se a ligação ao servidor falhar durante 5 min? Se quiseres fazer reboot ao servidor as medições durante o reboot são perdidas?


A solução ePower naõ é pra dar baile a ninguém. Acho que serve apenas para resolver alguns problemas de medição que existem.


Toni.

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Medidor de produção fotovoltaica

Mensagem por Celestino »

tonisilva Escreveu: quinta jun 29, 2017 4:45 pm Não é mais barato?

Para medir 1 canal no teu são 150 EUR?

Os dados são enviados para onde ? E chegam sempre? Ou às vezes perdem-se?

Perde dados se a ligação ao servidor falhar durante 5 min? Se quiseres fazer reboot ao servidor as medições durante o reboot são perdidas?


A solução ePower naõ é pra dar baile a ninguém. Acho que serve apenas para resolver alguns problemas de medição que existem.


Toni.
Não, não! Não tem nada a ver.
É tudo muito mais simples e barato.
No meu caso (trifásico), são:
3 destes
http://www.ebay.com/itm/Digital-Multifu ... wtnpXlzkS
1 destes
http://www.ebay.com/itm/NodeMcu-Lua-CH3 ... w6DtYSRvo
e uma fonte alimentação (p.e. carregador telemóvel c/ cabo usb).

Ficou no quadro lá de casa numa caixinha, tipo esta:
http://www.ebay.com/itm/Din-rail-housin ... wDk5T6gFw

As medidas são rigorosas e o sistema é estável. Aliás, lá em casa com todo este sistema, apesar do router ser o elo mais fraco, não há perdas de dados.

Gastei mais 40€ no raspberry pi (que pde servir para outras coisas).
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


tonisilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta abr 12, 2017 7:21 pm

Re: Medidor de produção fotovoltaica

Mensagem por tonisilva »

OK,

Sim, é uma boa solução e barata, para quem perceba de eletrónica e saiba programar e tenha tempo para ligar tudo e configurar.
Queria ver a minha mulher a fazer isso (contabilista).

Como não respondeu a questão que fiz sobre as falhas (RPI reboot, etc) acho que posso concluir:

- se o router falhar, fica sem medidas.
- se o RPI falhar (reboot ou crash) ficha sem medidas.


O facto de a energia falhar acho que não é relevante, pois como a energia falhou, mesmo que houvesse medidas, eram todas a 0 W. Portanto a sua solução ou o ePower seriam todas a ZERO (a menos que se coloca-se uma UPS e aí ambos os sistemas funcionavam).


Toni.

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Medidor de produção fotovoltaica

Mensagem por Celestino »

tonisilva Escreveu: quinta jun 29, 2017 5:52 pm OK,

Sim, é uma boa solução e barata, para quem perceba de eletrónica e saiba programar e tenha tempo para ligar tudo e configurar.
Queria ver a minha mulher a fazer isso (contabilista).

Como não respondeu a questão que fiz sobre as falhas (RPI reboot, etc) acho que posso concluir:

- se o router falhar, fica sem medidas.
- se o RPI falhar (reboot ou crash) ficha sem medidas.


O facto de a energia falhar acho que não é relevante, pois como a energia falhou, mesmo que houvesse medidas, eram todas a 0 W. Portanto a sua solução ou o ePower seriam todas a ZERO (a menos que se coloca-se uma UPS e aí ambos os sistemas funcionavam).


Toni.
Eu também estou na área da contabilidade e consegui. Portanto, se não conseguir dê isso à sua esposa, que ela consegue... :lol:
Até hoje não há falhas e o meu router é fraco.
O facto da energia falhar não é relevante para o ePower e para outros que só existem para ler energia. No entanto, não se esqueça que o sistema que eu tenho é muito mais do que isso. Neste momento ele monitoriza a rede elétrica (3 fases), monitoriza a temperatura de 2 painéis, 3 locais no acumulador de AQS e temperatura ambiente, faz a monitorização da microprodução fotovoltaica, controla e monitoriza o EVSE colaborativo. Além disso, se falhar a energia eu quero continuar a aceder remotamente.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


tonisilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta abr 12, 2017 7:21 pm

Re: Medidor de produção fotovoltaica

Mensagem por tonisilva »

Pronto,


É por isso que acho que esta solução do ePower é revolucionária. Só depeende dele próprio mais nada.
O router pode rebotar, o WiFi pode ir a baixo, e o servidor pode ficar entupido. Pode até estar tudo a arder na casa...

O ePower não quer saber. Ele só mede mais nada. O resto, é o resto.

São 65Eur que só dependem dele. Se os "65Eur" funcionarem (como eles dizem lá no site) tá feito.


E eles dizem que durante 2 meses se afinal tiveram a mentir, e aquilo não funciona nada, devolvem o dinheiro.




PS: Ao contrario do que possa parecer eu não estou a vender o produto nem tenho qualquer comissão na venda. Conheço as pessoas que criaram esta soluçaõ, apenas. E sei aquilo que tiveram que fazer para consegui chegar a esta solução.


Toni.


tonisilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta abr 12, 2017 7:21 pm

Re: Medidor de produção fotovoltaica

Mensagem por tonisilva »

Sobre a contabilidade,


Acredite, a minha mulher(contabilista) não ia saber montar nada disso, não sabe o que é o RPI nem sabe nada de ligações de fios, quanto mais configurar o sistema.



Toni.

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Medidor de produção fotovoltaica

Mensagem por Celestino »

tonisilva Escreveu: quinta jun 29, 2017 6:39 pm...PS: Ao contrario do que possa parecer eu não estou a vender o produto nem tenho qualquer comissão na venda. Conheço as pessoas que criaram esta soluçaõ, apenas. E sei aquilo que tiveram que fazer para consegui chegar a esta solução.
Não vejo qualquer problema em vender um produto, não vejo qualquer problema em ter código fechado nem qualquer problema em querer ser remunerado.
A questão de divulgar um produto de forma acérrima e por todos os meios também não me causa qualquer espécie.
No entanto, sempre pensei e me pareceu evidente que o tonisilva é o mentor ou um dos mentores do epower.
Ou então percebi mal, por exemplo aqui:
tonisilva Escreveu: segunda mai 08, 2017 12:11 pm...Dos testes que fizemos, um A/C ligado 24h (A/C da Mitsubishi de moradia, com capacidade para ligar 3 unidades interiores), consome 1KVAh por dia.
Destes KVAh apenas 50% são KWh (energia real, activa, que a EDP cobra). Nestes testes estou a supor que o A/C está em modo standby sempre.
Posso mais tarde dizer o modelo de A/C que foi usado nestes testes se for pretinente.
...
Toni
ou aqui:
tonisilva Escreveu: segunda mai 08, 2017 11:52 am Para mostrar a vantagem deste sistema comparado com outros que usam só sensores de corrente, temos agora no site um gráfico de comparação das duas medidas (Potencia aparente e Potencia ativa).
http://www.epower.pt/faqs.php -> ponto 10
Até porque estão a surgir questões noutros tópicos deste forum sobre as medições incorrectas de sistemas com sensores de corrente apenas.
Toni.
Perdoe se percebi mal, mas não vejo qualquer problema em assumir se for o responsável pelo ePower.
Se for, ainda lhe dou os parabéns por mais uma solução no mercado e os potenciais clientes podem passar a confiar.
Mas assim com 2 discursos não sei como será possível...

Quanto ao sistema que uso, ele podia estar aqui a ser discutido mas não está e eu não tenho qualquer culpa disso.
Quem quiser saber mais, sabe onde pode discutir e saber tudo sobre ele.
Eu não tenho tempo para andar em todo o lado.
Abraços e bons negócios.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


tonisilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta abr 12, 2017 7:21 pm

Re: Medidor de produção fotovoltaica

Mensagem por tonisilva »

Abraços.



Toni


tonisilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta abr 12, 2017 7:21 pm

Re: Medidor de produção fotovoltaica

Mensagem por tonisilva »

Está perdoado. Não há problema.

"Testes que fizemos..." -> sim fiz testes, pois não queria ser enganado outra vez como foi no caso do Efergy. Quis comprovar e verificar a diferença entre W e VA. Esse gráfico fui eu que facultei à pessoa que criou o ePower. Qualquer pessoa pode fazer um gráfico desses, basta querer. O gráfico não tem nada a ver com a solução ePower ou qualquer outra solução.

"Temos no site..." -> Sim temos, tenho eu e tem toda a gente com acesso à internet.


Se quer agradecer, o melhor agradecimento é comprar a solução ePower. As pessoas que fizeram o ePower não ligam muito a agradecimentos falados (acho eu...).



Cumprimentos,
Toni.


mettallicat
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado jul 21, 2018 10:32 am

Re: Medidor de produção fotovoltaica

Mensagem por mettallicat »

vitocril Escreveu: domingo jun 11, 2017 11:51 pm
webrangerpt Escreveu: domingo jun 11, 2017 3:18 pm Boas, pessoal

Existe alguma aplicação alternativa que funcione com os medidores da OWL?
Já agora, onde consigo comprar mais um transmissor para o OWL Intuition PV. As pinças encontro, mas o transmissor não encontro em lado nenhum.

obrigado
Boas, também gostava de ver uma resposta de preferência mais "frendling"
Ao que parece ja alguem consegui combinar as coisas

http://rogerransome.com/energy-monitori ... ing-part1/

Responder

Voltar para “Autoconsumo”