Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
ruif
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça mar 22, 2016 2:15 pm

Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por ruif »

Olá a todos, gostaria de saber a opinião de quem já instalou painéis solares através da EDP.
Estou para instalar dois painéis de 250w através da edp e estou com algum receio acerca do mesmo.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por jmlflorencio »

São caros. Muito caros. Há (quase) de certeza soluções equivalentes a metade do preço...

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por visitante1 »

Aliás, deve ser um dos maiores roubos da historia fotovoltaica ;)
com tanto instalador a querer ganhar a vida e tanto material apreço da chuva opta-se por uma solução que por 2 painéis (500wp) força a um pagamento de 36€ durante 36 meses? :o
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


fsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: quinta abr 09, 2015 10:25 am

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por fsilva »

consegue comprar um kit de 500w já com estrutura por 700€
esses da edp fica a 1296€
a vantagem da edp é que pode pagar a prestações e sem entrada, de resto não vejo mais nenhuma vantagem


Autor do tópico
ruif
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça mar 22, 2016 2:15 pm

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por ruif »

Concordo com todas as vossas respostas, mas com instalação não ficará perto do valor apresentado pelos tipos da edp?

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por t3lmo »

A instalação por muitas empresas do setor são 100-150€.
A EDP tem outra 'oferta' interessante, o kit 'ready' para monitorização dos consumos... mas depois paga-se uma mensalidade :(
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por rnlcarlov »

Eu tive um orçamento para um sistema de 500W, com 2 microinversores (por opção minha), com estrutura e instalação por 950€. Se fosse apenas um inversor teria ficado nos 800 e tal.
Faça as suas contas.


Autor do tópico
ruif
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça mar 22, 2016 2:15 pm

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por ruif »

Segundo a EDP tá difícil as instalações em trifásico. Pelo segundo eles só a partir de maio é que alguém irá analisar a minha situação. Vou aguardar a deslocação da parte deles para analisar o meu caso.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por jmlflorencio »

Ainda por cima??? Pagam-se caro e o serviço é esse?? ;-)


Autor do tópico
ruif
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça mar 22, 2016 2:15 pm

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por ruif »

apos novas pesquisas e para alguem que queira saber os painéis são da marca Axitec
http://www.axitecsolar.com/pt/modulos-solares.html
Inversores Involar
Garantia de 10 anos em ambos
+ garantia de 2 na instalação.


np39jd
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta mar 30, 2016 2:37 pm

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por np39jd »

eu também estou a pensar instalar 2 paineis de 250W da EDP.
Só não percebo ainda uma situação:
Se eu injecto 1w na rede tenho um crédito de 1w depois? Ou ao injectar estou a dar electricidade à EDP?

Obrigado.


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por sugarstorm »

A menos que tenha um contador analógico (de rodinha), o que é muito improvável, estará a oferecer energia gratuitamente à EDP.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por mcarneiro »

sugarstorm Escreveu:A menos que tenha um contador analógico (de rodinha), o que é muito improvável, estará a oferecer energia gratuitamente à EDP.
Boas

Mesmo que tenha um contador mecanico não fica com ele, assim que é feito o registo do autoconsumo no SERUP , o registo é comunicado à EDP distribuição e o contador é substituido por um contador "smart", a EDPBOX como eles chamam, por vezes ainda os paineis não estão instalados mas o contador já foi substituido.


fernando sousa
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta jan 28, 2009 3:29 pm

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por fernando sousa »

boa noite caros forenses instalei 4 paineis de 250w e estou muito satisfeito com o desempenho dos mesmos produz 700w das 11 horas as16 horas vou substituir o velho esquentador por un termoacomulador de 100 l de capacidade a minha duvida é onde posso encontrar um termoacomulador com duas resistençias uma ves que so tenho 700w disponiveis


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por Quintas2 »

É só procurar na net.

Tens duas hipóteses: termoacumulador de 1 cuba com 2 resistências ou de 2 cubas com 2 resistências (estes são mais caros e não sei se não compensa ligar 2 termoacumuladores mais pequenos em série, cada um com a sua resistência, um para o solar e outro para a rede).

Possibilidades de que me lembro: Videira; Gorenje (GBFU); Fleck Duo (2 cubas); creio que também vi um Fagor de 2 resistências quando procurei, há algum tempo.

Atenção à etiqueta com a eficiência energética, tendo em conta que só são comparáveis perfis de consumo idênticos: http://www.label-pack-a-plus.eu/portuga ... s-quentes/
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
ruif
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça mar 22, 2016 2:15 pm

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por ruif »

Desisti de meter painéis da EDP, a instalação estava prevista a partir de 01 de maio. depois ligaram-me que só estava previsto para finais de julho.
O motivo por ter instalação trifásico.
Sendo assim por ter trifásico não posso meter painéis???


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por alexjp4 »

ruif Escreveu:Desisti de meter painéis da EDP, a instalação estava prevista a partir de 01 de maio. depois ligaram-me que só estava previsto para finais de julho.
O motivo por ter instalação trifásico.
Sendo assim por ter trifásico não posso meter painéis???
o poder podes, porque ao fim ao cabo tens 3 circuitos de 220v, é um pouco mais complicado porque deverias medir os consumos e saber em que fase é que tens mais consumo durante o dia, ou deverias passar tudo o que for stand by para a fase onde os paineis estiverem ligados ou em ultimo caso como são instalados 1 inversor por painel penso que não terias qualquer problema em ligares paineis com circuitos independentes as 3 fases, terias era 3 cabos a irem ao quadro em vez de 1.


Arcturo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda dez 02, 2013 12:56 pm

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por Arcturo »

alexjp4 Escreveu:
ruif Escreveu:Desisti de meter painéis da EDP, a instalação estava prevista a partir de 01 de maio. depois ligaram-me que só estava previsto para finais de julho.
O motivo por ter instalação trifásico.
Sendo assim por ter trifásico não posso meter painéis???
o poder podes, porque ao fim ao cabo tens 3 circuitos de 220v, é um pouco mais complicado porque deverias medir os consumos e saber em que fase é que tens mais consumo durante o dia, ou deverias passar tudo o que for stand by para a fase onde os paineis estiverem ligados ou em ultimo caso como são instalados 1 inversor por painel penso que não terias qualquer problema em ligares paineis com circuitos independentes as 3 fases, terias era 3 cabos a irem ao quadro em vez de 1.

Parece-me prudente ter algum cuidado em instalações trifásicas. As cargas que existem em nossas casas são quase sempre monofásicas, ou seja as nossas instalações trifasicas são quase sempre muito desequilibradas. Se a fase onde se injecta a produção fotovoltaica é diferente da fase que está a consumir num dado momento, a energia vai toda para a rede e não é autoconsumida


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por alexjp4 »

exactamente por isso é que aconselhei a ver qual das fases tem maior consumo e colocar lá o painel indicado ao consumo ou passar o mais possível dos stand by para a fase que tem o painel.
Tem que medir as 3 fases isoladas, porque o consumo total não é o correcto.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Autoconsumo EDP Opiniões de quem já instalou

Mensagem por alexjp4 »

mcarneiro Escreveu:
sugarstorm Escreveu:A menos que tenha um contador analógico (de rodinha), o que é muito improvável, estará a oferecer energia gratuitamente à EDP.
Boas

Mesmo que tenha um contador mecanico não fica com ele, assim que é feito o registo do autoconsumo no SERUP , o registo é comunicado à EDP distribuição e o contador é substituido por um contador "smart", a EDPBOX como eles chamam, por vezes ainda os paineis não estão instalados mas o contador já foi substituido.
se tiver um contador analógico ( de rodinha) instala um painel até 200W pode ser pouco mas está dentro da legalidade e não necessita de fazer a comunicação da instalação do painel por isso não vão logo substituir o contador (há-de ser um dia) e quando está a produzir e a não consumir vai descontando tudo sem qualquer problema! :mrgreen:

Responder

Voltar para “Autoconsumo”