Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Local para debater sobre o autoconsumo

romanor
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: domingo nov 22, 2009 12:30 am

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por romanor »

Tenho uma instalação de auto-consumo de 2.8Kw, e num dia de sol a partir das 13:00 até 18:00, tenho uma produção de 2.0Kw (inverno), produção dia 6/7 kw, no verão poderá ir aos 15Kw, tenho um contador ISKRA, este indica a direcção da fonte de energia, e no caso de ter excesso de produção dá o sinal de uma seta de saida energia, neste momento a EDP anda atrás de mim para mudar, pergunto se tenho que aceitar a instalação do contador ou posso ir adiando, dizendo que não vejo necessidade ?? ou quando voltarem a telefonar pedir que me instalem um contador normal sem ser os tais smartmeter, agradeço os vossos comentários.....

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por orbis »

Já há uns tempos bons que não vinha aqui ao fórum e estive a ler este tópico desde o princípio.
Confesso que estou baralhado. Afinal, os contadores mais recentes contam a electricidade injectada na rede ou não?
Se o fazem, fazem-no em separado ou descontam no consumo?
Obrigado


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por jmlflorencio »

Contadores que descontam no consumo, só os bem antigos 'de rodinha'...

De resto até podem contar a produção como consumo. Parece ridículo mas é verdade... Convém testar isso direitinho desligando todas as cargas em casa, por exemplo.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por orbis »

Obrigado pelo esclarecimento. :)

Avatar do Utilizador

Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 655
Registado: sexta ago 21, 2009 8:47 pm
Localização: Montijo

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por Ricardo_Santos »

E se realmente estiver a contar o que fazer? Reportar à EDP?
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por jmlflorencio »

Reportar é à Deco, ERSE, ASAE e ex-DGGE (não sei como se chamará agora??) ;-)

E à EDP, claro, para corrigirem a borrada que fizeram :-)


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por alexjp4 »

A ex-DGGE é a DGEG- Direcção geral de energia e geologia.
O melhor é começar pela ERSE que é quem tem o dever de regular e aplicar coimas.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por CrOhN »

Boa sorte com isso! Lembro-me da luta que foi um consumidor tentar provar que o contador dele contava muito mais do que ele estava a consumir. Quanto mais provar que está a contar o que é injectado!

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por visitante1 »

Há sempre uma solução viável, barata e eficaz... Vandalismo público, está sempre acontecer....
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por alexjp4 »

visitante1 Escreveu:Há sempre uma solução viável, barata e eficaz... Vandalismo público, está sempre acontecer....
Não é que não fosse má ideia.... mas acho e por incrível que pareça a EDP obriga os consumidores a terem os contadores na rua e depois os consumidores são os responsáveis pelos contadores que estiverem em seu nome.


Aoc36
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sábado abr 09, 2016 11:20 am

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por Aoc36 »

Boa dia,

Recentemente comprei um kit autoconsumo.
Instalei o painel numa parede com inclinação de 30graus, vivo em Albufeira é a ideal?
Tenho uma coisa tb um pouco estranha, nos dia de sol sem nuvens a produção é mais baixa em comparação com dia de sol e nuvens a passar. Ontem tive uma situação assim é consegui chegar ao 245w, o painel é de 250w


antonio.campea
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: sexta mar 29, 2013 12:41 pm

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por antonio.campea »

O calor baixa a rentabilidade.


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por mcarneiro »

Aoc36 Escreveu:Boa dia,

Recentemente comprei um kit autoconsumo.
Instalei o painel numa parede com inclinação de 30graus, vivo em Albufeira é a ideal?
Tenho uma coisa tb um pouco estranha, nos dia de sol sem nuvens a produção é mais baixa em comparação com dia de sol e nuvens a passar. Ontem tive uma situação assim é consegui chegar ao 245w, o painel é de 250w
Boas

um painel de 250w nunca vai produzir 250wh ou 245wh, o que acontece quando há tempo com sol mas com nuvens a ocultar o sol de vez em quando, é que o sol quando reaparece , tem uma intencidade luminosa muito elevada por momentos, é nesses momentos que vês esses picos, se contabilizares a energia produzida durante um dia de sol e dividires pelas horas de sol , vais ver que a media é muito mais baixa que isso. um painel que esteja directamente virado a sul só produz na capacidade maxima entre as 11:30 e as 13:30 a volta disso , o resto é uma curva ascendente desde do inicio da manha , passa pelo pico e depois começa a descer até ao por do sol , sendo que o pico nunca vai chegar a potencia maxima do sistema se perder só 10% já é muito bom, no teu caso com 30º de inclinação estás na altura do ano mais favoravel .

acho que ninguem se lembra disso quando fazem contas aqui no forum... :lol:

é por isso que uma pessoa que tenha um consumo de por exemplo 180w constantes durante o dia , não pode optar por uma solucão com 250w , se quiser cobrir a totalidade do consumo tem que ter 400w ou 500w ;)

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por rnlcarlov »

Define "momentos".
5-10 minutos? Pelo menos tive um painel de 250W a produzir 255 durante esse período de tempo. Não sei por quanto tempo se aguentou a produção assim pois não estive de cu para o ar a olhar para o medidor o tempo todo.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por Emanuel Couto »

O pico está relacionado com a temperatura do painel (o calor afeta a circulação da corrente no silício/ficando menos eficiente) que o sol em sim ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por mcarneiro »

rnlcarlov Escreveu:Define "momentos".
5-10 minutos? Pelo menos tive um painel de 250W a produzir 255 durante esse período de tempo. Não sei por quanto tempo se aguentou a produção assim pois não estive de cu para o ar a olhar para o medidor o tempo todo.
Estes picos que estou estou a falar é só o tempo de do sol ficar a descoberto das nuvens na totalidade, normalmente são segundos e não minutos, essa diferenca que tens pode ser uma de duas coisas, uma delas tem a ver do modo como são fabricados os paineis, para dar uma ideia , um painel por exemplo de 60 celulas quando é fabricado não tem a potencia atribuida de inicio, ja depois do painel produzido na fase de teste é que é colocada a etiqueta da potencia, porque para o mesmo tipo de celula a potencia pode e varia mesmo, o que fazem é uma seleção por potencia , o teu painel foi classificado como 250w mas na realidade tinha mais, acontece muito isso nos paineis com a potencia mais alta que o fabricante vende.
A outra hipotese tem a ver com a maneira como essa potencia foi medida , de foi medido com um aparelho de tomada , ou com um medidor tipo OWL, o mais certo é ser erro do medidor, esses aparelhos medem a corrente em amperes e não tomam em consideração a voltagem da rede , usam um valor fixo , os melhorzinhos usam como valor fixo 230v , mas a maior parte deles até usa 220v, dai os erros , a rede deveria estar nos 230v , mas normalmente nunca está.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por rnlcarlov »

Usei um medidor de corrente na tomada, sim. E se não me engano tomam em consideração a voltagem da rede, pois posso alterar o display para Volts e tem lá um valor que vai variando em redor dos 230V.


Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por Biod »

Tenho aqui várias dúvidas de principiante--

Como escolher um painel fotovoltaico, há tantas marcas, umas chinesas outras europeias..

Quando falha o fornecimento de energia electrica do nosso fornecedor, se for durante o dia o os painéis estão a produzir, em casa continuamos a poder usar electricidade? se os painéis estiverem a produzir 300w será que podemos ligar uma tv?

se tivermos 2 painéis de 250w cada, a melhor opção é ter um micro inversor de 500 ou 2 de 250?


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por jpc »

Biod Escreveu: quinta out 26, 2017 11:20 pm Tenho aqui várias dúvidas de principiante--

Como escolher um painel fotovoltaico, há tantas marcas, umas chinesas outras europeias..

Quando falha o fornecimento de energia electrica do nosso fornecedor, se for durante o dia o os painéis estão a produzir, em casa continuamos a poder usar electricidade? se os painéis estiverem a produzir 300w será que podemos ligar uma tv?

se tivermos 2 painéis de 250w cada, a melhor opção é ter um micro inversor de 500 ou 2 de 250?
Se possível escolhe um fornecedor Português que te ďê garantia do painel independemente de ser Europeu ou Chinês.

O micro inversor precisa da rede eletrica para funcionar, se falhar a rede do fornecedor deixas de ter produção.

Fica mais em conta ter 1 micro inversor de 500w do que 2 de 250w.


espero nao ter escrito nenhuma asneira :)
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Para iniciantes no AUTOCONSUMO

Mensagem por Biod »

Acima de que % é mau negocio estar a oferecer energia á rede? (ok e sempre mau negocio, mas se estivermos a dar á rede mais de 50%, é porque colocamos mais paineis do que deviamos? )

ou não se pode quantificar dessa forma?

Responder

Voltar para “Autoconsumo”