FORD PROBE'94

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por serges »

e novidades, já deve estar a andar???
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: sábado set 20, 2008 10:47 pm

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por PMCBF_EV »

boas,
como seria de esperar, e penso que todos estavamos a espera, existiram alguns contra-tempos.
na primeira vez que tentei carregar as baterias o carregador "pifou", em pricipio seria possivel, com maior ou menor dificuldade, resolver o problema em portugal, mas como a belktronix já tem disponivel o novo carregador de 2,4kw optei por envia-lo de volta para os states e receber a nova versão (mais $450 no orçameto).
isto já foi á cerca de 4 semanas e acabei agorinha mesmo de receber o documento dos ctt para desalfandegar a encomenda.

durante este tempo fui fazendo algumas coisas no carro :
- instalei o e-meter (alguem têm expriencia na utilização deste aparelho ? uma ajudinha na programação era bem vinda)
- reforcei o suporte do eixo da direcção do lado direito, a conselho de um mecanico que viu o carro (já sei, já sei...)
- troquei algumas lampadas (minimos, piscas, stops e interior do carro) para led.
- montei o parachoques da frente.
- mais uma serie de pequenas coisas que levam temmmmmmmpppppppooooooo.

infelizmente só devo receber o carregador na proxima semana e azar dos azares é uma semana que vou estar de viagem (ainda por cima de trabalho) pelo que não vai dar para acabar a empreitada na proxima semana.

espero que da proxima vez que aqui relatar alguma coisa seja com um video do carro a andar.

Avatar do Utilizador

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por hmgp »

quanto ao e-meter, tenta este sr. que já "falei" com ele por email e é bastante disponível para ajudar.

www.evtv.me

que tudo corra pelo melhor!
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: sábado set 20, 2008 10:47 pm

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por PMCBF_EV »

help - help - help
com a passagem das lampadas dos piscas para leds o piscar passou a ser feito muito mais rapido que o normal. já alguém passou por este problema ?
penso que isto se deve ao facto de o circuito contar com a resistencia das lampadas para fazer o normal pisca, com as lampadas de led essa resistencia não existe logo pisca mais rapido.
colocando uma resistencia em serie provavelmente vamos resolver o problema mas isso não vai levar a que tenhamos exactamente o mesmo consumo ? e sendo assim a lampada de led é só para "look" porque não traz nenhuma vantagem.
ha alguma outra forma de resolver o problema ?


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por RJSC »

sem as resistências em paralelo (que matam o propósito dos leds) a única maneira é no sítio do "relé" dos piscas meter um circuito electrónico que faça a mesma função.

o sistema que vem lá é térmico, a corrente aquece uma palheta que se "dobra" sobre o efeito do calor e abre o circuito.
como a corrente que passa com leds é pequena, a palheta aquece pouco antes de abrir o circuito e arrefece imediatamente assim que deixa de passar corrente, voltando a fechar contacto.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por jmal »

pmcbf_ev Escreveu:help - help - help
com a passagem das lampadas dos piscas para leds o piscar passou a ser feito muito mais rapido que o normal. já alguém passou por este problema ?
penso que isto se deve ao facto de o circuito contar com a resistencia das lampadas para fazer o normal pisca, com as lampadas de led essa resistencia não existe logo pisca mais rapido.
colocando uma resistencia em serie provavelmente vamos resolver o problema mas isso não vai levar a que tenhamos exactamente o mesmo consumo ? e sendo assim a lampada de led é só para "look" porque não traz nenhuma vantagem.
ha alguma outra forma de resolver o problema ?
sim, esse "pisca-pisca" funciona apenas com um determinada resistência/carga, é daqueles em tem um contacto térmico, quando liga faz passagem de corrente e aquece, ao aquecer desencosta do contacto, como desliga arrefece e volta a encostar o contacto, logo com a resistência em série não vais resolver o problema, apenas com ela em paralelo, o que vai provocar também um aquecimento na resistência e um consumo no circuito, o melhor que fazes é arranjar outro dispositivo, tal como os usados nas scooters eléctricas que não dependem da resistência das lâmpadas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am
Localização: Coimbra

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por Zerocool »

como foi dito esquece as resistencias.

tens aqui duas soluções:

aqui
ou
aqui

a primeira solução é a mais barata, e deve dar para o que queres e podes ajustar a velocidade. a segunda opção é mais cara, mas parece ter mais capacidade.
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: sábado set 20, 2008 10:47 pm

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por PMCBF_EV »

obrigado a todos pelas dicas.
com o cd que tenho do carro é facil identificar os relays e proceder a altreração sugerida pelo zerocool.
vamos então as compras no ebay.


TOZEVE
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 274
Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm
Localização: Quinta Conde

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por TOZEVE »

no meu carro meti um relé proprio para as lampadas de led´s...assim funciona sempre , até quando tens uma fundida.
Cumprimentos
Toze
mail:[email protected]
933925873


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por RJSC »

tozeve Escreveu:no meu carro meti um relé proprio para as lampadas de led´s...assim funciona sempre , até quando tens uma fundida.
essa é a parte má da coisa.
nós vamos dentro do carro e não vemos as lâmpadas, então, o começarem a piscar mais rápido era a única maneira que tínhamos de saber que fundiu uma lâmpada de pisca.


TOZEVE
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 274
Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm
Localização: Quinta Conde

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por TOZEVE »

pois...
rjsc Escreveu:
tozeve Escreveu:no meu carro meti um relé proprio para as lampadas de led´s...assim funciona sempre , até quando tens uma fundida.
essa é a parte má da coisa.
nós vamos dentro do carro e não vemos as lâmpadas, então, o começarem a piscar mais rápido era a única maneira que tínhamos de saber que fundiu uma lâmpada de pisca.
Cumprimentos
Toze
mail:[email protected]
933925873

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por Bluesky »

um pouco mais de electronica para detectar o circuito aberto, para led, nada de outro mundo, com um switch para um buzzer. deixem disso, mantenham as conversoes simples.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: sábado set 20, 2008 10:47 pm

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por PMCBF_EV »

grande dia,
já anda, já anda...
fiquem com um primeiro video.

Link

tudo como esperado, as baterias estão muito em baixo pois não levaram ainda qualquer carga desde que chegaram da fabrica, mas de qualquer forma o comportamento foi muito bom.

mas vou mesmo ter de fazer algumas alterações :
1) o carro praticamente não têm peso atrás e por isso fica muito inclinado para a frente, vou considerar seriamente passar algumas baterias para trás.
2) a direcção assistida a braço é pesada, provavelmente com a passagem de um bloco de baterias paras trás isto alivia um pouco, talvez seja de considerar outras opções.
3) os travões funcionam bem, mas não me pareçe estarem a 100%, vou colocar um deposito extra de vacuo e considerar a substituição da bomba de vacuo.

tenho mais videos mas estão na camera (este é do meu tm que descarrega directamente para o youtube) mas vou acabar por publica-los também.

antes de qualquer outra analise quero carregar as baterias para poder fazer um melhor teste, mas quero acompanhar totalmente o primeiro ciclo de carga, ou seja, tenho de estar 4/5 horas de volta do carro acompanhando a carga.

Avatar do Utilizador

Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 655
Registado: sexta ago 21, 2009 8:47 pm
Localização: Montijo

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por Ricardo_Santos »

muito bom!!!

parabéns!!!!
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por serges »

os meus parabéns...

faltam pequenas afinações...

força nisso!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por Oinq »

espectáculo!!!
Cumprimentos
Nuno Leitão


RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por RPL »

brutal! mais un na estrada é para conpensar a minha.
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Avatar do Utilizador

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am
Localização: Coimbra

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por Zerocool »

este tipo de vídeos motiva sempre uma pessoa para ir mais alem! parabéns pmcbf_ev!

em relação ao problema do peso, eu bem referi nuns posts atrás que isso ia acontecer, tens muito peso na frente, quando fores fazer um teste de estrada mais a serio vais notar a frente a crer ir em frente nas curvas.
o ideal é como sugeres, passar algum peso para trás o ideal seria 60/40 visto teres tracção a frente. o que vai acabar por ajudar na direcção.

antes de meteres mais um deposito de vácuo ou mudar a bomba, vê o estado do óleo dos travões, como o carro teve tanto tempo parado, pode já não estar nas melhores condições.

ps: essas riscas estilo viper, é que já saiam....

boa continuação!
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por Bluesky »

parabens pmcb, o carro é magnifico. eu gosto das riscas, fica a matar. faz pioes?
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


miniUMM
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 79
Registado: quarta jun 24, 2009 7:04 am

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por miniUMM »

muito bom !!! mais vídeos desse automóvel "please"

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”