FORD PROBE'94
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FORD PROBE'94
dia 1 - 01/08/2008
chegou, tudo ok; poucas supresas o aspecto era o esperado. e embora faça bastante barulho o carro até consegue andar. descarregado pelos seus proprios meios do camião.
chegou, tudo ok; poucas supresas o aspecto era o esperado. e embora faça bastante barulho o carro até consegue andar. descarregado pelos seus proprios meios do camião.
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FORD PROBE'94
18/08/2008
chegou o cd da ford, que consegui no ebay, com manual de serviço e muito mais.
versão 1996 mas numa palavra... perfeito !?
explica com todos os detalhes como desmanchar e montar cada “parafuso” do carro.
chegou o cd da ford, que consegui no ebay, com manual de serviço e muito mais.
versão 1996 mas numa palavra... perfeito !?
explica com todos os detalhes como desmanchar e montar cada “parafuso” do carro.
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Re: FORD PROBE'94
dia 2 – 04/09/2008
1º dia de trabalho a “serio”. o carro foi colocado em cima de europallets que o elevam cerca de 50cm do chão, permite o trabalho na parte inferior e facilita o trabalho superior.
retirado o capô, bateria e jantes.
1º dia de trabalho a “serio”. o carro foi colocado em cima de europallets que o elevam cerca de 50cm do chão, permite o trabalho na parte inferior e facilita o trabalho superior.
retirado o capô, bateria e jantes.
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FORD PROBE'94
dia 3 – 05/09/2008
a maior parte dos trabalhos foram debaixo do carro, retirados os varios tubos que ligavam o deposito ao tampão de abastecimento do combustivel, retirada toda a gasolina do deposito. o deposito não saiu a primeira tentativa teremos de tentar noutro dia. (é enorme, se necessario de certeza consigo colocar um suporte para varias baterias)
desliguei varios conectores do motor e as proteções metalicas dos farois, na realidade não seria necessario faze-lo mas como penso que lhes vou dar um toque de branco ficam já cá fora.
o passo seguinte seria retirar a proteção inferior, mas os parafusos de 17mm não quiseram colaborar, definitivamente necessito de ferramentas “pro”.
a maior parte dos trabalhos foram debaixo do carro, retirados os varios tubos que ligavam o deposito ao tampão de abastecimento do combustivel, retirada toda a gasolina do deposito. o deposito não saiu a primeira tentativa teremos de tentar noutro dia. (é enorme, se necessario de certeza consigo colocar um suporte para varias baterias)
desliguei varios conectores do motor e as proteções metalicas dos farois, na realidade não seria necessario faze-lo mas como penso que lhes vou dar um toque de branco ficam já cá fora.
o passo seguinte seria retirar a proteção inferior, mas os parafusos de 17mm não quiseram colaborar, definitivamente necessito de ferramentas “pro”.
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FORD PROBE'94
dia 4 – 11/09/2008
com a ajuda das “pro” e principalmente muita força, foram retiradas as duas proteções metalicas inferiores.
também removidas proteções de plastico inferiores laterais.
a partida estas proteções inferiores regressam a sua posição após instalação do motor electrico.
desligados os tubos e retirado o sistema de radiador com as ventoinhas incluidas, este de certeza não vai voltar ao lugar.
os tubos do combustivel já tinham saido, retirei também o tampão da gasolina, qualquer dia temos um conector electrico aqui...
com a ajuda das “pro” e principalmente muita força, foram retiradas as duas proteções metalicas inferiores.
também removidas proteções de plastico inferiores laterais.
a partida estas proteções inferiores regressam a sua posição após instalação do motor electrico.
desligados os tubos e retirado o sistema de radiador com as ventoinhas incluidas, este de certeza não vai voltar ao lugar.
os tubos do combustivel já tinham saido, retirei também o tampão da gasolina, qualquer dia temos um conector electrico aqui...
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FORD PROBE'94
dia 5 – 12/09/2008
primeiros grandes progressos !! o numero de peças retiradas começa a acumular-se.
todo o sistema de escape e deposito de gasolina “out”, o sistema de escape deu bastante “luta”. os parafusos do lado do motor (3+3) foram possiveis de desapertar (embora dois tenham mesmo partido face a força exercida. mas todos os outros completamente impossivel ... solução serrote de ferro.
o sistema de escape acabou por sair quase completo. as borachas de suporte foram cortadas.
o deposito de combustivel não representou qualquer dificuldade.
primeiros grandes progressos !! o numero de peças retiradas começa a acumular-se.
todo o sistema de escape e deposito de gasolina “out”, o sistema de escape deu bastante “luta”. os parafusos do lado do motor (3+3) foram possiveis de desapertar (embora dois tenham mesmo partido face a força exercida. mas todos os outros completamente impossivel ... solução serrote de ferro.
o sistema de escape acabou por sair quase completo. as borachas de suporte foram cortadas.
o deposito de combustivel não representou qualquer dificuldade.
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Re: FORD PROBE'94
quando vi este ford probe lembrei-me imediatamente do bmw 850 devido às suas semelhanças...
a questão que tenho é relativo ao peso do veiculo, sabes qual é? será interessante tambem saber o peso de tudo que vais remover para saber a disponibilidade ao sistema electrico que o veiculo tem e se é possivel equilibrar esse peso nos eixos...
a questão que tenho é relativo ao peso do veiculo, sabes qual é? será interessante tambem saber o peso de tudo que vais remover para saber a disponibilidade ao sistema electrico que o veiculo tem e se é possivel equilibrar esse peso nos eixos...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
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Re: FORD PROBE'94
os meus parabéns pela iniciativa pela máquina e pela descrição com que queres dar ao teu diário de construção!
gostaria de saber o que esperas de desempenho do mesmo como eléctrico!
força qualquer coisa apita estamos cá para ajudar!
bem vindo!
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40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
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Re: FORD PROBE'94
sim também gostava de saber e qual o "set up" que estás a pensar aplicar.serges Escreveu:os meus parabéns pela iniciativa pela máquina e pela descrição com que queres dar ao teu diário de construção!
gostaria de saber o que esperas de desempenho do mesmo como eléctrico!
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Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
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Re: FORD PROBE'94
o ford probe é nacional ou veio do estrangeiro?
se tem matricula estrangeira, vai ser legalizado em portugal depois de transformado em ve?
se tem matricula estrangeira, vai ser legalizado em portugal depois de transformado em ve?
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Re: FORD PROBE'94
antes de mais quero dar os parabéns pela iniciativa!
espero que continues a detalhar os próximos passos( e com muitas fotos de preferência) e força com o projecto.
espero que continues a detalhar os próximos passos( e com muitas fotos de preferência) e força com o projecto.
tive a ver a ficha desse carro, e a tara com o motor 1.9l pesa 1229kg, mas nada melhor que o dono para confirmarbluesky Escreveu:
a questão que tenho é relativo ao peso do veiculo, sabes qual é? será interessante tambem saber o peso de tudo que vais remover para saber a disponibilidade ao sistema electrico que o veiculo tem e se é possivel equilibrar esse peso nos eixos...
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)
E-Chopper(White): :badgrin:
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Re: FORD PROBE'94
para ficarmos com uma ideia dos custos aproximados sabemos que o volvo de viseu custou 14.000€ (eles dizem que um segundo poderia ser feito com apenas 10.000) mas este foi desenvolvido com algumas inovações: o sistema de cablagem de todos os equipamentos eléctricos (luzes, etc) foi com base num barramento tipo ubs (2 para energia + 2 para sinal). levou motor ac. se for necessário tenho a revista "super interessante" onde este carro saiu com destaque (mas o que diz na revista, umas 4 páginas, já todos nós sabemos).
e o do toze uns 8.000. assim já temos uma ideia dos custos.
o ford é um desportivo muito bonito. e eléctrico mais bonito fica por ser muito mais higiénico.
só o peso do motor ci, irá libertar muito espaço e peso para as baterias.
para quem não tem oficina...custa mais a conversão, pois tem de comprar todas as ferramentas, máq. soldadura, etc. mas é um bom desafio e muito aliciante pela experiência que se adquire e para além do mais mostramos que conseguimos fazer como amadores o que a indústria não consegue (ou não lhe convém conseguir).
e o do toze uns 8.000. assim já temos uma ideia dos custos.
o ford é um desportivo muito bonito. e eléctrico mais bonito fica por ser muito mais higiénico.
só o peso do motor ci, irá libertar muito espaço e peso para as baterias.
para quem não tem oficina...custa mais a conversão, pois tem de comprar todas as ferramentas, máq. soldadura, etc. mas é um bom desafio e muito aliciante pela experiência que se adquire e para além do mais mostramos que conseguimos fazer como amadores o que a indústria não consegue (ou não lhe convém conseguir).
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
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Re: FORD PROBE'94
rocker_pt: consegues digitalizar a revista ?
blueskey: esse bmw vendeu-se em portugal ?
pmcbf_ev: boa sorte !
blueskey: esse bmw vendeu-se em portugal ?
pmcbf_ev: boa sorte !
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Re: FORD PROBE'94
nao, so o modelo tradicional. a foto é de um bmw 850 alpina b12 de 1991.
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Autor do tópico - Membro Silver
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FORD PROBE'94
antes de mais agradeço todos os comentarios de incentivo recebidos...
o peso do carro pelos documentos é de 1.609 kg a versão é a de 1994 2.5 l (2497 cc) dohc 24 valve v6.
o carro já percorreu meio mundo, é original dos estados unidos, foi importado para a alemanha e agora para portugal.
foi uma longa pesquisa (cerca de 4 meses) até encontrar aquele que penso ser a escolha certa.
o carro está impecavel de interiores, chapa e pintura bastante razoavel e como tinha o motor "partido" ficou bastante em conta.
espero poder legaliza-lo após a conversão, mas sinceramente este projecto conta com a evolução de diversos temas nos proximos meses/anos, este é apenas um deles.
o "setup" (144v) :
motor : fb1-4001a advanced dc motor ( 72v - 144v ) 18hp - 30hp
controlador : 1231c-8601 curtis (96v - 144v) 500 amp (após muitas duvidas com o kelly kdh14650b)
depois uma longa listagem de componentes "menores" com especial atenção para a segurança :
- bomba de vacuo para os travões.
- interruptor de inercia (auto-shunt off)
- fusiveis e contactores
-...
esta primeira parte por mais alternativas que procure ronda sempre os 5.000 eur. (altos)
mas praticamente fica apenas a faltar as baterias, que como todos sabemos é um tema para horas. em resumo lifepo4, e cá estou eu a contar novamente com a evolução.
o objectivo é colocar o orçamento total nos 10.000 €. ao dia de hoje digo já que é impossivel, mas provavelmente daqui a 365 dias julgo que não será assim tão dificil.
numa primeira fase quero colocar a parte electrica o mais flexivel possivel, segurança total, montagem o mais limpa possivel, e que aceite sem problemas um pack "evolutivo" de baterias, quem sabe começar com 144v50ah ou até menos.
já vai longo...
o peso do carro pelos documentos é de 1.609 kg a versão é a de 1994 2.5 l (2497 cc) dohc 24 valve v6.
o carro já percorreu meio mundo, é original dos estados unidos, foi importado para a alemanha e agora para portugal.
foi uma longa pesquisa (cerca de 4 meses) até encontrar aquele que penso ser a escolha certa.
o carro está impecavel de interiores, chapa e pintura bastante razoavel e como tinha o motor "partido" ficou bastante em conta.
espero poder legaliza-lo após a conversão, mas sinceramente este projecto conta com a evolução de diversos temas nos proximos meses/anos, este é apenas um deles.
o "setup" (144v) :
motor : fb1-4001a advanced dc motor ( 72v - 144v ) 18hp - 30hp
controlador : 1231c-8601 curtis (96v - 144v) 500 amp (após muitas duvidas com o kelly kdh14650b)
depois uma longa listagem de componentes "menores" com especial atenção para a segurança :
- bomba de vacuo para os travões.
- interruptor de inercia (auto-shunt off)
- fusiveis e contactores
-...
esta primeira parte por mais alternativas que procure ronda sempre os 5.000 eur. (altos)
mas praticamente fica apenas a faltar as baterias, que como todos sabemos é um tema para horas. em resumo lifepo4, e cá estou eu a contar novamente com a evolução.
o objectivo é colocar o orçamento total nos 10.000 €. ao dia de hoje digo já que é impossivel, mas provavelmente daqui a 365 dias julgo que não será assim tão dificil.
numa primeira fase quero colocar a parte electrica o mais flexivel possivel, segurança total, montagem o mais limpa possivel, e que aceite sem problemas um pack "evolutivo" de baterias, quem sabe começar com 144v50ah ou até menos.
já vai longo...
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Re: FORD PROBE'94
filho da natureza Escreveu:rocker_pt: consegues digitalizar a revista ?
blueskey: esse bmw vendeu-se em portugal ?
pmcbf_ev: boa sorte !
o pedido que fazes está aquimais bem colocado!
obrigado rocker_pt
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Re: FORD PROBE'94
boas
boa sorte com a conversao, nao compres ainda nada nos eu já que temos na europa material equivalente ou melhor.
pesa tudo o que tirares do carro, isso vai ser uma grande ajuda.
muito boa sorte e alguma ajuda que queiras é só dizeres.
boa sorte com a conversao, nao compres ainda nada nos eu já que temos na europa material equivalente ou melhor.
pesa tudo o que tirares do carro, isso vai ser uma grande ajuda.
muito boa sorte e alguma ajuda que queiras é só dizeres.
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Autor do tópico - Membro Silver
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FORD PROBE'94
dia 6 – 26/09/2008
estou a seguir as instruções do cd da ford para retirar o motor.
segundo essas instruções, ao que pareçe, a transmissão vai sair junto com o motor.
assim sendo é necessario desmontar os eixos da transmissão, e foi exactamente isso que foi feito hoje, infelizmente só deu tempo para retirar o do lado direito.
tecnicamente não foi dificil, mas fisicamente foi desesperante.
resta a consolação de que para o lado esquerdo já temos pratica.
estou a seguir as instruções do cd da ford para retirar o motor.
segundo essas instruções, ao que pareçe, a transmissão vai sair junto com o motor.
assim sendo é necessario desmontar os eixos da transmissão, e foi exactamente isso que foi feito hoje, infelizmente só deu tempo para retirar o do lado direito.
tecnicamente não foi dificil, mas fisicamente foi desesperante.
resta a consolação de que para o lado esquerdo já temos pratica.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: FORD PROBE'94
bem nesse caso preciso mesmo de ajuda,porque tudo o que tenho procurado em portugal não têm resultado.tozerrvm Escreveu:boas
boa sorte com a conversao, nao compres ainda nada nos eu já que temos na europa material equivalente ou melhor.
pesa tudo o que tirares do carro, isso vai ser uma grande ajuda.
muito boa sorte e alguma ajuda que queiras é só dizeres.
para o motor e controlador sugeres-me algumas alternativas ? segue-se o meu estado actual.
motor :
nesta altura tenho uma cotação de $1.550,00 nos eu para o fb1-4001, a unica alternativa que considerei até hoje foi o netgain warp 9, que até têm contacto de portugal no site mas até hoje não recebi cotação para o meu pedido. infelizmente em todos os locais que procurei este motor têm mais de dois meses de espera e é pelos menos mais $250 do que o adc.
controlador :
também dos eu tenho uma cotação de $1.495 para o 1231c-8601. até hoje continuo com serias duvidas se não seria melhor optar pelo kelly, até é mais barato, mas os relatos que obtenho de varios "colegas" não são assim tão positivos. se tivesse expriencia quase de certeza o escolhia, mas de momento estou numa estrategia conservadora.
contactei o representante da curtis em portugal e é melhor nem referir o preço que obtive, nem sequer deu para considerar entrar em negociação (sei que aos $ temos de adicionar transporte, taxas e i.v.a.).
nota: não sei se posso referir marcas e modelos, de qualquer forma vou sempre que possivel evita-lo.
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- Membro Silver
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Re: FORD PROBE'94
como referencia temos de saber + - o que se vai querer.
potencia
tensao
peso do carro
relacoes de caixa
velocidade maxima que vais querer
...
toda a informacao que conseguires é importante
já agora já viste algum alterado?
é sempre bom saber o que foi usado e assim fazer melhor.
quando tiveres essa informacao posso tentar saber o motor mais indicado e depois logo te encaminho...
se tiverem motor para ti acho que vais ficar bem servido até porque pela conversa os motores podem ser feitos a "medida" e como tambem vou querer um para o meu sinquecento pode ser que venham mais baratos.
ainda estou a espera de saber promenores para o meu e se for favoravel logo espalho por aqui a informação.
potencia
tensao
peso do carro
relacoes de caixa
velocidade maxima que vais querer
...
toda a informacao que conseguires é importante
já agora já viste algum alterado?
é sempre bom saber o que foi usado e assim fazer melhor.
quando tiveres essa informacao posso tentar saber o motor mais indicado e depois logo te encaminho...
se tiverem motor para ti acho que vais ficar bem servido até porque pela conversa os motores podem ser feitos a "medida" e como tambem vou querer um para o meu sinquecento pode ser que venham mais baratos.
ainda estou a espera de saber promenores para o meu e se for favoravel logo espalho por aqui a informação.