FORD PROBE'94

Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: sábado set 20, 2008 10:47 pm

FORD PROBE'94

Mensagem por PMCBF_EV »

dia 1 - 01/08/2008

chegou, tudo ok; poucas supresas o aspecto era o esperado. e embora faça bastante barulho o carro até consegue andar. descarregado pelos seus proprios meios do camião.
Anexos
P1012068 copy.jpg
P1012068 copy.jpg (50.09 KiB) Visto 18607 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: sábado set 20, 2008 10:47 pm

FORD PROBE'94

Mensagem por PMCBF_EV »

18/08/2008
chegou o cd da ford, que consegui no ebay, com manual de serviço e muito mais.
versão 1996 mas numa palavra... perfeito !?
explica com todos os detalhes como desmanchar e montar cada “parafuso” do carro.
Anexos
P1012069 copy.jpg
P1012069 copy.jpg (47.56 KiB) Visto 18578 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: sábado set 20, 2008 10:47 pm

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por PMCBF_EV »

dia 2 – 04/09/2008

1º dia de trabalho a “serio”. o carro foi colocado em cima de europallets que o elevam cerca de 50cm do chão, permite o trabalho na parte inferior e facilita o trabalho superior.
retirado o capô, bateria e jantes.
Anexos
P1012071 copy.jpg
P1012071 copy.jpg (56.49 KiB) Visto 18565 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: sábado set 20, 2008 10:47 pm

FORD PROBE'94

Mensagem por PMCBF_EV »

dia 3 – 05/09/2008

a maior parte dos trabalhos foram debaixo do carro, retirados os varios tubos que ligavam o deposito ao tampão de abastecimento do combustivel, retirada toda a gasolina do deposito. o deposito não saiu a primeira tentativa teremos de tentar noutro dia. (é enorme, se necessario de certeza consigo colocar um suporte para varias baterias)
desliguei varios conectores do motor e as proteções metalicas dos farois, na realidade não seria necessario faze-lo mas como penso que lhes vou dar um toque de branco ficam já cá fora.
o passo seguinte seria retirar a proteção inferior, mas os parafusos de 17mm não quiseram colaborar, definitivamente necessito de ferramentas “pro”.
Anexos
P1012075 copy.jpg
P1012075 copy.jpg (57.37 KiB) Visto 18531 vezes
Última edição por PMCBF_EV em segunda set 22, 2008 12:36 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: sábado set 20, 2008 10:47 pm

FORD PROBE'94

Mensagem por PMCBF_EV »

dia 4 – 11/09/2008

com a ajuda das “pro” e principalmente muita força, foram retiradas as duas proteções metalicas inferiores.
também removidas proteções de plastico inferiores laterais.
a partida estas proteções inferiores regressam a sua posição após instalação do motor electrico.
desligados os tubos e retirado o sistema de radiador com as ventoinhas incluidas, este de certeza não vai voltar ao lugar.
os tubos do combustivel já tinham saido, retirei também o tampão da gasolina, qualquer dia temos um conector electrico aqui...
Anexos
P1012077 copy.jpg
P1012077 copy.jpg (34.33 KiB) Visto 18531 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: sábado set 20, 2008 10:47 pm

FORD PROBE'94

Mensagem por PMCBF_EV »

dia 5 – 12/09/2008

primeiros grandes progressos !! o numero de peças retiradas começa a acumular-se.
todo o sistema de escape e deposito de gasolina “out”, o sistema de escape deu bastante “luta”. os parafusos do lado do motor (3+3) foram possiveis de desapertar (embora dois tenham mesmo partido face a força exercida. mas todos os outros completamente impossivel ... solução serrote de ferro.
o sistema de escape acabou por sair quase completo. as borachas de suporte foram cortadas.
o deposito de combustivel não representou qualquer dificuldade.
Anexos
P1012076 copy.jpg
P1012076 copy.jpg (47.4 KiB) Visto 18514 vezes

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por Bluesky »

quando vi este ford probe lembrei-me imediatamente do bmw 850 devido às suas semelhanças...

Imagem

a questão que tenho é relativo ao peso do veiculo, sabes qual é? será interessante tambem saber o peso de tudo que vais remover para saber a disponibilidade ao sistema electrico que o veiculo tem e se é possivel equilibrar esse peso nos eixos...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por serges »

os meus parabéns pela iniciativa pela máquina e pela descrição com que queres dar ao teu diário de construção!

gostaria de saber o que esperas de desempenho do mesmo como eléctrico!

força qualquer coisa apita estamos cá para ajudar!

bem vindo!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por jmal »

serges Escreveu:os meus parabéns pela iniciativa pela máquina e pela descrição com que queres dar ao teu diário de construção!

gostaria de saber o que esperas de desempenho do mesmo como eléctrico!

força qualquer coisa apita estamos cá para ajudar!

bem vindo!
sim também gostava de saber e qual o "set up" que estás a pensar aplicar.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

EcoPonto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 81
Registado: sexta jul 28, 2006 2:20 pm
Localização: Lisboa

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por EcoPonto »

o ford probe é nacional ou veio do estrangeiro?
se tem matricula estrangeira, vai ser legalizado em portugal depois de transformado em ve?

Avatar do Utilizador

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am
Localização: Coimbra

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por Zerocool »

antes de mais quero dar os parabéns pela iniciativa!

espero que continues a detalhar os próximos passos( e com muitas fotos de preferência) e força com o projecto.
bluesky Escreveu:
a questão que tenho é relativo ao peso do veiculo, sabes qual é? será interessante tambem saber o peso de tudo que vais remover para saber a disponibilidade ao sistema electrico que o veiculo tem e se é possivel equilibrar esse peso nos eixos...
tive a ver a ficha desse carro, e a tara com o motor 1.9l pesa 1229kg, mas nada melhor que o dono para confirmar
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por rocker_pt »

para ficarmos com uma ideia dos custos aproximados sabemos que o volvo de viseu custou 14.000€ (eles dizem que um segundo poderia ser feito com apenas 10.000) mas este foi desenvolvido com algumas inovações: o sistema de cablagem de todos os equipamentos eléctricos (luzes, etc) foi com base num barramento tipo ubs (2 para energia + 2 para sinal). levou motor ac. se for necessário tenho a revista "super interessante" onde este carro saiu com destaque (mas o que diz na revista, umas 4 páginas, já todos nós sabemos).
e o do toze uns 8.000. assim já temos uma ideia dos custos.
o ford é um desportivo muito bonito. e eléctrico mais bonito fica por ser muito mais higiénico.
só o peso do motor ci, irá libertar muito espaço e peso para as baterias.

para quem não tem oficina...custa mais a conversão, pois tem de comprar todas as ferramentas, máq. soldadura, etc. mas é um bom desafio e muito aliciante pela experiência que se adquire e para além do mais mostramos que conseguimos fazer como amadores o que a indústria não consegue (ou não lhe convém conseguir).
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 192
Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm
Localização: Porto

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por Filho da Natureza »

rocker_pt: consegues digitalizar a revista ?
blueskey: esse bmw vendeu-se em portugal ?
pmcbf_ev: boa sorte !

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por Bluesky »

nao, so o modelo tradicional. a foto é de um bmw 850 alpina b12 de 1991.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: sábado set 20, 2008 10:47 pm

FORD PROBE'94

Mensagem por PMCBF_EV »

antes de mais agradeço todos os comentarios de incentivo recebidos...
o peso do carro pelos documentos é de 1.609 kg a versão é a de 1994 2.5 l (2497 cc) dohc 24 valve v6.
o carro já percorreu meio mundo, é original dos estados unidos, foi importado para a alemanha e agora para portugal.
foi uma longa pesquisa (cerca de 4 meses) até encontrar aquele que penso ser a escolha certa.
o carro está impecavel de interiores, chapa e pintura bastante razoavel e como tinha o motor "partido" ficou bastante em conta.
espero poder legaliza-lo após a conversão, mas sinceramente este projecto conta com a evolução de diversos temas nos proximos meses/anos, este é apenas um deles.
o "setup" (144v) :
motor : fb1-4001a advanced dc motor ( 72v - 144v ) 18hp - 30hp
controlador : 1231c-8601 curtis (96v - 144v) 500 amp (após muitas duvidas com o kelly kdh14650b)
depois uma longa listagem de componentes "menores" com especial atenção para a segurança :
- bomba de vacuo para os travões.
- interruptor de inercia (auto-shunt off)
- fusiveis e contactores
-...
esta primeira parte por mais alternativas que procure ronda sempre os 5.000 eur. (altos)
mas praticamente fica apenas a faltar as baterias, que como todos sabemos é um tema para horas. em resumo lifepo4, e cá estou eu a contar novamente com a evolução.
o objectivo é colocar o orçamento total nos 10.000 €. ao dia de hoje digo já que é impossivel, mas provavelmente daqui a 365 dias julgo que não será assim tão dificil.
numa primeira fase quero colocar a parte electrica o mais flexivel possivel, segurança total, montagem o mais limpa possivel, e que aceite sem problemas um pack "evolutivo" de baterias, quem sabe começar com 144v50ah ou até menos.
já vai longo...

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por serges »

filho da natureza Escreveu:rocker_pt: consegues digitalizar a revista ?
blueskey: esse bmw vendeu-se em portugal ?
pmcbf_ev: boa sorte !

o pedido que fazes está aquimais bem colocado!

obrigado rocker_pt
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


TOZEVE
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 274
Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm
Localização: Quinta Conde

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por TOZEVE »

boas

boa sorte com a conversao, nao compres ainda nada nos eu já que temos na europa material equivalente ou melhor.
pesa tudo o que tirares do carro, isso vai ser uma grande ajuda.

muito boa sorte e alguma ajuda que queiras é só dizeres.
Cumprimentos
Toze
mail:[email protected]
933925873

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: sábado set 20, 2008 10:47 pm

FORD PROBE'94

Mensagem por PMCBF_EV »

dia 6 – 26/09/2008

estou a seguir as instruções do cd da ford para retirar o motor.
segundo essas instruções, ao que pareçe, a transmissão vai sair junto com o motor.
assim sendo é necessario desmontar os eixos da transmissão, e foi exactamente isso que foi feito hoje, infelizmente só deu tempo para retirar o do lado direito.
tecnicamente não foi dificil, mas fisicamente foi desesperante.
resta a consolação de que para o lado esquerdo já temos pratica.
Anexos
P9272088.jpg
P9272088.jpg (39.61 KiB) Visto 18082 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: sábado set 20, 2008 10:47 pm

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por PMCBF_EV »

tozerrvm Escreveu:boas

boa sorte com a conversao, nao compres ainda nada nos eu já que temos na europa material equivalente ou melhor.
pesa tudo o que tirares do carro, isso vai ser uma grande ajuda.

muito boa sorte e alguma ajuda que queiras é só dizeres.
bem nesse caso preciso mesmo de ajuda,porque tudo o que tenho procurado em portugal não têm resultado.
para o motor e controlador sugeres-me algumas alternativas ? segue-se o meu estado actual.
motor :
nesta altura tenho uma cotação de $1.550,00 nos eu para o fb1-4001, a unica alternativa que considerei até hoje foi o netgain warp 9, que até têm contacto de portugal no site mas até hoje não recebi cotação para o meu pedido. infelizmente em todos os locais que procurei este motor têm mais de dois meses de espera e é pelos menos mais $250 do que o adc.
controlador :
também dos eu tenho uma cotação de $1.495 para o 1231c-8601. até hoje continuo com serias duvidas se não seria melhor optar pelo kelly, até é mais barato, mas os relatos que obtenho de varios "colegas" não são assim tão positivos. se tivesse expriencia quase de certeza o escolhia, mas de momento estou numa estrategia conservadora.
contactei o representante da curtis em portugal e é melhor nem referir o preço que obtive, nem sequer deu para considerar entrar em negociação (sei que aos $ temos de adicionar transporte, taxas e i.v.a.).

nota: não sei se posso referir marcas e modelos, de qualquer forma vou sempre que possivel evita-lo.


TOZEVE
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 274
Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm
Localização: Quinta Conde

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por TOZEVE »

como referencia temos de saber + - o que se vai querer.

potencia
tensao
peso do carro
relacoes de caixa
velocidade maxima que vais querer
...
toda a informacao que conseguires é importante

já agora já viste algum alterado?

é sempre bom saber o que foi usado e assim fazer melhor.

quando tiveres essa informacao posso tentar saber o motor mais indicado e depois logo te encaminho...
se tiverem motor para ti acho que vais ficar bem servido até porque pela conversa os motores podem ser feitos a "medida" e como tambem vou querer um para o meu sinquecento pode ser que venham mais baratos.
ainda estou a espera de saber promenores para o meu e se for favoravel logo espalho por aqui a informação.
Cumprimentos
Toze
mail:[email protected]
933925873

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”