Versão melhorada da EB

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Versão melhorada da EB

Mensagem por jmal »

njay Escreveu:a velocidade de um veículo (qualquer, até de uma pessoa) não é directamente proporcional (ou seja, "linearmente proporcional") à potência que se tem no motor. o problema é a resistência do ar, que é proporcional ao quadrado da velocidade. a baixas velocidades é mais ou menos linear, mas à medida que a velocidade aumenta a potência necessária aumenta muito mais. daí que por exemplo o meu fiesta precisa de 75cv para chegar aos 180km/h, o bugatti veyron precisa de fazer uso de 270cv para chegar aos 263km/h e de todos os seus 987cv para chegar aos 407km/h.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Versão melhorada da EB

Mensagem por Nunio »

jmal, a minha ideia é a seguinte.

no caso da minha bereco, há duas situações: com vitaminas são 48v e penso que 40a ou 50a (não interessa), e sem vitaminas que são 48v (mantém-se) e metade dos amperes 20, ou 25.
estou a falar na potência máxima, que so acontece nos arranques, porque à medida que a velocidade vai aumentando o motor vai admitindo menos amperes até à velocidade máxima. por volta dos 45km/h vamos imaginar que o motor só admite 3a ou 4a limitados pela tensão. (não faço ideia se são ou não estes valores)
com as minhas baterias não é possivel, mas vamos imaginar que se podia alterar a configuração para 96v e 20a. então a 45km/h o motor que antes só admitia 3a ou 4a limitados pela tensão, agora já admitiria mais amperes pois a tensão seira 96v, o que possibilitava um aumento de velocidade com a mesma capacidade de baterias.
claro que com a resistência do ar a scooter não ficava a atingir os 90km/h, nem nada que se pareça.
o mais certo era ficar com menos autonomia, um pouco mais de velocidade máxima, teria que alterar o controlador todo (e não só), e não era com estas baterias. ou seja, completamente inviavel. mas o que achas do meu raciocinio? tem alguma lógica?

bons comentários e bons kms
nunio

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Versão melhorada da EB

Mensagem por jmal »

nunio Escreveu:jmal, a minha ideia é a seguinte.

no caso da minha bereco, há duas situações: com vitaminas são 48v e penso que 40a ou 50a (não interessa), e sem vitaminas que são 48v (mantém-se) e metade dos amperes 20, ou 25.
estou a falar na potência máxima, que so acontece nos arranques, porque à medida que a velocidade vai aumentando o motor vai admitindo menos amperes até à velocidade máxima. por volta dos 45km/h vamos imaginar que o motor só admite 3a ou 4a limitados pela tensão. (não faço ideia se são ou não estes valores)
com as minhas baterias não é possivel, mas vamos imaginar que se podia alterar a configuração para 96v e 20a. então a 45km/h o motor que antes só admitia 3a ou 4a limitados pela tensão, agora já admitiria mais amperes pois a tensão seira 96v, o que possibilitava um aumento de velocidade com a mesma capacidade de baterias.
claro que com a resistência do ar a scooter não ficava a atingir os 90km/h, nem nada que se pareça.
o mais certo era ficar com menos autonomia, um pouco mais de velocidade máxima, teria que alterar o controlador todo (e não só), e não era com estas baterias. ou seja, completamente inviavel. mas o que achas do meu raciocinio? tem alguma lógica?

bons comentários e bons kms
nunio
os valores de 3 ou 4 a estão muito longe da realidade, quando tiver a minha logo faço medições a isso tudo, de qualquer maneira ela continua a gastar porque tem a resistência ao vento e como disse o njay, quanto maior é a velocidade, essa resistência não é proporcional.

como disse antes a potência é o produto dos 2 factores, tensão e corrente, portanto a 96v 20 amps tens a mesma potência disponivel que com 48v 40 amps, apesar de se obter maior eficiência a 96v mas isso não interessa agora. tens razão sobre o que dizes, mas vais sacrificar autonomia em aumento da velocidade, dai a minha ideia de aumentar a tensão sem cortar nos ah, imagina o seguinte;

-na tua bereco instala-se mais uma bateria de 12v, fica com 60v 40 ah, antes com 48v 40 ah
tínhamos 1920 watts de energia, agora ficamos com 2400 watts de energia, permite-nos aumentar a velocidade máxima até 70-75 kmh, e não sacrificar a autonomia, isto porque aumentamos também o total de energia que temos nas baterias, para compensar o aumento da resistência ao vento.

não se pode comparar a evo com a 2500w, isto devido á tecnologia de baterias, mas a evo dá 75-80 kmh de velocidade máxima, e faz 60 kms no mínimo de autonomia, nota que ela tem 64 volts 40 ah, a cable l que também já tive a oportunidade de experimentar tem 51.2 volts 40 ah, dá 55-60 kmh e faz também os 60 kms de autonomia. portanto isto prova que a autonomia não é sacrificada no caso de apenas aumentar-mos a tensão.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Versão melhorada da EB

Mensagem por Nunio »

o exemplo que dei da minha bereco foi apenas para exemplificar com valores. não estou a pensar em mexer nela para já. de futuro quando estas baterias estiverem em fim de carreira logo se vê o que decido...

mas voltando à utilização de mudanças.
então se duplicar a tensão e dividir por 2 os amperes (mantêm-se a potência total das baterias) fica-se com mais velocidade, mas a autonomia é sacrificada por causa da resistência do ar.
no caso da eb isso levaria a que os 70km/h de velocidade máxima passassem a ser atingidos em 2ª ou 3ª velocidade, em vez da actual 4ª.
então a 70km/h a eb gastava menos energia porque andava numa mudança mais pequena. era necessário menos força para empurrar a eb, mas mais rotação. o que levava a um aumento de autonomia, apenas quando se circula sempre à velocidade de 70 km/h.

repara que eu estou a dar valores, mas é apenas para exemplificar a minha ideia, não quero que a bike ande sempre a 70 km/h (ainda por cima reais, não é como nos carros que marca 70km/h, mas vai a 62km/h).

bons kms e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Versão melhorada da EB

Mensagem por jmal »

era igual, tinhas mais rotação e portanto tinhas de andar em uma menor mudança, aqui não vejo qualquer ganho, o ganho que se tinha era no utilizar de mais tensão, ou seja menos perdas, mas mesmo assim nada de significativo, isto porque os motores estão preparados para trabalhar a menor tensão, ou seja um motor a 24v a trabalhar a 48v vai aquecer muito isto porque está bobinado para 24v, também existe este ponto, de facto eles estão a trabalhar bem a 39.6 e não se nota qualquer aquecimento adicional, na bereco também tinha de ser verificado esse pormenor.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

vinnys
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: quarta nov 17, 2010 11:02 pm

Re: Versão melhorada da EB

Mensagem por vinnys »

Boa noite, estou também a equacionar um projecto semelhante, mas mais para estradas rurais, mas como o meu conhecimento é pouco estou a tentar "pegar" o fio à meada nos tópicos expostos aqui no fórum.

Assim sendo, gostaria de pedir ao companheiro se poderia partilhar os preços nem que seja assim por alto e que site/loja foi adquirido.

Penso que assim por alto o que vou precisar falando na parte eléctrica da coisa.
# BMS
# carregador
# motor hub
# baterias
Penso que não me esteja a faltar nada.

Desde já grato pela sua resposta.
Saudações eléctrificantes.
Imagem

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Versão melhorada da EB

Mensagem por serges »

vinnys Escreveu:Boa noite, estou também a equacionar um projecto semelhante, mas mais para estradas rurais, mas como o meu conhecimento é pouco estou a tentar "pegar" o fio à meada nos tópicos expostos aqui no fórum.

Assim sendo, gostaria de pedir ao companheiro se poderia partilhar os preços nem que seja assim por alto e que site/loja foi adquirido.

Penso que assim por alto o que vou precisar falando na parte eléctrica da coisa.
# BMS
# carregador
# motor hub
# baterias
Penso que não me esteja a faltar nada.

Desde já grato pela sua resposta.
Saudações eléctrificantes.

Olá repetir 3x o mesmo topico em nada ajuda a destacar o topico nem o assunto! Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”