Fiat 126 electrico

Avatar do Utilizador

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
Localização: Lisboa

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por celsomenaia »

viva njay , quanto aos conversores dc/dc gostava da trocar ai umas ideias, é que tenho algumas duvidas em relação à topologia a usar. tou um pouco perdido,

cumprimentos


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por Njay »

eu diria um buck-converter: http://en.wikipedia.org/wiki/buck_converter

para o meu project precisei de converter 12 em 15, -5.5 e 5 com muito baixa corrente, cheguei a desenhar os 3 a partir de componentes baratos (transístores bipolares em vez de mosfets) e também fiz simulações, mas só cheguei a montar e testar o boost (12 -> 15) e o inverter (12 -> -5.5). podes ver o desenho e simulação dos 3 circuitos aqui (sem controlador): http://nsj.no.sapo.pt/astro/ccd_cam.html

depois adicionei um avr para fazer o controle do loop, medindo a tensão de saída dos 2 conversores e actuando no ciclo activo de um sinal de pwm para manter as tensões de saída no valor desejado.

vejo à partida 2 problemas a resolver no desenho do conversor 72v -> 12v.
o 1º é que é preciso cuidado a escolher os componentes que lidam com os 72v, porque grande parte dos transístores mais comuns e afins não chegam a esse valor de tensão.
o 2º é que, se vais ter um microcontrolador a fazer o controle, isto é, fazendo parte do loop de feedback, vais ter que alimentar o bichinho com uma tensão baixa, e tens aí o problema da galinha e do ovo. no meu projecto eu decidi usar um regulador linear tipico (7805) para converter os 12v nos 5v para o micro-controlador, mas a entrada era de 12v que é um valor baixo. agora, entrada de 72v... nem te safas com um 780x, a tensão máxima de entrada destes anda pelos 30v. só se o alimentares com um 780x tirados dos 12v de apenas 1 bateria; o impacto será desprezável porque o microcontrolador não consome quase nada (10-20ma deve dar e sobrar, se não tiveres mais nada como leds).

quanto a segurança, acho que um dos principais pontos é garantir que os 72v (entrada) nunca aparecem do lado dos 12v (saída). penso que os esquemas com buck podem ser acoplados por transformador (secundário da bobina) mas não tenho detalhes. isso criaria um isolamento galvânico mas, não sei se suficiente... uma vez que o lado do primário pode começar a "pulsar" loucamente e assim mete à mesma muita tensão no secundário. existem umas resistências controladas por tensão, usadas como protecção de picos de tensão, mas era preciso analizá-las melhor para ver se se enquadravam. também se pode ter um circuito paralelo de monitorização com capacidade de cortar a entrada em caso de problemas. enfim... deve haver muitas soluções, é preciso investigar e estudá-las.

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por ventoinhas »

boa coragem para o projecto . nao desanimar . ao principio vai ser dificil e duro mas depois compensara . bem prever os problemas à partida fazer com tempo e bem feito para um resultado glorioso .se resultar foi questao de grande determinaçao e aplicaçao esforco e horas de trabalho util .
se fracaçar ao menos fica a esperiencia que tudo o que existe industrialmente tem um caminho propioe unico ..

http://www.axiomatic.com/material-handling.html
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


Autor do tópico
TOZEVE
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 274
Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm
Localização: Quinta Conde

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por TOZEVE »

ventoinhas Escreveu:boa coragem para o projecto . nao desanimar . ao principio vai ser dificil e duro mas depois compensara . bem prever os problemas à partida fazer com tempo e bem feito para um resultado glorioso .se resultar foi questao de grande determinaçao e aplicaçao esforco e horas de trabalho util .
se fracaçar ao menos fica a esperiencia que tudo o que existe industrialmente tem um caminho propioe unico ..

http://www.axiomatic.com/material-handling.html

está tudo + - previsto no entanto já lá vai uma boa derrapagem no orcamento.

a brincadeira estava prevista rondar os 4000eur ou pouco mais e neste momento já tocou os 5000eur sem impostos...

já agora em relação a cabos e terminais para as baterias alguem sabe onde posso encontrar aqui por perto?

as lampadas de leds que nao dao falhas não teram uma resistencia para compensar a resistencia de uma normal?

é que isto dos leds pode ter 2 vertentes a estetica e a economica que num carro a gasolina não é tão importante o consumo.
Cumprimentos
Toze
mail:[email protected]
933925873

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por ajosemor »

permitam-me um pequeno áparte, ventoínhas disse:
tenho a ceteza que voces compreenderam o que eu vos queria dizer mas tem voces a certeza que o que eu disse corresponde verdadeiramente ao que eu queria dizer?
vejamos, se tens a certeza que nós compreendemos o que nos querias dizer, então o entretanto é "palha" que não interessa para nada. é um bom exemplo de uma frase "bombástica" que analisada se reduz a metade.
tenho a ceteza que voces compreenderam o que eu vos queria dizer
diz tudo!


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por Njay »

tozerrvm Escreveu:as lampadas de leds que nao dao falhas não teram uma resistencia para compensar a resistencia de uma normal?
acho que não tens que te preocupar com isso. as lampadas de leds na verdade poderão ter uma resistência lá dentro, mas não serve para fazer nenhum tipo de compensação em relação às normais. as lampadas de leds tipicamente é só ligar à tensão para a qual são indicadas e pronto. mas nada como ler o manual.
a diferença entre o led e a lampada normal é que a lampada normal transforma em calor uma enorme parte da potência que lhe é fornecida, ao passo que o led é muito mais eficiente, não aquecendo (tanto como um lampada normal). se aplicarmos ambos a 12v, e ambos tiverem a mesma especificação de lúmens (quantidade de luz fornecida), o led vai consumir menos corrente que a lampada normal.


Autor do tópico
TOZEVE
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 274
Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm
Localização: Quinta Conde

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por TOZEVE »

njay Escreveu:
tozerrvm Escreveu:as lampadas de leds que nao dao falhas não teram uma resistencia para compensar a resistencia de uma normal?
acho que não tens que te preocupar com isso. as lampadas de leds na verdade poderão ter uma resistência lá dentro, mas não serve para fazer nenhum tipo de compensação em relação às normais. as lampadas de leds tipicamente é só ligar à tensão para a qual são indicadas e pronto. mas nada como ler o manual.
a diferença entre o led e a lampada normal é que a lampada normal transforma em calor uma enorme parte da potência que lhe é fornecida, ao passo que o led é muito mais eficiente, não aquecendo (tanto como um lampada normal). se aplicarmos ambos a 12v, e ambos tiverem a mesma especificação de lúmens (quantidade de luz fornecida), o led vai consumir menos corrente que a lampada normal.

ok

podes entao dizer-me onde é que se pode comprar essas lampadas?
Cumprimentos
Toze
mail:[email protected]
933925873


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por Njay »

para automóveis não sei, procura em lojas de tuning.

Avatar do Utilizador

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
Localização: Lisboa

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por celsomenaia »

njay , obrigado pelas indicações

poenso que o melhor será usar um transformador , assim tem-se um isolamento galvanico , para a alimentação do controlador, estava a pensar adicionar uma terceira bobine ao transformador e para garantir a alimnetação um divisor de tensão directamente aos 72, com um diodo para não permitir inversão de corrente para as resistencias, é uma topologia bastante usada nas fontes de alimentação de tv e alguns electrodomesticos (disso percebe o meu pai)

tozerrvm , força ai continua, é pena é o orçamento estar a derrapar :s
e baterias, já sabes quais vão ser ? marca? modelo ?


cumprimentos
celso menaia


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por Njay »

bom, para usares um transformador vais ter que gerar um onda ac a partir dos 72v. como não podes criar uma sinusóide facilmente deves estar a pensar usar uma onda quadrada, e acho que o transformador vai aquecer mais e logo ter mais perdas. depois vais à mesma ter que rectificar a onda de saída e aí ter mais umas perdas.
então e num esquema com transformador, o que vai fazer o microcontrolador?

Avatar do Utilizador

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
Localização: Lisboa

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por celsomenaia »

estava a pensar usar um transformador de alta frequencia, com nucleo de ferrite, o microcontrolador será para controlar o duty cycle da onda quadrada, é a minha ideia, ainda não tive tempo de confirmar se é possivel assim fazer, não temho tempo nenhum agora !!! , até ao fim do mes de fevereiro vai ser complicado, depois informo de updates

obrigado , e cumprimentos
celso menaia


k__x
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 217
Registado: quarta dez 20, 2006 12:01 pm

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por k__x »

ola
leds nao sao "lampadas", sao diodos e os leds nao "fundem"....queimam se a tensao for superior a sua capacidade.
os leds sao considerados a iluminaçao do futuro, ja conseguiram obter leds em laboratorio com 100% de eficiencia , cada electrao que entra é transformado num fotao de luz...dai nao ter energia dissipada(calor)...

ja se podem encontrar leds embutidos em casquilhos de lampadas de carro, sendo so substituir nos farois,...

ja se conseguiu produzir leds com 38 mcd/m2 de intensidade luminosa, enquanto que uma lampada de um automovel de halogeneo emite cerca de 25 mcd/m2 ...

ja tenho os minimos(frontais e traseiros), piscas, iluminaçao de habitaculo e luz de matricula com leds esta a fazer 1 ano. a temperatura das lampadas é mais "pura", o vermelho é mesmo vermelho(e nao laranja) e o branco é mesmo "branco"(e nao amarelo)...

comparando os "brancos", ha quem diga que o branco do led é azul...a sua temperatura é entre os 6500k e 8500k, enquanto que as lampadas normais de halogeneo anda por volta dos 3000k/3500k

nao se admirem que os futuros farois dos automoveis tendam a ser substituidos por leds(aliás, nao so os farois mas sim toda a iluminaçao...)

alem disso, enquanto que a vida normal de uma lampada esta situada entre 300h(halogeneo, dependendo da marca/modelo) a 3000h(xeon), os leds tem uma vida de cerca de 11 anos de funcionamento (10000h no minimo, consoante o material constituinte), e mais,
um led tem a capacidade de poder "piscar" inumeras vezes sem fundir(ao contrario de uma lampada), desta forma é possivel transmitir-se dados atravez dos leds com um "piscar" tao rapido que passa despercebido ao olhar humano. desta forma os carros podem comunicar entre si(por exemplo), avisando a que velocidade vai, se esta a travar, e por ai fora...................................

cumprimentos,
rogerio
Última edição por k__x em quarta jan 30, 2008 9:20 pm, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por jmal »

muito bem k__x, tá ai um belo post.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


MrOverclock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 135
Registado: sexta jun 15, 2007 2:42 am

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por MrOverclock »

encontrei esta imagem na net, não sei se não será interessante para quem não tem um 127. pode ajudar com ideias

Imagem
4500rpm, where Diesel Stops and real engines start to rock

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por serges »

atenção o veiculo em questão é um 126!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


MrOverclock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 135
Registado: sexta jun 15, 2007 2:42 am

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por MrOverclock »

ups.. vi mal eu bem que estava a achar estranho estarem a falar em mala a frente e motor a traz

já agora vou ver se encontro o mesmo desenho mas para 126... já agora algum moderador que elimine a mensgem anterior
4500rpm, where Diesel Stops and real engines start to rock


MrOverclock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 135
Registado: sexta jun 15, 2007 2:42 am

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por MrOverclock »

bem... não encontrei nenhum boneco mas acho que encontrei um site com algo interessante. não sei se é do conhecimento do pessoal, de qualquer das formas aqui fica:

http://www.phys.um.edu.mt/ecar.html

Imagem

Imagem
4500rpm, where Diesel Stops and real engines start to rock


Autor do tópico
TOZEVE
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 274
Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm
Localização: Quinta Conde

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por TOZEVE »

mroverclock Escreveu:bem... não encontrei nenhum boneco mas acho que encontrei um site com algo interessante. não sei se é do conhecimento do pessoal, de qualquer das formas aqui fica:

http://www.phys.um.edu.mt/ecar.html

Imagem

Imagem
a ideia é essa ,mas nao vou tirar os bancos de traz.
Cumprimentos
Toze
mail:[email protected]
933925873


MrOverclock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 135
Registado: sexta jun 15, 2007 2:42 am

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por MrOverclock »

pois, este também me parece um bocado abuzado!
4500rpm, where Diesel Stops and real engines start to rock

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por katzilla »

numa "van" debaixo dos bancos ficava bem.

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”