Barco com motor elétrico


Autor do tópico
migcaladdo
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quarta jan 20, 2016 11:39 am

Barco com motor elétrico

Mensagem por migcaladdo »

Bom dia,

Estou a considerar a transformação de um barco para a utilização de motorização eléctrica.
Tenho visto algumas coisas no YouTube, mas alé de serem componentes dos USA, não mencionam preços e potências.

Considerando que:

Casco até 8,5m
Peso total com carga até 5000Kg (peso a seco a deslocação dentro de água será inferior)
Velocidade prevista (embora nesta altura não seja muito importante) não inferior a 4 nós (aprox. 8km/h)

Que tipo de motor recomendariam para fazer eu próprio a transformação, não sou um expert, tenho apenas algumas "luzes" do assunto.

Já considerei um motor de Empilhador, não sei se será a melhor solução, ou de um carro de golf... A questão do banco de baterias é pacífica, farei com baterias dos carros de golf, apesar. Dede tudo são acessíveis e duradoras, a carga será através de painéis solares, ligação exterior e terá a bordo um pequeno gerador a diesel para alguma emergência.

Em relação à transmissão poderei utilizar a existente, com marcha à ré, adapto a acoplagem ou adapto o veio do motor directo ao veio da de hélice (ou manga) e a marcha à ré será através do controlador (esta situação agrada-me menos porque terei que parar o motor por completo para a fazer marcha atrás ou parar o barco, mas isso depois estudarei mais em pormenor).

Agora em relação à motorização e controlador tenho muitas dúvidas, já encontrei inclusive motores com 3 fases, deixou-me confuso.

Que motorização pensam ser a mais adequada? Buggy de golf, empilhador, outros motores, alguma outra adaptação?
Onde poderei adquir esses componentes, sabendo que com o motor terá de vir o controlador (comando do motor).

Agradeço desde já a vossa ajuda, comentários e sugestões.

MCCG


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Barco com motor elétrico

Mensagem por sugarstorm »

Boa tarde e bem vindo ao Nova Energia.

Não sei onde está, mas no Pinhão, rio Douro, há um barco turístico eléctrico. Se puder passar por lá, talvez lhe possam informar.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Barco com motor elétrico

Mensagem por visitante1 »

O RJSC tem um que ele próprio transformou , se ele vir o post é capaz de dar uma dica.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Barco com motor elétrico

Mensagem por Emanuel Couto »

Magnífico projeto... :)

migcaladdo Passa pelas apresentações e fale-nos um pouco de ti!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Barco com motor elétrico

Mensagem por RJSC »

O meu barco é insuflável e com motor fora de bordo, não tem nada a ver com isto.
Na golden motor tem bons motores bem sem escovas e selados. Esse tipo de motores de carros de golf e empilhadores têm escovas e são abertos.
Vai entrar humidade e/ou salpicos.

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Barco com motor elétrico

Mensagem por sergiomms »

qual é o motivo da conversão?
quero dizer, é só por carolice, paixão, ou são os impostos muito caros? O consumo é elevado?? a doca cobra por cilindrada?
Eu próprio já ando a penar nisso há algum tempo, já tenho o barco cobaia para passear no Zêzere (barragem castelo bode)... agora falta t€mpo...
sergiomms


Autor do tópico
migcaladdo
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quarta jan 20, 2016 11:39 am

Re: Barco com motor elétrico

Mensagem por migcaladdo »

Viva,
Obrigado desde já pelas vossas respostas.

O facto de o motor ser aberto, à primeira vista não será um handicap, dado que ficará instalado na casa do motor e estará relativamente isolado, já em relação à corrosão pode ser um problema, mas será uma situação de compromisso, dado a experiência que quero iniciar e por agora o custo/benefício.

A ideia deste projecto assenta fundamentalmente em 3 pilares e por esta ordem:
1° GO GREEN
2° Custos de utilização, já que como descrevi penso instalar e alimentar a embarcação com energia proveniente de painéis fotovoltaicos, só em caso de emergência acionar o gerador diesel.
3° projecto DUY

Aproveito ainda para pedir ajuda em mais 2 pontos, conhecem alguma loja ou local, onde possa encontrar este tipo de componentes?

Em relação à alteração da motorização do barco alguém faz ideia do processo de legalização e que passos deverei dar para legalizar e colocar tudo "direitinho"?

Obrigado.

Abraços

MCCG

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Barco com motor elétrico

Mensagem por pafi »

Boa iniciativa.
Não te esqueças de contactar o user Jorge Rocha, pois também ele poderá ajudar-te.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: Barco com motor elétrico

Mensagem por RNM »

Fala com a NewElectric na Holanda, eles têm anos de experiência em conversão de barcos.

http://newelectric.nl/

E está lá um português a trabalhar, também ajuda nas comunicações.
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: Barco com motor elétrico

Mensagem por RNM »

Também ajuda muito saber qual o motor que o barco tinha originalmente.
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Barco com motor elétrico

Mensagem por jmlflorencio »

Só uma questão... Para carregar as baterias para um motor desses, usando apenas painéis solares, não serão necessárias muitas horas? É que em 8 metros e meio não cabem muitos painéis fotovoltaicos... ;-)


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Barco com motor elétrico

Mensagem por RJSC »

Se for um barco de recreio pode estar parado 5 dias úteis a carregar e só andar no fim-de-semana.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Barco com motor elétrico

Mensagem por jmlflorencio »

Certo, mas 'tem' baterias para isso tudo?
Não tenho ideia da potência necessária para esses fins, por isso estou a fazer o paralelismo com um carro eléctrico. Este pode também carregar a semana toda, mas a carga completa só dá para duas horas a velocidades de estrada nacional...

Se calhar estou a ver mal a coisa, fruto do meu desconhecimento ;-)


Autor do tópico
migcaladdo
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quarta jan 20, 2016 11:39 am

Re: Barco com motor elétrico

Mensagem por migcaladdo »

A ideia é colocar uma autonomia com o banco de baterias, em velocidade de cruzeiro de 4 a 6 Nós, entre as 4 e as 6 horas de navegação, será sempre possível ajustar. A questão dar carga do banco de baterias tem mais alguns pormenores que tenho em consideração, por oposição aos carros eléctricos, os barcos podem carregar as baterias de outras formas que não a ligação à rede, tal como os painéis solares, aerogerador, caso encontre um pequeno veleiro pode carregar com a própria hélice de proporção quando anda à vela...
Como podem ver este é um projecto ainda embrionário, embora com algumas ideias já fixas, não tenho ainda o casco e estou a fazer prospecção do material em termos de motor, controlado e controladores de carga, o restante tenho ou sei onde encontrar facilmente e a preço razoável.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Barco com motor elétrico

Mensagem por jmlflorencio »

Ok, com esses dados já dá para ter uma ideia... Qual o nível de potência debitada pelo motor de um barco desse género, para viajar a essas velocidades?


Autor do tópico
migcaladdo
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quarta jan 20, 2016 11:39 am

Re: Barco com motor elétrico

Mensagem por migcaladdo »

Estou a calcular um motor entre os 10 e os 15KW.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Barco com motor elétrico

Mensagem por jmlflorencio »

Bom, se for para andar em velocidade cruzeiro (80%?) nessas 4 a 6 horas, apontando para o pior cenário (80% de 15 KW durante 6 h), temos uma necessidade de mais de 70 KWh de baterias... :O :O

É a bateria de um Tesla Model S, por exemplo...


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: Barco com motor elétrico

Mensagem por RNM »

migcaladdo Escreveu:Estou a calcular um motor entre os 10 e os 15KW.
Eu contaria com 15 kW * 6h / 80% DOD = 112,5 kWh de baterias.

Já contactou a NewElectric na Holanda?
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


Autor do tópico
migcaladdo
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quarta jan 20, 2016 11:39 am

Re: Barco com motor elétrico

Mensagem por migcaladdo »

É muito, de facto...
Estive a ver algumas reconversões já feitas onde utilizaram motores nesta ordem de potência e de facto o banco de baterias é muito menor, é sempre assegurado pela empresa que faz as reconversão uma autonomia destas. Deve-me estar a falhar aqui algum aspecto, tenho que investigar um pouco mais...


luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: Barco com motor elétrico

Mensagem por luisdacosta »

" ...Já contactou a NewElectric na Holanda? "
Para mim, este seria o passo seguinte a dar.
Boa sorte, vá dando novidades e pondo umas fotos.

Luís.

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”