Novo pack de baterias para vectrix


Autor do tópico
antonio lisboa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta ago 28, 2013 8:35 pm

Novo pack de baterias para vectrix

Mensagem por antonio lisboa »

Boa tarde a todos.
Após análise do Jmal ao pack de baterias da minha Vectrix li+ de 2012 com 23mil km, chegou se à conclusão que o mesmo está em muito mau estado e é necessária a sua troca.
Posto isto, ficou a doer me a cabeça e o estômago...
O percurso diário é de 45km, podendo carregar no meio, ou seja a cada 22.5km. Sendo que em certos dias faço 60km ao todo.
Ainda não decidi se irei optar por um pack de níquel ou lítio .
Sei que há quem tenha metido novos packs, com baterias a123, calb, Winston, as do leaf ou as GP .
Agradecia por isso os vossos conselhos.
Caso decida ser eu a comprar a bateria aconselham alguma loja específica?

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Novo pack de baterias para vectrix

Mensagem por Nunio »

Boas.

O que levou a que esse pack só durasse 23mil kms?
Já está resolvido?
Eu sou bastante curioso e gosto de por as mão na massa, mas quanto à troca do pack numa vectrix, eu pessoalmente deixava isso para os profissionais. Pode ser dispendioso, mas se fosse eu a fazer podia ficar ainda mais dispendioso e sem garantia que resultava.
O tipo de células, para manter a garra da vectrix original, ou baterias originais ou a123. Outras células mais baratas, penso (mas não tenho a certeza) que se vai notar diferenças na performance.

Boa sorte com a reparação,
Nunio


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Novo pack de baterias para vectrix

Mensagem por sugarstorm »

Nunio Escreveu:Boas.

O que levou a que esse pack só durasse 23mil kms?
Eu sou bastante curioso e gosto de por as mão na massa, mas quanto à troca do pack numa vectrix, eu pessoalmente deixava isso para os profissionais. Pode ser dispendioso, mas se fosse eu a fazer podia ficar ainda mais dispendioso e sem garantia que resultava.
Boa sorte com a reparação,
Nunio
Boas Nunio,

O que levou a isto terão sido falhas na comunicação entre o fabricante das células (GP Batteries) e a própria Vectrix (que era da própria GP!!!) e uma outra falha que havia na construção das placas do BMS, que originava a leituras erradas das temperaturas do pack. Adiante.

No dia 21 de Junho escrevi isto:
sugarstorm Escreveu: Agora a parte em que vou ser menos simpático :D
Já diz o povo, por vezes "o barato sai caro!"
Isto já começa a ser habitual. Os espanhóis livram-se do lixo que lá têm, a preços (aparentemente) convidativos, e o tuga cai que nem um patinho. Desculpa lá a frontalidade. Já não és o primeiro e não serás o último. Agora tens um pisa-papéis de 218 kgs em casa, certo? Bonito serviço! Bem, não vale a pena chorar por leite derramado. O que fazer?
Tens que contactar o pessoal que dá assistência a VE's cá no burgo. Tens 3 hipoteses: em Lisboa o user NMCS, perto das Caldas os users jmal ou Rufus (Fuel Free Motos) e em Aveiro o user Jorge Rocha. Os 3 mexem em Vectrix (e ficas sempre em boas mãos), mas um deles é mais especializado.
Boa sorte com a Vectrix. Por muito duras que as minhas palavras pareçam, acredita que fico muito feliz por ter mais uma Vectrix em Portugal.
Às vezes até tenho medo de mim próprio. Só nunca acerto a chave do Euromilhõ€s!!! :D
Aparentemente, pelas tuas palavras, concretizou-se o pior cenário. O pack estava nas lonas. É algo comum e é essa a razão porque existe tanta Vectrix usada a bom preço em Espanha. Infelizmente o meu pior receio tornou-se realidade. Agora é simples. Tens duas opções. Ou investes num novo pack, ou tentas vender a scooter para peças e minimizas ligeiramente as perdas (pois ela vai valer dois tostões), e, SE encontrares comprador.
Bem, o meu conselho é, já que já foste enganado uma vez, não te voltares a meter com vigaristas. Se foste à FFM, então estás em boas mãos. Nas melhores mesmo no que respeita a Vectrix. Não é segredo nenhum que o jmal é provavelmente no mundo a pessoa que melhor mexe nelas.
Quanto ao teu caso específico, se só tens de fazer 22 kms por percurso, um pack Nimh é mais do que suficiente. Se tens garantia que podes carregar SEMPRE após esses 22 kms, então o mais acertado seria ires para um pack Nimh. No entanto falas que em certos dias fazes 60 kms. Isso já é no limite do Nimh. E a velocidades controladas. Para fazer 60 kms, aí já terías que pensar em lítio.
Mas atenção. O Software original das Nimh rebenta com os packs. Aconselho-te vivamente (a ti tal como a todos os outros que me perguntem) a meter o software do jmal ou do The Laird. Esses já têm a equalização a 1A, que não estoira o pack.

Boa sorte mais uma vez e não desanimes. Pensa no seguinte. Vais investir mais um pouco, mas quanto mais andares, mais recuperas o investimento.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


Autor do tópico
antonio lisboa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta ago 28, 2013 8:35 pm

Re: Novo pack de baterias para vectrix

Mensagem por antonio lisboa »

Pois, o jmal aconselhou me a meter pack de níquel. Mas estou inclinado para o lítio. A minha localidade, tem bastante inclinação de estradas.
Já que é para ficar com a carteira vazia que seja para meter algo duradouro e resistente e que não me limite em autonomia.
A minha ideia não é ser eu a instalar as baterias. Apenas Ponderei e pondero ser eu a compra-las.
Assim tenho várias opções,
1. Bateria GP 58ah 4000€
2. Bateria GP 70ah 4500€
3. Bateria GP 45ah 3600€
4. Baterias do leaf 60ah 4200€
5. Há uma bateria GP de 42ah CA em Portugal a rondar os 2500€
6. Bateria a123,, não sei preços ,nem quem vende.
Vi os 4 primeiros valores num site aqui referido num tópico. Já troquei mail com a loja e enviam por transportadora logo não deve haver problemas de alfândega.
A estes valores acresce mão de obra de instalação, atualização de softwares etc.
Portanto a minha carteira este ano vai para a praia do meco fazer nudismo...


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Novo pack de baterias para vectrix

Mensagem por O_volt »

Não te esqueças do iva!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1473
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Novo pack de baterias para vectrix

Mensagem por cuttysark76 »

Se já era assustador, com mais 23% em cima... A FFM vende Vx1 novas 42A por cerca de 7000€... Faz bem as contas!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Novo pack de baterias para vectrix

Mensagem por sugarstorm »

antonio lisboa Escreveu: Pois, o jmal aconselhou me a meter pack de níquel. Mas estou inclinado para o lítio. A minha localidade, tem bastante inclinação de estradas.
Já que é para ficar com a carteira vazia que seja para meter algo duradouro e resistente e que não me limite em autonomia.
Se o jmal te aconselhou Nimh, por alguma razão será. É que existirá uma GRANDE diferença entre a solução Nimh e a Lítio. Lítio deverá ser 2 a 3x mais cara que Nimh.
Porque razão vais gastar 2 ou 3x mais se Nimh te satisfaz perfeitamente? :?:
antonio lisboa Escreveu:A minha ideia não é ser eu a instalar as baterias. Apenas Ponderei e pondero ser eu a compra-las.
Ok. Compras o pack. E depois? Isto não é só ligar o nº do 1º electricista nas páginas amarelas para o instalar. É um bocadinho mais complexo que isso!
Depois pedes a quem para o instalar? À FFM ou ao Nuno? Isto faz-me lembrar a história do gajo que compra o óleo no supermercado em superpromoção e depois vai à Midas/Precision/Roady para o trocar.
Conclusão? Essas oficinas depois cobram muito mais por não teres comprado lá o óleo. SE o trocarem. Mexer em packs feitos com células desconhecidas...
antonio lisboa Escreveu:Assim tenho várias opções,
1. Bateria GP 58ah 4000€
2. Bateria GP 70ah 4500€
3. Bateria GP 45ah 3600€
4. Baterias do leaf 60ah 4200€
5. Há uma bateria GP de 42ah CA em Portugal a rondar os 2500€
6. Bateria a123,, não sei preços ,nem quem vende.
Vi os 4 primeiros valores num site aqui referido num tópico. Já troquei mail com a loja e enviam por transportadora logo não deve haver problemas de alfândega.
A estes valores acresce mão de obra de instalação, atualização de softwares etc.
Portanto a minha carteira este ano vai para a praia do meco fazer nudismo...
Já vi que já conheces o Vectrixparts. Bom, vamos por partes:

1. A esses preços acresce transporte. E carregar 100kgs desde a Polónia não te fica em 2€.
2. Não há baterias GP de 70Ah nem de 58Ah. Isso são packs montados pelo Piotr e Mateo com células Valence. Estas: http://shop.vectrixparts.com/nimh-30ah- ... 1-704.html
Estão muito longe de ter a qualidade das A123. Aguentam 2C. Logo são como as Winston/CALB/Sinopoly. Podemos dizer que foi a solução que eles encontraram para ter packs disponíveis.
Além disso não conheço nenhuma Vectrix que tenha um. Não faço a mínima ideia se já venderam algum pack desses e qual a sua performance numa Vectrix. Estás numa de ser cobaia? E se tiveres problemas como é? É um consumível, logo garantia ZERO! E o que fazes? Desmontas o pack? Ou pedes ao Nuno ou à FFM para o fazer? Queixas-te a quem?
3. Baterias do Leaf na Europa não há. Ou melhor, há, mas só instaladas nos Leaf. :D Nem preciso de ir ao site para te dizer que não estão disponíveis. Nunca estiveram. Duvido que alguma vez estarão. Sabias que se um Leaf tiver um acidente e for para a sucata a Nissan vai lá buscar o pack?
4. Baterias GP de 45Ah. Essas sim, são as GP originais que foram instaladas nas Vectrix. Eu tenho iguais na minha Vectrix. Essas recomendo. Mas vais mandar vir da Polónia quando há cá em Portugal?
5. Bateria GP cá em Portugal a 2500€? Da FFM não pode ser. Do Nuno?!?!? E esse preço é já com instalação? Isso parece-me muito barato. Quando a esmola é grande, o pobre desconfia. Podes ver a minha Mensagem privada, por favor?
6. A123 é muito difícil arranjar. Esquece. E muito caro.
7. Pois, falta a instalação e software. Tens a ideia quantas horas de trabalho irás pagar? E software para packs custom? Não se arranja ao virar da esquina.

Já disse aqui ao nunozorrinho e agora digo-te a ti e a todos os que quiserem ouvir.
NÃO HÁ SOLUÇÕES LOW COST PARA CONVERSÕES (BEM FEITAS) DE UMA VECTRIX PARA LÍTIO
É um investimento. Grande! Mas quanto mais andares, mais o recuperas. É assim que temos de pensar. Queres milagres? Nem em Fátima! :lol:

Já te disse uma vez, de forma simpática. Agora digo-te de outra forma, mais nua e crua para ver se aprendes de vez:
Já fizeste bosta uma vez (ao ir comprar lixo a Espanha), e não me parece pela tua conversa que tenhas aprendido a lição.
A brincadeira deu no que deu. Poupar 1000 ou 2000€ para agora teres de gastar muito mais. Vais voltar a fazer o mesmo?
Vais voltar a cortar 1000€ na conversão para teres problemas num futuro próximo? Não é melhor gastar um pouco mais e ter a certeza que é bem feito, por quem sabe?
Faz a coisa bem feita, de uma vez por todas! Deixa quem percebe tratar do assunto. E ouve quem te aconselha.
A 1ª frase deste post foi "Se o jmal te aconselhou Nimh, por alguma razão será. É que existirá uma GRANDE diferença entre a solução Nimh e a Lítio. Lítio deverá ser 2 a 3x mais cara que Nimh.
Porque razão vais gastar 2 ou 3x mais se Nimh te satisfaz perfeitamente? :?: "

Abraço eléctrico e boa sorte para o futuro. Espero ver essa Vectrix a andar por aí num futuro muito próximo.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Novo pack de baterias para vectrix

Mensagem por MRider »

Vende essa e compra uma BMW C evolution . É tudo novo sem chatices e garantia de fábrica.
Já existe de 2 mão a venda se quiser mais barato.
Live long and prosper!


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Novo pack de baterias para vectrix

Mensagem por sugarstorm »

MRider Escreveu:Vende essa e compra uma BMW C evolution . É tudo novo sem chatices e garantia de fábrica.
Já existe de 2 mão a venda se quiser mais barato.
Mariano,

És cá um brincalhão!!! :D
Quanto é que achas que vale uma Vectrix SEM bateria? 1000€? OK.
Depois só faltam uns 12.400€ para ter uma BMW C-Evolution usada!!! :lol:

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Novo pack de baterias para vectrix

Mensagem por O_volt »

Porque não compras uma vectrix de litio cá e dás a tua à troca?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: Novo pack de baterias para vectrix

Mensagem por luisdacosta »

Olá pessoal,

Esses preços....parece que estamos a falar de um pack para automóvel.
Sou um autentico leigo em relação as Vectrix, mas qual é a voltagem do pack ? 120, 130, 140 volts ?
E umas Calb CA 60 amperes ? Não dá ? 75€ cada mais transporte. 40 baterias, +- 130 volts são 3.000€ mais transporte. Isto já é um pack capaz de fazer andar razoavelmente um automóvel.
Apenas os meus dois cêntimos.

Luís.


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Novo pack de baterias para vectrix

Mensagem por sugarstorm »

luisdacosta Escreveu:Olá pessoal,
Esses preços....parece que estamos a falar de um pack para automóvel.
Sou um autentico leigo em relação as Vectrix, mas qual é a voltagem do pack ? 120, 130, 140 volts ?
E umas Calb CA 60 amperes ? Não dá ? 75€ cada mais transporte. 40 baterias, +- 130 volts são 3.000€ mais transporte. Isto já é um pack capaz de fazer andar razoavelmente um automóvel.
Apenas os meus dois cêntimos.
Luís.
Começando pelo início: 42CALB 60Ah*74€=3108€ + IVA (21%)=3760€ + TRANSPORTE de 110 kgs da República Checa a Portugal = Muito mais que 3000€. Vá, digamos em números redondos só meter o pack em Portugal 4.000€.

Ora 4.000€ + montagem + know how da montagem (aspecto não sei porquê deixado tantas vezes de fora! Será que é como mudar uma lâmpada?) + software costumizado (aaahhhh espera, não tens o cabo? São "só" mais 175€ pelo cabo PC/CANBUS!)= Muito mais de 4.000€. Pelo menos se não quiseres fazer as coisas para aquecer.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Novo pack de baterias para vectrix

Mensagem por Volt »

Bem, podemos meter pneus de bicicleta numa mota e ela até pode andar, mas não é a mesma coisa... Ouvi dizer que as Calb e outras marcas (ligeiramente) mais baratas não são adequadas às características da Vectrix. Mas se há quem prefira arriscar... Eu só gostava que depois não tivessem receio em dar feedback...

Se fosse eu a ter este problema, preferia meter um pack compatível com as necessidades da VX-1 (sem chinesices) e ainda o software da FFM. Mas eu sou um tipo que prefere ter o máximo de garantia possível.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Novo pack de baterias para vectrix

Mensagem por jasmim »

Como mencionado no meu DB, tenho umas Calb de 60 Ah. Levam 5 000 km e para já tudo bem. Mas para já só são 5 000 km, vamos ver como se comportam com mais um zero.
Não posso comparar com outras marcas por desconhecimento.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Novo pack de baterias para vectrix

Mensagem por Jorge Rocha »

Nós portugueses somos cá uns aceleras...

Por incrível que pareça, quando ando a maior velocidade, é quando está muito transito (nas auto-estradas, ou semelhantes), pois não me convém estar a ser constantemente ultrapassado (pela esquerda e pela direita, com cada tangente...).
Quando o transito diminui, então posso "planar" nas estradas para o meu destino. Considero "planar", mesmo que vá no máximo de velocidade permitido dessa estrada, que para muitos é estar quase parado...

Este paragrafo anterior serve apenas para salientar algumas formas de andar minimamente seguro, sempre que possível, dentro da Lei, e a aplicar sustentabilidade/preocupação ambiental em cada atitude que tome.

O facto de se fazer comparações entre vários tipos de baterias, suas diferentes marcas, com diferentes capacidades, não quer dizer que alguma delas seja ou não a melhor solução.

Para o mais cuidadoso condutor de VE, um pack de baterias, mesmo que com pouca "capacidade", e com pouca "disponibilidade energética", pode ser melhor solução (mais duradoura) que, ao condutor mais agressivo, o pack com maior capacidade, e feito com baterias de maior disponibilidade energética.

Para mim, por me conhecer como condutor, e por conhecer muito bem esta química de baterias (LiFePO4), até uma VX1 com as Winston 40Ah, seria um pack para durar mais de 100.000Km.

Uma Vectrix com apenas 60Kg de baterias (das mesmas Winston 40Ah), e mais 70Kg de minha pessoa, acelerando até aos 80A (2C de descarga), deixará qualquer vulgar carro para trás (dos 0 aos 90Km/h). Os 2C de descarga dos 5,12KWh, são 14CV de potencia continua, que podem ser utilizados para os arranques e para ultrapassagens, sem que isso ponha em muito risco a vida útil das células, principalmente se na maior parte do tempo a descarga fica pelos 30A (0,75C) com velocidades em terras planas de aproximadamente 65 a 70Km/h.

Claro que há sempre um mas... As células não podem estar expostas ao frio conforme as tradicionais NiMh. O frio faz com que a sua tensão desça para valores de stress (passem a conduzir com maior dificuldade a electricidade) a resistência interna sobe provocando um aquecimento interno. Aquecimento provocado por altas descargas ou cargas é sinonimo de degradação.
Esta química está de certo modo mais adaptada a temperaturas médias ou quentes (20ºC até 40ºC) e quando quentes, sua resistência interna baixa muito (tornando-se melhor condutoras de electricidade, diminuindo assim o seu aquecimento), e mantendo sua tensão alta.

Fica a dica, para quem quer um investimento mais reduzido, mas também duradouro, e optar por um pack de pouco mais de 5KWh, ande com moderação, e isole bem o pack do frio.
Tudo por um mundo mais limpo!


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Novo pack de baterias para vectrix

Mensagem por jasmim »

Jorge Rocha Escreveu: Para o mais cuidadoso condutor de VE, um pack de baterias, mesmo que com pouca "capacidade", e com pouca "disponibilidade energética", pode ser melhor solução (mais duradoura) que, ao condutor mais agressivo, o pack com maior capacidade, e feito com baterias de maior disponibilidade energética.
Por analogia, podemos transpor para um CI.
Na hora da compra, por exemplo, de um Golf, podemos optar por diferentes tipos de motorização, sendo que um 1.9 TDI é o mais apetecível, com excelentes respostas, no entanto, se não houver certos cuidados, o motor está sujeito a um rápido desgaste. Ao optar por uma motorização a gasolina de menor cilindrada, certamente seremos contidos com o pedal de acelerador fazendo com que a longevidade do motor seja maior. Claro o valor de aquisição é muito diferente de um para outro.
É importante haver soluções para todas as bolsas. Deve cada um ter consciência daquilo que compra e usar em conformidade.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Novo pack de baterias para vectrix

Mensagem por jmal »

Se é para andar devagar mais vale ter uma mota mais pequena, com menos corpo, e com metade das baterias, logo menos peso, menos materiais, menos recursos, assim fica melhor para as baterias, para a carteira porque metade das baterias custa metade do dinheiro, até para o ambiente porque assim dão para 2 motas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Novo pack de baterias para vectrix

Mensagem por Emanuel Couto »

Palavras sábias... Jmal.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Novo pack de baterias para vectrix

Mensagem por Jorge Rocha »

Uma Bereco EVO com 20 células Winston, fica a dar 75km/h gastando continuamente 50A (em estradas planas).
Uma Vectrix 1 Li com 40 células Winston, fica a dar 95Km/h gastando continuamente 50A (em estradas planas).

A EVO fica com uma autonomia a 60Km/h de 70km.
A VX1 fica com uma autonomia a 60Km/h de 95Km.

Para a mesma velocidade de 60Km/h o consumo na EVO é de 0,85C
Para a mesma velocidade de 60Km/h o consumo na VX1 é de 0,63C

Durabilidade estimativa para as baterias da EVO (com as 20 células), tendo em conta o andamento a 60Km/h, ou 0,85C de descarga:1500 ciclos
Durabilidade estimativa para as baterias da VX1 (com as 40 células), tendo em conta o andamento a 60Km/h, ou 0,63C de descarga: 1800 ciclos

1500 ciclos (de 70Km cada) para a EVO, prevê a totalidade de 105.000Km
1800 ciclos (de 95Km cada) para a VX1, prevê a totalidade de 171.000Km

Conforto EVO?
Conforto VX1?

Segurança EVO?
Segurança VX1?

Capacidade de carga na EVO?
Capacidade de carga na VX1?

Espaço para condutor e pendura para EVO?
Espaço para condutor e pendura para VX1?

...
...
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Novo pack de baterias para vectrix

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:Uma Bereco EVO com 20 células Winston, fica a dar 75km/h gastando continuamente 50A (em estradas planas).
Uma Vectrix 1 Li com 40 células Winston, fica a dar 95Km/h gastando continuamente 50A (em estradas planas).

A EVO fica com uma autonomia a 60Km/h de 70km.
A VX1 fica com uma autonomia a 60Km/h de 95Km.

Para a mesma velocidade de 60Km/h o consumo na EVO é de 0,85C
Para a mesma velocidade de 60Km/h o consumo na VX1 é de 0,63C

Durabilidade estimativa para as baterias da EVO (com as 20 células), tendo em conta o andamento a 60Km/h, ou 0,85C de descarga:1500 ciclos
Durabilidade estimativa para as baterias da VX1 (com as 40 células), tendo em conta o andamento a 60Km/h, ou 0,63C de descarga: 1800 ciclos

1500 ciclos (de 70Km cada) para a EVO, prevê a totalidade de 105.000Km
1800 ciclos (de 95Km cada) para a VX1, prevê a totalidade de 171.000Km

Conforto EVO?
Conforto VX1?

Segurança EVO?
Segurança VX1?

Capacidade de carga na EVO?
Capacidade de carga na VX1?

Espaço para condutor e pendura para EVO?
Espaço para condutor e pendura para VX1?

...
...
Tens toda a razão, mas se o único aspecto aqui a ter em conta é o custo da bateria e apenas o custo da bateria, quanto a mim vai por terra todas as outras vantagens....

EDIT: segundo me foi transmitido, a mota não precisa de dar mais de 90-95 kmh, mas precisa de ter força, é que em Sesimbra não existem estradas planas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”