Barco electrico

Responder

Autor do tópico
Pirata
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta jul 03, 2014 3:41 am

Barco electrico

Mensagem por Pirata »

Olá a todos,

Antes de mais gostaria de vos dar os parabens pelo forum.
Sou um novo membro e os meus conhecimentos sobre electricidade são básicos.

Gostaria de converter o motor auxiliar de um veleiro para electrico.
Já fiz umas buscas na net e existem kits completos mas de sites americanos o que implica custos com alfandega e várias taxas que inviabilizam o projecto.
Pelo que, gostaria de investigar sobre o que será possivel realizar com o que existe na Europa.
Existem várias pessoas interessadas num projecto destes mas ainda ninguém que conheça o concretizou.

O barco: trata-se de um pequeno veleiro de 9metros com cerca de 3500kg e tem um motor interior com linha veio de 25mm. O conjunto motor e periféricos (depósito combustivel, bateria, tubo escape, etc.) deve pesar no total uns 250kg.
O motor tem mais de 40 anos e tem pouca potência para este barco. Eu, tenho pouca paciência para toda a manutenção anual mais as pequenas reparações frequentes e a esperança de vida dele está por um fio.
Portanto, gostaria de me ir preparando para quando tiver que fazera conversão.
Pelo que já encontrei nos forums sobre barcos electricos o ideal para este barco será algo entre os 5kw e os 10kw.
Espaço para baterias tenho suficiente. A única limitação é o peso que gostaria que ficasse dentro dos actuais 250kg do conjunto do do actual motor por motivos de equilibrio do barco. Julgo que tenho espaço para dois bancos de baterias de 48v cada, ou seja, umas 8 baterias ou até mais se necessário.
A simplicidade e fiabilidade são factores muito importantes no mar.
A carga das baterias tem que ser feita quando o barco está atracado e ligado a 220v.
Os kits para barcos são anunciados como tendo a capacidade de regenerar as baterias enquanto navegamos à vela o que faz girar a helice e o motor passando este a funcionar como um gerador. No entanto, não vou confiar muito nisto pois a velocidade à vela é reduzida e é preciso muito tempo a navegar para voltar a carregar as baterias.
Outro factor é que existe muito equipamento a bordo que funciona a 12v. Radio vhf, luzes de navegação, iluminação interior, instrumentos de navegação, etc. O que faz com que tenha que continuar a ter um banco de baterias de serviço a 12v ou um conversor da voltagem do banco do motor para os 12v de serviço.
Não menos importante é a rotação do motor. A helice esta feita para rodar a uma certa velocidade que a torna mais eficiente. O motor terá que ser instalado com o veio paralelo ao veio da helice e a transmissão feita por correia e polis que poderão ser dimensionadas para reduzir as rpm mais eficientes do motor para as rpm mais eficientes da helice. E, julgo que os rolamentos dos motores electricos não são feitos para aguentar a força de impulção directamente e no mesmo sentido do veio mas sim perpendicular ao veio.

Julgo que já há aqui fonte suficiente de discussão.

Aproveito para procurar o contacto de alguem, projecto de universidade ou empresa que se dedique a este tipo de projectos com bons conhecimentos na área de Lisboa.

Desde já agradeço a colaboração de todos os interessados.

Miguel


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Barco electrico

Mensagem por RJSC »

Falta outro dado importante: qual a autonomia que pretende para o grupo propulsor elétrico (tempo de navegação a motor)?
Isso influi na escolha do banco de baterias.

Em Lisboa já existe um barco elétrico de passeios turísticos no Tejo mas não sei se foi alguém local que fez a instalação do grupo propulsor ou se veio propositadamente.
Pode tentar perguntar ao piloto do referido barco.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Barco electrico

Mensagem por Jorge Rocha »

Muito bem vindo Miguel!

Se o motor CI pesa 250Kg não deverá ter apenas entre 7 a 14CV (tais como os 5KW a 10KW que refere para o eléctrico).
Qual é o consumo de gasolina por hora de trabalho? E para quantas horas será necessário o trabalhar do motor entre carregamentos?
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
Pirata
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta jul 03, 2014 3:41 am

Re: Barco electrico

Mensagem por Pirata »

Olá,

O peso do motor são cerca de 190kg. Os 250kg são o conjunto de todos os acessórios como por ex. o depósito cheio de combustivel, etc.
Os motores maritimos normalmente são pesados para a potencia que têm. É suposto serem extremamente fiáveis, poucos têm turbos. Ainda para mais este tem mais de 40 anos e foi desenhado à cerca de 50 anos...

Quanto à autonomia espero poder puxar pelo motor eletrico ao máximo perto de 2horas. Com um motor de 5kw terei que ter cerca de 800amp segundo a publicidade de alguns sites...

Aproveito para deixar alguns links.

http://greenstarmarine.se/en/offert/" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.elcomotoryachts.com/ep-600.shtml" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.thunderstruck-ev.com/sevcon- ... 8.5kw.html" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.electricmotorsport.com/marin ... ystem.html" onclick="window.open(this.href);return false;

http://kellycontroller.com/mars-0913ete ... p-465.html" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.electricyacht.com/" onclick="window.open(this.href);return false;

http://electroprop.com/" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.mastervolt.com/" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.mastervolt.com/marine/products/e-propulsion/" onclick="window.open(this.href);return false;

http://bluefinelectric.ca/" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.oceanvolt.com/" onclick="window.open(this.href);return false;


Autor do tópico
Pirata
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta jul 03, 2014 3:41 am

Re: Barco electrico

Mensagem por Pirata »

Aqui vai um site espanhol com baterias de descarga profunda normais e de gel com bons preços. Se souberem de melhores preços por favor digam.

http://www.nauticayamar.com/electrical- ... power.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”