eBike 24 / 48V - 50km/h LiPO




Responder

Autor do tópico
ahlidap
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: segunda mar 14, 2011 8:44 pm
Estado: Desligado

eBike 24 / 48V - 50km/h LiPO

Mensagem por ahlidap » quarta jul 02, 2014 11:42 pm

Boas,


Adquiri há cerca de 3 meses um KIT de motor de cubo para a roda da frente (26") de 24V 250W.

Em relação às baterias, uso 2 baterias LiPO 7s (29V) de 5Ah cada.
De frizar que cada bateria pesa menos de 800 gramas, e são bastante pequenas.
São de facto baterias impecáveis! São necessários alguns cuidados adicionais, mas compensam bastante!

Com o setup assim, consigo uma autonomia de cerca de 60Km com as duas baterias (10Ah), utilizando o controlador de origem, PAS, etc... na potência de assistência máxima.



Andei umas semanas assim, e quis mais.
Foi então que mandei vir um controlador de 48V 350W.
Modifiquei o shunt do mesmo para baixar um pouco a amperagem, para não provocar sobrecarga / sobreaquecimento do motor.

Desativei o sensor PAS e instalei um acelerador de dedo.

O resultado é brutal!
45 / 50 Km/h garantidos em plano sem pedalar (só consigo pedalar até aos 40 +/-... a partir daí já não tenho "pedalada" :P ).

A autonomia neste caso (58V 5Ah) dá-me para 20 a 25 Km se andar sempre a topo e praticamente sem pedalar.
30 a 35 se auxiliar os arranques e me ficar pelos 35Km/h.

O meu percurso diário é de 12Km, por isso estou completamente à vontade.
A carga é feita com energia limpa, produzida pelo meu sistema para autoconsumo, composto por paineis solares, e para já um gerador eólico axial construído em casa.

Neste momento já conto com mais alguns kms do que nas fotos, cerca de 450.


Deixo algumas fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


A caixa de trás é onde fica o controlador e toda a fiarada.
Quero alterar isso para uma caixa própria das que fixam ao quadro.
De resto não tenho nada a apontar, estou mesmo muito satisfeito.

Quanto à voltagem / potência, mais de 300Kms foram feitos com este setup agressivo, e o motor mal fica morno após uso contínuo.



Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1062
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Estado: Desligado

Re: eBike 24 / 48V - 50km/h LiPO

Mensagem por Fidel » quinta jul 03, 2014 12:00 am

Antes de mais muito parabéns, fico muito contente por ver cada vez mais bicicletas por aqui.
Quanto ao sistema, ainda bem que é sempre a fazer upgrades, isso é que é de valor.
Quando dizes que modificaste o shunt, fizeste o que?
48v 350w 57km/h?? Hmmm das duas uma, ou não tens só 350w ou entao o velocímetro deve estar a medir mal... Custa me mesmo a acreditar nesses valores. Eu preciso de uns 1200w para me manter nos 50km/h +/-.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3151
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro
Estado: Desligado

Re: eBike 24 / 48V - 50km/h LiPO

Mensagem por Jorge Rocha » quinta jul 03, 2014 12:58 am

Muitos parabéns!
Esse motor de 24V quando alimentado com os 48V, fica com mais do dobro da potencia.
O controlador de 48V 350W deve corresponder a uns 30A máximos, terás que verificar se mesmo com o shunt modificado não aquece. Não estarás a pedir de mais desses materiais?
Faz com que isso dure para poderes rentabilizar os recursos!
Bom trabalho!
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
ahlidap
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: segunda mar 14, 2011 8:44 pm
Estado: Desligado

Re: eBike 24 / 48V - 50km/h LiPO

Mensagem por ahlidap » quinta jul 03, 2014 10:52 am

Boas!

O controlador mandei vir do ebay (china) e dizia-se 36V 250W || 48V 350W.
Rated Current 16Ah +/- 1Ah.

Em relação ao shunt, o controlador tinha apenas um, o qual eu desbastei um pouco para assim diminuir a secção do mesmo, o que faz com que passe menos corrente.


Eu vou colocar um "meter" digital temporário para medir ao certo o consumo energético do motor neste setup.
Como já havia referido, em relação ao aquecimento não se nota praticamente nada. O motor mal fica morno mesmo após 8 kms seguidos com acelerador a fundo.

@Fidel,
57km/h pico... tipo num descida sem pedalar.
Os 45Km/h mantem-os relativamente bem em linha reta.

Em subidas pedalo um pouco ara não descer muito, e ficar na casa dos 38Km/h, senão aninha um bocado precisamente por não ter potência (watts).

Como a bobinagem é a mesma, dobrando a voltagem o motor atinge o dobro da rotação, daí a velocidade.
Ele não é rápido a chegar aos 40km (sem pedalar), mas depois mantém-se muito bem.


Quando tiver essas métricas coloco-as aqui.

O conta kms, está certo ;)
VIDEO: http://youtu.be/ROJdkVKG91s



Cumps,


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm
Estado: Desligado

Re: eBike 24 / 48V - 50km/h LiPO

Mensagem por jordison » quinta jul 03, 2014 8:22 pm

esses valores parecem muito optimistas, mas se forem reais tambem acho que estas a pedir muito do material que tens.
usando energia limpa ainda é mais ecologica do que a minha


Pedroleiria
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado abr 20, 2013 10:18 am
Estado: Desligado

Re: eBike 24 / 48V - 50km/h LiPO

Mensagem por Pedroleiria » sábado jul 05, 2014 11:12 pm

Brutal. Parabéns! Como se comporta a subir? Se possível partilha onde é que adquiriste o material.


Autor do tópico
ahlidap
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: segunda mar 14, 2011 8:44 pm
Estado: Desligado

Re: eBike 24 / 48V - 50km/h LiPO

Mensagem por ahlidap » domingo jul 13, 2014 6:14 pm

Pedroleiria Escreveu:Brutal. Parabéns! Como se comporta a subir? Se possível partilha onde é que adquiriste o material.

A subir não considero que se porte mal.
Sobe subidas com alguma inclinação sem pedalar, mas como é óbvio aninha um bocado...

Dando uma pequena ajuda com os pedais é na boa.


Onde comprei?
Basicamente é o "KIT ECO LED" vendido pela SanelKIT (recomendo pela qualidade e serviço).


Dá um gozo brutal, e até agora não noto qualquer anomalia, nem ao nível de temperatura ou ruido interno do motor (devido a ter engrenagens de nylon), contudo devo passar para o estado de origem (24v 250w), uma vez que apenas faço pequenas deslocações e assim evito andar com duas baterias.

Não convém é nada arrancar com o motor.
Arranco sempre a pedalar e só depois é que acelero progressivamente até aos 20 - 25Km/h. Depois disso pode ser a fundo.
Antes não convém, porque aí sim, esforça e sobreaquece o motor.

É preciso ter algum cuidado..

Em todo o caso, este KIT de origem é muito bom, e mesmo só com uma bateria de 5Ah (LiPO 7s) consigo 25Km de autonomia no modo de assistência máxima!


Voltando ao setup corrente, o ótimo também não fazer barulho praticamente nenhum, ao contrário de kits mid drive :(



Cumps,


Autor do tópico
ahlidap
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: segunda mar 14, 2011 8:44 pm
Estado: Desligado

Re: eBike 24 / 48V - 50km/h LiPO

Mensagem por ahlidap » sábado ago 01, 2015 6:04 pm

Boas!

Esta menina ainda continua a rolar nos seus 45-50 Km/h em plano, com o mesmo setup, apenas mais arrumado, com uma caixa para o controlador e cablagem no quadro.


Para quem ler esta mensagem, eu tenho um controlador KELLY KBS-X novo para venda.
É o modelo 45A continuos - 100A pico (30s), compativel de 24 a 48V.

Era para aplicar neste motor, mas achei um desperdício, a só cheguei a ligar um fio numa das fichas e a soldar a resistencia de pre-carga.

Sabem de alguém que possa estar interessado?



Cumps


nunoajc
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: segunda out 26, 2015 9:42 am
Estado: Desligado

Re: eBike 24 / 48V - 50km/h LiPO

Mensagem por nunoajc » segunda out 26, 2015 10:28 am

bom dia. Nem de propósito isto podia acontecer. Vou montar um kit do mesmo gênero na minha bicicleta e com as mesma baterias que vou mandar vir da hobbyking
Queria saber qual o carregador que usa e onde o comprou.
Abraço


Autor do tópico
ahlidap
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: segunda mar 14, 2011 8:44 pm
Estado: Desligado

Re: eBike 24 / 48V - 50km/h LiPO

Mensagem por ahlidap » segunda out 26, 2015 11:05 am

Bom dia!

Usava um iMax B8+ 150W (uma vez que as baterias são de 7 células).
Infelizmente teve um acidente e mandei vir este agora:

http://hobbyking.com/hobbyking/store/__ ... ouse_.html



A 7S não recomendo passar dos 4.5A, especialmente se for Fast Charge.
Aquece um bocado, e como não está a balancear a ventuinha só liga às vezes, e não me parece suficiente, pelo menos no iMax B8+ que tinha.
Este novo ainda estou à espera.


De qualquer forma, nunca carregar a mais do que a amperagem das baterias:

4000 mah -> 4A max
5000 mah -> 5A max

Atenção também às contas.
O carregador é de 150W.
A carregar baterias 7S, que chegam aos 29.4V --> 29.4v * 5ah = 147W

ou seja, muito no limite... (acho que foi isso que matou o meu antigo, às vezes fazia umas cargas dessas), daí recomendar 4.5A max.
A diferença de tempo na carga também não justifica..



Espero ter ajudado!



Aproveito para informar que este meu setup overvolted continua impec ao fim de quase 2 anos.
O motor está-se a aguentar muito bem (não notei ainda qualquer problema nem sobreaquecimento), e as baterias também.


Cumps



EDIT: Mudei o vídeo do post acima de conta. Aqui fica o novo link:
https://youtu.be/DNWaciClkGo


nunoajc
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: segunda out 26, 2015 9:42 am
Estado: Desligado

Re: eBike 24 / 48V - 50km/h LiPO

Mensagem por nunoajc » segunda out 26, 2015 4:56 pm

Sim ajudou. Obrigado. Por acaso também foi esse o carregador que vi, mas não tem uns reviews muito bons. Valerá apena?


Autor do tópico
ahlidap
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: segunda mar 14, 2011 8:44 pm
Estado: Desligado

Re: eBike 24 / 48V - 50km/h LiPO

Mensagem por ahlidap » segunda out 26, 2015 8:55 pm

Eu estou a contar que seja identico ao que tinha antes.
Foi marcado como enviado hoje, com tracking (comprei na sexta feira).

Depois posto novidades.


nunoajc
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: segunda out 26, 2015 9:42 am
Estado: Desligado

Re: eBike 24 / 48V - 50km/h LiPO

Mensagem por nunoajc » terça out 27, 2015 8:28 am

Certo.
Abraço


Autor do tópico
ahlidap
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: segunda mar 14, 2011 8:44 pm
Estado: Desligado

Re: eBike 24 / 48V - 50km/h LiPO

Mensagem por ahlidap » sexta out 30, 2015 2:06 pm

nunoajc Escreveu:Certo.
Abraço

Viva,

efetivamente não é grande coisa com as voltagens...
Fiz a calibração e ficou quase bom, ainda assim falta ali qualquer coisa.

A voltagem das células deteta na perfeição.
A voltagem total é que não (e aparentemente o efeito da calibração só afeta essa).

Conto conseguir acertar com aquilo, mas é algo que não é de todo suposto, e tira alguma confiança, pelo que se calhar é melhor optar por iMax ou Accucell da Turnigy (ou outros mais caros :twisted: )




Cumps


Autor do tópico
ahlidap
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: segunda mar 14, 2011 8:44 pm
Estado: Desligado

Re: eBike 24 / 48V - 50km/h LiPO

Mensagem por ahlidap » domingo nov 01, 2015 6:53 pm

Boas,

done!
Consegui configurar o carregador, e parece-me bom.
Termina a carga com as células a 4.18 /4.19, o que para as baterias em questão (tendo em conta o que já passaram) é ótimo

No entanto irei sempre monitorizar as próximas cargas.


Estou a pensar num novo projeto para offroad, ou estrada com mais conforto, pelo que depois certamente também irei arranjar um carregador a sério.
Para já apenas apenas ideias que ainda tenho que clarificar :P



Cumps,

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”