PROJETO E-BIKE - COMEÇAR DO ZERO

Responder

Autor do tópico
Pedroleiria
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado abr 20, 2013 10:18 am

PROJETO E-BIKE - COMEÇAR DO ZERO

Mensagem por Pedroleiria »

Olá a todos,

Trabalho a cerca de 4Km de casa e quero sempre que possível ir de bike para o trabalho. O caminho tem duas subidas com cerca de 15% de inclinação, a ideia é nunca utilizar os pedais, a não ser que fique sem bateria :). Deslocações aqui nas redondezas, cerca de 15-20km também queria ter autonomia suficiente.

A pouco tempo comprei no OLX uma bike com um motor de 250w mas era fraca, não se aguentava, já a vendi. Neste momento tenho uma bicicleta de montanha com roda 26" que pretendo acoplar um motor e baterias.

Encontrei no Ebay este KIT http://www.ebay.com/itm/48V-1000W-26-Re ... 27e685b9d5" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false; . Baterias ainda não tenho definido.


Quais são as minhas duvidas e preciso da vossa ajuda:

Motor a frente ou atrás?
Conhecem algum fornecedor europeu que recomendem(a alfandega devido ao peso pode ser um problema)?
Baterias, o que sugerem?
Outra questão que me esteja a escapar?

Obrigado a todos, envio também foto da Bike e KIT.
Anexos
BIKE ELETRICA.JPG
BIKE ELETRICA.JPG (110.38 KiB) Visto 8767 vezes
Shimano Dynamix 1.JPG
Shimano Dynamix 1.JPG (324.72 KiB) Visto 8767 vezes


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: PROJETO E-BIKE - COMEÇAR DO ZERO

Mensagem por Fidel »

Mas tu ainda não compras-te esse kit é isso??
No que toca as autonomias nao devem ser problema, esses km que tu queres não são difíceis de conseguir.
Tens aqui no forum pelo menos dois vendedores/instaladores desses kits que tu procuras.
Podes ir aqui http://ecospot-conversion.blogspot.pt/ nosso amigo Francisco, ele tem os kits completos (motor+controlador+baterias....), neste caso os kits que ele tem são de mais baixa potencia, pelo menos que eu saiba.
E aqui: http://www.sanelkit.com/ do nosso amigo Rui tens igualmente kits com tudo o que precisas, neste caso tens opções de maior potencia mas também de mais fraca.

Se não te agradarem de alguma forma, é so apitar que tenho mais uma lista de "milhentos" sites por essa Europa... alias, se fores ao meu DB logo no primeiro tópico tens uma lista dos sites por onde andei a ver preços.


CésarSalgado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am

Re: PROJETO E-BIKE - COMEÇAR DO ZERO

Mensagem por CésarSalgado »

Boas

Quanto ao motor na minha opinião o melhor é na roda de trás.
Baterias lifepo4.
Se quiseres mesmo esse kit de 1000w pensa noutra bicicleta de preferência com um bom travão de disco.


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: PROJETO E-BIKE - COMEÇAR DO ZERO

Mensagem por Fidel »

La por ter 1000w nao quer dizer que se ande sempre no limite da velocidade, ate porque aqui o amigo pode querer mais força para as subidas do que velocidade, dito isto, logicamente tens de ter em atenção os travoes, quanto melhores melhor :D


luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: PROJETO E-BIKE - COMEÇAR DO ZERO

Mensagem por luisdacosta »

...os meus 2 cêntimos.
Eu optava por um crystalyte HT3525, traseiro, controlador da crystalyte de 72 volts e por agora ia para umas lifepo4 de 72 volts 10ah ou se estiveres a vontade 18s de lipo 10ah.
Um extra obrigatório, cycle-analyst e um par de torque-arms.

Luís.


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: PROJETO E-BIKE - COMEÇAR DO ZERO

Mensagem por Fidel »

Ui luis, ja viste bem a bike? e para a uso que o pedro quer dar nao sei se nao era demais... isso era muito extreme.


Autor do tópico
Pedroleiria
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado abr 20, 2013 10:18 am

Re: PROJETO E-BIKE - COMEÇAR DO ZERO

Mensagem por Pedroleiria »

Olá,

Existe um ponto importante que ainda não mencionei. Queria ver se gastava no máximo 400 - 500€. Outra duvida o motor tipo HUB ou acoplado a pedaleira, pelo que estou a pesquisar o preço vai dar ao mesmo. O fator preço é muito importante para mim e errei ao não mencionar inicialmente.

Fidel tens um avião, já estou a validar os links que me enviaste. Até ao momento ainda não adquiri nada mas este fim de semana queria tomar uma decisão e avançar para já com o motor/acessorios e quando receber o mês de Junho a bateria.

César Salgado obrigado pela ajuda.

Luis da Costa desconhecia tal marca, fui pesquisar, uiiiiiii só via pessoal a sacar cavalinho no youtube. É material do poder :) e dos euros.

Obrigado a todos.


luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: PROJETO E-BIKE - COMEÇAR DO ZERO

Mensagem por luisdacosta »

Ok. Sem dúvida que os kits da crystalyte são carotes... mas depois de se experimentar um :twisted: não queres outra coisa.
Eu pessoalmente optava pelo hub, quanto mais não seja pela simplicidade de instalação.
Fidel, o HT3525 não daria muita velocidade, mas força não acaba mais.
Luís.


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: PROJETO E-BIKE - COMEÇAR DO ZERO

Mensagem por jordison »

vendo o 1º post nunca iria sugerir nada com 72v.
os sugeridos pelo fidel parecem me muito mais interensantes e adequados para o uso e bike em causa.
eu uso baterias lipo e ate agora sem problemas mas nunca as iria aconselhar a alguem inexperiente.
so acrescento ao sugerido pelo fidel o kit da golden motor.
48v e 1000w já da para fazer subidas.
um hub é mais facil de montar mas um mid drive tambem se monta sem grande dificuldade, só leva mais tempo, mas o hub devera ser mais livre de problemas e mais silencioso.


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: PROJETO E-BIKE - COMEÇAR DO ZERO

Mensagem por Fidel »

Hoje descobri este motor: http://e-bike-diffusion.com/index.php?m ... _num%253D1

Eu sei que nao é hub, logo nao é assim tao facil de montar, mas tens outras vantagens, por exemplo, podes usar as mudanças e assim tens força (subidas) e velocidade de ponta. Eu vi um video no youtube de um gajo com este motor que fiquei impressionado, ate estou a pensar muito sinceramente em comprar um para mim, visto que o meu esta com problemas, este fica mais barato do que rebobinar o meu.
Qualquer duvida por favor diz, nao queiras cometer algum erro so porque achas que aquele vai ser melhor, e podes estar a esquecer de alguma coisa.


luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: PROJETO E-BIKE - COMEÇAR DO ZERO

Mensagem por luisdacosta »

... depois de experimentar um bom motor hub, bem alimentado de electrões, as sensações são tão "fixes"... que as vezes tento passar esse entusiasmo. Subidas de 15% sem dar aos pedais já tem que ter algum power...os meus 2 cêntimos.

Fidel, acho que estas a falar do "skeetab5780" do e.s. ? O motor parece ser espectacular, mas o espaço que ele utilizou, não me parece viável aqui. Só se for montado noutro local...ou com uma roda mais pequena.

Luís.


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: PROJETO E-BIKE - COMEÇAR DO ZERO

Mensagem por jordison »

por acaso já tinha visto esse site.
esse motor ta a bom preço, mas isso já tras os apoios ou é preciso faze-los?

eu se tivesse um hub com pedal assist pedalava sempre, mas pelo que tenho visto parece que são todos alergicos a pedalar mesmo que o esforço seja baixo
fidel, no teu caso ate percebo que não pedales, eu começei a andar com 14s lipo e é impossivel usar toda a potencia do motor e pedalar ao mesmo tempo, mas ás vezes ando em ritmo de passeio e com o motor desligado.
as emoções são interessantes , os cyclone já têm algum power, mas sou defensor que uma bicicleta não é uma mota, mesmo que tenha motor.
mas pronto, já sei que vão dizer que menos que 10kw é pouco.


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: PROJETO E-BIKE - COMEÇAR DO ZERO

Mensagem por Fidel »

Cada caso é um caso, e eu adoro sentir toda a potência eléctrica, este motor não traz a abraçadeira para o segurar, mas dizem-me que consegue 3kw contínuos e 6 de pico.
Luís eu já subi uma subida que deve ter 15 graus ou até mais e é uma subida que deve ter 150m a passar e fiz sempre a 35km/h, enquanto eu fiz isto com 3kw num hub tinhas de fazer com 3 ou 4 kw. Eu estou super desejoso de andar numa bike hub para poder comparar, mas acredita que eu com 2kw tenho uma força no arranque que mete medo. A maioria do pessoal quando vai a experimentar a bike quase cai para traz.


luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: PROJETO E-BIKE - COMEÇAR DO ZERO

Mensagem por luisdacosta »

Por isso a que eu recomendei o ht da crystalyte a 72 volts. O amigo Pedroleiria, quer fazer subidas a 15% sem dar aos pedais. Para fazeres isto, já tens que ter um bom hub-motor, bem alimentado.

Luis.


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: PROJETO E-BIKE - COMEÇAR DO ZERO

Mensagem por jordison »

um hub precisa de mais volts do Que um mid drive para andar o mesmo, com um mD poupava em baterias, COM um hub tinha mais simplicidade de montagem e de utilização.
se for um hub aconselho a frente so se for de baixa potencia
as baterias nao aconselho lipo, 10ah 48v chegam e sobram, eu faço uns 30km com essa configuraçao mesmo com algumas subidas


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: PROJETO E-BIKE - COMEÇAR DO ZERO

Mensagem por Fidel »

Jordison, isso de poupar baterias pode nao ser totalmente verdade, repara, ao aumentares a tensao podes reduzir nos Ah para ficares com a mesma potencia disponivel. Mas logicamente que nao aconselho uma tensao tao alta para alguem inexperiente. Eu se fosse a ti iria para um Mid Drive... sim é mais complicado de instalar mas por outro lado tiras partido da cassete de velocidades e pode ficar mais barato do que HUB.


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: PROJETO E-BIKE - COMEÇAR DO ZERO

Mensagem por jordison »

concordo contigo fidel.

esta bike nem suspensão frontal tem, seria pessima ideia por-lhe muita potencia
e se vai fazer muitas subidas talvez um mid drive seja uma boa opção, fui por isso que optei por um igual ao teu, apanho muitas subidas no meu percurso casa-trabalho.
um MD tambem é energeticamente mais eficiente ao manter o motor dentro da rotação em que é mais eficiente.
só que são mais exigentes em manutenão e mais ruidosos.

sobre baterias é que se tem falado pouco, lipos e de chumbo é para esquecer, qual a melhor opção?
será melhor comprar uma pack pronto e meter na bike ou fazer um?


Autor do tópico
Pedroleiria
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado abr 20, 2013 10:18 am

Re: PROJETO E-BIKE - COMEÇAR DO ZERO

Mensagem por Pedroleiria »

Olá,

Fidel quanto é que cobraram de portes pelo motor?


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: PROJETO E-BIKE - COMEÇAR DO ZERO

Mensagem por Fidel »

50€.

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”