Possível conversão de Honda NSR 125


Autor do tópico
pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por pedrotfmendes »

Os componentes que fui escolhendo foi com base na descrição dos fornecedores e principalmente por uma análise no evalbum sobre as diferentes aplicações dadas a cada componente.
Normalmente, um ME 0709 estava controlado por um Kelly KDZ 72301 ou 72401. Estou inclinado para um 72401 porque convém que o controlador não esteja a trabalhar no máximo (convém estar um pouco sobredimensionado) os 8 ou 9 kW do motor a 72V também se mostraram suficientes para velocidade e autonomia pretendida (mesmo que não obtenha o pretendido, isso será só num caso extremo em que não consiga carregar no local trabalho. Assim volto para casa com mais cuidado no acelerador! ;)

As baterias, aguentam descargas ate 3 C's, ora dá qualquer coisa como 180A. O motor suporta 125A em continuo.

Não fiz essas contas, foi mais à base da pesquisa do que ja foi feito. Mas se tiveres essa folha de cálculo, coloca-a abaixo, terei todo o gosto de calcular. Já fiz uma pesquisa rápida mas não a encontrei. Amanha procurarei melhor.

Ah, e ir para motores LEMCO ou AGNI's está fora do orçamento. :-S

E um motor brushless, tem o inconveniente do controlador indicado ser muito caro também!!

Mais uma vez, parabéns pelo teu blog! Ja o conhecia. Quando ja tiver algo a desenvolver, agradecia que me criasses a conta, sim! ;-) obrigado...


Autor do tópico
pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por pedrotfmendes »

E a deslocação que faço é quase toda ela plana. Tem ligeiras subidas de 3 ou 5% no máximo. E não são muito longas!


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por Njay »

http://mae.embeddeddreams.com/wp-conten ... ons_nj.xls

Tá um bocado tosca que era para uso pessoal. É uma folha dum Sr. Rodger que eu alterei para incluir mais parâmetros e dados em unidades SI (alguns deles tens que introduzir em sistema imperial mas tens ao lado a conversão para SI portanto é só ajustar o valor imperial até dar o valor SI que queres). A folha já tem os dados para o ME0709 . Começas por preencher as massas, escolher o motor/relação-de-transmissão da lista (adicionar um novo motor/relação é na folha MotorData, vê as indicações), a parte de "Conditions @ Cruise", depois o raio da roda e os dados da bateria. Os dados que já lá estão são para a Aprilia RS125 com baterias Winston de 60Ah, pelo que os dados que não souberes não devem ser muito diferentes (acho que as tuas células são mais leves, esse valor vale a pena alterar).

Depois tens os resultados que interessa, a "Max Speed", a "Driving Range @ Cruise Speed", a "Motor current for required torque" e podes ajustar a relação de transmissão (na folha dos motores) para ver se chegas ao que queres. Tenta manter a corrente baixa no motor, é o melhor para a autonomia, eficiência e fiabilidade/durabilidade. É preciso olhar para os resultados com um "grão de sal", são condições um pouco optimistas (especialmente se meteres 0% de inclinação), mas servirá pelo menos como "sanity check". Alguma coisa que não entendas, cá estou.

O peso final da mota vai ditar se continua a ser um veiculo de 2 pessoas, deves encontrar os pesos máximos no manual da mota. Eu quero manter 2 passageiros e com o ME709 não conseguia.

Para criar uma conta no MaE é só enviares-me uma MP com o teu email.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por pedrotfmendes »

Parabéns pela folha, evita-nos fazer grandes contas!

Bom, após definir as características das baterias, e do peso dos componentes defini:

Cruise Speed: 70 Km/h
Wind Speed: 15 Km/h
Hill Incline: 3 %

E alterei o Raio da roda para 8,5 in (R17)

Agora, mantendo o rácio de 3,19 (sproket/motor), obtive Max Speed de 95 km/h e Range de 83,9 kms.
Alterando o rácio para 3,0, obtive Max Speed de 100 km/h e Range de 83,6 kms.

Que é o que pretendo, mas os 3% de inclinação e 15 Km/h de vento é um pouco conservativo, embora não muito!

Obrigado.


Autor do tópico
pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por pedrotfmendes »

Opiniões? Qual o melhor conjunto?

Brushless ME 4201 + KEB 72801x (ou KBL 72401)
OU
Brush-type ME 0709 + KDZ 72401?

Qual é o vencedor? :D


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por Njay »

Viste se a corrente nessas condições é razoável para o motor e baterias?

Não podes ter qualquer relação de transmissão. Se clicares apenas 1 vez numa célula dessas na folha dos motores, vais ver que ela é um rácio de 2 números; esses números são o número de dentes do pinhão de ataque (no eixo do motor) e o número de dentes da cremalheira (na roda). Idealmente o pinhão de ataque deve ter 13 ou mais dentes, embora possa ter 11 ou 12 (dizem que para valores pequenos o desgaste/barulho é maior). Eu procurei cremalheiras "stock" para a Aprilia e há pelo menos até 51 dentes. Pode mandar fazer-se, mas sai mais caro (falaram-me numa "oficina" ali para os lados do aeroporto que fazia por medida "baratinhas", mas ainda não investiguei) e ficas agarrado a uma peça "custom". Depois há a chatice do eixo do motor ser de medidas imperiais e os pinhões de ataque já feitos (e baratos) não dar para as correntes de medidas europeias.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por pedrotfmendes »

editado
A corrente elétrica variava entre os 68 e os 72A.

A corrente da transmissão, percebi, é definida pela fracção entre o número de dentes da cremalheira e do pinhão de ataque. 51 na cremaleira e 16 ou 17 no pinhão de ataque.
(51/16 = 3,19 e 51/17 = 3,0)
A variação da autonomia e vel. max. com os racios 3,0 e 3,19 também não era muita. Por isso pode ficar qualquer uma delas. ;) As duas peças podem ser compradas, visto que existem até 51, sem serem fabricadas à minha medida. Não há problema nesse aspecto, penso eu.
Última edição por pedrotfmendes em sábado dez 28, 2013 11:09 pm, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por serges »

Como ja vai em projecto acho que fica bem arrumado aqui...

Força com o dito...

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por pedrotfmendes »

Muito obrigado serges! ;)


Autor do tópico
pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por pedrotfmendes »

Njay, reli o que leste, existem cremalheiras até 51 dentes mas para a Aprilia RS 125.

Para a NSR 125, penso que o pinhão tem 13 e a cremalheira tem 38, que dá uma relação de 2,9, mas penso que varia de modelo para modelo (ano).
Acho que não existe pinhão de ataque superior a 15. Ainda não sei a gama de valores para a cremalheira.

Veremos o que existe quando chegar à altura de comprar a mota.
Pretendo primeiro comprar alguns componentes e só depois escolher a mota, até porque o orçamento disponivel para o projeto vai surgindo ao longo dos meses (chamado ordenado!)
Tenho pesquisado pelo sites de venda particular, mas ainda não surgiu o negócio ideal para a mota.

Na ligação ao eixo do motor, sim, não vai ser fácil, mas lá se arranjará uma solução! A pouco e pouco, uma coisa de cada vez. ;)

Sobre o sistema de motor/controlador, estou inclinado para a opção com escovas, acho que vou em frente...

Obrigado pelo apoio. ;)


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por Njay »

Exacto, para a Aprilia, para a NSR tens que procurar a ver o que há. Ao mudar para eléctrico a relação de transmissão aumenta, o que obriga a aumentar o número de dentes na cremalheira e/ou diminuir o do pinhão de ataque (é relativamente irrelevante saber que há pinhões até 15 dentes no máximo :) ).

A minha RS é de 2000 e já é um modelo "amodernado", o que quer dizer que tem um quadro e linhas muito arredondadas - onde é mais difícil enfiar coisas grandes e quadradonas como células de 60Ah ;)

O Carlos da Suzuki escolheu esse motor, o ME0709. Tb tem 22 ou 24 células mas de Winston 60Ah; vê lá é se cabe tudo na 125 e se o peso final não é demasiado. Na Aprilia acho que cabem bem umas 18 já talvez a usar o banco. Há sítios (US, electricmotorsport é um deles se não tou em erro) que vendem uns kits com tudo, vem uma placa com o controlador, fusível, contactor (embora o contactor não seja dos melhores) e ligações.

Se quiseres envia-me o teu email e vamo-nos mantendo em contacto, nem que seja para dividir portes de algumas compras :D !
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por pedrotfmendes »

Njay, mandei-te PM...


Autor do tópico
pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por pedrotfmendes »

Pois é, após alguma conversa com membros do forúm noutro tópico, decidi abrir os olhos e ver o que é claro! As conversões ainda não existem em Portugal!

Claro que esta opção não é a que pretendia, mas terá de ficar adiada até que surja um caso de sucesso! Aí sim, voltamos a falar deste assunto, que não fica esquecido...

Mas como a mobilidade elétrica é o caminho indicado para quase todos nós, lá terei eu de comprar uma Scooter elétrica (já legalizada neste país, claro!)..

Portanto, que veículo me aconselham para 70-80 kms de autonomia e 90-100 km/h? Vectrix, SW Predator, Ekoway ML 4000, Jonway MJB,...?

Pode-se sempre substituir o pack de baterias por outro maior e melhor para atingir essa autonomia. Numa scooter existirá mais espaço para esse upgrade que numa NSR 125! ;-)

Aceitam-se opiniões... Obrigado!

Feliz ano a todos vós! Boas entradas.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por MRider »

Aproveita uma que tem a venda aqui no fórum por 2000 eur :-)
Live long and prosper!


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por O_volt »

No Olx tb tens lá uma Sw Predator de 40ah e várias Vectrix....que podes sempre converter um dia destes...
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Autor do tópico
pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por pedrotfmendes »

O_volt Escreveu:No Olx tb tens lá uma Sw Predator de 40ah e várias Vectrix....que podes sempre converter um dia destes...
Chamas converter a fazer um upgrade para mais autonomia, certo?


Autor do tópico
pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por pedrotfmendes »

visitante2 Escreveu:Aproveita uma que tem a venda aqui no fórum por 2000 eur :-)
E terá espaço para 24 de 60a?


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por O_volt »

pedrotfmendes Escreveu:
O_volt Escreveu:No Olx tb tens lá uma Sw Predator de 40ah e várias Vectrix....que podes sempre converter um dia destes...
Chamas converter a fazer um upgrade para mais autonomia, certo?
Chamo converter no caso de quereres passar numa Sw de 40ah parra 60ah ou + ainda....e no caso das vectrix, esgotar as baterias nimh (que ainda duram muito se bem cuidadas) e depois passar para Lítio.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por zeuz »

Do que tenho ligo por aqui, será uma Vectrix ou uma SW Predator... em ambas terá dificuldades em comprar uma usada... :roll:

Poderá no entanto tentar a importação...

Jonway (ES): http://jonway.es/

BSG: http://www.bsgelectrics.com/

Evolve: http://evolvemotorcycles.com/


No site Alibaba também me parece ser possível comprar apenas uma scooter eléctrica... mas a parte de importar para PT é que desconheço em absoluto...
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por O_volt »

pedrotfmendes Escreveu:
visitante2 Escreveu:Aproveita uma que tem a venda aqui no fórum por 2000 eur :-)
E terá espaço para 24 de 60a?
Há, sim, mas depois o que fazes às baterias de 40ah que lá estão?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”