Possível conversão de Honda NSR 125
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Re: Possível conversão de Honda NSR 125
Os componentes que fui escolhendo foi com base na descrição dos fornecedores e principalmente por uma análise no evalbum sobre as diferentes aplicações dadas a cada componente.
Normalmente, um ME 0709 estava controlado por um Kelly KDZ 72301 ou 72401. Estou inclinado para um 72401 porque convém que o controlador não esteja a trabalhar no máximo (convém estar um pouco sobredimensionado) os 8 ou 9 kW do motor a 72V também se mostraram suficientes para velocidade e autonomia pretendida (mesmo que não obtenha o pretendido, isso será só num caso extremo em que não consiga carregar no local trabalho. Assim volto para casa com mais cuidado no acelerador!
As baterias, aguentam descargas ate 3 C's, ora dá qualquer coisa como 180A. O motor suporta 125A em continuo.
Não fiz essas contas, foi mais à base da pesquisa do que ja foi feito. Mas se tiveres essa folha de cálculo, coloca-a abaixo, terei todo o gosto de calcular. Já fiz uma pesquisa rápida mas não a encontrei. Amanha procurarei melhor.
Ah, e ir para motores LEMCO ou AGNI's está fora do orçamento. :-S
E um motor brushless, tem o inconveniente do controlador indicado ser muito caro também!!
Mais uma vez, parabéns pelo teu blog! Ja o conhecia. Quando ja tiver algo a desenvolver, agradecia que me criasses a conta, sim! obrigado...
Normalmente, um ME 0709 estava controlado por um Kelly KDZ 72301 ou 72401. Estou inclinado para um 72401 porque convém que o controlador não esteja a trabalhar no máximo (convém estar um pouco sobredimensionado) os 8 ou 9 kW do motor a 72V também se mostraram suficientes para velocidade e autonomia pretendida (mesmo que não obtenha o pretendido, isso será só num caso extremo em que não consiga carregar no local trabalho. Assim volto para casa com mais cuidado no acelerador!
As baterias, aguentam descargas ate 3 C's, ora dá qualquer coisa como 180A. O motor suporta 125A em continuo.
Não fiz essas contas, foi mais à base da pesquisa do que ja foi feito. Mas se tiveres essa folha de cálculo, coloca-a abaixo, terei todo o gosto de calcular. Já fiz uma pesquisa rápida mas não a encontrei. Amanha procurarei melhor.
Ah, e ir para motores LEMCO ou AGNI's está fora do orçamento. :-S
E um motor brushless, tem o inconveniente do controlador indicado ser muito caro também!!
Mais uma vez, parabéns pelo teu blog! Ja o conhecia. Quando ja tiver algo a desenvolver, agradecia que me criasses a conta, sim! obrigado...
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Autor do tópico - Membro Dedicado
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Re: Possível conversão de Honda NSR 125
E a deslocação que faço é quase toda ela plana. Tem ligeiras subidas de 3 ou 5% no máximo. E não são muito longas!
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Re: Possível conversão de Honda NSR 125
http://mae.embeddeddreams.com/wp-conten ... ons_nj.xls
Tá um bocado tosca que era para uso pessoal. É uma folha dum Sr. Rodger que eu alterei para incluir mais parâmetros e dados em unidades SI (alguns deles tens que introduzir em sistema imperial mas tens ao lado a conversão para SI portanto é só ajustar o valor imperial até dar o valor SI que queres). A folha já tem os dados para o ME0709 . Começas por preencher as massas, escolher o motor/relação-de-transmissão da lista (adicionar um novo motor/relação é na folha MotorData, vê as indicações), a parte de "Conditions @ Cruise", depois o raio da roda e os dados da bateria. Os dados que já lá estão são para a Aprilia RS125 com baterias Winston de 60Ah, pelo que os dados que não souberes não devem ser muito diferentes (acho que as tuas células são mais leves, esse valor vale a pena alterar).
Depois tens os resultados que interessa, a "Max Speed", a "Driving Range @ Cruise Speed", a "Motor current for required torque" e podes ajustar a relação de transmissão (na folha dos motores) para ver se chegas ao que queres. Tenta manter a corrente baixa no motor, é o melhor para a autonomia, eficiência e fiabilidade/durabilidade. É preciso olhar para os resultados com um "grão de sal", são condições um pouco optimistas (especialmente se meteres 0% de inclinação), mas servirá pelo menos como "sanity check". Alguma coisa que não entendas, cá estou.
O peso final da mota vai ditar se continua a ser um veiculo de 2 pessoas, deves encontrar os pesos máximos no manual da mota. Eu quero manter 2 passageiros e com o ME709 não conseguia.
Para criar uma conta no MaE é só enviares-me uma MP com o teu email.
Tá um bocado tosca que era para uso pessoal. É uma folha dum Sr. Rodger que eu alterei para incluir mais parâmetros e dados em unidades SI (alguns deles tens que introduzir em sistema imperial mas tens ao lado a conversão para SI portanto é só ajustar o valor imperial até dar o valor SI que queres). A folha já tem os dados para o ME0709 . Começas por preencher as massas, escolher o motor/relação-de-transmissão da lista (adicionar um novo motor/relação é na folha MotorData, vê as indicações), a parte de "Conditions @ Cruise", depois o raio da roda e os dados da bateria. Os dados que já lá estão são para a Aprilia RS125 com baterias Winston de 60Ah, pelo que os dados que não souberes não devem ser muito diferentes (acho que as tuas células são mais leves, esse valor vale a pena alterar).
Depois tens os resultados que interessa, a "Max Speed", a "Driving Range @ Cruise Speed", a "Motor current for required torque" e podes ajustar a relação de transmissão (na folha dos motores) para ver se chegas ao que queres. Tenta manter a corrente baixa no motor, é o melhor para a autonomia, eficiência e fiabilidade/durabilidade. É preciso olhar para os resultados com um "grão de sal", são condições um pouco optimistas (especialmente se meteres 0% de inclinação), mas servirá pelo menos como "sanity check". Alguma coisa que não entendas, cá estou.
O peso final da mota vai ditar se continua a ser um veiculo de 2 pessoas, deves encontrar os pesos máximos no manual da mota. Eu quero manter 2 passageiros e com o ME709 não conseguia.
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Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
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Autor do tópico - Membro Dedicado
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Re: Possível conversão de Honda NSR 125
Parabéns pela folha, evita-nos fazer grandes contas!
Bom, após definir as características das baterias, e do peso dos componentes defini:
Cruise Speed: 70 Km/h
Wind Speed: 15 Km/h
Hill Incline: 3 %
E alterei o Raio da roda para 8,5 in (R17)
Agora, mantendo o rácio de 3,19 (sproket/motor), obtive Max Speed de 95 km/h e Range de 83,9 kms.
Alterando o rácio para 3,0, obtive Max Speed de 100 km/h e Range de 83,6 kms.
Que é o que pretendo, mas os 3% de inclinação e 15 Km/h de vento é um pouco conservativo, embora não muito!
Obrigado.
Bom, após definir as características das baterias, e do peso dos componentes defini:
Cruise Speed: 70 Km/h
Wind Speed: 15 Km/h
Hill Incline: 3 %
E alterei o Raio da roda para 8,5 in (R17)
Agora, mantendo o rácio de 3,19 (sproket/motor), obtive Max Speed de 95 km/h e Range de 83,9 kms.
Alterando o rácio para 3,0, obtive Max Speed de 100 km/h e Range de 83,6 kms.
Que é o que pretendo, mas os 3% de inclinação e 15 Km/h de vento é um pouco conservativo, embora não muito!
Obrigado.
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Autor do tópico - Membro Dedicado
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Re: Possível conversão de Honda NSR 125
Opiniões? Qual o melhor conjunto?
Brushless ME 4201 + KEB 72801x (ou KBL 72401)
OU
Brush-type ME 0709 + KDZ 72401?
Qual é o vencedor?
Brushless ME 4201 + KEB 72801x (ou KBL 72401)
OU
Brush-type ME 0709 + KDZ 72401?
Qual é o vencedor?
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- Membro Gold
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Re: Possível conversão de Honda NSR 125
Viste se a corrente nessas condições é razoável para o motor e baterias?
Não podes ter qualquer relação de transmissão. Se clicares apenas 1 vez numa célula dessas na folha dos motores, vais ver que ela é um rácio de 2 números; esses números são o número de dentes do pinhão de ataque (no eixo do motor) e o número de dentes da cremalheira (na roda). Idealmente o pinhão de ataque deve ter 13 ou mais dentes, embora possa ter 11 ou 12 (dizem que para valores pequenos o desgaste/barulho é maior). Eu procurei cremalheiras "stock" para a Aprilia e há pelo menos até 51 dentes. Pode mandar fazer-se, mas sai mais caro (falaram-me numa "oficina" ali para os lados do aeroporto que fazia por medida "baratinhas", mas ainda não investiguei) e ficas agarrado a uma peça "custom". Depois há a chatice do eixo do motor ser de medidas imperiais e os pinhões de ataque já feitos (e baratos) não dar para as correntes de medidas europeias.
Não podes ter qualquer relação de transmissão. Se clicares apenas 1 vez numa célula dessas na folha dos motores, vais ver que ela é um rácio de 2 números; esses números são o número de dentes do pinhão de ataque (no eixo do motor) e o número de dentes da cremalheira (na roda). Idealmente o pinhão de ataque deve ter 13 ou mais dentes, embora possa ter 11 ou 12 (dizem que para valores pequenos o desgaste/barulho é maior). Eu procurei cremalheiras "stock" para a Aprilia e há pelo menos até 51 dentes. Pode mandar fazer-se, mas sai mais caro (falaram-me numa "oficina" ali para os lados do aeroporto que fazia por medida "baratinhas", mas ainda não investiguei) e ficas agarrado a uma peça "custom". Depois há a chatice do eixo do motor ser de medidas imperiais e os pinhões de ataque já feitos (e baratos) não dar para as correntes de medidas europeias.
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Autor do tópico - Membro Dedicado
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Re: Possível conversão de Honda NSR 125
editado
A corrente elétrica variava entre os 68 e os 72A.
A corrente da transmissão, percebi, é definida pela fracção entre o número de dentes da cremalheira e do pinhão de ataque. 51 na cremaleira e 16 ou 17 no pinhão de ataque.
(51/16 = 3,19 e 51/17 = 3,0)
A variação da autonomia e vel. max. com os racios 3,0 e 3,19 também não era muita. Por isso pode ficar qualquer uma delas. As duas peças podem ser compradas, visto que existem até 51, sem serem fabricadas à minha medida. Não há problema nesse aspecto, penso eu.
Última edição por pedrotfmendes em sábado dez 28, 2013 11:09 pm, editado 2 vezes no total.
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Re: Possível conversão de Honda NSR 125
Como ja vai em projecto acho que fica bem arrumado aqui...
Força com o dito...
Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
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40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
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Autor do tópico - Membro Dedicado
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Re: Possível conversão de Honda NSR 125
Muito obrigado serges!
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Autor do tópico - Membro Dedicado
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Re: Possível conversão de Honda NSR 125
Njay, reli o que leste, existem cremalheiras até 51 dentes mas para a Aprilia RS 125.
Para a NSR 125, penso que o pinhão tem 13 e a cremalheira tem 38, que dá uma relação de 2,9, mas penso que varia de modelo para modelo (ano).
Acho que não existe pinhão de ataque superior a 15. Ainda não sei a gama de valores para a cremalheira.
Veremos o que existe quando chegar à altura de comprar a mota.
Pretendo primeiro comprar alguns componentes e só depois escolher a mota, até porque o orçamento disponivel para o projeto vai surgindo ao longo dos meses (chamado ordenado!)
Tenho pesquisado pelo sites de venda particular, mas ainda não surgiu o negócio ideal para a mota.
Na ligação ao eixo do motor, sim, não vai ser fácil, mas lá se arranjará uma solução! A pouco e pouco, uma coisa de cada vez.
Sobre o sistema de motor/controlador, estou inclinado para a opção com escovas, acho que vou em frente...
Obrigado pelo apoio.
Para a NSR 125, penso que o pinhão tem 13 e a cremalheira tem 38, que dá uma relação de 2,9, mas penso que varia de modelo para modelo (ano).
Acho que não existe pinhão de ataque superior a 15. Ainda não sei a gama de valores para a cremalheira.
Veremos o que existe quando chegar à altura de comprar a mota.
Pretendo primeiro comprar alguns componentes e só depois escolher a mota, até porque o orçamento disponivel para o projeto vai surgindo ao longo dos meses (chamado ordenado!)
Tenho pesquisado pelo sites de venda particular, mas ainda não surgiu o negócio ideal para a mota.
Na ligação ao eixo do motor, sim, não vai ser fácil, mas lá se arranjará uma solução! A pouco e pouco, uma coisa de cada vez.
Sobre o sistema de motor/controlador, estou inclinado para a opção com escovas, acho que vou em frente...
Obrigado pelo apoio.
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- Membro Gold
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Re: Possível conversão de Honda NSR 125
Exacto, para a Aprilia, para a NSR tens que procurar a ver o que há. Ao mudar para eléctrico a relação de transmissão aumenta, o que obriga a aumentar o número de dentes na cremalheira e/ou diminuir o do pinhão de ataque (é relativamente irrelevante saber que há pinhões até 15 dentes no máximo ).
A minha RS é de 2000 e já é um modelo "amodernado", o que quer dizer que tem um quadro e linhas muito arredondadas - onde é mais difícil enfiar coisas grandes e quadradonas como células de 60Ah
O Carlos da Suzuki escolheu esse motor, o ME0709. Tb tem 22 ou 24 células mas de Winston 60Ah; vê lá é se cabe tudo na 125 e se o peso final não é demasiado. Na Aprilia acho que cabem bem umas 18 já talvez a usar o banco. Há sítios (US, electricmotorsport é um deles se não tou em erro) que vendem uns kits com tudo, vem uma placa com o controlador, fusível, contactor (embora o contactor não seja dos melhores) e ligações.
Se quiseres envia-me o teu email e vamo-nos mantendo em contacto, nem que seja para dividir portes de algumas compras !
A minha RS é de 2000 e já é um modelo "amodernado", o que quer dizer que tem um quadro e linhas muito arredondadas - onde é mais difícil enfiar coisas grandes e quadradonas como células de 60Ah
O Carlos da Suzuki escolheu esse motor, o ME0709. Tb tem 22 ou 24 células mas de Winston 60Ah; vê lá é se cabe tudo na 125 e se o peso final não é demasiado. Na Aprilia acho que cabem bem umas 18 já talvez a usar o banco. Há sítios (US, electricmotorsport é um deles se não tou em erro) que vendem uns kits com tudo, vem uma placa com o controlador, fusível, contactor (embora o contactor não seja dos melhores) e ligações.
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Autor do tópico - Membro Dedicado
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Re: Possível conversão de Honda NSR 125
Njay, mandei-te PM...
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Autor do tópico - Membro Dedicado
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Re: Possível conversão de Honda NSR 125
Pois é, após alguma conversa com membros do forúm noutro tópico, decidi abrir os olhos e ver o que é claro! As conversões ainda não existem em Portugal!
Claro que esta opção não é a que pretendia, mas terá de ficar adiada até que surja um caso de sucesso! Aí sim, voltamos a falar deste assunto, que não fica esquecido...
Mas como a mobilidade elétrica é o caminho indicado para quase todos nós, lá terei eu de comprar uma Scooter elétrica (já legalizada neste país, claro!)..
Portanto, que veículo me aconselham para 70-80 kms de autonomia e 90-100 km/h? Vectrix, SW Predator, Ekoway ML 4000, Jonway MJB,...?
Pode-se sempre substituir o pack de baterias por outro maior e melhor para atingir essa autonomia. Numa scooter existirá mais espaço para esse upgrade que numa NSR 125!
Aceitam-se opiniões... Obrigado!
Feliz ano a todos vós! Boas entradas.
Claro que esta opção não é a que pretendia, mas terá de ficar adiada até que surja um caso de sucesso! Aí sim, voltamos a falar deste assunto, que não fica esquecido...
Mas como a mobilidade elétrica é o caminho indicado para quase todos nós, lá terei eu de comprar uma Scooter elétrica (já legalizada neste país, claro!)..
Portanto, que veículo me aconselham para 70-80 kms de autonomia e 90-100 km/h? Vectrix, SW Predator, Ekoway ML 4000, Jonway MJB,...?
Pode-se sempre substituir o pack de baterias por outro maior e melhor para atingir essa autonomia. Numa scooter existirá mais espaço para esse upgrade que numa NSR 125!
Aceitam-se opiniões... Obrigado!
Feliz ano a todos vós! Boas entradas.
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Re: Possível conversão de Honda NSR 125
Aproveita uma que tem a venda aqui no fórum por 2000 eur
Live long and prosper!
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Re: Possível conversão de Honda NSR 125
No Olx tb tens lá uma Sw Predator de 40ah e várias Vectrix....que podes sempre converter um dia destes...
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Re: Possível conversão de Honda NSR 125
Chamas converter a fazer um upgrade para mais autonomia, certo?O_volt Escreveu:No Olx tb tens lá uma Sw Predator de 40ah e várias Vectrix....que podes sempre converter um dia destes...
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Autor do tópico - Membro Dedicado
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Re: Possível conversão de Honda NSR 125
E terá espaço para 24 de 60a?visitante2 Escreveu:Aproveita uma que tem a venda aqui no fórum por 2000 eur
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Re: Possível conversão de Honda NSR 125
Chamo converter no caso de quereres passar numa Sw de 40ah parra 60ah ou + ainda....e no caso das vectrix, esgotar as baterias nimh (que ainda duram muito se bem cuidadas) e depois passar para Lítio.pedrotfmendes Escreveu:Chamas converter a fazer um upgrade para mais autonomia, certo?O_volt Escreveu:No Olx tb tens lá uma Sw Predator de 40ah e várias Vectrix....que podes sempre converter um dia destes...
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Re: Possível conversão de Honda NSR 125
Do que tenho ligo por aqui, será uma Vectrix ou uma SW Predator... em ambas terá dificuldades em comprar uma usada...
Poderá no entanto tentar a importação...
Jonway (ES): http://jonway.es/
BSG: http://www.bsgelectrics.com/
Evolve: http://evolvemotorcycles.com/
No site Alibaba também me parece ser possível comprar apenas uma scooter eléctrica... mas a parte de importar para PT é que desconheço em absoluto...
Poderá no entanto tentar a importação...
Jonway (ES): http://jonway.es/
BSG: http://www.bsgelectrics.com/
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No site Alibaba também me parece ser possível comprar apenas uma scooter eléctrica... mas a parte de importar para PT é que desconheço em absoluto...
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Re: Possível conversão de Honda NSR 125
Há, sim, mas depois o que fazes às baterias de 40ah que lá estão?pedrotfmendes Escreveu:E terá espaço para 24 de 60a?visitante2 Escreveu:Aproveita uma que tem a venda aqui no fórum por 2000 eur
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