Possível conversão de Honda NSR 125


Autor do tópico
pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por pedrotfmendes »

Olá, estou a pensar em iniciar uma conversão. A conversão de uma Honda NSR 125 para elétrica.

Objectivos:
- Orçamento 4000€ :)
- Velocidade máxima: 100 km/h
- Autonomia: 80 kms a 70/80 km/h (Casa_Trabalho + Trabalho_Casa, no entanto a maioria das vezes será possível carregar no local de trabalho)

Componentes:
- Mota: Honda NSR 125, de 1996 - 2000 [1000 €]
(qualquer coisa deste género: http://tinyurl.com/mvmrpqr)
- Baterias: 24 células de Lítio de 60 Ah, marca: Sinopoly, site: ev-power.eu (já na Europa) [1640 €]
(link: http://www.ev-power.eu/Sinopoly-40Ah-20 ... html?cur=1)
- Conversor DC/DC 72V - 12V 120W 20A, marca: chinesa do ebay. [40 €]
(link: http://tinyurl.com/lotz2z4)
- Carregador 900W 72V 10A, marca: BMSBattery [200 €, já com os dois aceleradores abaixo]
(link: http://www.bmsbattery.com/alloy-shell/4 ... arger.html)
- Aceleradores, 2 half twist throttle, marca: BMSBattery
(link: http://www.bmsbattery.com/accessory/611 ... ottle.html
- BMS: FoundingPower (igual ao do marcopns) [220 €]
(tópico BMS marcopns: /viewtopic.php?f=32&t=17568)
(link: http://www.foundingpower.com/en/Product ... 81492.html)
OU outras opções, estou aberto a sugestões...

Sub-total: 3100 €

Agora existem duas opções para o conjunto motor_controlador!

Opção A:
Motor: Motenergy ME 4201, trifásico. Permanent Magnet Synchronous Motor. 6 kW @ 72V (ou perto!) [300 €]
Controlador: Kelly Controller KEB 72801x, 140A contínuo 350A máximo OU KBL 72401, 160A / 400A [400 €]

Comentário: Ambos os controladores são de onda quadrada, e o motor trabalha perto da onda sinusoidal. Por este motivo, os controladores fazem um ruído elevado, como se vê no tópico do civic na conversão da DT 50: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... &start=120, video: http://www.youtube.com/watch?v=lL0CkciK ... e=youtu.be
A Kelly Controls não possui controlador mais adequado que criasse menor ruído. Restava ir para outro controlador de onda sinusoidal, de outra marca, no entanto estes são mais caros, ficando fora de orçamento... No entanto aceitam-se sugestões novamente! ;)

Opção B:
Motor: ME 0709, Brush-type DC motor. Permanent Magnet, 8 kW @ 72V, 125A contínuo 300A máximo [400 €]
Controlador: Kelly Controller KDZ 72401, 160A contínuo 400A máximo. [300 €]

Comentário: A diferença de preços é mínima entre as duas opções, no entanto, para um motor com escovas é necessário um contactor, e a marcha atrás não está directamente disponível, caso queira é preciso um reverse contactor. Resta alertar que todos os contactores inseridos têm de ter resistências de pré-carga, para proteger os condensadores do controlador ao ligar o sistema (chave de ignição).

Bom, rapidamente se chegou aos 3900 €, no entanto não são valores definitivos...

Penso que não estou muito equivocado naquilo que escrevi... Aceitam-se opiniões, questões e ajudas.

Resta dizer que não sou nenhum expert como muitos que por aqui andam, não tenho experiência nem conhecimentos profundos, apenas bastante vontade e dedicação neste assunto!

Que se desenvolvam mais projetos deste género! ;)

Aguardando opiniões,
Pedro Mendes.


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por RuFuS »

É mesmo isso que queres?
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)


Autor do tópico
pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por pedrotfmendes »

Então? O que não te agradou?

Se tiveres melhor ideia, partilha... :) Sou todo olhos..

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por Mumia »

um projecto interessante... cuidado só com a parte da legalização... ha exemplos plo fórum da dificuldade de legalizar em motas electricas.

Porem... certeza q encontrarás pelo Fórum toda a ajuda caso sigas com esse projecto para a frente :)

Vai dando noticias e caso avances... fotos muitas fotos ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por RuFuS »

pedrotfmendes Escreveu:Então? O que não te agradou?

Se tiveres melhor ideia, partilha... :) Sou todo olhos..

Se és auto-didacta, força...

Agora se não és, parece-me um investimento desnecessário pois com pouco mais já compras uma mota eléctrica e não tens dores de cabeça...

E como o mumia diz, a legalização é complicada...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por Nunio »

Boas.

A minha fraca experiencia com motores brushed vs brushless, apercebi-me que com o mesmo consumo o brushless tem muito mais força.
Ou por outras palavras, o brushless para andar o mesmo gasta menos energia.

Força com essa conversão e vai dando novidades.

Nunio


Autor do tópico
pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por pedrotfmendes »

Pouco mais? Como por exemplo?
Não tenho muito gosto por scooters, sei que a NSR 125 também não é a melhor opção, mas a relação espaço livre/peso/preço não está má...

As Zero XU, começam nos 8 mil $, nos EUA, as Zero S já vão para os 14 mil $... As brammo Enertia Plus são 11 mil $, com 90 kms de autonomia e vel máxima de 95 km/h (identica ao meu projecto, melhor, mas o dobro do preço). A Impulse são 17 mil... esta ultima já tinha uns 125 kms de autonomia e 170 km/h de velocidade máxima...

:S Por mim optava por uma de fábrica, com todo o gosto, mas os preços ainda são demais para o meu orçamento apertado...

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por MRider »

Eu acho que deves de ir em frente .
Aprendes muito com esse projeto. E o pessoal aqui ajuda te.
Atrevo me a dizer que o mais fácil será a conversão.
O mais complicado será pelo que tenho visto a legalização...

Eu se pudesse fazia o mesmo.

Ps: eu tenho um controlador de onda pura é muito silencioso :-)
Live long and prosper!


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por RuFuS »

pedrotfmendes Escreveu:Pouco mais? Como por exemplo?
Não tenho muito gosto por scooters, sei que a NSR 125 também não é a melhor opção, mas a relação espaço livre/peso/preço não está má...

As Zero XU, começam nos 8 mil $, nos EUA, as Zero S já vão para os 14 mil $... As brammo Enertia Plus são 11 mil $, com 90 kms de autonomia e vel máxima de 95 km/h (identica ao meu projecto, melhor, mas o dobro do preço). A Impulse são 17 mil... esta ultima já tinha uns 125 kms de autonomia e 170 km/h de velocidade máxima...

:S Por mim optava por uma de fábrica, com todo o gosto, mas os preços ainda são demais para o meu orçamento apertado...

Se não gostas de scooter a conversa é outra... ;)
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)


Autor do tópico
pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por pedrotfmendes »

A tua opção recaíria por uma Vectrix? :D


Autor do tópico
pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por pedrotfmendes »

Sobre a parte da legalização, sei do caso da Yamaha DT 50 do civic, que ainda está nessa parte, no entanto vamos tentar agilizar essa situação!
Li também sobre o Clio elétrico, projeto que acabou por ir por agua abaixo! :(
Depois há o tal conhecido caso de sucesso do Tozé com dois automóveis convertidos, o fiat 126 e o fiat panda!
Conhecem mais casos?

No que toca ao tipo de motor, brushed ou brushless...
Penso que o brushed consegue ter melhor relação potência/peso...
E talvez sim, o brushless tenha maior eficácia, por isso melhor relação potência/consumo. ;)

A Kelly Controls está com desconto de 20% até 31 dezembro, há que aproveitar!!
Se me decidir pelo tipo de motor até lá, irei comprar o controlador por lá (pelo menos)

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por Mumia »

Ha por aí casos de carros convertidos.... ja se falou disso noutros post's... um Astra, um clio, um smart por uma empresa.

Eu penso que algo estará a falhar na parte legalização ao ppl q está com conversões pendentes, senão não havia casos de sucesso, mas tambem acredito que n seja facil e muito menos motivador a certa altura :/

Quem poder e souber que ajude o ppl que começam a aparecer cada vez mais conversões ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por pedrotfmendes »

E já agora malta que tem mais conhecimento das necessidades elétricas para estas deslocações, vel máx. 100 km/h, e autonomia de 80 kms a 75/80 km/h... É que estou pela margem sul, e trabalho em Lisboa, não apetecia nada ficar sem electrões a meio da ponte 25 de Abril! ahahah.

Sobre legalizações, consta-se por aí que o essencial é insistir com eles! ;) fica a dica que o Tozé me deu para os restantes membros!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por serges »

pedrotfmendes Escreveu:E já agora malta que tem mais conhecimento das necessidades elétricas para estas deslocações, vel máx. 100 km/h, e autonomia de 80 kms a 75/80 km/h... É que estou pela margem sul, e trabalho em Lisboa, não apetecia nada ficar sem electrões a meio da ponte 25 de Abril! ahahah.

Sobre legalizações, consta-se por aí que o essencial é insistir com eles! ;) fica a dica que o Tozé me deu para os restantes membros!
Deveria existir uma pressão sobre o governo para impor um "simplex"...

Para o ano alem dos pontos de carga vamos carregar neste tema...

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por pafi »

Bela descrição, e pelos vistos o assunto está estudado! Bons ventos soprem sobre este projeto.
Bom trabalho e boa sorte!

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por jmal »

Não te esqueças da Santa Alfandega Portuguesa, como tens equipamento que vem fora da europa, estes vão pedir alguma ajuda para diminuir o défice :D.

Bom trabalho.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por pedrotfmendes »

pafi Escreveu:Bela descrição, e pelos vistos o assunto está estudado! Bons ventos soprem sobre este projeto.
Bom trabalho e boa sorte!
Já queimei algumas pestanas com este assunto sim, mas é por gosto! ;)

Ajudem-me a optar pelo melhor sistema (qualidade/preço) e vamos ver onde isto nos leva... :)


Autor do tópico
pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por pedrotfmendes »

jmal Escreveu:Não te esqueças da Santa Alfandega Portuguesa, como tens equipamento que vem fora da europa, estes vão pedir alguma ajuda para diminuir o défice :D.

Bom trabalho.
Sobre esse assunto, tentarei sempre falar com os fornecedores, pedir a opção de transporte mais barata (e sempre mais demorada, mas como não tenho pressa!...) E além disso e mais importante, tentar contornar esses encargos fiscais elevados.. ;)

Obrigado! ;)


Autor do tópico
pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por pedrotfmendes »

Ah, e esqueci-me de um pormenor! A regeneração! É para ser usada... Daí os dois aceleradores...


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por Njay »

Se fores para um brushed, acho que só um LEMCO/AGNI vale a pena, só que eles não são nada baratos (arranjas AGNIS usados mas revistos e em condições no UK com 90% de eficiência garantida por cerca de 900€ com custos de envio incluidos). Agora em geral acho que precisas de estudar a questão tendo em conta o seguinte:

- Para atingires a velocidade X em estrada de inclinação Y precisas de potência *e* torque - é uma falácia considerar apenas a potência
- A potência será grosso modo a potência do motor
- O torque é grosso modo o torque do motor através da relação de transmissão
- O torque é dado pela corrente, e tens que ter controlador capaz de a controlar *e* baterias capazes de a dar
- A velocidade tb depende da tensão da bateria e relação de transmissão
- Quando puxas corrente duma bateria a tensão dela baixa

Não sei o que já consideraste mas não te precipites. Tenho alguns posts sobre parte deste assunto no Movido a Electrões, não sei se já viste: http://MaE.embeddedDreams.com (se quiseres descrever a tua conversão "à maneira" posso criar-te uma conta lá, tens livre trânsito para gerires como quiseres ;) ) . Tenho ainda uma folha de cálculo que acho que já deixei por aí, que faz uma estimativa da performance "real" a partir dos dados das massas, condições, bateria e motor.

Quanto à pressão sobre o Governo para o simplex não sei se seria melhor porque, quando os burocratas se debruçarem sobre o assunto, os orçamentos para conversões vão certamente aumentar consideravelmente, e isto se continuar a ser possível um individuo fazer uma...
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”