Possível conversão de Honda NSR 125

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por serges »

Ora pois...

Eu gosto de projectos de conversão e sou um dos defensores da "facilitação" desse processo de homologação mas que seja democrática para todos..

Pois custa muito ver esta morte de projectos fantásticos por causa do fantasma da burocracia...

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por pedrotfmendes »

jmal Escreveu:
visitante2 Escreveu:Podes usar uma mota já electrica e kitar a teu gosto :-)
Ora nem mais, é assim que me tenho divertido. Hehehe
Pois é. É a hipótese mais consciente. Mas logo na compra da elétrica, rebento com o orçamento. Eheheh
Tem de ser a pouco e pouco.

A SW Predator ficará com outro novo dono ainda está semana, se não surgir nenhum imprevisto no negócio. Tem de ser outra hipótese. :-)

Vectrix por 3500 a 4500€ (varias)
SW BM por 2500€ (essa azulinha de Lisboa)
SW Predator modelo C por 3000€

Vou ter de pedir um empréstimo. Eheheh :-P

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por zeuz »

Jorge Rocha Escreveu:Jonway não é modelo, mas representante de varias marcas e modelos diferentes. :oops:
Desculpa Jorge Rocha, mas não compreendi o que escreveste... :oops: ...podes dize-lo por outras palavras, s.f.f. ?
pedrotfmendes Escreveu: Comprar 4 baterias de 60ah é acrescentar ao pack de 20 da BM não faz sentido por estas já estarem usadas, correcto?
É uma dúvida que também tive quando vi o anúncio da Predator, pelo que me também me interessa esclarecer esta dúvida...
visitante2 Escreveu: Eu não quero fazer pub .
Mas a ecocriterio também vende a puma entre outras.
Tens toda a razão! :oops:
Por isso mesmo editei a minha resposta e acrescentei essa à lista...
visitante2 Escreveu:Não sei o preço
De acordo com o PDF no site deles: 5.995€

http://www.ecocriterio.pt/Catalogo_motas.pdf
pedrotfmendes Escreveu: A SW Predator ficará com outro novo dono ainda está semana, se não surgir nenhum imprevisto no negócio. Tem de ser outra hipótese. :-)
No tópico onde se falou nessa SW Predator, tinha ficado com a ideia que quem perguntou por ela, iria avançar para compra... não me enganei... :)
pedrotfmendes Escreveu: Vectrix por 3500 a 4500€ (varias)
No mesmo tópico que refiro mais acima, também se falou na Vectrix branca que está à venda em Leiria... talvez queira passar por lá e ler... ;)

http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 0&start=20
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por O_volt »

Juntar 4 baterias novas a 20 usadas pode sair caro.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por Jorge Rocha »

O_volt Escreveu:Juntar 4 baterias novas a 20 usadas pode sair caro.
Se lhe for colocado um bms a fazer o respectivo trabalho, não vejo problema algum!
Só não sei se lá cabem mais 4 células Winston 60Ah...
O controlador deverá ser para até 90V, e programavel, tranquilo!



zeuz Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:Jonway não é modelo, mas representante de varias marcas e modelos diferentes. :oops:
Desculpa Jorge Rocha, mas não compreendi o que escreveste... :oops: ...podes dize-lo por outras palavras, s.f.f. ?
Penso que a Jonway seja uma empresa chinesa que distribui para o exterior motas de varias marcas e modelos (ou imitações) tanto a gasolina como eléctricas. Pelos documentos únicos poderemos verificar varias marcas e modelos por eles comercializadas. Eu conheço mais de 10...
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por zeuz »

Jorge Rocha Escreveu:
zeuz Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:Jonway não é modelo, mas representante de varias marcas e modelos diferentes. :oops:
Desculpa Jorge Rocha, mas não compreendi o que escreveste... :oops: ...podes dize-lo por outras palavras, s.f.f. ?
Penso que a Jonway seja uma empresa chinesa que distribui para o exterior motas de varias marcas e modelos (ou imitações) tanto a gasolina como eléctricas. Pelos documentos únicos poderemos verificar varias marcas e modelos por eles comercializadas. Eu conheço mais de 10...
Desconhecia... tinha ideia que eram mesmo um fabricante (mais um) com origem na China...
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por hmma »

Não querendo fugir muito ao tópico, e aproveitando para deixar mais uma sugestão de "marca alternativa", alguém sabe quando é que a Volta avança com a comercialização?

http://www.voltamotorbikes.com/
Imagem

Falavam em Janeiro de 2013... já lá vai 1 ano :(
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável


Autor do tópico
pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por pedrotfmendes »

E preços? Já se tem uma ideia? :)

Quantas mais opções, melhor para todos!!

Avatar do Utilizador

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por hmma »

Falava-se em cerca de 7000€ ou 9000€ (conforme o modelo base ou sport)...

Na ZevTech é que têm uma em testes - https://www.facebook.com/ZEVtech - que esteve 1 ano só para ter a homolgação e a matricula cá em PT... entretanto não se ouviu mais novidade nenhuma :(
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável


RuiSantos10
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quarta jun 18, 2014 10:35 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por RuiSantos10 »

Ora bolas, começou por ser um projecto tão interessante!

De qualquer forma, chegou a comprar alguma eléctrica? Ou ainda há esperança de ver o projecto a ganhar vida? :D


Autor do tópico
pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por pedrotfmendes »

RuiSantos10 Escreveu:Ora bolas, começou por ser um projecto tão interessante!

De qualquer forma, chegou a comprar alguma eléctrica? Ou ainda há esperança de ver o projecto a ganhar vida? :D
Acabei por abdicar desse projecto por dois motivos: 1 - ainda não existe qualquer motociclo convertido para elétrico legalizado em Portugal; 2 - O espaço físico no interior desta não iria permitir colocar tantas baterias quanto as necessárias para a autonomia pretendida.

Repare que no projecto da conversão da Cagiva Mito http://www.elmoto.net/showthread.php?21 ... lleMoto-EV, consegue-se 65 kms a 70 km/h.

A solução passará por uma scooter elétrica já legalizada, com potência até 11 kW (devido a ter apenas categoria B da carta de condução).

Só ainda não me eletrizei devido a um impasse profissional, a incógnita da minha continuidade ou não será conhecida em Setembro. Aí sim poderei tomar uma decisão.


Autor do tópico
pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por pedrotfmendes »

Mas conte-nos o que pretende, decerto que encontrará aqui alguns exemplos falhados (como o meu), outros que até foram à parte final da conversão, mas realço que nenhum deles conseguiu a tal aprovação (legalização).

Atenção que não pretendo demovê-lo dos seus objectivos, apenas chamar-lhe a atenção sobre os vários problemas já encontrados por outros, e sem resolução possível até aos dias de hoje...


RuiSantos10
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quarta jun 18, 2014 10:35 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por RuiSantos10 »

Compreendo perfeitamente que tenha abdicado, seria pelos vistos, remar contra a maré...

Sinceramente, a mim ofende-me como cidadão querer transformar um veículo em fim de vida, e ou não poder ou ter de pagar balúrdios por isso! Por isso a minha vontade é de seguir para a frente com o projecto, se conseguir ficar dentro do orçamento.
A legalização vai realmente ser um entrave, pois como o Pedro confirmou, não se encontram projectos destes legalizados por cá... mas a minha intenção caso consiga iniciar o projecto, é seguir todas as normas de segurança aplicáveis, e registar devidamente todo o processo, entre outros pormenores minunciosos. Deste modo, apenas a legislação (ou falta dela) pode estar contra mim, por não ser abrangida. Se realmente não conseguir encontrar caminho por vias normais (telefonemas para IMTT's e outras entidades a pedir informações), aí tentarei recorrer a várias cunhas para tentar puxar uns cordelinhos! Logo se vê. Mas gostava muito de poder dar o meu contributo a esta luta!

O meu projecto, seria converter uma mota de estrada, do género desse link que mostrou! Ando à procura de um quadro ideal, já vi 1 ou 2 que me agradam, mas estou ainda em contacto com os vendedores para ver alguns detalhes.
Estou é em pulgas para ir à "sucata" ver os motores que têm à disposição! Consoante o que lá encontrar, avançarei ou não com o projecto, e em caso positivo, basear tudo o resto no melhor compromisso de motor que conseguir. O orçamento será muito reduzido e provavelmente será quase todo para baterias de lítio, daí estar a tentar encontrar tudo o resto pelo mínimo possível. Encontrar por lá um Motenergy à maneira é que era, mas tenho as minhas dúvidas...


Parece-lhe pertinente abrir um pré-projecto VE? Já pensei nisso, mas como não tenho nada nem confirmado nem decidido, não me parece que valha a pena para já um tópico! Mas se quiser mais informações sobre o que pretendo, esteja à vontade.
Tenho andado a ler tudo o que posso sobre o tema, e reunido alguma informação... Só espero não andar a queimar neurónios para nada!

P.S. - Tem conhecimento de algum país na UE com casos conhecidos de conversões de motos?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por jmal »

RuiSantos10 Escreveu:Compreendo perfeitamente que tenha abdicado, seria pelos vistos, remar contra a maré...

Sinceramente, a mim ofende-me como cidadão querer transformar um veículo em fim de vida, e ou não poder ou ter de pagar balúrdios por isso! Por isso a minha vontade é de seguir para a frente com o projecto, se conseguir ficar dentro do orçamento.
A legalização vai realmente ser um entrave, pois como o Pedro confirmou, não se encontram projectos destes legalizados por cá... mas a minha intenção caso consiga iniciar o projecto, é seguir todas as normas de segurança aplicáveis, e registar devidamente todo o processo, entre outros pormenores minunciosos. Deste modo, apenas a legislação (ou falta dela) pode estar contra mim, por não ser abrangida. Se realmente não conseguir encontrar caminho por vias normais (telefonemas para IMTT's e outras entidades a pedir informações), aí tentarei recorrer a várias cunhas para tentar puxar uns cordelinhos! Logo se vê. Mas gostava muito de poder dar o meu contributo a esta luta!

O meu projecto, seria converter uma mota de estrada, do género desse link que mostrou! Ando à procura de um quadro ideal, já vi 1 ou 2 que me agradam, mas estou ainda em contacto com os vendedores para ver alguns detalhes.
Estou é em pulgas para ir à "sucata" ver os motores que têm à disposição! Consoante o que lá encontrar, avançarei ou não com o projecto, e em caso positivo, basear tudo o resto no melhor compromisso de motor que conseguir. O orçamento será muito reduzido e provavelmente será quase todo para baterias de lítio, daí estar a tentar encontrar tudo o resto pelo mínimo possível. Encontrar por lá um Motenergy à maneira é que era, mas tenho as minhas dúvidas...


Parece-lhe pertinente abrir um pré-projecto VE? Já pensei nisso, mas como não tenho nada nem confirmado nem decidido, não me parece que valha a pena para já um tópico! Mas se quiser mais informações sobre o que pretendo, esteja à vontade.
Tenho andado a ler tudo o que posso sobre o tema, e reunido alguma informação... Só espero não andar a queimar neurónios para nada!

P.S. - Tem conhecimento de algum país na UE com casos conhecidos de conversões de motos?


O problema ou entrave que existe em relação à legalização de conversões é para mim uma benesse à continuação de muitas já eléctricas a continuar nas estradas. Passo a explicar, a legalização não está dificultada em lugar nenhum para as conversões, existe apenas um passo que não pode ser feito para a conclusão da legalização em Portugal, devido à inexistência de inspecções para 2 rodas, apenas isso, mas quando houver, acredito que muitas vão parar por falta de condições, alterações e entre outras.

Quanto a mim esse orçamento é muito baixo para a conversão que pretende, tendo em conta a autonomia necessária e velocidade máxima, pode consultar algumas das conversões iniciadas por alguns colegas nossos e verificar os custos. Eu também tive para iniciar uma conversão, mas acabei por desistir, no fim de fazer bem as continhas vi que iria gastar mais dinheiro na conversão, do que comprar uma mota já legalizada (vectrix) e converter o seu pack para ter autonomia que pretendia, isto sem sequer chegar à parte de legalização.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por MRider »

Houve uma altura que falaram nas IPO para motas mas parece que isso arrefeceu.
Live long and prosper!


RuiSantos10
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quarta jun 18, 2014 10:35 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por RuiSantos10 »

Bom jmal, se a razão é só essa, não faz qualquer sentido não se conseguir legalizar! Ou por outra, faz tanto sentido como usar certas marcas de pnes de qualidade muito duvidosa, mas que no entanto são legais mesmo prejudicando a fidelidade do carro/mota.

É muito provavel que chegue à mesma conclusão, pelas mesmas ou outras razões...
Mas ainda assim, quero tirar essa conclusão por mim e pelos meios a que tenho acesso. Pode ser uma perda de tempo, ou não!

Acho que se resume tudo a controlos de mercado desses que importam as eléctricas de origem, que não devem ter interesse em que haja "conversores" caseiros. Eu não vejo isso como concorrência, já que não é para mim opção adquirir um veículo novo. A alternativa que encontro para as minhas necessidades, caso não consiga electrizar-me, pois aí não tenciono gastar mais de 200€, é uma scooter velha! Tenho 100% certeza que será sempre muito menos segura e muito mais poluente que qualquer veículo que eu possa construir/converter por mim mesmo! Mas é a opção mais barata para os 15/30km diarios que faço, no entanto será a última de todas.

Serei o único a ainda querer bater nesta tecla? :|

Também ouvi falar das IPO para motas no ano passado, mas realmente depois disso não ouvi mais nada...

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por jmal »

RuiSantos10 Escreveu:Bom jmal, se a razão é só essa, não faz qualquer sentido não se conseguir legalizar! Ou por outra, faz tanto sentido como usar certas marcas de pnes de qualidade muito duvidosa, mas que no entanto são legais mesmo prejudicando a fidelidade do carro/mota.

É muito provavel que chegue à mesma conclusão, pelas mesmas ou outras razões...
Mas ainda assim, quero tirar essa conclusão por mim e pelos meios a que tenho acesso. Pode ser uma perda de tempo, ou não!

Acho que se resume tudo a controlos de mercado desses que importam as eléctricas de origem, que não devem ter interesse em que haja "conversores" caseiros. Eu não vejo isso como concorrência, já que não é para mim opção adquirir um veículo novo. A alternativa que encontro para as minhas necessidades, caso não consiga electrizar-me, pois aí não tenciono gastar mais de 200€, é uma scooter velha! Tenho 100% certeza que será sempre muito menos segura e muito mais poluente que qualquer veículo que eu possa construir/converter por mim mesmo! Mas é a opção mais barata para os 15/30km diarios que faço, no entanto será a última de todas.

Serei o único a ainda querer bater nesta tecla? :|

Também ouvi falar das IPO para motas no ano passado, mas realmente depois disso não ouvi mais nada...

Como sabes, os veículos têm de cumprir a normas e regras de segurança, para isso existe a homologação do veiculo, pneus também obedecem a normas e regras também mas não necessitam de homologações para poderem ser comercializados.
Neste momento não é possível alteração de características no documento de um veiculo sem a devida inspecção ao mesmo, logo penso que será mesmo bater na tecla, conheço mais meia dúzia de pessoas que avançaram e têm os seus projectos à espera de melhores dias.

Só te estou a alertar porque dizes ter um orçamento curto, assim arrisca-te a gastar o dinheiro e não poderes circular com o veiculo na estrada, gosto do teu sentido de aventura, mas nesta coisa de leis e instituições governamentais existe pouco espaço para aventuras. Se o teu objectivo é aprender, fomentar, desenvolver um ve ! Força, tens o meu apoio. Dai perguntar-te directamente; Queres mesmo arriscar a gastar o teu curto orçamento e ficares com um veiculo que apenas podes circular com ele na tua propriedade ? ou não seria melhor iniciares a tua aventura pelos eléctricos já com algo que cumpre os teus requisitos nas deslocações, e com tempo e poupança ires desenvolvendo algo.

Outra sugestão que faço, é procurares alguém que esteja dentro do assunto da legalização e verificar muito bem a viabilidade, isto antes de começares a investir em peças.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por pedrotfmendes »

RuiSantos10, se quiseres podes fazer uma pequena descrição, autonomia pretendida, orçamento, possíveis modelos de motos, controladores, motores, baterias... Há aqui quem conhece a maioria do mercado de componentes para VE's, e saberão o que é ou não de qualidade, e compatível com os restantes componentes.

Sobre veiculos convertidos cá na Europa, quando pesquisei encontrei poucos, por exemplo este: http://electricfinn.wordpress.com/tag/electric-vehicle/ só não sei se está legalizado.

Mas porque não uma scooter elétrica, tipo ciclomotor?


RuiSantos10
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quarta jun 18, 2014 10:35 am

Re: Possível conversão de Honda NSR 125

Mensagem por RuiSantos10 »

Boa noite!

Jmal,
Concordo plenamente com as inspecções, servem mesmo para conferir regularmente a segurança do veículo! Mas é assustador saber que não existe para os CI's de duas rodas! Que pelos vistos é a única razão de não se poder legalizar a conversão.

Para mim isso é triste para um país supostamente desenvolvido e - em alguns aspectos - a investir em energias renováveis. Ora acrescentando isto à enorme lista de aspectos negativos que sofro graças à crise e de que não tenho culpa nenhuma, está é na hora de me pisgar e não mais voltar! Neste momento estou num daqueles programas CEI e 12 meses, depois de não conseguir trabalho onde tenho formação profissional, que termina em Dezembro. Apesar de o trabalho ser interessante, mais uma vez voltamos ao mesmo e o sistema funciona muito mal. Adiante.

Este projecto veio pela necessidade de ter um transporte económico nas voltas pela cidade, que no verão é um caos (e no inverno um tédio!), e ao mesmo tempo algo feito por mim, com os recursos que conseguir. Apesar de ganhar pouquinho, estou disposto a gastar numa conversão, por prazer! Acho que é escusado dizer que a ideia era ir para carro e etc, mas isso é outro campeonato 8).
Resumindo, em caso de falhanço é mais uma desculpa para emigrar!

Confesso que tenho alguma curiosidade em saber o que aconteceria ao ser parado numa qualquer situação em que isso viesse à baila ou fosse o motivo da paragem. Não sei exactamente que artigos estaria a violar (partindo do princípio claro que a mota era registada/inscpecionada por um especialista), mas penso que em qualquer caso poderia sempre alegar/provar que é um veículo conforme as normas europeias de segurança.
Também posso ser só eu a divagar demasiado, mas logo se vê. Para já quero é ir ver peças e preços! Aí logo decido se avanço ou não ;)

Será que se lhe meter uns pedais, passa como bicicleta eléctrica? :lol:

pedrotfmendes,

A scooter eléctrica é uma alternativa, mas no meu ver é um veículo demasiado inseguro para cidade, tanto como para uma ou outra viagem pouco maior, mesmo que sejam só 30 ou 40km. Em algumas estradas nacionais é mais que suficiente para ser sugado por um camião a 90km/h, e puff. Pode ser um bocadinho drástico, mas é verdade e os azares acontecem.
Digo isto pois todos os acessos a minha casa são extremamente perigosos tanto para peões como para bicicletas, e os ditos ciclomotores - Não há passeios e na maioria das vezes a berma é o traço contínuo (apagado) e valeta ou casas ou simplesmente sem espaço.
Gosto bastante de andar de bicicleta, e mesmo com as novas leis o respeito dos outros automobilistas é o mesmo. Basta dizer que na semana passada passou um FD* por mim a 80/90kmh na curva de uma recta. Ainda era de dia e tinha luz trazeira alta e bem visível e ainda assim não passou a mais de 50cm de mim sem contar com o espelho lateral, que me pareceu bem mais perto! Foi um belo dum cagaço foi...
E isso dispoletou duas coisas: Visibilidade e performance. Não é preciso dar 120kmh, mesmo que dê 70, tem quase sempre muito melhor acelaração que a maioria dos veículos... e dependendo do bicho, pode ser ágil q.b. para o que eu considero conduzir seguramente num veículo de duas rodas, e se acontecer, será eléctrico.
(entretanto vou acrescentar umas quantas luzes à bicicleta!)


Tenho visto umas Aprílias RS 50/125 bem baratas, e até uma kawasaki ninja! Mas essa já me parece grande e pesada demais, mas é bonita e ia ficar bem melhor :D
As velhinhas também são uma hipótese, Casal Boss, Sachs e similares, mas são mais pequenas e precisam normalmente de um restauro mais profundo. Eu não percebo grande coisa de motas, é verdade, por isso também pelo que tenho visto de outros projectos, se puder sigo para uma dessas de meio porte.

O que pretendo de autonomia, seria na casa dos 40km, com uma velocidade média de 50/70kmh, e se possível top speed algo superior, não precisa de ser muito.
Tenho namorado os motores Motenergy, e há lá dois ou 3 dos mais baratos a 48/72V bem interessantes! Que parecem-me mais que suficientes. Já fiz algumas contas, e assim muito por alto penso que -na eventualidade...- com um pack de 90Ah conseguiria
sem problema 70-80km. Mas aqui entro no ponto em que não sei o que vou encontrar lá na sucata, se é que encontro alguma coisa, e portato não sei o que vou escolher/gastar no motor/controlador/carregador, para decidir o pack de baterias!
Presumo (espero!) que vou encontrar motores de empilhadoras e coisas do género, e talvez alguns mais pequenos, não sei. Espero é ter facilidade em distinguir os AC dos DC e aí, dos brushed e brushless! Não sei mesmo o que vou encontrar! Sei que há muitos e de vários tipos, é só :)

Mas estou completamente aberto a opções, sugestões e bitaites! :) Tenho estudado o que posso sobre o assunto e espero mesmo que se não for muito em breve, seja daqui a um par de anos, longe deste pedaço de terra tão mal aproveitado!

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”