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Re: iBMS by Interflexo

Enviado: sexta set 26, 2014 4:47 pm
por MVS
RuFuS:

Eu não invento células de lítio. Eis as especificações do fabricante de 3 células populares.


Célula Sinopoly SP-LFP60AHA LiFePO4 de 60Ah

Especificações

Corrente de descarga recomendada = 0.3C = 20A
Corrente máxima de descarga por um curto espaço de tempo = 3C = 180A por 10 segundos


Célula CALB SE60AHA LiFePO4 de 60Ah

Especificações

Corrente de descarga recomendada = 0.3C = 18A
Corrente máxima de descarga por um curto espaço de tempo = 10C = 600A por 10 segundos


Célula Winston LFP060AHA LiFePO4 de 60Ah

Especificações

Corrente de descarga recomendada = 0.5C = 30A
Corrente máxima de descarga por um curto espaço de tempo = 3C = 180A por 15 minutos

Os preços de mercado destas 3 células são muito semelhantes.

As especificações das Winston pecam por excesso as da Sinopoly por defeito. Qualquer bom técnico sabe estes detalhes importantes.

Os 2000 ciclos a 80% DOD de vida para está química não são válidos para descargas frequentes perto dos máximos recomendados.

A parametrização que referi é para motores hub que como se sabe têm uma capacidade limitada de overload. Não me parece boa ideia injectar mais de 7,5KW (limitados no tempo) num motor hub de 5KW.

Nunca me referi a castrar a potência de um veículo para a qual ele foi projectado. Alguns produtos vêm para o mercado sem qualquer projecto digno desse nome. Alguém tem de o fazer no âmbito de uma comercialização credível de veículos eléctricos.

Se se está a referir á Vectrix também não acho que deva castrar o que quer que seja, por isso mesmo as células para a Vectrix têm de ser criteriosamente escolhidas. O próprio jmal já o disse vezes sem conta.

Re: iBMS by Interflexo

Enviado: sexta set 26, 2014 5:08 pm
por RuFuS
Não me respondeu o motivo pelo qual o idioma do manual do seu iBMS/SIGAL (português???) está em inglês...!??

Re: iBMS by Interflexo

Enviado: sexta set 26, 2014 7:12 pm
por _rapt0r_
É assim tão importante essa informação? Nunca encomendas t material de paises sem ser inglaterra em que o manual está em ingles? Senão entendes ingles podes recorrer ao google translate..

Re: iBMS by Interflexo

Enviado: sexta set 26, 2014 7:51 pm
por sergiomms
MVS Escreveu:...
As especificações das Winston pecam por excesso as da Sinopoly por defeito. Qualquer bom técnico sabe estes detalhes importantes.
....
Nenhuma destas peca por excesso, estive com umas na mão que indicavam a resistência térmica desde o nucleo até à superficie, e indicavam a pressão que lhes deve ser aplicada para que não "inchem".
RuFuS Escreveu:Não me respondeu o motivo pelo qual o idioma do manual do seu iBMS/SIGAL (português???) está em inglês...!??
RuFus, já ouviste falar em INTERNACIONALIZAÇÃO ?????

Como é que querias ler as folhas de especificações das winston se elas estivessem no idioma de origem ?????

Re: iBMS by Interflexo

Enviado: sexta set 26, 2014 8:26 pm
por MVS
Não me fiz entender. Por excesso refiro-me aos números estarem um pouco embelezados para a célula parecer um pouco melhor do que efectivamente é. Os numeros da Sinopoli serão mais conservadores.

Re: iBMS by Interflexo

Enviado: sexta set 26, 2014 8:38 pm
por RuFuS
O iBMS foi apresentado como 100% português (fabricado, desenvolvido,etc) e desde o primeiro dia o respectivo manual esteve em inglês...porquê? não sou eu que vos vou responder...

Cumps e obrigado pelos esclarecimentos MVS

Re: iBMS by Interflexo

Enviado: sexta set 26, 2014 9:27 pm
por MVS
O iBMS não nasceu apenas para o mercado Português. O país infelizmente ainda não tem massa crítica no sector para permitir amortizar convenientemente os investimentos relacionados com o desenvolvimento e produção destes sistemas.

Re: iBMS by Interflexo

Enviado: sexta set 26, 2014 10:10 pm
por O_volt
MVS Escreveu:O iBMS não nasceu apenas para o mercado Português.
O pnunes dizia isto a uns tempos: este forum morre porque não há conhecimento dos intervenientes, mas agora vejo que as coisas estão a mudar! :D

Re: iBMS by Interflexo

Enviado: sábado set 27, 2014 1:40 am
por serges
A pedido do autor do tópico vai ser moderado, bloqueado para decidir os comentários que tem interesse para o tópico e os que simplesmente nao interessam.

Re: iBMS by Interflexo

Enviado: segunda set 29, 2014 10:57 pm
por serges
A pedido de MVS voltei a desbloquear o tópico pois o que inicialmente se pensaria iria ser retirado alguns post's desnecessários ou provocatórios e assim não foi visto como tal a pedido do mesmo assim continuemos com o mesmo e por favor atenção ao conteúdo!

Obrigado

Re: iBMS by Interflexo

Enviado: domingo abr 28, 2019 3:48 pm
por Patalhetas
correndo o risco de desenterrar um pá ferrugenta .... grande curso intensivo de bms, baterias e afins !!
TOP mesmo.
já agora como posso comprar um ibms destes ?

Re: iBMS by Interflexo

Enviado: terça mai 26, 2020 3:10 pm
por Andre_Coelho
Boa Tarde a todos,
Comprei a minha Batlight o ano passado e estou no geral muito satisfeito, tenho tido só um problema (se é que é um problema) que é cada vez que carrego a bateria, os Amper disponíveis vão subindo, no início andava sempre à volta dos 60/62, agora anda nos 90, o que não faz sentido nenhum, consigo corrigir o valor.
Diariamente faço 40kms, dos quais 28 em autoestrada a 85/90kmh. Posso já ter a bateria "arrumada"?
Já me desligou a mota duas vezes que tentei fazer 75/80km pois acelerando muito ela baixa dos 62v e desliga (por segurança digo eu) depois é só desligar e ligar o bms e não acelarar muito (ainda andei mais 4kms).

Segundo o antigo dono, este sistema foi posteriormente instalado em 2016/17 por um Manuel Silva da Interflexo.

Obrigado
Cumprimentos

Re: iBMS by Interflexo

Enviado: terça mai 26, 2020 3:57 pm
por Andre_Coelho
A parte de corrigir o valor é uma pergunta, conseguirei?
E esqueci-me de dizer que fazendo 40kms chego a casa e o bms mostra 100% daí o problema disto.
Já me adaptei e agora controlo por tensão, já sei que abaixo dos 71/72v já tenho de carregar para fazer à vontade os 40kms. Pois quando acelero a fundo a tensão baixa para os 67/68v, o que na vinda para casa já é super difícil controlar o acelerador, pois a fundo, a tensão cai dos 62v e desliga a mota...
Desculpem o testamento mas sei que devo explicar tudo senão não se percebe.
Obrigado
Cumprimentos

Re: iBMS by Interflexo

Enviado: terça mai 26, 2020 9:49 pm
por jmlflorencio
Se ela desliga por voltagem baixa... Devem haver para aí módulos já cansados.

Eu recuperei uma bateria de uma e-bike, e quando estico a autonomia da mesma tenho esse comportamento. Mas no meu caso já sabia que isso ia acontecer, as células já têm resistência interna muito alta...

Re: iBMS by Interflexo

Enviado: quinta mai 28, 2020 6:28 pm
por MVS
Boa tarde,
Se a capacidade restante em Ah na interface LCD anda nos 90Ah é porque tem feito "correcções" = (martelar a capacidade máxima programada do pack) a meia carga (SOC) e depois o carregador enfia lá mais 30Ah, daí os 90Ah. Esta correcção só se faz com o pack completamente carregado.
Vou assumir um pack 20s LiFePO4 60Ah, não sei de moto se trata exactamente e o André não postou aqui as suas características.
Se existem cortes abaixo dos 62V é natural porque para 20s LiFePO4 isso dá uma média de 3,1V por célula, logo o pack está nessa altura esgotado. Poderá haver um pequeno desbalanceamento se estiver a usar um carregador desadequado com opção de "Cut-off",caso contrário deverá deixar balancear durante o fim de semana até ouvir os sinais sonoros de final de balanceamento por parte do BMS.

Re: iBMS by Interflexo

Enviado: quinta jun 04, 2020 11:14 pm
por Andre_Coelho
Boa noite,
Obrigado florencio e MVS pelas respostas,
Pois esqueci-me do mais importante, ;)
Batlight (E-fun 5000-D) 03/2010.
O carregador é LIPO 1000W 72v.
Carregada a bateria anda nos 80/81V.
Com 67/68V já é difícil de andar pois desliga se acelerar a fundo (61V).
Envio fotos dos menus do BMS talvez seja mais fácil.
https://photos.app.goo.gl/eJLWVCLTYEqwWE6L6

Obrigado
Cumprimentos

Re: iBMS by Interflexo

Enviado: quinta jul 02, 2020 11:37 pm
por Andre_Coelho
Alguém me poderia ajudar sff?
Obrigado
Cumprimentos

Re: iBMS by Interflexo

Enviado: quinta jul 02, 2020 11:41 pm
por Andre_Coelho
Em relação ao carregador só valerá a pena comprar se o pack ainda estiver bom certo? Como poderia fazer o reset aos Ah?
Obrigado

Re: iBMS by Interflexo

Enviado: sábado jul 04, 2020 12:05 am
por jmlflorencio
São questões muito específicas, isso tem que ser visto por alguém que conheça esse software (e o hardware também, de preferência)...

Boa sorte!

Re: iBMS by Interflexo

Enviado: sábado jul 04, 2020 12:06 am
por jmlflorencio
O carregador, se vai manter a voltagem do pack, vale sempre a pena comprar (se não tiver outro!)