Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v lipo





jordison
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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l

Mensagem por jordison » terça jun 03, 2014 10:24 pm

O que não falta no ES é malta a fazer bulk charge com lipos à anos sem problemas, alguns dos mais antigos e experientes é o que dizem fazer.
Se elas tiverem todas OK antes da carga, só se o carregador tiver algum problema( pode bem acontecer)
Pode também acontecer que os cabos foram mal dimensionados e carregar mais um pack do que outro.
Pode também um pack ter mais uso que outro o que leva a que não carregue tudo por igual.

Chegaste a perceber porque a tua ardeu, foi o carregador , um pack ou uma Célula com problema?

No caso do carregador do Luis deve dar para ver a resistência de cada celula , algo muito útil para saber o estado de saúde destas excelentes mas perigosas baterias.

Eu vou experimentar meter mais duas células(14s) para ficar tudo mais fresco e com menos esforço, mas duvido que seja compatível com o pedalar, algo que eu queria evitar



Fidel
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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l

Mensagem por Fidel » terça jun 03, 2014 10:43 pm

Ja foi mal pensado, se tens pensado nisso logo de inicio tinhas comprado baterias de 5 celulas, e fazias 15s.
No meu caso acho que foi uma celula que se passou.


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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l

Mensagem por jordison » terça jun 03, 2014 11:10 pm

Não foi assim tao mal pensado, posso acrescentar 2s 5ah as outras duas 6s 5ah da mesma forma que podia ligar 3x5s ou 6+5+3, desde que seja da mesma capacidade e do mesmo modelo, no meu caso as zippy, com outro modelo a resistência das células podia ser diferente e carregar e descarregar de forma diferente das outras.
Com este controlador só posso ir ate 14s.


Se uma célula se passou , provavelmente já não andava bem, balancear sempre só adia um problema que já existe.
Por acaso não as terás descarregado demais antes de as carregar?


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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l

Mensagem por luisdacosta » quarta jun 04, 2014 12:31 am

Olá pessoal,

Apesar de ter visto muita gente a optar por "bulk charge" eu medi os prós e os contras e optei por um carregador de lipo.
Depois tiro umas fotos do meu sistema. Quando coloco as baterias na bike, tenho um conector feito de "Anderssen pp45" que passa as baterias de paralelo para série...fácil. A única ligação a fazer é o positivo, por causa do "pré-charge".

Luís.


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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l

Mensagem por Fidel » quarta jun 04, 2014 9:53 am

Jordison, porque que dizes que com o teu controlador so podes ir ate as 14s? Tenho quase a certeza absoluta que o teu controlador esta preparado para aguentar ate as 63v.

Pois luisdacosta, eu nao arriscava pelo bulk charge, acho demasiado arriscado.


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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l

Mensagem por jordison » quarta jun 04, 2014 1:29 pm

Fidel, acredita que só da ate 60v, o software não permite mais.
Já meti uma vez o limite a 50v e as baterias acabadas de carregar com 50.2v e nem arrancou.

Eu também tenho usado um carregador de lipo, só que nunca mais liguei as fichas para balancear, ligo só o positivo e negativo ao carregador com tudo em paralelo e uma fonte de alimentacao de PC.
Última edição por jordison em quarta jun 04, 2014 1:39 pm, editado 1 vez no total.


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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l

Mensagem por Fidel » quarta jun 04, 2014 1:32 pm

Mas entao o problema deve ser do software, pois por hardware quase de certeza que da ate pelo menos 63v que é a tensao dos condensadores que costumam usar.


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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l

Mensagem por luisdacosta » quarta jun 04, 2014 8:43 pm

O meu carregador não arranca sem a ficha de balancear ligada.
Quando carrego as baterias, o carregador está ligado ao computador e tenho acesso a uma infindável informação acerca do estado das baterias, resistência, baterias que estão a receber carga através dos cabos de balancear, quantidade de amperes que entram, temperatura, gráficos de carga e descarga...etc...etc.
Acredito a 100% que com baterias saudáveis o método de "bulk-charge" resulte muito bem. Eu apenas optei por este. É a primeira vez que lido com "lipo" e quero estar o mais descansado possível. De uma coisa eu tenho a certeza, apesar de o "bulk-charge" resultar muito bem, não deixa de ser um método mais arriscado e que não aconselhável para todos.

Abraços,
Luís.
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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l

Mensagem por jordison » quarta jun 04, 2014 9:58 pm

esse carregador é excelente , já tinha ouvido falar muito bem.
qual é a marca da fonte de alimentação?
só que não é muito pratico e é desnecessario faze lo em todos os carregamentos, lipos saudaveis mantêm se balanceadas por muito tempo, li isso e comprovo pela minha experiencia que é verdade.
antes de as meter na bike fiz 3 ciclos completos de carga/descarga em balance mode (é aconselhavel).
carrega las até 4.2 não as faz arder, até 4.3 é seguro pelo que li, alguns carregam ate 4.10 ou 4.15 só para aumentar o ciclo de vida( tambem importante).
o unico problema que vejo no bulk charge(se o utilizador cumprir todas as regras), é a qualidade algo duvidosa de alguns carregadores, uma proteção externa ao carregador e que desligue o carregador ao atingir a voltagem que se pretende penso que pode resolver o problema.


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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l

Mensagem por luisdacosta » quarta jun 04, 2014 10:34 pm

Quando carrego as baterias, o carregador nem sempre utiliza o balanceador. Dá para ver isso.
Carrego até 4.1 no máximo, para tentar o maior numero de ciclos possível.
A fonte, são duas de 12 volts, em série, da H.P., modificadas (terra).

Luís.


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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l

Mensagem por luisdacosta » quinta jun 26, 2014 7:51 pm

Olá pessoal,

Depois da avaria no meu controlador :x :x , resolvi comprar um novo e tentar a reparação deste.
O novo veio da EM3EV, e fiquei encantado com o serviço prestado. RECOMENDO.
A reparação...primeiro foi diagnosticar o problema, depois comprar as peças e por fim proceder a reparação. Eu como não sou da área da electrónica, estava com um pouco de medo da parte da reparação. Após umas pesquisas e alguma ajuda no forum E.S. cheguei a conclusão que tinha a "fase" amarela queimada. Talvez na altura de testar as combinações dos "halls" e das "fases" tenha dado
acelerador a mais. Depois foi tentar arranjar os "mosfets" e consegui numa empresa Alemã. Para espanto meu, "made in China". Depois, foi "só" retirar os queimados e soldar os novos. É certo que com o material certo, este tipo de trabalho é facilitado...um bom ferro de soldar, uma "bomba" para sugar a solda...
E incrível, a reparação resultou. Resultou tão bem, que ainda nem experimentei o novo controlador.
Próximo passo, "custom" torque-arms. Já tenho um contacto de uma empresa (obrigado fidel) para me fabricar uns por medida, antes que a força do motor acabe por partir isto tudo.

Luís.
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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l

Mensagem por luisdacosta » quinta jun 26, 2014 7:55 pm

...continua...
Anexos
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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l

Mensagem por luisdacosta » quinta jun 26, 2014 7:57 pm

...continua...
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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l

Mensagem por luisdacosta » quinta jun 26, 2014 7:59 pm

...final.
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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l

Mensagem por Fidel » quinta jun 26, 2014 8:15 pm

Ainda bem que te safas-te sozinho... nem é assim tao complicado o pessoal é que tem medo :D
Força nisso, queremos ver essa bomba a mexer.


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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l

Mensagem por luisdacosta » quinta jun 26, 2014 9:21 pm

"...Ainda bem que te safas-te sozinho..." Sozinho, não foi bem. Contei com bastante ajuda, principalmente na parte do diagnóstico. Mas sem dúvida que estava com receio em estragar ainda mais.
Para já as voltas são aqui a volta de casa, umas subidas significativas e pouco transito. Dá para a menina esticar os pneus. Sem duvida que a força e rapidez de aceleração são impressionantes. Ainda não sei a velocidade máxima, mas já cheguei aos 71Km/h...3/4 de acelerador e a subir. :mrgreen: :mrgreen:
Outra coisa que tenho que trocar é as velocidades...estas não dão para nada. Fica um pouco estranho subir a AVª de Gaia a 60Km/h sem pedalar... :lol:
Vou ver se, um dia destes, consigo fazer um video.

Luís.


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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l

Mensagem por Fidel » quinta jun 26, 2014 11:19 pm

Mas queres conseguir pedalar a 60km/h?
Tens mesmo de fazer um vídeo.


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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l

Mensagem por luisdacosta » terça set 23, 2014 6:42 pm

Olá pessoal,

Sem grande coisa para relatar...o tempo é "curto".
Tenho andado a trabalhar no meu sistema de carregamento, terminando isto, a bike fica 100% completa.
O problema é que comecei a andar com ela, antes de estar tudo terminado... e vou adiando o trabalho.
Tenho 2 baterias 6s 5 amperes, permanente em paralelo, ficando assim uma bateria 6s de 10 amperes. Tenho 4 baterias assim, montadas numa caixa. Coloco a caixa na bike, e ai passo as 4 baterias de 6s 10 amperes para serie, através de conectores "Anderssen" 45amp. Esta passagem de paralelo para serie é feita através de um "bloco" de conectores, sendo apenas uma ligação. Fica assim 24s 10 amperes, +- 100 volts 10 amperes. Depois ligo o negativo ao controlador, ligo o "pré-charge" e por fim ligo o positivo ao controlador. Foi a maneira mais simples que encontrei.

Luís.
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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l

Mensagem por luisdacosta » terça set 23, 2014 6:44 pm

...continuação...
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Re: Bike Cube + motor X5 5306 + controlador 18x4115 + 100v l

Mensagem por luisdacosta » terça set 23, 2014 6:47 pm

...continuação...
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